Circuito de amplificador de potência estéreo com tda2009 – 2X 10W

272
56420

Avalie este artigo
, Circuito de amplificador de potência estéreo com tda2009 – 2X 10W, Circuito de amplificador de potência estéreo com tda2009 – 2X 10W, Circuito de amplificador de potência estéreo com tda2009 – 2X 10W, Circuito de amplificador de potência estéreo com tda2009 – 2X 10W, Circuito de amplificador de potência estéreo com tda2009 – 2X 10W (4,67 - 6 votos)

, Circuito de amplificador de potência estéreo com tda2009 – 2X 10W
TDA2009 estéreo

O TDA2009 é um amplificador de potência de áudio hi-fi duplo em encapsulamento multiwatt, desenvolvido especialmente para aplicações de alta qualidade estéreo. Essa aplicação é a amplificação básica do tda2009, onde é utilizado os dois amplificadores internos do tda2009.
O bom da série de circuitos integrados TDA é que são componentes eletrônicos fáceis de encontrar nas lojas de eletrônica.
Vídeo de uma montagem feita pelo amigo Jorge

Montado pelo amigo Guilherme Carvalho

Receba nossas notícias de eletrônica em seu e-mail. Cadastre seu e-mail no formulário abaixo para receber

Montado pelo amigo Thiago

Montado pelo amigo navegante Michael Silva

Esquema do amplificador de potência estéreo com tda2009

, Circuito de amplificador de potência estéreo com tda2009 – 2X 10W
Esquema do amplificador estéreo com TDA2009

 

Sugestão de montagem do amplificador estéreo com tda 2009 em pcb se preferir baixe a placa em pdf

, Circuito de amplificador de potência estéreo com tda2009 – 2X 10W
TDA2009 Placa de circuito impresso
, Circuito de amplificador de potência estéreo com tda2009 – 2X 10W
TDA2009 Placa de circuito impresso raio-x
, Circuito de amplificador de potência estéreo com tda2009 – 2X 10W
TDA2009 Placa de circuito impresso silk

 

Lista de componentes para montagem do amplificador estéreo com tda2009

ComponentesValor
Capacitores
C1, C22.2µ –  Capacitor eletrolítico
C322u – Capacitor eletrolítico
C4, C5220u – Capacitor eletrolítico
C6100u – Capacitor eletrolítico
C7, C8, C9100n – Capacitor poliéster – 104 , 100n ou 0.1
C10, C112200u – Capacitor eletrolítico
Semicondutores
IC1TDA2009
Diversos
IN-LBorne KF-301 2 vias – Conector de entrada do canal esquerdo
IN-RBorne KF-301 2 vias – Conector de entrada do canal Direito
OUT-LBorne KF-301 2 vias – Conector de Saída do canal esquerdo
OUT-RBorne KF-301 2 vias – Conector de Saída do canal Direito
VCCBorne KF-301 2 vias – Conector da fonte de alimentação
J2, J3Jumper de 12mm – Pedaço de fio
OutrosPlaca, fios, solda, caixa, fonte , etc.
Resistores 1/4 watts 5%
R1, R31.3K Valor não comercial, senão conseguir use 1.2K – Marrom, Vermelho, Vermelho, Ouro
R2, R418 Ohms – Marrom, Cinza, Preto, Ouro
R5, R61 Ohm – Marrom, Preto, Preto, Ouro

Download das placa em PDF para o Circuito do Amplificador

Download PDF

Mirror

Comentar via Facebook

272 COMENTÁRIOS

    • Consegui resolver o estalo, troquei o cabo IN por um de microfone e os estalo sumiram, junto com o sinal de rádio que estava captando, muito bom esse AMP. Foi o meu primeiro AMP e PCI, ficou ótimo para o primeiro. Já fiz compras no Aliexpress pra fazer outros agora com SUB. Meu vídeo acima ficou curto, porém da pra perceber o montagem final.
      Obrigado Toni por compartilhar seu conhecimento.

  1. ola toni tudo bem eu montei um pre com tda 1524 e testei com fone e esta funcionando sem ruido, só que quando ligo do amp estereo com tda2009 que tambem testei distorce muito mesmo em baixo volume e quando testo o amp cpm tda 2009 individualmente sem o pré funciona bem o que pode ser ja chequei a fonte, tentei colocar resistor para diminuir o volume mas nada.
     

