Circuito de amplificador de áudio com CI LM386 – inclui placa

182
59277

Avalie este artigo
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (5,00 - 11 votos)

lm386-amplificador-potencia-audio

Esquema de amplificador de potência de áudio para aplicações como Amplificadores de rádio FM, Amplificadores de mp3 players portáteis, Intercomunicadores, Sistemas de som de TV e outras aplicações.

lm386 amplificador potencia audio 700x345 Circuito de amplificador de áudio com CI LM386   inclui placa potência lm386 LM Circuitos Áudio Amplificador

Descrição do circuito de amplificador usando lm386

Receba nossas notícias de eletrônica em seu e-mail. Cadastre seu e-mail no formulário abaixo para receber

Trata-se de um circuito simples usando o lm386n da national semiconductors, na aplicação básica a que o lm386 se destina que é um amplificador de alto ganho com poucos componentes e terra virtual permitindo alimentar o circuito com uma fonte simples sem necessidade de fontes assimétricas. O sinal de entrada que pode ser de diversas fontes de áudio esse é um amplificador versátil. O sinal de áudio deve ser ligado em JP2, um potenciômetro de 10k vai ligado em pot, J1 é um é um jumper que deve ser utilizado quando queremos um ganho = 200, nesse caso R2 pode ser omitido, sem o jumper o ganho do circuito cai pra 50. ao invés do jumper você usar uma chave pra comutar o ganho entre 50 e 200. O áudio amplificado sai através de J3. Deve se utilizar um alto falantes de 8 ohms na saída do amplificador.
A alimentação do circuito pode ser feita por pilhas ou fonte de 6 volts.
Para mais informação faça o download do datasheet do lm386 e veja também esse tutorial que fiz há uns tempos atrás

Conheça a nova Versão estéreo e com desenho da placa de circuito impresso

circuito amplificador lm386 estereo 450x360 Circuito de amplificador de áudio com CI LM386   inclui placa potência lm386 LM Circuitos Áudio AmplificadorClique na imagem para conhecer a nova versão

Sugestão de placa de circuito impresso para montagem do amplificador com lm386n escala 1:1 Download da placa em PDF

lm386 pcb amplificador placa Circuito de amplificador de áudio com CI LM386   inclui placa potência lm386 LM Circuitos Áudio Amplificador
Pci opção 1
lm386 pcb amplificador placa 2 Circuito de amplificador de áudio com CI LM386   inclui placa potência lm386 LM Circuitos Áudio Amplificador
Pci opção 2

Placa de circuito impresso para montagem do amplificador lado dos componentes do lm 386

Lista de material para montagem do amplificador

Componente Valor
Resistores 1/4W 5%
R1 10 – Marrom, Preto, Pretp, Ouro
R2 1.2k – Marrom, Vermelho, Vermelho, Ouro
R3 4.7K – Amarelo, Violeta, Vermelho, Ouro
R4 1.5K – Marrom, Verde, Vermelho, Ouro
Capacitores
C1, C6 10µF/16V – Capacitor eletrolítico
C2 220µF/16V – Capacitor eletrolítico
C3 100n – Capacitor cerâmico ou poliéster
C4 1000µF/16V – Capacitor eletrolítico
C5 100n – Capacitor cerâmico
Semicondutor
IC1 LM386
Conectores
J1 Conector P2 – entrada áudio
J4 Conector Jack – Alimentação DC
J5 Conector entrada de áudio (opcional)
J6 Conector alimentação (Opcional)
JP1 Jumper ajuste do ganho (opcional)
LED1 Led vermelho 5mm
OUT Conector bloco de terminal 2 pinos – saída de áudio
Diversos
P1 Potenciômetro simples 4.7K
Fonte de alimentação de 3 a 12V /1A
Placa de circuito impresso, solda, fios, Caixa, knob, etc

Download da placa para montagem do circuito em PDF
Download PDF    Mirror

Se gostou deste então veja a nova versão estéreo e com desenho da fonte de alimentação.

