Circuito carregador de baterias do tipo gel selada LM117T

34
32092

Avalie este artigo
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (4,00 - 6 votos)

Circuito de Carregador de Baterias de chumbo ácido (carro, moto) profissional automático com PIC16F876A - by Toroid do Brasil
Circuito de Carregador de Baterias de chumbo ácido (carro, moto) profissional automático com PIC16F876A - by Toroid do Brasil

Carregar Bateria é outra aplicação para o LM117. A tensão da bateria é dependente de reações de substâncias eletroquímica, o carregador deve ser projetado especificamente para o tipo de bateria e o número de células. Ni-Cads são carregadas facilmente com fontes de corrente constante que também pode ser feita com LM117.

Para carregar uma bateria do tipo chumbo-ácido é preciso um carregador com flutuação, para fazer isso é necessário fixar a saída do LM117 para flutuar a tensão e conectá-lo a bateria. Um regulador ajustável é necessário, para manter uma vida longa para bateria deve ter tensão flutuante, mas precisa de ser controlado precisamente.O coeficiente de temperatura na saída de tensão pode ser emparelhado a bateria inserindo diodos em série com o resistor de ajuste do regulador e acoplando os diodos a bateria.

Receba nossas notícias de eletrônica em seu e-mail. Cadastre seu e-mail no formulário abaixo para receber

O circuito do carregador de baterias selada

Um carregador de alto desempenho para bateria de chumbo-ácido do tipo Gel (selada). É o circuito abaixo. Este carregador foi projetado para recarregar rapidamente uma bateria e desligar automaticamente quando completar a carga.
Inicialmente, a corrente de carga é limitada a 2A pelo limite interno de
corrente do LM117. Quando vai subindo a tensão da bateria, a corrente de carga vai diminuindo, e quando chegar a 150mA, o carregador chaveia para modo de flutuação de baixa voltagem, evitando assim uma sobrecarga.

Com uma bateria descarregada, o interruptor inicio não é necessário desde que o carregador comece a carga; porém, é incluído para permitir carregar baterias ligeiramente descarregadas.Quando o interruptor inicio é pressionado, a saída do carregador vai para 14.5V configurado por R1, R2 e R3. A corrente de saída é sentida por R6 e comparada a uma fração dos 1.2V (por R2)de referência por um LM301A Amp Op. Quando a tensão por R8  decrementa abaixo da tensão sobre R2, a saída do LM301A vai desviar R1 com R4. Isto diminui a tensão de saída de 14.5V para aproximadamente 12.5V terminando a carga. Transistor Q1 então ilumina o led como uma indicação visual de carga completa.

Digrama do circuito do carregador de baterias gel

lm117 Circuito carregador de baterias do tipo gel selada LM117T Fontes Carregadores de bateria

Encapsulamentos obrigatório para o circuito

TO-220 LM117T

lm117t Circuito carregador de baterias do tipo gel selada LM117T Fontes Carregadores de bateria

TO-03 LM117K

lm117k Circuito carregador de baterias do tipo gel selada LM117T Fontes Carregadores de bateria