Circuito carregador de baterias do tipo gel selada LM117T

| | ,

Carregar Bateria é outra aplicação para o LM117. A tensão da bateria é dependente de reações de substâncias eletroquímica, o carregador deve ser projetado especificamente para o tipo de bateria e o número de células. Ni-Cads são carregadas facilmente com fontes de corrente constante que também pode ser feita com LM117.

Para carregar uma bateria do tipo chumbo-ácido é preciso um carregador com flutuação, para fazer isso é necessário fixar a saída do LM117 para flutuar a tensão e conectá-lo a bateria. Um regulador ajustável é necessário, para manter uma vida longa para bateria deve ter tensão flutuante, mas precisa de ser controlado precisamente.O coeficiente de temperatura na saída de tensão pode ser emparelhado a bateria inserindo diodos em série com o resistor de ajuste do regulador e acoplando os diodos a bateria.

Receba nossos artigos gratuitamente no seu Email
Acompanhe Toni Eletrônica nas redes sociais

O circuito do carregador de baterias selada

Um carregador de alto desempenho para bateria de chumbo-ácido do tipo Gel (selada). É o circuito abaixo. Este carregador foi projetado para recarregar rapidamente uma bateria e desligar automaticamente quando completar a carga.
Inicialmente, a corrente de carga é limitada a 2A pelo limite interno de
corrente do LM117. Quando vai subindo a tensão da bateria, a corrente de carga vai diminuindo, e quando chegar a 150mA, o carregador chaveia para modo de flutuação de baixa voltagem, evitando assim uma sobrecarga.

Com uma bateria descarregada, o interruptor inicio não é necessário desde que o carregador comece a carga; porém, é incluído para permitir carregar baterias ligeiramente descarregadas.Quando o interruptor inicio é pressionado, a saída do carregador vai para 14.5V configurado por R1, R2 e R3. A corrente de saída é sentida por R6 e comparada a uma fração dos 1.2V (por R2)de referência por um LM301A Amp Op. Quando a tensão por R8  decrementa abaixo da tensão sobre R2, a saída do LM301A vai desviar R1 com R4. Isto diminui a tensão de saída de 14.5V para aproximadamente 12.5V terminando a carga. Transistor Q1 então ilumina o led como uma indicação visual de carga completa.

Digrama do circuito do carregador de baterias gel

Carregador de baterias do tipo gel ( selada ) com lm117t / lm117k

Encapsulamentos obrigatório para o circuito

TO-220 LM117T

lm117t to-220

TO-03 LM117K

lm117k to-03 encapsulamento metálico

O que achou deste artigo?

Clique em uma estrela para avaliá-lo!

Classificação média / 5. Total de votos

Sem votos até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Como você achou este post útil...

Compartilhe nas redes sociais!

Lamentamos que este post não foi útil para você!

Ajude-nos a melhorar este post!

Conte-nos como podemos melhorar este post?

Anterior

Amplificador potência áudio com tda7294 80W – Arquivos atualizados!

Circuito potente amplificador estéreo com CI TDA2005

Próximo
Sobre Toni Rodrigues

Autor do blog Te1.com.br. Técnico em Eletrônica Industrial pela Escola Técnica de Brasília registrado no CREA, Tecnólogo em Sistemas para Internet pela Unianhanguera. Interessado em eletrônica, montagens, pesquisas, informática e tecnologia em geral.

Comente via Facebook

34 comentários em “Circuito carregador de baterias do tipo gel selada LM117T”

  1. Olá Toni!

    Preciso projetar um carregador de baterias para um triciclo elétrico que eu desenvolvi.
    O triciclo conta com uma ligação em série de 3 baterias de 12V 24AH cada (modelo 6-dzm-20) para alimentar o motor de 36V.
    Você teria algum projeto de carregador que utilize 110-220V das tomadas, para carregar 36V com corrente fixa de 3A ou 5A para me ajudar?

    Obrigado!

    Responder
  2. Olá Toni. Gostei do circuito e pretendo montá-lo, pois estava procurando exatamente este circuito, mas uma coisa me deixou sem entender bem o funcionamento…terei que colocar a chave de startups necessáriamente? Preciso colocar o carregador/flutuador em modo contínuo e em lugar que tem acesso meio difícil. O quê poderia fazer? Posso ligar os pinos 1 e 8 chaveados?

    Obrigado por ter um Site que nos ajuda muito!

    Responder
  3. Tive que fazer algumas modificações no circuito:
    a) Substitui o resitor R3 por 270 ohm pois o LM317 funciona com Vout=1,25*(1+R1/(R2+R3)) então em bateria descarregada teremos 14,4V e carregada vai para 12,2V (quando temos R1 em paralelo com R4).

    b) Introduzi um diodo após o resistor R6 para proteger o circuito quando bateria está carregada e acoplada ao circuito.
    Nota: O resistor R8 do enunciado é na verdade o R6. A tensão de comparação que cheguei não foi de 1,2 V e sim de 76 mV.

    O circuito é muito bom e inteligente mas acho que deveria ter um led verde para indicar que a bateria está sendo carregada. Assim a vermelha indica carga total e verde em carga.

    Responder
  4. Toni, tudo bem?

    Preciso carregar uma bateria de 12v 1.3Ah, porem vou utilizar outra bateria de 12v como entrada. Notei que no circuito informa que a tensão de entrada é 18v, posso conectar 12v ao inves de 18v? abraçoss

    Responder
  5. Olá toni, o ci mencionado é LM 117 ou LM 317? Eu pretendo usar uma bateria de 12V/1.3A com este carregador. Devo alterar algum componente? Em caso afirmativo, qual devo alterar?
    Desde já agradeço.

    Responder
  6. Olá Toni, Gostei muito do circuito e pretendo fazer um com alimentação em 110 V (AC). Neste caso usarei um transformador 110-18V (com retificação e filtragem) mas qual corrente que deve ter o transformador?
    2A é suficiente?

    Responder
  7. Olá Toni, gostaria de saber: preciso de um carregador inteligente para uma bateria selada 12V 7a, vc me sugere algum. É para uso em aspirador de secreção 12v. Uso para quando acaba a energia.
    obrigado.

    Responder
  8. Olá Toni e amigos….
    sobre esse carregador vai ser muito bom para mim…mas tenho uma duvida quanto a sua alimentação vi que é 18V,,,mas 18V CA ou CC? com fonte onda completa? essas coisas…vlw

    Responder
  9. Toni,preciso manter uma bateria automotiva em constate carga em um foco cirurgico,para que se houver falta de energia a bateria passe a funcionar autmaticamente,esta sue projeto me resolveria ou não?

    Responder
  10. Toni preciso que o circuito forneça corrente constante de 12volts a 14.4 volts e após 14.5 volts a bateria mantenha a flutuação (estágio que o circuito já apresenta) O que posso fazer para conseguir a corrente constante na carga entre 12 e a 14.5 volts?

    Responder
      • Toni. O post é antigo, mas estou interessado neste circuito. Não pode ser realmente R8, o ccto so tem 7 resistores. Estou com dificuldades de entender este esquema, pois não sei de que resistor se trata, ou se o mesmo está realmente ai. Obrigado pela gentil resposta!

Deixe um comentário