Circuito de amplificador de potência com tda2050 para 32 watts

| | , ,

O TDA 2050 consiste em um amplificador que pode fornecer potências até 36 Watts RMS e 50Watts IHF em cargas de 4 ohms quando
alimentado com tensão de 25 Volts.

Trata-se de um excelente circuito para aplicações domésticas de fácil construção.
Uma aplicação interessante consiste no seu uso em módulos para amplificar sinais de graves, médios e agudos separadamente, obtendo-se assim uma elevada potência final com alta qualidade.
Como som doméstico pode ser usado para construir um excelente amplificador para seu computador, mp3 , para reforço de  cd-players ou para DVDs.

Vídeo do protótipo montado pelo amigo Marcelo

Vídeo de uma unidade montada pelo amigo Walyson

Receba nossos artigos gratuitamente no seu Email
Acompanhe Toni Eletrônica nas redes sociais

Esquema do Amplificador com TDA 2050

Esquema do Amplificador com tda 2050

Sugestão de placa de circuito impresso para montagem do circuito versão 2016

amplificador tda 2050 pcb  Amplificador, amplificador de áudio, amplificador de potência, Áudio, Circuitos, estéreo, tda Circuito de amplificador de potência com tda2050 para 32 watts

Placa de circuito impresso layout do lado dos componentes clique para ampliar

Placa de circuito impresso layout do lado dos componentes clique para ampliar

Lista de componente para montagem do amplificador com tda2050

ComponenteValor
C12.2µF/35v – Capacitor eletrolítico
C2100µF/35v – Capacitor eletrolítico
C3, C71000µF/35v – Capacitor eletrolítico
C422µF/25v – Capacitor eletrolítico
C5100nF -> 104, 100nF, 0.1, .1, ou 100n – Capacitor Cerâmico
C60.47µF – Capacitor poliéster
IC1TDA2050
INConector – entrada de áudio
VCCConector – fonte de alimentação
OUTconector – Saída de áudio
R1, R2, R3, R522k -Vermelho, Vermelho, Laranja, Ouro
R4680 Ohms- Azul, Cinza, Marrom, Ouro
R62.2 Ohms- Vermelho, Vermelho, Ouro, Ouro

A fonte para esse circuito deve ser de 12 a 45 volts/ 2 amperes*

Requer um dissipador de calor e a fonte deve ser de tensão contínua. Pode utilizar fontes de notebook que fica legal.

* Se for utilizar com fonte maior que 25V os eletrolítico devem ter tensão de trabalho 50V e se > 40 Volts devem ser de 63Volts!

Download dos Arquivos para essa montagem versão 2016 – Arquivos corrigidos

Download PDF     Mirror

O que achou deste artigo?

Clique em uma estrela para avaliá-lo!

Classificação média / 5. Total de votos

Sem votos até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Como você achou este post útil...

Compartilhe nas redes sociais!

Lamentamos que este post não foi útil para você!

Ajude-nos a melhorar este post!

Conte-nos como podemos melhorar este post?

Anterior

Amplificador estéreo com CI TDA2822 com controle de volume 1W

Circuito de amplificador potência com CI TDA2002 – 8 Watts

Próximo
Sobre Toni Rodrigues

Autor do blog Te1.com.br. Técnico em Eletrônica Industrial pela Escola Técnica de Brasília registrado no CREA, Tecnólogo em Sistemas para Internet pela Unianhanguera. Interessado em eletrônica, montagens, pesquisas, informática e tecnologia em geral.

Comente via Facebook

690 comentários em “Circuito de amplificador de potência com tda2050 para 32 watts”

  1. Olá Toni, por gentileza enviar o esquema do amplificador com o tda 1558q quais componentes e voltagem e resistencias corretas e como ligar o potenciometro duplo de quantos k tem que ser o mesmo e com todas as pinagem do mesmo Grato desde já Leo .

    Responder
  2. Estou com problemas para baixar os arquivos, diz que apenas o dono pode baixar, e também gostaria de saber como faria para tirar o potenciômetro? da para utilizar a mesma placa mas fazendo algum jumper?

    Responder
  3. olá toni, ganhei umas caixas de um sistema de som da sony 5.1 e estou a procura de um projeto para ligar tudo, minha ideia era amplificar cada caixa separadamente e ligar no 5.1 do pc, porém as caixas tem impedâncias diferentes. As caixas da frente e trazeiras por exemplo tem 3ohms; a caixa central é 6ohms e o sub também 6ohms(todas as caixas são pequenas menos o sub). fiquei na duvida se esse projeto daria certo para o que eu quero. Não procuro nada super potente, mas seria legal ter algo alto e com qualidade para assistir um filme. Já fiz um projeto daqui (https://www.te1.com.br/2012/09/circuito-amplificador-audio-potencia-dinamico-tda7377-4x-10-watts-estereo/) utilizo atualmente na configuração estereo com duas caixas grandes de 6ohms, gostaria de manter a mesma qualidade desse primeiro projeto mas ter o efeito 5.1.
    Desde já obrigado

    Responder
  4. ola .. . esse Ampliador e clone do AiV2. . . ?
    Criado pelo Téc. Alex S. de D. de Caxias Rio de J. ?
    vi esse projeto feito com o TDA 2002 . . em 2011 em MQ’s de Multi Jogos

    Responder
    • Olá Alex
      Este é o esquema original da STMicroelectronics e layout desenvolvido pelo Técnico em Eletrônica Industrial A. Rodrigues.
      Projeto baseado no Circuito integrado TDA2050!

