Avalie este artigo
, Circuito de amplificador de áudio dinâmico com CI TDA7375, Circuito de amplificador de áudio dinâmico com CI TDA7375, Circuito de amplificador de áudio dinâmico com CI TDA7375, Circuito de amplificador de áudio dinâmico com CI TDA7375, Circuito de amplificador de áudio dinâmico com CI TDA7375 (4,57 - 14 votos)

Início Circuitos Amplificador Circuito de amplificador de áudio dinâmico com CI TDA7375

Circuito de amplificador de áudio dinâmico com CI TDA7375

Circuito de amplificador quádruplo ou estéreo para sistemas surround usando o ci tda7375, para potência de 7 watts por canal na versão quad amplificador ou 15 watts na versão dual (estéreo). podendo chegar a 35 watts na versão mono.

, Circuito de amplificador de áudio dinâmico com CI TDA7375

Receba nossas notícias de eletrônica em seu e-mail. Cadastre seu e-mail no formulário abaixo para receber

O TDA7375 é um circuito integrado amplificador quádruplo amplificador de áudio classe AB capaz de trabalhar em ponte dupla ou amplificadores quádruplos simples, circuito integrado com sistema de proteção de curtos, requer o mínimo de componentes externos, disponível em encapsulamentos multiwatt 15H (TDA7375H) e multiwatt 15V (TDA7375V). Embora a primeira concepção foi para aplicações automotivas, dá para usá-lo numa grande variedade de aplicações de baixa potência. Esse circuito integrado é ideal na situação em que se deseje uma potência razoável e com uma tensão de alimentação relativamente baixa para seu funcionamento. Esse circuito desenhado abaixo usa a configuração básica de amplificador quádruplo, mas usando uma configuração em ponte (Bridge), pode se obter cerca de 4 vezes a potência máxima. Nessa configuração de amplificador quádruplo pode ser usado como amplificador final de sistemas surround, quando 7 watts por canal já é uma boa potência, usando o mínimo de componentes.

, Circuito de amplificador de áudio dinâmico com CI TDA7375

Funcionamento do circuito do amplificador de áudio com tda7375

O capacitor C8 desacopla o divisor de tensão interno. Os capacitores C5 e C6 são o filtro para fonte de alimentação. Os capacitores de 2200µF/ 16V são os capacitores de saída. Vs é a fonte de alimentação que pode ser uma bateria de carro ou uma fonte de 14 volts.

Como sugerido pleo amigo Ronaldo, agora esse circuito é dinâmico -com ao menos três variações de montagem, sendo montagem Quad, estéreo em ponte ou sistema 2.1 estéreo + Subwoofer em ponte. Bastando pra isso configurar um jumper na placa e alternar entre os modos P (ponte) e N (normal).

Uma aplicação ideal é em conjunto do filtro 2.1 para sub postado pelo amigo A. Júnior, onde é utilizado o canal 1 e 2 como estéreo e o canal 2 e 3 em modo ponte para o Subwwofer. No modo Em ponte os capacitores da saída devem ser omitidos.

Enfim você encontrará a melhor aplicação para o circuito

Diagrama de circuitos de amplificador com tda7375 – Agora dinâmico

, Circuito de amplificador de áudio dinâmico com CI TDA7375
Versão quadrafônica

, Circuito de amplificador de áudio dinâmico com CI TDA7375
Estéreo em ponte

, Circuito de amplificador de áudio dinâmico com CI TDA7375
Montagem 2.1 – estéreo + Subwoofer em ponte

Fonte de alimentação para o circuito
Pode ser com um transformador 12V/30VA, uma ponte retificadora e um capacitor eletrolítico de 4700µF ou (maior). O consumo máximo de corrente com cargas de 4Ohms é 2.1 A. Você pode usar cargas de 2 ohms, mas lembre também de aumentar o tamanho do dissipador de calor, pois o circuito integrado em encapsulamento Multiwatt vai aquecer um pouco mais. O fusível para o circuito pode ser de 2A para cargas de 4 ohms. A tensão máxima para o tda é 18 Volts, nesse caso a tensão de trabalho dos capacitores eletrolíticos deve ser de 35 volts. Recomendo uma fonte de 15 volts/ 2 amperes.

Sugestão de placa de circuito impresso lado do cobre

, Circuito de amplificador de áudio dinâmico com CI TDA7375

Sugestão de placa de circuito impresso para montagem do amplificador com tda7375, lado dos componentes

, Circuito de amplificador de áudio dinâmico com CI TDA7375

Silk screen  dos componentes

, Circuito de amplificador de áudio dinâmico com CI TDA7375

Informações sobre montagem do circuito amplificador de áudio

Ao montar o circuito lembre que esse amplificador quádruplo apresenta os canais dois e quatro invertidos, então deve ligar os alto-falantes com a polaridade invertida nessas saídas, atenção a polaridade dos capacitores eletrolíticos que devem ser de boa qualidade.

