Transmissor FM longo alcance tutorial completo Voyager MKII

| | , , , , , ,

Esse vídeo mostra como montar um transmissor de fm usando dois transistores com alcance de transmissão de até 800 metros!
Especificações
Fonte: 9 volts
Consumo de corrente: 7mA
Tempo da bateria: 50 horas ZnC, 100 horas alcalina
Sintonia: 80 – 110MHz (diminuindo e aumentando a bobina)
sintonia fina ajustando o trimmer
Estabilidade – baixa. Não movimente o transmissor enquanto em operação
Comprimento da antena – 175cm

Receba nossos artigos gratuitamente no seu Email
Acompanhe Toni Eletrônica nas redes sociais

Esquema do transmissor de FM com 2 transistores

Imagem by talkingelectronics.com
Imagem by talkingelectronics.com

Placa de circuito impresso para montagem do transmissor de fm

voyagerMKII-circuit_boards Placa de circuito impresso para montagem do transmissor de fm
imagem by talkingelectronics.com/

Para maiores informações sobre o circuito visite a página do autor do transmissor voyager MKII, talkingelectronics.com

O que achou deste artigo?

Clique em uma estrela para avaliá-lo!

Classificação média / 5. Total de votos

Sem votos até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Como você achou este post útil...

Compartilhe nas redes sociais!

Lamentamos que este post não foi útil para você!

Ajude-nos a melhorar este post!

Conte-nos como podemos melhorar este post?

Anterior

Construindo um micro transmissor de fm spy bug

Eagle3d vídeo tutorial – Software Autodesk Eagle

Próximo
Sobre Toni Rodrigues

Autor do blog Te1.com.br. Técnico em Eletrônica Industrial pela Escola Técnica de Brasília registrado no CREA, Tecnólogo em Sistemas para Internet pela Unianhanguera. Interessado em eletrônica, montagens, pesquisas, informática e tecnologia em geral.

Comente via Facebook

94 comentários em “Transmissor FM longo alcance tutorial completo Voyager MKII”

  1. peco ajuda Toni tenho todos os componentes mas o transistor é de BC 548, e já montei mas não funciona! peco explicação passo a passo favor, e os componentes para possa funcionar e antigir aproximadamente 3km da distância! obrigado

    Responder
  2. Olá Toni,
    Tens algum circuito de transmissor/Receptor de RF de maior potência para usar com os ht12D/ht12e, que não seja aqueles módulos hibridos? Algo que atinja uma distância maior ;o)

    Valeu!

    Responder
  3. E ai toni quero montar esse o poblema é que nao tenho no momente o capacitor 33p nem o de10p poderia subtitulo? Ou nao? No caso posso colocar um trimmer vermelho ou nao vai funcionar ? E o alcance qual é?

    Responder
  4. boa tarde toni, gostaria de receber video aulas de como montar um transmissor passo a passo, pois sou fã de eletronica, mas nao sei nada, sou um curioso e gosto muito de transmissores sou diretor de uma fm comunitaria e gostaria de fazer um link esterno, e gostaria muito de montar um videolink com um boa potencia assim uns 2,5 km para transmitir as missas da minha paroquia especialmente agora em janeiro que é a festa de nosso padroeiro são sebastião, obrigado,

    Responder
  5. Sim Toni as Transmissões em ( PALM ou NTSC ) já estão misturadas nos nossos dias no pais, foram adaptadas pela engenharia para cumprir o seu proposito e, com data para extinguir. Não gostaria de ver a radiodifusão chegar ao fim. O alerta está presente; não temos Receptores AM novos no Mercado! Não se fabrica mais rádios! .

    Responder
  6. ola toni,entao.montei este circuito com componentes de sucata e sem placa,(no arame mesmo) fiz algumas modificaçoes por falta de alguns componentes ficou bom ,mas com pouca estabilidade.queria saber se teria como colocar um cristal para melhorar. se possivel seu valor e onde eu teria que coloca-lo. obrigado!

    Responder
  7. Transmissão de rádio via aérea essa informação me foi dada por alguém do Sesc .
    Não muito confiável porém com o avanço das descobertas tudo leva a crer que o caminho será a extinção. Não estou nada concordando com o fim do rádio pois isso também dependerá da sociedade, então já não encontramos a venda receptores de qualidade AM e FM. Que venham os digitais mas não irei ligar meu Pc só por uns anúncios de produtos de lojas e comércio em geral. Em 1988 havia um projeto de Rádio AM Stereo e,o que parece não vingou. Aqui em minha cidade temos pelo menos uma estação cujo a transmissão em 1170 Khz AM é estereofônica Analógica.. Não sei as outras.