      Responder
  5. Toni tengon un ploblema con tda2005 que es de 20w. Lo alimento con una bateria de 12voltios 5 amp. Y le pongo con un reproductor mp3. Y me empieza tener un ruido como puedo solucionarlo

    Responder
  6. Olá Toni, Primeiro quero lhe agradecer pelo projeto desse amplificador, montei o projeto em uma placa desenhada a mão pois não tinha material para imprimir o layout. Funcionou muito bem, excelente qualidade sonora sem distorções, sem chiados, ótimo mesmo. capacitores 4700/50 alimentação = fonte notebook 19.5v 3.5a, falante 6″ 6ohms. Minha dúvida é, quantos wats ele esta conseguindo mandar nessa configuração???

    Responder
  7. Olá Toni, montei deu tudo certo,porêm… percebir que ele necessitou de um aterramento, sem ele fica tocando baixinho quase nada.
    Eu aterro no dispositivo que ligo como fonte de sinal cd play, cell, etc.
    Teria uma maneira facil de fazer o aterramento proprio dele? Eu pensei em fazer aterramento virtual com varistores.
    Aguardo respostas… obg!

    Responder
  8. Olá pessoas,

    é impressão minha ou o C1 está invertido no PCB. De acordo com o diagrama, o sinal entra pela parte positiva do capacitor. No PCB, após o sinal passar pelo potenciômetro, ele está entrando pela parte negativa do C1. Estou comendo mosca?

    Responder
    • Olá Matheus
      Na PCB foi adicionado um potenciômetro para volume e quando zerado o potênciometro termos 0 volts no pino do capacitor, sendo “mais positivo” do outro lado.
      Enfim se utilizar um capacitor não polarizado é melhor.

      Responder
      • Obrigado Toni.

        Gostei bastante do TDA2050. Já fiz três plaquinhas com ele baseado nesse projeto e no datasheet, enquanto aprendo uns macetes aqui no KiCAD.

        Vou pensar aqui no que disse e fazer uns testes.

      • Só mais uma coisa Toni.

        A substituição dos eletrolíticos pelos não polarizados pode ser feita sob que critério? Posso trocar o de cerâmica também por um de poliester por exemplo?

        Agradeço.

      • Olá Matheus
        Eletrolítico – é onde se consegue as maiores capacitâncias com baixo custo
        Na parte de áudio, utilizamos poliéster ou similar, quando valor maior utilizamos eletrolítico.
        Na parte de fonte de alimentação, utilizamos eletrolítico e cerâmico.
        Enfim depende do projeto e da qualidade que pretendemos chegar.

  9. Substituam o TDA 2050 que dá 30 watts rms, pelo TDA 2051 para obter 40 watts rms de potência em seu amplificador alimentando-o com 25 volts. Montei este e funciona muito bem, vocês só tem que ter cuidado numa coisa, que não pode pôr para funcionar sem o alto-falante porque o resistor 2.2R queima ! Um excelente circuito !

    Responder
  10. Comentário:Olá Toni e ao Pessoal!,Montei um sistema de Som 2.1,2 canais estéreo + Sub com 2 TDA2040 Para os canais esquerdo e direito e o Sub com este TDA2050+ o filtro passa baixa ativo com o Tl071,ficou Excelente,só com chiado baixo do ventilador de PC,pois esquenta um pouco,mas não chega a interferir no audio.Projeto concluido com Circuitos Postados aqui neste Site,Obrigado a Todos.

    Responder
  11. Olá, eu medi um trafo que peguei de um micro system da gradiente e com um tda7264 ele drenou 1.6A em cada fase. se eu usar esse trafo para alimentar 2x tda2050 ele aguenta de boas? será que eu consigo pelo menos 30w R.M.S. em 6 ohms? Obrigado

    Responder
  12. Fiz o circuito e estou usando capacitores de 50v a fonte entrega +-34v 2a, o circuito funciona, só que o porenciometro faz um ruído quando gira apenas, (já substituí por outro é continua, pot100k). Além disso percebi uns pequenos estalos no falante, e quando desliga faz um chiado estranho… já verifiquei a polaridade de todos os capacitores, e a tensão… são todos novos… todos os componentes. O que pode ser?

    Responder
      • Olá Toni. Estou com a mesma dúvida do colega ali de cima, estou usando transformador de 22 + 22, só que após retificado fica com quase +-29v. Se eu ligar nessa fonte não vai queimar o CI? Abraço e obrigado!

      • Ola toni estou com as mesma duvidas dos colegas tenho fonte +-29v apos retifica pelo data di 2050 suporta ate 25v se ligar nos 29v so alterando os eletroliticos nao ira queimar o ci

      • Olá Fábio e Diogo
        O CI suporta até 24V simétricos com segurança, logo com fonte simples pode se utilizar até 40V com segurança.
        Só atente para alterar a tensão de trabalho dos capacitores!
        29V utilize capacitores de 50V.

  13. Eu estou usando uma alimentação simétrica de +-12 V, pelo fato de essa tensão ser menos que a metade do valor máximo recomendado no datasheet, teria como me dizer se seria possível utilizar uma carga de 2 ohms na saída?