  2. Olá , montei este circuito,  porém quando passo de 40% do volume o áudio começa a ficar distorcido, estou usando uma fonte de 12V, 2.5 A e um par de alto-falantes de 60W RMS 4 ohms. O que pode estar errado?

  3. Bom toni to com um problema vi que no TDa 2003 o ganho pelo datasheet era de 8 w mas nao consegui isso to querendo um amp para violao de pelo ao menos 20 w o que vc me sugeria?

  4. Olha os capacitores precisam de ser de 35V?
    Pois vou ligar o esquema em uma fonte de 15V, porque não possuo capacitor de 2200uF por 35V, Mas sim um de 2200 por 16V, e outro de 3300uf por 25V, posso usar esses???
    Valew, obrigado.
    Aguardo resposta

  5. Boa tarde, quando em ligo a entrada em apenas um canal, tanto no direito quanto no equerdo, o som fica normal, mas quando eu ligo os dois juntos o som fica meio reprimido, alguem sabe o que pode ser? desde ja obrigado

  6. olá toni.
    sou novato na area, gostaria de saber se ja foi corrigido o
    problema (VCC – com o OUT-L +) que juntaram….?
    posso imprimir o esquema indicado acima?

    desde já, obrigado. e parabens .

  7. Obrigado, grande Toni! Quase diariamente dou uma passada poo aqui, e sempre tem algo interessante. Eu não conhecia o TDA 2009, por incrível que pareça, e olhe que sou fascinado por  amplificadores, que os tenho montado às dezenas! Monto geralmente numa caixinha destas de fontes de computadores, que o pessoal joga fora! Retiro tudo de dentro e faço ali as montagens e depois presenteio aos amigos. Por isso, quero mais uma vez agradecer e parabenizá-lo pelo seu importante blog! Muita Paz, um abraço!

  8. Posso fazer o circuito impresso usando papel couchê? em todas as graficas q eu fui nehuma delas faz impresao a laser em papel fotografico 🙁 tentei vairas vezes + o toner ñ passou direito, q tipo de papel alternativo posso usar em lugar do fotografico??

  9. ola Toni
    o TDA2009 tem protecao  na saida? pq quando ligo a fonte dele na tomada,um dos canais demora 5 segundos para funcionar e o outro funciona direitinho
    vlw………….

  10. Ola Toni já terminei o circuito e funcionou
    onde posso postar um video?
    so mais uma coisa…quando coloco no meu celular  o som sai muito chiado
    sendo que esta quase no minimo mas em outras fontes de sinal funciona direitinho

      • tudo bem ja resolvi o problema
        a fonte que eu estava usando tinha apenas 1 amperes
        montei a fonte variavel com lm350 com um trafo de 30 volts +/- 3 ou 4 amperes
        coloquei a alimentacao do amplificador para 23v e agora esta funcionando certinho
        a respeito do video acho que vcs vao ter uma surpresa pq tenho apenas 12 anos de idade e ja montei varios circuitos desse cite
        vlw pela atencao….

      • so me tira mais uma duvida:
        na sugestao para a fonte para o tda 2009 que esta postada ali encima sugere uma voltagem de 20.5 volts certo? qual seria a potencia total do amplificador com 28v/3A de alimentacao e os auto falantes de cada canal com 3R de impedancia??
        vlw……..

      • Olá Roger
        28 Volts, é o máximo suportado pelo TDA2009, segundo o datasheet!
        Com 26 Volts e GV=36dB e D=1% terá cerca de 14 Watts de potência

  11. oi toni,gostaria de saber tb mais sobre isso,ja q nao tem perigo de quebrar o celular,tem perigo de sobrecarregar a bateria do celular ja q o amp acaba “puxando” mais energia??

    • Olá Manel
      Vamos lá, vi que teve alguns problemas em sua montagem, já resolveu?
      Sobre utilizar este Amp em um Cel, sem problemas não vai sobrecarregar e nem queimar… os capacitores C1 e C2 impedem qualquer componente DC no seu celular! O que virá do celular será apenas o sinal de áudio… que será amplificado!
      O bateria só irá descarregar pelo uso na reprodução da música e não por estar conectado ao amp.

  12. Olá toni bom projeto esse, consegui montar em uma protoboard mas a saida está com chiado, poderia ser o resistor de 2.2 ohms que coloquei no lugar do de 1 ohms pois não consegui encontrar o correto.

    valeu!!