Diagrama em blocos do TDA7375 para maiores informações veja o datasheet em pdf do circuito integrado TDA7375

, Circuito de amplificador de áudio dinâmico com CI TDA7375

Lista de componentes para montagem do projeto

ComponenteValor
Resistores 1/4 Watt 5%
R110k – Marrom, Preto, Laranja, Ouro
Capacitores
C1,C2,C2,C3220n – 220n, 224, 0.220µF – Capacitores de filme de poliéster – A partir de 63Volts
C51000µF/25V – Capacitor eletrolítico polarizado
C6100n – 104, 100n, 0.1µF – Capacitores de filme de poliéster – A partir de 63Volts
C710µF/ 25v – Capacitor eletrolítico polarizado
C847µF/25v – Capacitor eletrolítico polarizado
C9,C10,C11,C122200µF/25V – Capacitores eletrolítico polarizados
Semicondutores
CI1TDA7375 – Circuito integrado Amplificador Quadrafônico
Conectores
OUT1,OUT2,OUT3,OUT4Conectores de Saída
IN1, IN2, IN3, IN4Conectores de entrada de áudio
VCCConector da fonte de alimentação
Diversos
J1,J2Jumper 3 posições
F1Fusível
JUMPERPedaço de fio
Placa de circuito impresso, fonte de alimentação, fios, solda, etc.

Download pacote completo – Datasheet + esquemas + placas em PCB
Download PDF    Mirror

Fotos de circuitos com tda7375 montados pelos leitores

, Circuito de amplificador de áudio dinâmico com CI TDA7375

Esse foi montado pelo Edson Santana

ola toni.. vc me pediu estou enviando a foto do amplificador surround 7375 que eu montei, este é apenas um protótipo, funcionou muito bem e tem sistema de proteção contra curto e sobre cargas muito eficiente e vou fazer uma serie dele.
valeu…att. Edson STJ

Tonihttps://www.te1.com.br
Autor do blog Te1.com.br. Técnico em Eletrônica Industrial pela Escola Técnica de Brasília registrado no CREA, Tecnólogo em Sistemas para Internet pela Unianhanguera. Interessado em eletrônica, montagens, pesquisas, informática e tecnologia em geral.

185 COMENTÁRIOS

  1. Hey, não entendo muita coisa de eletrônica, ou seja, o esquema acima não entendi pacas, se tiver alguma forma de fazer ele, tipo, como se fosse representado os componentes de forma mais óbvia…

  2. Boa noite,
    Alguém sabe onde encontro os arquivos para download? No caso do modo quad, tenho uma saída óptica aqui, teria algum cabo especial para indicar? Obrigado.

  3. Ola toni, voce teria um projeto desse de 5 canais surrounds, que desse uns 220 rms por canal a 4 ohms.Quero usar no preout do meu receiver marantz.Tive pesquisando, os power tão de 3000,00 pra cima.Ficaria caro, esse seu projeto, caso voce confeccionasse? obrigado

  4. toni, td bom? entao a minha duvida é quanto custa um desse? quanto fica o preço de todos os componentes..?
    e uma fonte de 12v 1amper aguenta o amplificador? se nao, quantos Amper precisa mais ou menos?

  5. Boas toni, gostava que me explicasse o que eu devo ligar ao stand by? será o negativo da fonte de alimentação? não percebi bem esta parte. Obrigado, cumprimentos

  6. toni como faço a ligação  mono, e fui recomendado a usar capacitores em para lelo na audio in + e – de cada input , pra que isso ,pode me explicar …tenho uma placa virtuatec !

  7. Olá, eu tenho uma placa de som no meu pc de que pode ser configurada para até 7.1 canais. Essa placa está ligada num aparelho de som que me ocupa muito espaço no quarto. Gostaria de saber se existe algum circuito para placa de som em que eu possa ligar essa placa do pc e distribuir na quantidade de caixas de som disponível. Alguem sabe se existe algum circuito que eu possa fazer isso?

  8. Parece que esse esquema é para 4 alto falantes, tem como fazer a versão dessa placa para as versões 2.1 e stéreo, pelo menos o layout da PCB para essas versões?

    Parabéns pelo site, já estou fazendo vários projetos, tudo explicado de forma clara e didática!