    Responder
  14. amigos,não tenho muito conhecimento em eletrônica, mas montei esse amp. O problema é que ta com muito ruido. Esses capacitores C5 e C6 tem que ser de polipropileno ou outro tipo? Montei com sucatas que tinha aqui e tirando o ruido ficou legal. tem como dar essa dica do que pode ser? Valew

    Responder
  15. Toni os esquema pra pcb acima já estão espelhados? Vou fazer minha primeira placa via transferência térmica e estou meio confuso ainda… Posso usar uma fonte de notebook de 19V 3,16A para alimentar o circuito? Abraço

    Responder
  16. eai cara! Pra que essa placa aceite 2 auto falantes, o que eu preciso acrescentar? Ou posso colocar os pares de cada falante em uma unica entrada?
    OBS: No meu caso, os meus falantes são ligados com aqueles cabos pretos e vermelhos.

    Responder
  17. Toni, tem como me dizer onde que ligo os pinos do potenciometro. Voce disse:
    Pino 3 – GND
    Pino 2 – IN+
    Pino 1 – Sinal de áudio na entrada.

    onde seria esse “Sinal de áudio na entrada”

    Responder
  18. Montei duas placas e uma fika quando liga fika estalamdo em uma velocidade crescente e para. O som funciona porem em baixa potência os estalos reaparecem junto a baixas frequências (graves)

    Responder
  19. Na placa Single 2 o resistor R5 22K teria de estar conectado à trilha C7 1000uF, porém a trilha acaba no nada, sem nenhuma conexão, isto já foi corrigido? até mesmo na placa de circuito impresso layout do lado dos componentes isto é visível… Notei só quando fui colocar os componentes na placa para separar antes de soldar.

    Responder
  20. Posso usar dois capacitores C1 em paralelo para que a entrada de áudio seja estéreo? Ou preciso fazer um circuito mono->stereo separado para isso? Obs.: Vou montar tudo em uma keg Heineken e usar um único alto falante.

    Responder
  21. Toni na verdade eu liguei o amplificador sem alto falante primeiro. Depois é que eu iria conectar o alto falante para então ligar o amplificador. a caixa que vou usar é de um som, não sei exatamente quanto watts mas é bem potente.

    Responder
  22. Ola,
    constatei que o resistor R6 de 2,2 R esquentou muito e saiu fumaça. e foi usado um de 2W. o trafo usado foi de 20v e 5A. não encontrei nada em curto. Toni o que pode ser isso?

    Responder
  23. Olá Toni,

    montei esse circuito com o tda2050 e na hora que fui ligar, o resistor R6 de 2,2 ohms começou a sair fumaça. ao invés de 1w usei ele de 2w. o trafo usado foi de 20v. o que pode estar errado? usei todos os outros componentes corretamente. aguardo ajuda!

    Responder
    • Voce usou plug de fonte ou soldo os fios direto na entrada? Quando eu usei o plug da fonte deu um curto que quase perdi o ci, ahe quando soldei os fios direto na entrada de positivo e terra,respectivamente, o amplificador ficou a funcionar legal.

      Responder
      • Na entrada de alimentação eu usei aquele conector com dois parafusos para prender os fios, como lá em cima na imagem do circuito. E nessa entrada entra a alimentação de 20v de uma fonte propria que montei com um trafo de 20v e 5A. Quando eu vi que estava saindo uma fumaça eu desliguei a fonte rapido, encostei o dedo em alguns componentes e descobri que esse resistor estava pelando de quente.

      • PODE ser qie o resistor que voce comprou tenha vindo com defeito de fabrica da loja, se eu fosse voce eu trocava por um outro de igual valor pra ver se o problema continua

      • Pode ser também que aquele parafuso nao ta segurando os fios direito causando curto. Um conselho que dou a todo mundo, sempre que tendo usar plugs, borns, da errado, pode ser eu tambem mas, quando eu soldo direto na entrada fica perfeito, a energia passa perfeitamente. O problema e que as vezes a solda arrebenta conforme o uso,mas sempre soldo.

      • Boa noite Toni.
        Vc pode me dizer o porque o TDA2050 nao pode ser ligado em ponte?… achei alguns circuitos com esta configuraçao, mas varias pessoas ja me falaram que este TDA nao funciona em ponte tambem mas ninguem soube me dizer o porque.
        Queria montar um amp. com esta configuraçao mas estou em duvida.

  24. Olá Toni estou com um defeito um pouco loko, depois de montar o esquema verifiquei para ver se tudo tava certo bem ligue e tocou por 3 segundos e depois foi ficando baixo até parar, desligue a fonte verifiquei de novo mas troquei o tda e fez a mesma coisa, é como se alguma coisa tivesse roubando energia ou algo assim e fiquei com algumas duvidas que não consegui tirar, o C1 é eletrolítico ou poliéster já que nos comentários tá de poliéster e no esquema eletrolítico, outra coisa o C1 meu é de 2,2uf  100v , outra coisa, o C6 o cara me vendeu com uma numeração que não entendi bem era de u47k250 eu até perguntei se era o mesmo e ele jurou que erae a fonte utilizada é de 12V 4A de trafo simples mas tenho certeza que lea é boa pois toco um radinho meu que fiz um dias atrás,  tenho certeza que fiz as trilhas certinha, até porque o trem funfa, um pouco mas funfa kkkk. enfin será que dá para ter uma ideia… agradeço desde já…

    Responder
  25. Olá Toni!!!!

    Seu conselho resolveu, dei uma revisão nos componentes… apesar de não encontrar problemas, percebi que não verifiquei o jack de entrada da energia, era justamente ele o problema.

    Porém!!! Apesar do som sair com ótima qualidade e corpo, está baixo. Não é sinal de entrada, usei o PC e também já tentei na saída de fone da caixa de som e subi até distorcer. Mesmo assim não aumenta.

    Medi a saída e chega no máximo em 100mA.