    Responder
    • Olá Sergio
      As transmissões de rádio não serão extintas! As tecnologias veem e coexistem, um exemplo é que diziam que o computador acabaria com os livros… Porém isso não aconteceu!
      Então com o tempo as transmissões de rádio passaram para digital, porém não será tão rápido, principalmente pelas dimensões de nosso país!
      Assim teremos mais qualidade do sinal, além da possibilidade de transmissões de outros dados… No mais será a mesma coisa com nosso “Radim” recebendo sinal de uma torre! Porém agora digital e curtir os últimos lançamentos da música brasileira!
      Tomara que o governo tenha bom senso e escolha o DRM, como padrão para Rádio digital no Brasil!

      Para 2016 os planos seria de finalizar as transmissões de TV Analógica Terrestre, pode ter certeza que este prazo terá de ser revisto!

      Responder
  8. Fiquei sabendo que todas as rádio-difusão AM ou FM serão extinta em 2016. Que pena, o rádio como uma antena aérea vai deixar saúdades. Quem tiver um radio AM ou FM, não jogue fora, o ar estará limpo de tantas expúrias e, assim poderemos realmente descobrir que tão longa distância esses micros transmissores alcançarão. Alguém poderia afirmar – me mesmo se a radio-difusão aérea irá parar realmente ? Aguardo

    Responder
  9. Este transmissor pode sim ultrapassar os 800 mts vai depender de alguns fatores, a qualidade de seus compoenentes. * Transistores * não haver transmissores potentes ao seu redor, topografia do terreno e antena bem posicionada OK.

    Responder
  10. ola caro amigo,acompanho todos seus projetos e gosto muito,gostaria que vç me ajudasse me respondendo uma duvida:
    construí um receptor regenerativo para ouvir VHF usando um BF494  como oscilador,gostaria de saber se posso ouvir ondas curtas com esse mesmo receptor, mas precisamente a faixa de  27 MHZ , o que devo alterar para poder sintonizar essa faixa??

    Responder
  11. Larga de ser mal educado Tomas, o Toni só quer ajudar quem ama a eletrônica,cada um que entende tem um esquema diferente,esse transmissor que o Toni está mostrando,eu fiz um parecido,só que eu usei dois transistores 2n2218,três resistores de 10k,um resistor de 1k,um resistor de 100r,um resistor de 150k,um resistor de 1m,quatro capacitores poliéster,104,222,4.7 ou 5.6,e o outro de 2A104J um trimer de qualquer valor,uma bobina de 5 voltas.Esse transmissor funciona com 9 volts ou 12 volts,a distância de 2000 mil metros,lembrando,quanto mais alto a antena,melhor a frequência.Alguns transmissores caseiros não alcança a distância oferecida no esquema é devido á antena baixa,é só aumentar a antena ou alterar os transistores…

    Responder
  12. boa  noite…por  favor  alguem  sabe  qual  é  o  nome  do  transistor  de  potencia  do  LINK  TRANSMISSOR  DE  FM  950.  porque  o  meu  queimou  e  a numeração  dele  ta  raspada-  me  ajuda….  obrigado.

    Responder
  13. ATENÇÃO: o uso do FET BF 245 nas etapas de prè para transmissores podem não funcionar perfeito, porem ele causa interferença ,…posso a´te dizer …vazamento de áudio ,comprometendo o som gerado pelo transmissor. VOCÊS TEM ALGUMA SUGESTÃO, MANDA OK?.

    Responder
  14. Tony seus esquemas é realmente fora de série.Tenho alguns deles aqui montados, e funcionam realmente.Quanto a circuito de transmissores [ SEM SER ESSE ACIMA PULBLICADO}, dá um pouco de trabalho, digo porque já montei vários deles.Hotem acabei de montar um, e hoje liguei, tive um resultado bom , na frerquencia 88,7,mhrz, com u capacitor de 10 pf, no coletor e emissor,do bf 494 e depois acoplado à etapa de potência com bd 135, porem o pré com o FET BF245,…não deu certo, tive que eliminar o pré..PARABENS CARA TEUS CIRCUITOS SÃO REALMENTE MUINTO BOM.

    Responder
  15. Toni.
    Parabens pelo site, é uma exelente fonte de informações e rico em esquemas.
    É uma de minhas fontes de consultas.Continue nos brindando com esses esquemas.
    Seu site foi citado no grupo de discussão qrp.br do yahoo.
    Um grande abraço…..Caio- Dois Córregos

    Responder

Deixe um comentário