  9. Tem como disponibilizar o layout do circuito na PCB em alta qualidade.. e no formato sem ser pdf.. pra eu poder imprimir e colar na placa.. ou senão mandar pro meu email.. pois no formato atual eu nao consigo ter uma boa resolução e quando imprimi sai com falhas..

    obrigado. execelente material.. execelente site.. to adorando.. to fazendo todos.. heeheh abraços.

  10. Boa tarde, só hoje tomei conhecimento do seu materia por um alerta do Google. Descobri que realmente possui informações de interesse para minha empresa e tenho adicionado aos favoritos para futuras visitas. Parabéns pelo seu empenho!…

      • eu tenho dois tda 7375 retirei de um radio antigo de carro e quero fazer dois amplificadores de 2x35w e o seu é para 4×12 cada CI . pode postar ou dizer onde encontro ? ja procurei e nao achei.
        Abraço

  11. E ae Toni! Blz! Achei um máximo encontrar + um brother da ETB na rede. Também estudei lá e lembro do Moisés explicando esse CI TDA 7375 pra gente. Mas estou com uma pequena dúvida referente a alimentação desse circúito. Eu posso utilizar uma bateria automotiva para alimenta-lo ou é necessário uma fonte externa? Na fonte é simétrica ou assimétrica?

  12. olá!
    estou afim de montar um sistema de som surround.. estou pensando em fazer esse circuito e usar o tda 7294 para o sub….daria certo!?
    se sim, quais seriam as ligaçoes q eu teria que fazer, sendo q as saidas q eu tenho para serem amplificadas são estereo??

    des de jah grato!

    • Olá Marcus

      Existe uma variação deste ci TDA7375 para vc usar como deseja, ou seja, 2 saidas de 7,5 watts em stereo mais uma de 15 watts em bridge para sub-woffer.

      Deixo para o autor (Toni) mastigar e lhe informar esta variante ok?

      Grato pelo interesse no circuito.

      • Toni, aproveitando um pouco sua boa vontade, posta os esquemas daquelas outras variantes, stereo 15+15 w e esta q comentei, 2+1 já que a ligação em todas as variantes são muito simples e o leitor pode desenvolver sua própria opção de PCI ou até aproveitando a mesma postada com pouquíssimas alterações ok?

        Abraços

      • intaum, no caso tem como eu tranformar a saida estero do meu PC num sistema surround??
        se possivel eu queria deixar as 4saidas desse circuito ativas e deixar so o grave no tda 7294 de 80w q eu jah monte e jah tah funcionando….me dah umas ideias aee!:)
        obrigado!

  13. toni estou fazendo um amplificador com o ci tda 7560, mais eu queria colocar dois ci’s lm 4610 para controlar as 4 saidas de 45w, eu vou alimentar o tda 7560 com uma fonte de 16v/4a e os lm 4610 com uma fonte de 12v/1a, esse circuito daria certo ou queimaria

    • Olá Alter
      A tensão máxima para esse ci é 18 Volts, um trafo de 16 volts vai passar disso tranquilo!
      Como ele é classe AB, o rendimento vai ficar em torno de 60% a 65% de eficiência, a corrente para os 4 amplificadores (180W) deve ficar em torno de 3 amperes.

  14. Belezinha de CI, este não conhecia, as opções de uso são bem flexiveis…

    Valeu, exlelente circuito, bem enxuto, poucos componentes adicionais, isso é o principal para um CI tão interessante.

  15. toni eu vi no datasheet do CI vi poderia me enviar o lay-out da figura 3 (sterio/brigde) teria como vc me enviar se vc tiver ai? fazendo o favor ou aonde eu posso achar isso feito obrigado 

    esse site é 10 ja fiz ums 5 projetos e todos funcionaram!!!!!

    • Desculpe estar sendo intrometido, mas acho que posso te ajudar…
      Repare que para fazer o terceiro esquema do datasheet, basta apenas retirar 2 capacitores (C11 e C12) e substitui-los por jumpers… Feito isso, os pinos 14 e 15 do CI irão para os terminais do alto falante. Não esqueça de ligar a entrada 3 com a entrada 4, para ter o canal em bridge. Não há necessidade de desenhar outro layout se quiser utilizar a configuração que citei acima..
      boa sorte..

      • Desculpe estar sendo intrometido, mas acho que posso te ajudar…
        Repare que para fazer o terceiro esquema do datasheet, basta apenas retirar 2 capacitores (C11 e C12) e substitui-los por jumpers… Feito isso, os pinos 14 e 15 do CI irão para os terminais do alto falante.Na entrada, será necessário trocar o capacitor, como manda o datasheet, e também necessitará outro jumper. Se vc seguir bem o manual, não há necessidade de desenhar outro layout se quiser utilizar a configuração que citei acima..
        boa sorte..