Comentar via Facebook

182 COMENTÁRIOS

  1. Toni, boa tarde.
    Sou seu fã, tenho aprendido muito com seus projetos. Sou idoso e me divirto construindo radios fm pequenos. Tentei fazer um fm tda 7000 receiver, mas l R2 e o lm 386N-1 esquentão demais, o R2 até queimou. Já testei tudo. Ajude-me , por favor.
    Um abraço do seu pupilo.
    Jorge.

  2. Caro Toni, bom dia! Será que tenho alguma chance de conseguir todos os componentes deste seu projeto de amplificador baseado no LM386? Afinal, estamos em 2015. Se positivo, farei novo contato para dirimir alguma dúvida, ok? Muito grato por sua atenção.
    Meu objetivo: aproveitar um gabinete antigo da Sony onde tenho falantes de alta qualidade alimentando-o com o sinal de radinho de pilha AM/FM .
    Abraços

  3. gosto de fazer estes projetos quando estou em casa de folga. eu queria um projeto que interferisse em som dos carros dos desrespeitadores que aumenta o som de seu carro sem se preocupar com os outros. eu sei que tem um jeito de entrar no amplificador dele de longe, e ele é forçado a baixar ou desligar. se deixar queima o som dele. vocês que ´estão com eletrônica na cabeça todo dia, será que pode me ajudar. olha se vc conseguir esta proeza vai ganhar muito dinheiro. não só eu que tem esta vontade tem muita gente que quer fazer a mesma coisa. obrigado.

  4. olá, 
    qual seria o circuito indicado para tensão 12 vcc para ligar dois telefones para formar um intercomunicador caseiro.
    obs: o circuito é para poder ter o ring ( campainha), pois sem um circuito auliar não consigo acionar a campainha devido a baixa tensão…
    att: márcio

  5. Ola, Toni
    Parabéns pelo blog. 
    Me tira uma duvida:

    Comprei na loja os componentes listados acima – menos a placa de fenolite – para montar estec circuito do amplificador . O total deu  11 reias.

    Mas voce está vendendo o kit  completo por 11.90 . Das duas uma:  Ou voce está perdendo dinheiro ou consegue comprar os componentes  direto no fabricante?? 

  6. Olá amigo Toni. Como eu sei que vc tem vários circuitos amplificadores de audio, estou aqui lhe pedindo algum circuito amplificador de sons GRAVES bem simples fácil de montar, um circuito de baixa voltagem uns 5v ou 6v (em ultimo caso 12v) acho que de uns 6w me serviria. Pode ser com um lm386 ou semelhante. Estou montando uns esquemas de audio com alguns alto falantes e este amplificador de graves quero montar para agitar 1 par de alto falantes(3w cada) aqueles prateados de 2″ com imas de neodimio(ouvi dizer que estes reproduzem belas faixas de grave). Obrigado desde já!

  7. Ola Tony

    montei este circuito, mas o ruido continua a aparecer, troquei o CAP de entrada de sinal(10u) mas não teve jeito. Acho que é algo com o cap de entrada de tensão. Usei varias fontes de silan, PC, celular mas o chiado não para. montei na protoboard e depois corroi a placa, o que percebi é que não fiz o jump J1, poderia ser este o caso??

    Abraço.

  8. ola toni ja montei varios esquema incluive o amplificador com tda 7294 stereo e alguns tr4anmissores e tabem ampli.. tda 2050 um pouco fraco esse com lm 386ele é de quantos w ??? e rms ???

  9. Olá Tony,
    eu construí esse circuito ontem e liguei-o em um microfone para testar, notei umas interferências de radio. Qual deverá ser o motivo dessa interferencia e como solucioná-la?  

  10. ola toni!tenho um amplificador de 374RMS e uma mesa de som de 4canais eu uso esses dois equipamentos em uma caixa de som com 2 autofalantes sendo um 12¨e 15¨,um driver de 8ohms e 2 super tweter de 120rms sendo que estao ligados todos juntos as 2tweter+o driver+o auto falante de 12,de 350 de inpedancia.queria saber porque esta queimando as duas tweter e o driver e o autofalante nao se puder me ajudar eu lhe agadeço muito!UM ABRAÇO.