    Testei com falante de 30W 8 ohm e também com falante de 8W. Fraquinho mesmo.
    Fica mais baixo que a entrada, que está indo até 200mW.

    Tem mais algum conselho??

    Responder
  26. Olá pessoal! Eu tinha postado uma dúvida mas deu algum problema e ela sumiu.

    Por tanto vou colocar de novo mas de forma bem resumida:

    Fiz este amplificador mas quando ligo ele está em curto e a fonte fica desarmando.
    Já verifiquei a placa e os componentes, não encontro nada em curto.
    Segui o esquema 3 vezes e não vejo diferença.
    Testei a entrada, saída e alimentação… nada em curto. O tda é novo e já estou no segundo.

    A fonte é 12v 4A.

    Alguém tem ideia do que pode estar acontecendo?

    Responder
  27. Oi toni! Se eu usar uma fonte de 12v em 2a eu consigo alimentar duas placas para ter um stereo?quanto teria em cada placa em watts com essa voltagem/amperagem? Onde coloco o potenciometro para os dois?? Tenho um de 50k stereo! Ajuda ae vlw

    Responder
  28. Toni, vou usar uma fonte de 20v que fornece até 5A, então pus os eletroliticos de 35v, só o C1 usei de 50v por não achar de 35v, teria algum problema em usar cap de 35v?
    E mais, o C6 de poliester eu usei um de 250v por não achar de 100v, pode ser 250v mesmo?

    Responder
  29. Toni parabens pelo site os capacitores que encontrei foram 

    c1   2.2uf / 350v
    c2  100uf / 50v
    c3 c7 1000uf / 50v
    c4   22uf / 50v
    c5  104
    c6   0,47 / 100v elotrolitico  

    alimentação sera de    20V /  3,5 A  QUERIA SABER O QUE TENHO QUE TROCAR  
    OBRIGADO MANO…

    Responder
  30. Olá Toni, parabéns pelo projeto! Gostaria de saber se é necessário usar potenciômetro no circuito. Se eu quiser ter um controle de volume onde coloco o potênciometro? ele tem que ser quantos ohms?

    Responder
  31. Antes de mais nada muito obrigado pelo o que vc faz!!! Eu ja montei, um agora quero montar outro pra deixar estério , posso usar uma fonte de 2 amp ou tem que ser de 4 amp. obrigado!

    Responder
  32. oi Toni site es groso muy bon queria saber si que tipo de potenciometro colocar en el circuitoo que caracteristicas tenicas debe tener y c1 c2 c3 c7 c4 son electroliticos? gracias

    Responder
  33. Oi Toni, pretendo confeccionar a placa com a opção PCB1, mas aí na hora que eu baixei os arquivos em PDF para montagem eu vi que o correspondente e esse PCb1 está diferente. Qual é o correto, é o PCB1 que está lá em cima ou é o do arquivo PDF?

    Responder
  34. Essa placa não esta invertida ? cabeça pra baixo ….se alguem fizer a placa e for seguir o layout de compoenetes a pessoa iniciante vai virar a placa pro CI ficar por cima , desse jeito o OUT vai pra direitoa e o VCC pra esquerda ..

    Responder
  35. Amigos mim perdoe pela insistência mais preciso aumentar a potencia do meu amplificador, atualmente eu uso uma fonte de 25v +- 3 a 4 A para 2 placas.

    e eu tenho outra fonte de 53v em 3 a 4 A eu poderia ligar minhas 2 placa nela ??

    obrigado

    Responder
    • de acordo com o datashet do TDA ele suporta até 50V colocar esta fonte que vc disse esta acima do especificado e com risco de queimar o CI , ja montei um circuito com este CI usando fonte com tap Central de 18-0-18 ratificado e com caps de 4700uf 35v que subia para 24v o positivo e negativo testato com o gnd!!! e 48v nos fios energia que chegava perto dos 50v de uma olhada no datashet la tem mais informações vlw 🙂

      Responder
  36. Ola, Rafael obrigado por me atender, estou verificando o circuito e até agora nao encontrei nada errado e surgiu uma duvida na posicao do capacitor 7 na saida de audio positivo pra saida ou o contrario, pois no esquema esta negativo pra saida e nessa imagem do site te1 esta positivo pra saida , qual é o correto, obrigado 

    Responder
    • ola joão este capacitor nao lembro muito mas basicamente seria positivo positivo e negativo negativo (positivo do cap no positivo da saida e o negativo do cap no falante. Mas sem o capacitor tambem deve funcionar pois usava sem quando eu tinha este circuito montado agora estou com um circuito tda 2030 e acabei de botar uma plca de fenolite a perder kkk por falta de ferramentas certas add facebook (https://www.facebook.com/guitarrista.rafael)

      Responder
  37. Olá Toni, montei esse amplificador com tda2050 e nao sai son e sim um ruido alto e o auto falante fica pulando feito um britador. alguem pode me ajudar, estou começando na eletronica. obrigado o trafo que estou usando é 15 +15 2 amperes e se possivel alguem pode me dizer onde ligo o potenciometro na placa se é na entrada de audio obrigado

     

    Responder
    • ola joão montei este circuito umas vezes e pelo que vc descreveu pode ser que haja um curto na montagem ou o tda esteja com problema(tive um assim aki), e pelo que lembro sempre o potencimetro é na entrada de audio para ter controle de volume

      da uma revisada legal no circuito se nao tiver erros deve ser o tda!! flw 🙂

      Responder
    • Olá Matheus
      Chiados são complicados…
      Verifique cabos, afaste o trafo ou linhas AC da parte de entrada do amplificador, utilize cabos blindado na entrada de áudio… Verifique a fonte também!