  16. Olá
    Tenho uma grande dúvida,  e gostaria que alguém pudesse conferir isso pra mim…
    Fiz esta placa com o arquivo pdf, q está disponivel para download.
    Imprimi este pdf, e passei pra placa.
    Mas minha placa nao está igual ao da figura, nem igual ao montado. está invertida.
    Devo espelhar a impressão? ou o pdf já tava certinho, pronto para transferência?
    Na minha placa, tenho a escrita ‘TE1.COM.BR’ corretamente, como se lê. Se eu espelhar, ela não vai mais ficar certa.
    Será que está certa?

  17. O site está de parabéns, mesmo não sabendo muito sobre eletrônica consigo entender quase tudo. Mas em projetos um pouco mais complexos gostaria de mais orientações tipo um passo-a-passo. Estou construindo um sistema simples de som com 5 caixas de som: 4 satélites e um woofer. Encontrei o projeto de leds sincronizados com o som e já estou adaptando na caixa, breve mandarei fotos. Mas para meu projeto dar certo preciso de um amplificador mais potente e o desse post irá me ajudar, mas gostaria de um tutorial ou algo semelhante para montá-lo. Desde já agradeço. Solicito que envie por e-mail.

  18. Toni, montei o TDA7370 (mesmo esquema do 7375) porém em modo bridge. Não funciona nada, não faz barulho, nem esquenta. 

    Medi DC na saída dele: 
    Entrada: 11,4V 
    Pino 1 e terra: 2,1V Pino 2 e terra: 11,1V Pino 14 e terra: 10,9V Pino 15 e terra: 0,2V 
    Entre 1 e 2 (saída canal 1): 0V Entre 15 e 15 (saída canal 2) 10,8V 
    Notei que essas tensões existem mesmo com o CI em modo standby. (montei com um switch de standby igual está no datasheet).

    A tensão entre o pino 7 e o terra é de 9V quando a alimentação está por volta de 12V.

    Você pode me dar alguma dica? Estou quase comprando outro CI…..

    A PCB que eu montei está aqui: 

    A ligação entre o pino 3 e o 13 eu fiz via jumper, na montagem.

    Obrigado,
    Caio Ferrari

  19. toni será que dá pra ligar os terminais 1 2 14 15 todos juntos será que pode dar uma potencia boa ou nao funciona

    me retorne plis valew !!!!!

    site muito bom
    já fiz uns 5 projetos e todos funcionaram o.O

  20. ola Toni.. eu montei este projeto ele é nota 10, exelente qualidade sonora nos 4 canais, usei uma fonte chaveada 15VDC x 5A uma beleza, o projeto é 100% confiavel para quem quer montar, só dei
    uma boa retocada no layout que achei que não tava legal e meio borrado, o projeto é ótimo e facil de montar com o minimo de componentes no circuito e a placa é bém simples de fazer com ferro de passar roupa.. quem quiser pode montar o projeto sem medo de dar zebra… valeu…

    • Olá Jhony
      Acho que sim, depois posto a lista completa!
      Potência por canal: 4 x 7 Watts @ 4Ohms 14,4 volts
      2 x 25 watts @ $ Ohms 14,4 Volts

      Alto falantes – para aplicação de 4x 7 watts – 20Watts Rms

      • vlw…
        fiz um lista olhando no site do fabricante… da uma conferida p mim ae… vlw
        2u2/ 35V Capacitor eletrolítico (x2)/
        22u/16V Capacitor eletrolítico (x3)/
        100u/35V Capacitor eletrolítico (x1)/
        100n Capacitor poliéster – 104 , 100n ou 0.1 (x3)/
        2200u/35V Capacitor eletrolítico (x2)/
        TDA2009/
        Resistores 1/4 watts 5%
        1k2 (x2) / 18 Ohms (x2)/ 1 Ohms (x2)
        v c ta tudo certo os nomes…
        VLW.