    • Olá Gil
      Deve estar atingindo a potência máxima suportada por estes componentes… se o amplificador é de 374 RMs e o tweeter é de 120 RMS!
      Como está fazendo essa ligação? utiliza algum filtro?

  11. Ola, Toni… estou precisando de um esquema detector de ruido para detectar se uma maquina esta operando ou não… quando a maquina esta operando ela produz um ruido de 100 dB.. com este esquema eu consigo? estou usando um arduino… abraço

  12. Olá Toni, tudo bem?
    Estou precisando de um amplificador para microfone de eletreto, é um trabalho de curso onde usarei um microfone de eletreto em um mux/demux.
    Esse circuito com o lm 386 funcionaria no meu caso ou você indicaria outro?
    Um abraço.

  13. Toni, dá pra ligar um contrabaixo passivo (sem pré amplificação) nesse circuito? Se sim, teria muita distorção? Queria usá-lo como amp de baixa potência para estudo em casa.

  14. Olá Toni, montei o amplificador e funciona bem, mas eu queria ligar um mic de eletreto, fiz como vc disse ligar o mic na entrada e um resistor 5,6k no + do mic ao + da fonte, mas ele só captar som se eu soprar forte e bem perto nao capta os sons do ambiente. Ja tentei outros resistores mas nao deu, O que eu faço?

  15. Hi! guys, Sou musico profissional e produtor arranjador, tambem gasto um tempo (e dinheiro) fazendo alguma coisa em eletronica, tenho alguns projetos de pedais modificadores para instrumentos musicais e Power Amps. se alguem estiver interessado em trocar ideias meu msn nelsonpromusica(arroba)hotmail.com não conecto com muita frequencia por questões de tempo mas pode me madar email que eu respondo.

  16. Cara desculpe o amadorismo, mas montei o ampl. e não funcionou. Obs coloquei todos os eletroliticos de 50v. Fiz o teste com uma bateria de 9V, e uma fonte. Sera que o meu erro foi os capacitores? Ou pd ser outro erro.

  17. ola, por um acaso vc tem algum projeto de conversor de sinal de TV. (É porque eu trouxe uma TV simples 21″ de portugal e aqui ele só funciona preto e branco. Podes me ajudar? sou de Santa Catarina

  18. ola pessoal 
    eu sou estudante e tenho como “robe” criar projetos eletricos (amplificadores, conserta fontes atx e outros) e resolvi criar um e-mail paratrocar conhecimentos com outras pessoa q tambem se interessam. o e-mail é este:
    hbsom2010@hotmail.com
    quem quiser pode add
    agradeço  

  19. Olá Toni, montei o amplificador mas esta com muito ruído e quando eu coloco a mão no potenciómetro o ruído aumenta ainda mas o que faço)

    • Olá Israel,  tente colocar um resistor de 10k em paralelo com o pino 3 do potenciómetro e o negativo da placa. eu acho que diminuirá o ruido. e caso você esteja utilizando fios para ligar o potenciometro na placa, utilize fio blindado ( aqueles usado em cabos RCA de televisão ou fone de ouvido) isso também reduzira o ruido

  20. Olá Toni, sou novo aqui no teu site, e já ouvi muito do contributo que tens dado para ajudar os manos que tem tido problemas na montagem dos progectos. olha toni, eu pretendo montar um sistema de alerta de segurança de portas e janelas com cordais vocais e não sei por onde começar e que componentes usar.. se tiveres ai alguma dica agradeceria muito é que sou novo nesse mundo da electronica.. um abraço..!!

    • Olá Satel
      não entendi bem, mais me parece que se interessa por segurança e casa inteligente, se for o caso pode começar a pesquisar material sobre casa inteligente…

      Com certeza empregará sistemas microcontrolados, além de microinformática!

      • Obrigado pela resposta Toni, mais é o seguinte, o meu intereçe esta em montar um sistema de segurança nas portas e janelas de Residências, de maneiras a alertar o dono q uma janela ou uma porta esta aberta.. axo q tenho q utilizar alguns sensores não axas..?