      Responder
  38. Montei o circuito e não esta funcionando… os componentes estão ligados corretamente de acordo com o esquema… funcionou normal da protoboard mais no circuito impresso esta fechando curto quando coloco o multímetro na escala de continuidade na entrada de tensão.

    Responder
  39. Olá Tony, gostaria de saber se tem como mudar esse capacitor C5 por algum outro, ou eliminar ele de vez ? Onde moro não tem desse capacitor, alguma dica? Desde de já obrigado, e parabéns pelo site.

    Responder
  40. boa noite amigo você pode mim formar que ci poço substitui o tda 1514 já troquei o quarto ci e não fonciona explode tenho 25ano de experiencia em eletronica mais esta caixa veio para infernizar eu ceio que é o ci que não perste é carimbado por isso queria uma ajuda de si posivel mim mandar um esquema de um amplificador de pelo menos 50 ou 60w para eu montar e colocar dentro desta caixa obrigado aguardo graciliano o site da minha eletronica é este [email protected]

    Responder
  41. nao entendi esses capacitores C5 100nF -> 104, 100nF, 0.1, .1, ou 100n
    C6 0.47µF sao de polieste ou eletrolitico ? e sao de 100nv 400v ? poderia me da o valor esato e nao entedi  o c5 c6 na foto ele e de polies mais quando fui compra o rapaz me vendeu  eletrolitico

    Responder
  42. Lanço o desafio, montar TDA2050 em ponte, ai com quatro TDA2050 montar um som 2.1 com pelo menos 100rms… eu já montei um estéreo show de bola… agora quero fazer um pro SUB pensei em um TDA7294 porém ai tenho de jogar dois TRAFO…

    Alguém se habilita a fazer o esquema? parece que tda2040 tem como por em ponte…

    Responder
  43. Bom Dia Toni.
    montei o amplificador tda2050 e funcionou, mas tem um pequeno chiado e fica recebendo sinal de radio fm. o que devo fazer para resolver isso.
    parabéns pelo site Toni. 

    Responder
  44. Olá, estou terminando de montar um som 2.1 para vender. Usei este circuito para a saída do subwoofer e gostaria de saber se alguém sabe de algum circuito que eu possa fazer uma sáida para fone de ouvido, quando plugado o fone o som para de sair pelas caixas acústicas e sai somente no fone. Obgd

    Responder
  45. OLA TONI. ESPERO QUE ME POSSAS AJUDAR, TENHO UMA CAIXA APLIFICADA DA LINE6 SPIDER III 15 WATTS, ACONTECE QUE COLOQUEI RECENTEMENTE UM CIRCUITO DE SAIDA NÃO ORIGINAL E QUANDO ESTOU A TOCAR A CAIXA FAZ UM BARULHO MUITO GRANDE QUE TENHO QUE DESLIGAR, SE ME PUDERES AJUDAR ME ENVIANDO A REFERENCIA DESTE CIRCUITO ORIGINAL,AQUELE QUE TEM 5 PERNINHAS DE ARAME, POR FAVOR

    Responder
  46. tony verifica os desenhos para placa e o esquema na placa a entrada de audio tem o desenho ao contrario como mostrado no esquema vou seguir o esquema esta certo no esquema ou no pcb desenho?

    Responder
  47. ola tony valeu pelo esquema apesar que como nao tinha aki os capacitores nao polarizados nao os coloquei e montei assim mesmo mas achei o som muito baixo aki sera que é por causa da falta destes capacitores? tambem coloquei C1 com dois em paralelo de 1uf e C2 em serie de 220uf altera muito? vlw

    Responder
  48. Olá Toni
    quero montar um amplificador para tocar um par de 6×9 de 60w rms da sony, porém tenho duvidas no amplificador correto
    tenho uma fonte de PC e gostaria de utiliza-lá para ligar o amplificador, pois ja liguei meu cd-player com esta fonte de PC de 12Voltz
    mais uma dúvida: meu cd-player fornece 20W rms de saída, junto com este amplificador de 36W eu teria 20+36=56W ?

    Responder
  49. toni vc pode mim mandar um esquemas de amplificador  com duas saidas de 3w de 4ohms alimemtaas por 3.7v igual ascaixinhas de som. eu nao entendo nada de eletronica so preciso do circuito para mim mandar fazer muito obrigado

    Responder
  50. Olá, Toni!

    Se eu alimentar dois desses circuitos com uma fonte de notebook 19V/3,42A, terei muita perda de potência? Outra pergunta: caso a fonte (que é chaveada) gere ruídos, há a possibilidade de diminuir esses ruídos com Capacitores (entre 6.800uf e 10.00uf) na saída dc da fonte? Obrigado!

    Responder
  51. oi toni eu montei o meu tda estereo mais quando eu ligo ele fica um som na caixa tummmm e eu nao sei mais o que fazer vc sabe algo q eu possa fazer para tirar esse som??? obrigado.

    Responder
  52. Olá Toni, eu fiz esse circuito mas ele não está funcionando, já revisei ele todinho e não tem um erro, oque será que pode ser?
    ele liga normal, mas quando coloco uma fonte de sinal ele começa a chiar

    Responder
  53. Olá pessoal, estou montando esse amp e essa fonte que tem para esse amp nesse site: http://diyaudioprojects.com/Chip/DIY-TDA2050-Hi-Fi-Chip-Amplifier/ ….lá no final do artigo…. a minha dúvida é se eu posso substituir os capacitores de polipropileno por outro material ou por outro valor maior, pois onde fui comprar só tinha a partir de 1uF!

    Responder
  54. Obrigado pela ajuda com o conector jack, mais para mim realmente finalizar o projeto to uma pequena duvida sobre a entrada e saída de áudio, a entrada estava pensando em usar um cabo de fone de ouvido P2 e arrancar os fones e ligar direto na entrada, estaria fazendo certo? E caso eu quisesse fazer um stereo como ficaria as ligações de saida e entrada e audio?

    Responder
      • Mas Gil fonte de notebook serve? Fiz uma placa aqui e não funcionou, não sei o por que?
        Talvez a fonte q eu esteja usando, ou ate mesmo a plaquinha, enfim to montando outra, queria mesmo é ir em algum lugar com pessoas que saibam mexer com eletrônica para me ajudar, você conhece algum lugar assim em São Paulo o alguém que trabalhe com isso, por que no meu curso não tenho muito apoio de professores.

      • Consegui finalmente fazer o amplificador \o/, fiz uma e não pegou, só na segunda que funcionou, meu erro foi tão estupido e eu quebrando a cabeça, eu não inverti o PCB kkk, então nunca ia funcionar, olhe bem o video e a posição dos componentes,e vi que o meu tava errado, fiz outra e funcionou, mas ta com muito ruido, li em alguns comentarias que poderia ser a fonte, testei em duas fontes, uma de celular de 5V 0.5A e uma que achei em casa de 12V 1.6A  e funcionaram, qual seria a fonte ideal?

      • Gil fiz e ficou legal até um tempo, depois o amplificador ficou com o volume baixo, sera que é o TDA? por que aparentemente ele esta funcionando, ele aquece!, e muito!

    • fonte de notebook serve sim, verifique o se os componentes estao corretamente ligados conforme mostra o desenho ” Placa de circuito impresso layout do lado dos componentes ” acima. eu montei uma que nao funcionou corretamente, entao verifiquei que tinha componentes invertidos, talvez pode ser problema na sua placa, nao sei se foi vc que fez, no mercado livre tem pessoas que confeccionam por 10 reais a placa, no you tube tem videos explicando. tambem tive problemas na montagem, mas ta quase bom, nao sei pq mas tem hora que começa xiar e so para se eu desligar por um tempo, mas quando tiver tempo eu descubro, qualquer coisa add no msn que posso tentar tirar alguma duvida, apesar de eu tambem nao ser um expert em eletronica, digamos que eu seja um curioso. [email protected].

      Responder
  55. Estou montando um amplificador, e queria usar minha fonte de notebook, que é de 18V 3A, mais não encontro o conector femia da fonte para usar para alimentar o amplificador, alguém teria alguma dica para me dar, como e onde encontrar, outros tipos de fonte para ser usado?

    Responder
  56. toni, primeiramente parabens! montei o circuito com o tda 2030 e liguei na fonte do notebook que tem 20v 3 3.2a, tambem testei com 5v, nos dois testes quando aumento o volume do pc começa a dar mto ruido, eu utilizei c5 ceramico e c6 eletrolitico que esta corretamente polarizado na placa, c3 e c7 sao para 63v pois nao tinha de 35,  o que pode ta errado? tem outro modo de resolver? OBRIGADO.

    Responder
      • eu notei que  tinha colokdo um capacitor errado, ai trokei o capacitor e o tda, continuou com o mesmo problema, comecei fazer outra com outros componentes novos, resultado, nem chiou, sera que pode ser o tda defeituoso? dessa vez tenho certeza que os componentes estao certos

    • To montando um amplificador para mim, e li que você ta usando uma fonte de notebook, enfim minha duvida é como eu alimento o amplificador, com qual conector femeá (jack)? Sou estudante e sou meio lego nessa areá

      Responder
      • tem a femea apropriada, no entanto vc pode fazer o seguinte para testar, vc desencapa o positivo e enfia no burraquinho do pino macho da fonte de notebook, e o negativo vc enrrola na parte metalica externa do pino, use fita isolante para evitar que a mesma entre en curto circuito, pronto! gambiarra feita

  57. Pessoal sou leigo, consegui fazer a placa, consegui os componentes começei as soldas, tive algumas dificuldades para localizar o local de cada componente…. mais enfim soldei tudo fiz a ligação com a fonte de pc e…. não funcionou, bom fiz duas placas…. vou fazer a outra… mais porém eu percebi que está ao contratio a mascara de solda…. está mesmo ou como usa-la melhor….

    OBS…. falei com um amigo que tem mais experiencia ele me ajudará a testar e ver onde errei….

    Agora que vi o C1 me venderam eletrolitico…. será isso o motivo de nao funcionar???

    Responder
      • Ainda não fiz, mais semana que vem vou comprar de novo os componentes e fazer outro PCB, só para confirmar esse PCB2 eu achei apropriado para fazer usando a termotransferencia… então dando um INVERTER VERTICALMENTE ai creio que bata com a mascara de componentes…um outro pedido tem como fazer um tuturial para testar o circuito ou componentes por exemplo no construyasuvideorockola ele colocam as vzs o teste dos compontentes antes de ligar….

        Espero consegui da próxima vez e sabe como é, quero ir melhorando e criando novos projetos… estou de olho em um projeto 2.1 para criar um som potente com duas caixas estereo + um sub algo em torno de 100wats para as caixas e 200 para o sub se puder no furturo criar um projeto nesse estilo eu agradeço…

        Se tu puder me add… [email protected]

      • Obrigado pela ajuda com o conector jack, mais para mim realmente finalizar o projeto to uma pequena duvida sobre a entrada e saída de áudio, a entrada estava pensando em usar um cabo de fone de ouvido P2 e arrancar os fones e ligar direto na entrada, estaria fazendo certo? E caso eu quisesse fazer um stereo como ficaria as ligações de saida e entrada e audio?

      • Daniel Bicalho a entrada de som vc pode sim soldar o cabo que vc disse de fone de ouvido, mais segue a minha dica solda dois fios finos na entrada de som,  preto no terra e vermelho no positivo +, ai vc apenas liga o conector e isola com fita isolante, já assim se quizer mudar o conector depois nao precisa soltar e soldar de novo os fios… da até para por um jacare para ligar ai fica a seu gosto… um plug p2 mono + meio metro de fio blindado é barato.

    • Eu vi que você montou um amplificador também, eu monteu um mais não funcionou, percebi que não inverti o desenho na hora de passa para a placa, então a placa ficou invertida, verifiquei as posições dos componentes e do TDA 2050, e ai meu ver não tem nada de errado, to usando uma fonte de 12V 1,8A, você teria alguma dica para me dar?

      Responder
  58. iae gente blz sera que alguem tem o circuito impresso da fonte de 18 volts/ 2 amperes e como que faço pra colocar uma chave (liga desliga ) e um led nesse circuito como ficaria o esqueminha

    Responder
  59. Olá, alguém poderia me dizer onde eu poderia colocar um potenciômetro para ajustar o volume? E qual o valor da resistência seria? Um amigo meu fez este amplificador e me relatou que não funcionou colocar um potenciômetro em lugar algum. Eu pretendia colocar logo na entrada. Desde já, agradeço a atenção e a iniciativa do site.

    Responder
    • Vinicius, eu coloquei na entrada um de 10k aterrando um dos pinos da extremidade e o da outra extremidade direcionada para entrada e o do meio para a placa do tda, da uma olhada neste pode ajudar: http://imageshack.us/photo/my-images/841/potenciometroconect.jpg  

      Responder
  60. Toni qual loja online eu consigo um trafo de qualidade? O que você acha desses:
    ou http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-241645970-transformador-7a-2222vac-_JM
    Ou seria melhor eu mesmo fabricar o trafo? Esse é meu principal problema no meu projeto 4.1 com um TDA2050 e dois TDA2009, 5A dariam conta?

    Responder
  61. toni boa tarde, se eu montar cinco tda 2050 e instalar uma placa de som 5.1 em meu pc. vai dar certo, alguem já o fez aqui no seu blog? um grande abraço.

    Responder
      • Toni no caso eu não consegui achar o TDA 2050, dai coloquei o TDA 2030A será que vai ter algum problema? os componentes C5, C6 podem ser tanto de cerâmica quanto poliester? aqui na minha cidade é complicado um tda 2030a é 5,00 um resistor sai pela bagatela de 0,50 centavos povo aqui rouba na cara dura!

      • Olá Isael
        Complicado esse alto custo! 50 cents num resistor! Assim quebra as pernas de qualquer hobista!
        Uma dica pra você é deixar uma lista que compense o frete e fazer pedido em uma loja na internet como a soldafria.com.br!
        Resistores tem uns kits de 5000 unidades ou mais na China que valem um bagatela! E ai teria um estoque!
        Também uma boa é recuperar algumas peças de sucata!
        Sim C5 e C6 pode ser cerâmico senão encontrar de poliéster!
        Sim pode utilizar TDA2030!

  62. Eu vou usar cerca de 12v para alimentar este circuito posso usar capacitores eletroliticos de 16V ? Por exemplo no lugar do 1000uf 35V eu usaria 1000uf 16v, será que causaria algum problema ? e se eu misturar tipo 1000uf 35 e um outro 1000uf 25v ?

    Responder
  63. Quero saber se os seguintes alto-falantes são adequados para usar com este amplificador:

    Este último de 30 w rms já é o suficiente ? ou o de 40 w rms , já teria uma margem de segurança ?

    Responder
  64. ola toni.
    montei este circuito e funcionou beleza, mas encostei a placa em uma chave e acabou fechando um curto, e tenho um tda2030, posso colocar ele no lugar do 2050?

    Responder
  65. oi estou com uma duvida eu estou querendo fazer um desses amplificador com 2 placas um coller e um vu meter …. usando 25v para a alimentaçao fica bom ou devo usar mais energia espero resposta…

    Responder
  66. Olá Toni! Parabéns pelos projetos, são excelentes! Estou com problemas para calcular a amperagem do transformador. Preciso de 25W RMS em 4 Ohms de um único TDA2050 e meus cálculos dizem que precisaria de 16.2v retificados e 3.5A ? Isso está correto? Existe alguma outra fórmula? Estou usando a fórmula Iopeak do LM3886 (pagina 20 do PDF)… Valeu!

    Responder
  67. Olá amigo, parabéns pelo blog .A sensibilidade do tda2050 é de 500mV? então eu posso utilizar esse esquema pra montar um amplificador pra guitarra, utilizando uma pedaleira pré-amplificada? devo utilizar um falante de 50W rms de cone seco, será que funciona?

    Responder
  68. este amplificador é nono e para um alto falante, se eu montar dois ele fica estéreo e aí da para ligar dois alto falantes e como fazer a ligação das duas placas????

    Responder
  69. Caro Toni, funcionou perfeitamente, mas quando fiz o primeiro teste saiu fumaça do R6, ai só abaixei o volume do celular que melhorou. Acredito que o ganho esteja muito alto, e que o dissipador de calor esteja muito pequeno. Como faço para alterar o ganho?

    Responder
  70. galera sou leigo do assunto achei na net gostei e vou tentar fazer…
    como que faço pra colocar uma chave (liga desliga ) e um led nesse circuito como ficaria o esqueminha (no lugar que comprei os componentes falaram pra colocar um resistor (violeta,verde,amarelo e dourado ) pra poder ligar o led sem queimar ( fonte 18v 2a)

    desde jah agradeço gostei muito do blog

    Responder
    • Olá Renam Alexandre
      O máx para TDA2050 é +-25V
      Porém tem certeza que mediu 35V numa fonte a partir de um trafo de 12 +12?
      Acredito que você tenha medido nos dosi extremos da fonte… Meça do GND para +B e depois do GND -B, deverá encontrar cerca de 16 e -16 Volts!
      Confira ai!

      Responder
  71. olá toni vc não teriaaaa um projeto mais facio só pra inicio não 
    eu montei o tda2050 mais deu alguma coisa errada acho que foi as partes do componetes que fica apenas dentro de um circulo ai não sei pra onde vai]]vlw

    Responder
  72. Olá! Acabei de construir este amp! O som é muito limpo, o circuito funciona muito bem, porém tive um problema. O C7 que estou usando é de 1000uF/35v e ele explodiu depois de uns 5 minutos de operação. Vi outros projetos que utilizam um cap de 0,47uF de poliéster. Qual seria a diferença? Porque o meu cap explodiu? Abraço!

    Responder
    • Olá Rafael Delfino
      Obrigado pelo feedback!
      Ele serve para isolar o tensão DC do alto falante!
      O valor recomendado no Datasheet é 1000µF, se utilizar um com valor baixo pode correr risco de oscilação!
      Você deve estar confundindo que em alguns projetos esse capacitor é omitido… o de 4.7µF poliéster é da rede (não em lembro o nome agora).
      Veja se não inverteu a polaridade o cap de 1000µF

      Responder
  73. E aí Toni ou Elvis

    Finalmente conclui meu amplificador. Depois de fazer duas placas invertidas LOL…
    e muitos capacitores invertidos tb kkk. Enfim, é errando que se aprende do pior jeito.
    Eu utilizei os excelentes projetos do site com os tdas 2050, filtro para sub e dobrador de tensão e com a ajuda de vocês. Resultando em um amp 3x 32w (L, R, SUB).
    Usei um trafo de 5A para os amps e um trafo de 1A para o filtro do sub.

    Vale lembrar que não fiz nenhum curso e aprendi só pesquisando, só sei o prático tb porque na teoria… kkkk

    Queria saber onde posto as fotos do meu projeto e se posso deixar os links das fotos em uma resposta.

    VALEU!

    Responder
  74. amigo, estou para fazer esse amplificador, me diz uma coisa, ele toca 2 falante de 6polegada de 6ohm ligado pra dividir o ohm indo para 3ohm?
    pretendo usa uma fonte de notebook de 19v por 2A.
    fica legal?

    Responder
    • amigo pode comprar pela net sim, mais vc não pode usar a fonte do pc assim, a saida é de 1A só, não teria corrente suficiente nela!

      vc poderia mudar os Diodos da fonte, mais como vc não tem conhecimento, não recomendo!
      usa um transformador e seja feliz, peça para o TDA2050 um transformador de 24V/3A que vai ter um bom ampli!
      Monte esta fonte aqui:

      Os capacitores podem ser de 50V, esta fonte toca dois amplis desse!

      Responder
      • o cara valeu mesmo!
        tem certeza de que eu posso por o tda 2040 nesse circuito aí?? é por que eu tinha feito essa placa e comprado os componentes pro 2050 só que eu não achei ele pra compra… 
        ai eu vi no datasheet dos dois tdas e os circuitos são iguais, porém o do site aqui tá diferente até do próprio datasheet do tda 2050! bom, se está diferente para esse, com certeza é pra melhorar alguma coisa e vai funcionar no outro, não é??

        espero confirmação pra solda o bendito tda 2040

        flw

      • Pode seguir o esquema do datashet e usar o TDA2040 sem medo!
        cuidado com valores de resistencia, teste com um multimetro para teer certeza do valor, as vezes pode ter umas “gafes e surpresinhas” neles!
        eu testei os dois TDAS na mesma placa e funcionou igual os dois, mais parece que o som do TDA2040 é mais limpo que o do TDA2050 mesmo o primeiro sendo mais fraco!

  75. Toni, cara quero montar dois desse circuito um para cada alto falante que vou usar. Qual fonte devo usar, basta uma para alimentar os 2 circuitos ou é preciso 2 fontes também. Neste caso será que posso usar os 12V da mesma fonte que está alimentando meu PC? Outra pergunta posso utilizar aquele circuito que vem nas caixinha simples de som do pc como um pré amplificador para regular volume? Obrigado.

    Responder
  76. TRANSFORMADOR COM ENTRADA 110V~220V E SAÍDA 24V

    E mais uma coisa, existe alguma forma de ganhar qualidade mudando os valores dos capacitores e/ou resistores? Final do mês pretendo montar 2 desses…

    Grato pela atenção

    Responder
  77. Toni, reproduzi este amp, mas a estrutura dele ficou oposta da representação dada em 3d, utilizei o modelo de circuito sugerido no site, é como se eu tivesse montado o circuito do lado das trilhas se é que me entende, ainda não liguei ele

    Responder