  21. naum entendo mt … etaum quero saber …qual a potencia por canau ??? da p usa uma fonte d pc ??? ou uma fonte de pc modificada p 13.8 v “eu acho” … toca um dessa por canau ???
    vlw parabens pelo site… t +

  22. Olá Toni. Tenho 55 anos e preciso de sua ajuda para o seguinte: Há muito tempo estou procurando um pequeno projeto de amplificador para meu sonzinho. Tenho alguma noção de eletrônica e tentei montar um amplificador com o TA8215 (15 + 15) e torrou o CI. Perdi R$35,00 à toa. Tenho 06 caixas de som, cada uma de 30 watts RMS, sendo o subwoofer de 4 ohms, sobras de um home theater queimado que me deram. Seu projeto aqui está de bom tamanho, mas por favor, se for possível me envie o BÊ-A-BA completo por e-mail, eliminando todas as dúvidas mesmo, como: voltagens utilizadas, conexões de entrada e saída, indicações detalhadas de como ligar corretamente todos os fios, diferenças de ligações entre terra e GND. Não se ofenda comigo, mas se for necessário pagarei postagem do que for preciso. Felicidades e progresso em sua vida. Dessa vêz tem que dar certo. Aguardo sua resposta. Confio em você. Abraços.

  23. Olá toni ! boa noite espero e faço votos que esteja tudo ótimo com vc e sua familha.Gostaria de saber se vc tem um progeto de um divisor de freguencias ativo. Com circuito integrado ou transistor nao importa . Aproveito para parabenisar -lo pelo belíssimo trabalho.

  24. Boa noite Toni,
    estou tentando simular este esquema num simulador (estou usando o Multisim 10), mas não acho o TDA7375 nele. Você teria algum outro simulador que tivesse este componente para me indicar?

  25. ola toni eu já montei o amplificador e consigui ligalo mas tipo só tá funcionando um canal só sai som em 1 caixa e sai com tipo meio q ruido obrigado pela atenção mande seu msn ou email para eu lhe enviar as fotus

    • Olá Rafael
      Observe pelo esquema na placa forma utilizados os mesmos nomes pra facilitar.
      Assim ligue o + em V+
      O – em GND
      em IN_FL ligue o sinal de áudio na entrada.
      em OUT FL ligue seu altofalante.
      Verifique os 5 volts no pino de standy -by

      • Olá Júnior
        É sempre bom dar um aboa espiada no datasheet pra ver qual é a tensão de stand by… com essa informação em mão fica fácil com um multímetro medir no pino correspondente a tensão de stand by e de funcionamento do circuito.

    • Olá Rafael
      pode sim, ser usado no carro!
      Basta no lugar da alimentação ligar a bateria…
      E nas saídas você liga os alto falantes
      é recomendado o modo bridge nesse caso para obter mais potência com 2 altofalantes

      Olhe no datasheet como fazer ligação em ponte (bridge)

  26. Toni,boa tarde!
    Gostaria de saber se vc tem o lay out do circuito impresso no tamanho real para imprimir e confeccionar a plaquinha desse projeto do amplificador.
    Aguardo uma resposta sua.
    Att: Michel

  27. Olá.Gostaria de saber se vc tem um projeto de amplificador para carro(13,8V) de 100w rms / 8 ohms – mono , ou 200w rms/ 4 ohms – mono, com TDA ou transistor de potência.Estou precisando muito desse amplificador.Se alguem puder me ajudar ficaria muito grato.Até mais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

15,452FãsCurtir
610SeguidoresSeguir
5,503SeguidoresSeguir
15,000SeguidoresSeguir
872SeguidoresSeguir
44InscritosInscrever
, Circuito de amplificador de áudio dinâmico com CI TDA7375

PCB 2 camadas 10cm x 10cm
Quantidade: 10 peças
Preço: $2,00 (R$ 6,50)

, Circuito de amplificador de áudio dinâmico com CI TDA7375

Recomendado

Download Apostila Laboratório de Eletrônica Analógica do Senai

Apostila interessante aos estudantes e hobbystas de eletrônica, com muitas informações de testes de componentes, circuitos básicos e medidas com práticasTeste de diodos Diodo em...

EasyEDA – Software de simulação de circuitos e design de PCB

EasyEDA é grátis, não requer instalação, baseado na nuvem, desenvolvido para dar a engenheiros eletrônicos, estudantes de engenharia e a hobistas uma fácil experiência...
, Circuito de amplificador de áudio dinâmico com CI TDA7375

Vídeo tutorial passo a passo montagem instalação de Parabólica

Tutorial em vídeo da Bedinsat, bem detalhado com passo a passo sobre a montagem, instalação e apontamento de uma antena parabólica telada, se você...

Módulo de temperatura para multímetro com LM35

Conversor de temperatura x tensão. Para ser usado com um multímetro digital com alcance de -50°C a 150°C. Com uma bateria de 9V e...

Review: Amplificador Com Modulo Bluetooth!

Ola pessoal que acompanha o TE1! Depois de muito tempo sem postar nada por aqui, venho mostrar para vocês um amplificador que comprei pronto. Pelo...

Comentarios recentes

Telegram

Nosso canal no Telegram te aguarda

Junte se
Fechar