      • Toni, andei lendo alguns artigos sobre os Reed Switch, axei ele interesante e vou sim usa-lo para o progecto, mais toni, e os outros componentes..? não sei quais usar, se tiveres uma idea podes por favor colocar uma lista com os nomes dos componentes a utilizar..? Um abraço..!! tu es o cara q a electronica nasceu…..

      • Olá Satel
        Se interessa por circuitos de alarmes e quer alguns circuitos pra começar a brincar com os Reed Switch, dá uma pesquisada no google imagens por “residential alarm circuit” encontrarás dede simples circuitos de çarmes baseados em transistores até sistemas microcontrolados.

      • Olá Satel
        Tem sim algumas opções de cursos de eletrônica a distância como do instituto monitor, mais isso é para caso de estar longe das escolas técnicas,pois se tiver uma perto de você é só fazer a prova e começar no mundo da eletrônica…
        Já que se interessa por automação , saiba que é uma área interessante para se atuar no mercado de trabalho, inclusive com carência de mão de obra…

      • Toni, montei um ciruito desse porém com 6 canais para amplificar fones no palco, querisa saber se na alimentação de cada C.I. preciso colocar o capacitor de 1000uF ou posso usar somente 1 capacitor para 6 C.I.s desse?

      • ola toni
        mypass é uma funçao do lm386 onde liga um capacitor eletrolico do pino 7 para a parte negativa da placa
        minha diversao agora é criar mini caixinhas d som e pesquisando pela net descobri q o lm386 tem essa funçao mypass e para isso utiliza-se um capacitor no pino 7. mas infelizmente nao tem dizendo o valor do capacitor. eu queria saber qual é para testar e ver a diferença no som.
        olha ai nesse perfiu umas criaçoes minha 

         valeu 
        seu site esta me ajudando muito 

      • Olá Henrique
        Você quis dizer Bypass, esse capacitor pode ser omitido, porém com ele, o circuito com lm386 terá mais estabilidade!!!
        Valores entre 100nF a 10µF podem ser utilizados.
        Espiei lá suas caixas, estão bem maneiras!!!
        Mais está a fazer com lm386?

        Valeu!!!

      • muito obrigado pela dica
        a caixinhas pequenas de 2 auto falantes eu utilizei o tda  2822 que é stério e pode ser ligado a pilha.
        já a maior eu utilizei o tda 2030 e alimentei com 4 baterias de celular ligadas em série
        me adicione no msn.
        valeu 

  21.  Estou com problemas para fazer um trabalho referente a circuitos amplificadores – funcionamento e aplicações.
    Precisa envolver os componentes resistor, diodo, indutor, capacitor e transistor.
    Pode me ajudar, indicando algum site ou literatura?
    Obrigada.

  22. Estou precisando de algum esquema (projeto) de circuito Simples para eu montar na placa e apresentar como trabalho final do segundo módulo do meu curso de eletrotécnica o qual precisa ter no mínimo 03 componentes diferentes de: Capacitor, Resistor e Potenciômetro, (capacitor, resistor e potenciômetro podem ter ou não precisam necessariamente ter no circuito), tanto faz, o, porém é que tem que ter 03 outros diferentes, por exemplo: tiristores, transistors, Scr, Mosfet, Igbt, Diac, ou Triac.
    Agradeço desde já a atenção e se de alguma forma puder me ajudar, fico totalmente agradecido. Obrigado.
    Obs.: Eu consegui um projeto c/ triac, transistor e diodo, para acender uma lâmpada quando escurecer, mas o circuito não funcionou e o professor disse que o circuito está errado ou faltando algo, por isso não funciona.Se alguem tiver algum circuito simples e quiser, pode me enviar meu e-mail é cmconline hotmail

  23. oi amigo me add no msn para nos conversa melhor sobre o ampli to aprendendo agora queria tira umas duvidas

    me msn e (sandropontis(arroba)hotmail.com)… <-- por motivo de segurança quando for colocar e-mail use esse esse formato