  13. Olá toni,fui testar de novo o circuito,mas ele esta esquentando muito e está saindo som apenas em uma saída.na outra saída,sai som só que bem mais baixo.devo trocar o tda 2009??

  14. toni tenho um problema o tda7294 funciona a com no máximo 40 voltes e a fonte de uma amplificada que eu tenho esta dando 45+45 como que eu faço pra reduzir essa fonte que não tem nem um tipo de ajuste

  15. Ola Toni

    Por falta de atenção, quando fui testar o amplificador conectei as entradas + VCC –  invertidas fazendo com que o terra recebesse os quase 28v. Feito isso o capacitor C6 100u explodiu em menos de 10 segundos! Fiz a reposição do mesmo mas o amplificador não funcionou. Voce sabe dizer quais componentes podem ter queimado por conta disso ou eu deveria comprar todos os componentes de novos?

    Obrigado

  16. daew toni, consegui fazer o amplificador, funcionou certinho, mudando de assunto, nao consugui comentar na pagina do amplificador de 80 w tda7294, eu queria saber, pra q q serve o circuito mute? e vlw por estar disponibilizando estes circuitos!

  17. daew blz? eu fiz esse amplificador duas vezes, a primeira vez eu fiz a placa virada eu axo, esse eskema de placa é para metodo de plachado ou de serigrafia(industrial)?
    e se ligar na fonte do pc a 12 v ele vai pegar ou so a 15 volts?

  18. Olá, grato pelo retorno. Conclui hoje a montagem, mas aconteceu o seguinte: Aparentemente funcionando, se não conectarmos nada na entrada, ele capta o ronco de 60 Hz da rede ao se tocar em ambos os canais. mas ao ligar uma fonte de sinal ( primeiro liguei um mp4, pela saida do fone de ouvido, depois um walkman), nao sai som na saída, somente quando aumento o volume quase no máximo, sai um som distorcido, parece que cortando várias frequencias. O que pode ser isto?
    Espero que não seja o C.I.!, Grato.

    • Não tem problema, quanto maior a tensão de trabalho do capacitor, melhor a margem de segurança. Este circuito funciona com uma fonte DC que pode ir de 8 a 28 V, O meio termo é satisfatório, ou seja, 18 V.

  19. Olá, muito bom este site, parabéns! Com relaçao ao tda2009A, tenho uma dúvida: Por que no data-sheet da SGS-Thomson mostra o desenho físico do C.I. onde o pino 11 não é conectado, ou seja, sem uso, e no seu projeto o mesmo é conectado junto ao pino 9, qual o correto?

    • Olá Ricardo
      Obrigado pelo feedback e correta observação. Porém como podes verificar ele não tá conectado a nada e como estava no meio do caminho da trilha da saída de áudio direito ele foi ligado… no caso ficou ligado os pinos 8 e 11!
      Esse layout segue o exemplo mostrado na página 4 do datasheet!

  20. E ai Toni blz ??
    Tenho uma duvida sobre o TDA 2009, vou montar ele e com a fonte, onde liga o transformador na fonte, a fonte na amplificador, no amplificador onde coloco os fios para ligar no p2, para ligar no mp3, e onde ligo as caixas ?? já estou com todas as peças.

    • Olá Hugo
      O trafo liga em no conector AC
      Conector VCC +/- liga no conector VCC +/- da placa do amp.
      Os conectores IN-R e IN-L onde vai ligar o conector de seu MP3.
      OUT-L e OU-R – liga os autofalantes (caixas)
      Respeite as polaridades!

  21. Tony, vou ser rápido, montamos seu amplificador, como não seguimos o esquema, seguimos o diagrama do lado dos componentes da placa, caímos em um erro, do C2, C3 e C5, acompanhando o esquema acertamos tudo. É perfeito estamos usando com uma bateria de 12v de 9 Ah. ok esta servindo muito aos nossos propósitos. A placa nós mesmos construímos com seu lay out de placa.Agradecido!
    Saude e sabedoria

  22. Caro Toni possuo uma Caixa de Som 2.1 Subwoofer Clone 11120:
    Potência 3000W (PMPO) 
    2.1 canais estéreo amplificados
    Qualidade Hi-Fi Ideal para PC’s, DVD Rom, DVD Player, e Games
    Possui controle de volume Controle remoto 
    Alimentação 110 Vac Display para indicação de volume, graves e tipos de equalização 
    Porém queimou 1 dos TDA2030A, verifiquei que ela possui:
    1-um circuito que possui 3 TDA2030A(posso postar fotos)
    1-Transformador 110v EI57*35 poder de 3~24V 38W
    1-Subwoofer com boca de 4ohms-30w 
    2-Caixas com 2 boca de 8ohms-8w cada
    Adcionei 1-Subwoofer com boca de 8ohms-40w, ligado direto na saída que vai para o sub original
    Adcionei 4-Caixas com boca de 4ohms-20w cada, ligado na saída traseira das caixas originais
    Sei que vc é mestre neste assunto! O que vc melhor sugere, trocar o circuito completo ou só fazer algumas alterações no circuito antigo, para melhorar e  aumentar a qualidade e potência?
    Qual circuito vc sugere??

      • Desde já obrigado Toni! Já que queimou 1 eu troquei os 3 TDA2030A por 3 TDA2050, mas quando aumento total começa a roncar, só posso abrir o volume um pouco a mais da metade.
        Caixa de Som 2.1 Subwoofer
        1-um circuito que possui 3 TDA2050(posso postar fotos)
        1-Transformadore 110v EI57*35 poder de 3~24V 38W
        1-Subwoofer com falante de 4ohms-30w
        2-Caixas com 2 falante de 8ohms-8w cada

        ##Possuo: 1-Subwoofer com boca de 8ohms-40w;
        4-Caixas com boca de 4ohms-20w cada.
        De um Home 140RMS que queimou.

        ##Queria adcionar estes que possuo ao circuito e melhorar a qualidade e potência!
        ##O que vc sugere????

      • Olá Alexandre !
        Você não pode sair trocando um ci por outro tipo !
        Pois o circuito e o transformador foram feitos para o tda2030A, assim fica faltando potência do transformador e esse deve ser o principal problema, mas não é só trocar o transformador pra corrigir o circuito !

      • Desde já obrigado pessoal!! Preciso muito da ajuda de vcs!!

        O circuito que troquei os TDA2030A por TDA2050 ficou com um som melhor e mais alto, porém depois de uma semana queimou o transformador..

        Então por favor, passe-me um circuito que alcançe +/- 200w RMS ou um circuito utilizando os 3 TDA2050 que obtenha o máximo de potência e qualidade e eu possa utilizar: 1-Subwoofer com falante de 8ohms-40w; 4-Caixas com falante de 4ohms-20w cada. Um som 5.1???

  23. Toni, tenho uma questão:
    Os capacitores C1e C2 (2u2/ 35V), na entrada do circuito, podem ser para 50V? Pois essa foi a especificação mais próxima que encontrei.

      • Venho apenas confirmar o funcionamento do circuito, perfeitamente! Tem uma amplificação limpa, sem ruídos perceptíveis. Muito obrigado pelo suporte Toni. Meu próximo desafio será utilizar o filtro de sub sugerido aqui no site juntamente com esse amplificador (farei outro), para completar um sistema 2.1 para meu pc.
        Sugere algum amplificador mono para este sub ou não tem problema usar os dois canais do TDA2009 para ele?

      • Olá Cleverton
        Nós quem agradecemos pelo retorno!
        Ficamos satisfeitos pelo sucesso na sua montagem!
        Se Possível mande fotos pra gente!
        Para o Subwoofer use o tda2009 em modo ponte!

  24. Tony, tenho uma dúvida: irei usar falantes de 10w / 8 ohms, juntamente com um transformador de 15 v (ainda não sei a corrente precisamente). Estava vendo no datasheet do tda2009A que a potência de saída para vcc de 15v e carga de 8 ohms será quase 3w por canal. É isso mesmo? Achei muito pouca a potência.
    Caso eu queira elevar esta potência, qual valor de tensão/corrente do transformador que vc aconselha usar?
    Muito obrigado.

  25. Ola toni ,estou montando um conjuntinho de som 2 .1 vou usar esse Ci um para estéreo, outro para o sub woofer em mono,agora me diz estou precisando de um circuito equalizador de 3 bandas estéreo ,mais um pré com filtro para o sub wooofer,você poderia citar esquemas desse perfil para que eu possa juntar tudo e criar o projeto? ,pois já vou começar a desenhar a pci vou colocar tudo junto em uma só placa inclusive a fonte

    valeu abraços

  26. Toni, o trafo a que me refiro é o desse amplificador com TDA2009.Só quero confirmar se é 1.2A ou 2A. Estou usando um de +- 1.7A mas quero ter certeza de estar usando a plena potência do circuito.Ok?

  27. Outra coisa: vou montar outro ampli com TDA2009 e dobrar a fonte, pois pretendo usá-lo para excitar uma caixa com dois falantes, só para reforçar os graves.
    Grato pela paciência.

  28. Toni, montei o amplificador e estou 100% satisfeito com o resultado.Apenas fiz uma pequena inversão no layout no tocante às saídas que tem um ínfimo errinho no sinal de + e – (que inclusive vc já matou). Estou mais feliz que pinto no lixo, tanto que já estou garimpando as peças para montar o de 32+32 com TDA2050. Gostaria de tirar apenas uma dúvida para poder sugar todo o potencial do cabra: A lista de materiais indica um trafo de 2 A, logo acima diz que é de 1.2 A e nas respostas abaixo surge 1,5 A e aproximadamente 1,7 A. Estou usando um que, pelos cálculos que fiz medindo as placas, etc, fica em +- 1,700 A X 20,5 V e estou usando outro secundário de 13,5 para um ventoinha daquelas de fonte de pc refrescar um dissipador de bom tamanho.Mesmo que a ventoinha falhe, não dá para queimar. O trafo é de 2 Ampères mesmo?

    • Olá Adenilson
      Valeu pelo retorno!!!
      Sobre a fonte – A máx corrente do trafo relativo a máx tensão e máx potência de saída.
      No Datasheet tem um gráfico que indica power supply x output.
      Ai o leitor fala qual tensão vai usar eu falo a corrente máx do trafo!
      Dê uma espiada nesse fóroum

  29. Caro Toni,
    Bom dia…
    Estive ontem finalizando o terceiro amplificador…preciso de sua ajuda….alguns problemas:
    todos os tres amp montados apresentaram o mesmo problema…um ronco que não consigo eliminar…ouço o sinal mas o ronco é muito forte…e me parece que um dos canais tambem não esta funcionando..
    Revisei todas as Pci feitas e confere com o esquema, não vejo erro..
    a fonte que estou usando é 15V 2 A….com o seu projeto…inclusive no ultimo acrescentei mais um eletrolitico de 2200uf em paralelo..o problema continua…
    estou usando um dissipador daqueles de computador…com o terra também fixado a ele..as caixas que tenho disponivel são de 6 ohms.40 W…
    testei a voltagem final na fonte ficou em 29.2….quando o amp ligado fica em 22.4…
    medi a voltagem no OUT…fica em torno de 6v…nos dois canais e vai caindo….quando ligado fica em 0….as entradas estão curtas e blindadas…uso um CD player…
    no ultimo também coloquei um POT de 10 k….e o barulho continua…me ajude nisso…to meio frustrado…Obrigado grande….

  30. Olá, Tony, tenho uma dúvida: O layout da placa de circuito impresso precisa ser espelhado ou a placa de circuito terá exatamente esta disposição? Pergunto pois os textos estão escritos ao contrário, o que me confundiu. Obrigado.

  31. Ola Toni gostaria de parabenizar mais uma vez pelo site Otimo e por sua equipe.

    estou com uma duvida aqui.è a seguinte:tenho um vu de led quem montei em meu pc mas so que o som da placa mae é baixo ai so chega ao 7° e 8° led entao poderia colocar esse amplificardor e alimentar ele com minha propria fonte do PC do molex (12v) minha fonte é real.

  32. Oi, Tony,

    Tenho um aparelho antigo e gostaria de substituir o amplificador do mesmo por este com tda2009, como posso aproveitar o pre-amp do proprio aparelho, para usar os controles de volume, graves, agudos, etc? Sou principiante e gostaria de me desse uma dica tambem como acho no circuito do meu aparelho o sinal para alimentar o novo circuito amplificador e isolar o antigo?

    grato,

    Forte abraço.

    • Olá Kleber
      Tem que localizar a saída de seu pré-amplificador , está localizada antes do transistores de potência.
      A alimentação é a mesma coisa, tente localizar onde está a alimentação dos transistores de potência

  33. Toni, meu amigo… fiz a placa aqui do do ampli com o tda 2009, mas ela tá totalmente fora de escala e o link que vc deixou pra baixar o PDF não existe mais o arquivo… Redesenhei o circuito no Corel, queria te mandar pra vc dar uma olhada, como faço?

  34. Gostaria de montar um circuito de 20+20watts ou 15+15watts com configuração parecida com essa, utilizando 1 C.I. eh possível? sou principiante e quero fiz um amplificador de potencia pra um aparelho antigo q tenho, desativando o original pois utiliza transistores de germânio e n os acho pra substituição. Outra pergunta: esse circuito com tda2009 aceita falantes com q impedância?

    • Olá Kleber
      15 a 20 Watts estéreo com um ci, sim é possível… com tda2009 terá 10 + 10 watts
      Desativar o amplificador antigo? Sim é possível, dá um pouquinho de trabalho!
      alto falantes desde 4 Ohms

  35. Olá!!! vi esse circuito e tenho um plano pra fazêlo. Me responde duas coisas:
    1 – Qto deve custar todos estes componentes?
    2 – Onde posso imprimir a placa? (em Pernambuco, se puder)

    • Olá Eddie
      O mais caro é o trafo da fonte na faixa de uns R$ 25,00, se puder recuperar um de uma sucata por ai, é uma boa, depois o tda2009 que custa na faixa de uns R$ 4,00, deve dar em torno de uns R$ 35,00 tudo…
      Fazer placa principalmente protótipo em modo industrial pode sair um pouco salgado!
      Mais vai pelo método térmico com papel fotográfico!

  36. fui comprar o capacitor c1,c2 ( 2u2 /35v ) e como nao entendo muito disso e a moça que estava vendendo muito menos, ela nao soube me vender…alguem pode me ajudar !!

  37. Antes de tudo, parabéns pelo site! Muito bom! Só tenho uma dúvida (é elementar, mas não sou profissional, eletrônica pra mim é hobby) esses capacitores são eletrolíticos (se sim, quais as voltagens) ou cerâmicos?

  38. Oi, Toni… tou aqui na sua cola. gostei deste projeto com o tda 2009 também. Na verdade gostei mais, por causa da questão da fidelidade do som. vc poderia orçar um deste também?

    • Olá Juarez
      Ao menos por enquanto não tem como atender pedidos de protótipos, mais sempre tme algum amigo que interessa em vender um “kit” desses!!!

      Mais também te pergunto, porque não se aventurar pelo mundo do hobby eletrônico, e fazer suas placas e comprar componentes e montar um circuito, além do baixo custo é muito prazeroso!!!

      • Oi, Toni. Obrigado pela resposta. A princípio penso em me aventurar sim, pelo que andei pesquisando não é nenhum bicho de sete cabeças, ma uma coisa ainda não dominei: a soldagem. Não sei como usar aquelas canetinhas que mant~em a solda só em cima do circuito. vc pode me dar alguma dica para o processo de soldagem deste projeto? Tem mais uma coisa, te mandei um link da bateria que adquiri para este projeto, levando em consideração a relação peso-pot~encia. Quanto este projeto com o TDA 2009 consome? O que esta bateria vai me dar em noção de descarga e consumo? A medida de descarga é 20C, não tenho a menor noção do que isto significa. Um grande abraço e minha sincera admiriração por tornar a eletrõnica uma matéria menos obscura para curiosos como eu.

  39. Toni, como vai, tudo bem? Vc apareceu em boa hora, amigo. Tou com um projeto pra sonorizar uma espécie de tabuleiro. Vi aqui um projeto de um amplificador para mp3, tv e tal. Aquanto vc poderia montar um desses pra mim? Detalhe: preciso que a entrada de sinal seja um plugue p2 para painel. Já tenho os autofalantes de 8hm e 15W e uma bateria, que é esta:

    • Olá Juarez
      ao menos por enquanto o tempo não me permite, montar atender na montagem de protótipos!!!
      Mais deixe o recado ai, sempre aparece algum amigo interessado em vender um kit desses!!!

  40. Toni sou eu de novo enchendo seu saco !!! hehehe cara tava querendo fazer um amplificador desse mas estou tendo uma dificuldade mt grande de fazer o layout e gostaria de saber se pode disponibilizar para eu poder imprimir!!!

    desde ja agradeço

    Abraçoss

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.