  24. Olá Toni… Olha explica-me como é que eu posso criar um fusível… Ou seja, já projectei o meu amplificador anteriormente descrito, mas quero que tenha uma protecção contra curto circuito a saída, idealmente poderia-se colocar uma resistência de baixo valor de modo a queimar quando a corrente fosse elevada, ou seja estaria a colocar um fusível… Mas queria projectar algo com transístores, a saída do push pull dado que o meu amplificador é de classe B… Posso adiantar que estou a colocar no push pull um darlington para poder aumentar a corrente, e conseguir ter à saida uma potência de 10w com uma carga de 4 ou 8 ohms… Será que me podes ajudar… estou cansado de pesquisar na internet e nao encontro nada… Um abraço

  25. Toni consegui cara fiz um novo e tá tudo funcionando vc sabe a impendacia desse ampli e a potencia dele???
    Abraçoss
    Obrigado por conquistar minha primeira plaquinha heheheh

      • Toni terminei o amplificador e graças a você
        hehehe
        estou tendo algumas duvidas se puder me responder eu agradeço :
        -Nao posso quase mecher no potenciometro que ja aumenta no maximo e o som fica muito distorcido
        -O som está distorcendo com mt facilidade o que pode ser?
        -Pq quando ligo um fonte de 6v nao funciona e o CI parece que vai derreter de tão quente
        -Qual a melhor fonte de energia a usar 4 AA ou 4 AAA ou Fonte?

        Abraçoss
        Obrigado por tudo

      • Olá Victor
        Espero que não tenha torrado tudo… rssss
        Reveja de onde seu áudio vem, pode ser que já esteja amplificado…
        Experimente trocar o pot por um maior tipo 100 k.
        Veja se sua fonte de 6 voltd, são de 6 volts mesmo, com multímetro, veja se não inverteu a polarização da fonte…
        Bom pra ele 6 a 9 volts

      • Toni como sou novo nesse mundo o cara da loja me vendeu errado os dois capacitores ceramicos !!! ele me vendeu um de 100pF em vez de 100nF e um de 47pF em vez de 47nF!!!
        Agora que estou aprendendo a olhar o capacitor vi que estava errado hehehe
        vc acha que foi isso que influenciou?
        estou començando uma nova plaquinha hj!!! resolvi abandonar aquela para nao ficar um serviço porco !!!

        Abraços
        Obrigado
        Te mando noticias

      • Eh dá um grande diferença…
        E que bom que já está conseguindo, decifrar os complicados códigos dos capacitores…

        Boa sorte
        Depois mande um vídeo ou foto de sua montagem.

  26. Toni… Como sugeres a montagem do seguinte amplificador… Se possível usando AMPOPs:

    Amplificador de áudio

    Pretende-se realizar um amplificador da banda de áudio (100Hz a 30kHz com variação de ganho na banda passante inferior a 1 dB) e capaz de fornecer 10W a uma carga de 8(ohm) (altifalante).
    A distorção total, medida a 1kHz, deverá ser inferior a 1%. O sinal de entrada tem amplitude de 100mVpp. O circuito deverá estar protegido contra curto-circuitos na saída.

  27. Toni muito obrigado e desculpas novamente, gostaria de uma informação sua aonde consigo achar layouts de circuitos?? qual programa usa para fazer os seus???

    Absss

    • Olá Victor
      Vc fala de J1, se for, eh assim com o ele o ganho é mais alto (maior sensibilidade) sem o jumper o ganho é menor (menor sensibilidade).
      Isso vai depender do sinal de áudio que vai amplificar.

      • Toni eu estava querendo saber a respeito de 3 pinos que tem do lado do pot. que está enumerado em 123 e tambem gostaria de saber a respeito do jumper, estou ligando mp3, ipod, e iphone vc aconselha fazer ou não?

        Abss obrigado e desculpa por duvidas que para vc seja tão bobas hehehe

      • Desde 1/8 watts estão ok para os resistores

        Agora quanto ao potenciômetro eh assim, tem três pinos cada “perninha do pot liga num pino”.
        Faça experiencias com e sem o jumper assim encontrará o melhor funcionamento para seu circuito e suas necessidades.

      • Toni muito obrigado cara vc me ajudou muito a começar no mundo da eletronica
        estou usando resistores de 1 watt e agora só estou esperando chegar o potenciometro na loja da minha cidade!!!

        Abraços e obrigado por tudo quando tiver pronto eu te dou noticias

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui