Amplificador estéreo com CI TDA2822 com controle de volume 1W

142
56360

Avalie este artigo
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (4,60 - 10 votos)

amp-TDA2822-Dual

O circuito integrado tda2822 é um amplificador de áudio estéreo que pode ser alimentado com tensões desde 3volts, apresenta baixa distorção e baixa corrente quiescente, desenvolvido para ser usado em rádios portáteis e onde for necessário um amplificador de 1 watts estéreo ou 2 watts mono.

Esquema para montagem do amplificador duplo (estéreo), usando integrado tda2822

amp TDA2822 Dual schematic Amplificador estéreo com CI TDA2822 com controle de volume 1W tda Circuitos Áudio
Esquema do amplificador

Sugestão de placa de circuito impresso para montagem do amplificador

tda2822 amplificador placa Amplificador estéreo com CI TDA2822 com controle de volume 1W tda Circuitos Áudio

tda2822 amplificador potencia Amplificador estéreo com CI TDA2822 com controle de volume 1W tda Circuitos Áudio
Placa modelo 2 escala 200%

Layout para orientar na montagem dos componentes na placa do amplificador de 2 x 1 watts

amp TDA2822 Dual LAYOUT 450x277 Amplificador estéreo com CI TDA2822 com controle de volume 1W tda Circuitos Áudio
Layout para orientar na montagem clique para ampliar a imagem

Lista de material para montagem do amplificador estéreo com tda 2822

Componente Valor
C1,C2 10uF/ 16 Volts Eletrolítico
C3, C8,C9 100nF Poliéster – 104 ou 0.1 ou .1 ou 100n
C4, C5 100µF/16 V Eletrolítico-
C6, C7 470uF /16 V – Eletrolítico
IC1 TDA2822M
P1 10K Potenciômetro Duplo – controle do volume
R3, R4 4.7 Amarelo, Violeta, Ouro, Ouro
R5, R6 10K Marrom, Preto, Laranja, Ouro
VCC, OUT, IN Conectores
Receba nossas notícias de eletrônica em seu e-mail. Cadastre seu e-mail no formulário abaixo para receber

A fonte de alimentação para esse circuito pode ser de baterias ou uma fonte de 3 a 12 volts por 1 amperes, se necessário coloque um dissipador de calor no circuito integrado, para detalhes veja o datasheet do ci.

Download Arquivos do Eagle

Download arquivos em PDF

Comentar via Facebook

142 COMENTÁRIOS

  1. Ola Toni. Gostaria de saber se eu fosse usar esse amplificador no meu celular como faria para conectar o plug já que meu celular só tem uma entrada para fone de ouvido. Ficaria sobrando uma entrada como faria? Por favor tire minha duvida..

  2. oi uso uma placa antiga retirada de umas destas caixinhas de som de PC , ela ta sendo usado para anplificar o som que sai do not para uma potencia de carro , vi que ela usa um  TDA 2822 H, mais ainda e pouco para a potencia da o maximo que ela da, se eu sobistituir apenas o tda por um mais forte vou ter ganho real na saida da placa! e qual devo usar ( camiloemmanuel.costa@hotmail.com)

  3. A migo Tony quero pedir ajuda tenho problemas grandes de saude com um uma queda de 3 metos de altura onde fiquei todo partido femor, anca ombro completamente desfeito hoje estou me recuperando e ja vou algumas poucas horas a ofiçina miha agora do meu guenrro mas preçiso ganhar dinheiro para os gastos medicos (e nao sao poucos) por isso peço ajuda para fazer amplificadores de audio de varias potençias wotes com 3 entradas CD gira disco vinil e mirofone pois se fizer algo me vai ajudar obrigado joao

  4. olá Toni,
    Eu estou iniciando agora na eletrônica e preciso de sua ajuda…
    Eu gostaria de alimentar cerca de 6 fones de ouvido e preciso saber se esse circuito é capaz de fazer isso sem que os fones tenham um rendimento baixo, ou seja, que todos os fones fiquem com uma boa amplificação, e se é possível colocar potênciometros que regulem a amplificação de saída em cada fone( se possível, de quantos seria o potenciômetro?)
    desde já, sou grato.
    parabéns pelo site!!!

  5. Queria saber os detalhes do circuito de amplificador de áudio estéreo com circuito integrado tda2822.

    alimentação Minima 😕

    alimentação recomendada 😕

    alimentação Máxima 😕

    Potência de saída 😕 watts +? watts (? ohms )

  6. tonia parabens pelo site. sempre com resposta rapidas. eu fiz um comunicador piloto garupa com um amplificador deste, substituir a entrada pelo microfone, acontece que o som ta baixo. se eu substituir apenas o tda 2822m pelolm 3286-1 resove, porque posso ter um ganho de ate 200. outra duvida eu liguei o tda 2822m com uma fonte de 9v 500ma. ele esquentou de mais, ele nao aguenta esta voiltagem? obrigado.

  7. olá Toni. montei esse circuito e funcionou muito bem.. fiz tipo uma mesa de som com dez canais e coloquei um circuito desse em casa canal para usarmos fones de ouvidos como retorno na igreja.. só tem um problema, o som ta muito agudo que até dói os ouvidos, como faço para o som ficar mais grave…. e tem como vc colocar um esquema de equalizador para grave, médio e agudo…. vlw

    • coloque um capacitor de ceramica em paralelo com os resistores de 10K na entrada o valor pode ser entre 47n e 680n faça experiencias até encontrar a tonalidade ideal e a propósito esse amp. não é legal para fones de ouvido pois sua impedância é baixa demais o ideal seria com os tda7050/7052 por isso o som fica agudo

  8. Olá Toni, gostaria de saber como eu monto uma fonte de alimentação com 2 tensões de saída diferentes usando apenas um trafo: uma tensão para os TDA2822 e a segunda para outro TDA, pois estou para montar um sistema 4.1, que no caso seria com 2 TDA2822 Stereo (com as 4 saidas) e a outra do sub (que necessita de uma tensão maior, pensei em um TDA2030/TDA2005/TDA2009 ou algum outro que você me indique para este projeto e que tenha um baixo consumo). Mas a minha maior dúvida é sobre a fonte mesmo. Pensei em um trafo de 18V para o Sub e depois limitar isso para os 2822, usando algum regulador de tensão (não sei se isso seira possível). Obrigado!

  9. Olá tony tenho um circuito com esse tda só que ele e mono mais no seu tutorial ele e estereo entao se o meu ta em mono eu obtenho o dobro de saida no caso 2 wats?

  10. OI! Gostaria de saber eu tenho meu subwoof que comprei com 10wrms da integris 2.1 mais quero almenta a potencia como devo fazer, eu troco o que nele para almenta a potencia max que o circuito suporta? que ter um aplificador com pot. 60wrms, tem como?

  11. Olá Toni, 

    eu queria fazer este amplificador e utiliza-lo com o pc.
    para alimentação eu queria utilizar os 5V da porta USB do computador.
    minha duvida é se o TDA não vai puxar muita corrente do PC e acabar queimando a USB do PC. não sei até quanto o pc pode fornecer.

    para resolver eu tava pensando em usar tipo aqueles cabos USB duplo, 2 usb ligados em paralelo para manter os 5V e dobrar a corrente.

    ou uma daquelas fontes chaveadas com saida usb q suporte até 1A (nesse caso é pra deixar mais portátil o amplificador)

    • Olá Leo
      Usb deve fornecer até 500mA, com 5 Volts terá cerca de Máx 2X 400mW, com certeza deve sugar bem de sua USB, sim pode utilizar um cabo duplo, pode utilizar um destes carregadores de celular, pode utilizar também um dos cabos amarelos (12 Volts) da fonte do computador!

  12. ola toni posso ligar esse amplificador em uma bateria de moto de 5 amperes a minha bateria ta marcando ums 12 v irei começar a montar amanham sem placa de circuito e farei os ligamentos com fio de internet, ja montei um com tda 1557 e funcionou sem placa de circuito e sem nenhum mal contato (demprei 3 horas ligano os fios)

  13. o terra posso jogar no terra da bateria de um celular pois estou fazendo uma malha de baterias de celular para fazer a ffonte mais ai jogo o terra no negativo da bateria ou na entrada que sobra da bateria

    • Ele é diferente pq esta mais “didatico” mais facil para quem esta aprendendo fazer!
      Os autofalantes podem ser de 1W/8 ohms.
      Este CI é muito usado em caixas de pc, portanto som igual a elas!

    • Olá Gabriel
      Com 3.7 Volts, terá um potência bem baixa, porém funciona! Ainda não temos vídeos!
      Falantes de 2 a 3 Watts @ 4 ou 8 Ohms podem ser utilizados, a placa tem dimensões de 8.2 x 5.8 cm

  14. tenho uma bateria de celular 3.7 950mah sera que da pra usar e quantos wats deve ser o auto falante porque deve ser ser maior os watts e o som e alto tem algum video com este amplificador seu

  15. oi tudo bom estou em duvida se faço este stereo ou o mono do outro projeto custo beneficio queria saber quanto que ficaria por exemploe se seria facil fazer e se este pode ser ligado em um celular com estrada 3mm que e a do celular responda por favor ai rapido e responda as duas se for possivel esta  e a do amplificador simples.

  16. Olá, Toni! Esse desenho do eagle que baixei me deixou meio confuso… R1 e R2 são potenciometros, certo? A disposição dos 3 pinos de cara potenciômetro forma um triângulo, não são alinhados… Devo apenas pegar e dobrar um pouco o terminal do meio do potenciometro para trás? Caso eu queira adaptar um potenciometro duplo ali, como prossigo? Obrigado e valeu pelos desenhos/esquemas!

  17. olá toni sera q vc poderia me ajudar um amp com 3,7V de alimentação eu sei montar um 9V mais gostaria de aprender a motar um com 3,7V

    me manda um e-mail se pouder

    vlw abraços
    belo trabalho

    • Olá Douglas
      Tem várias opções de circuitos integrados de baixa tensão!
      O Lm386 funciona com essa tensão!
      Mais tem muito outros dá uma “Googlada” ai por Low voltage power amplifier.
      ex:KA2209, Tpa4861, TPA731, TDA7050 e por ai vai!

  18. Olá, amigo.

    Gostaria de saber como eu faço para colocar 8 circuitos desse utilizando a mesma fonte de sinal.

    No caso eu deveria fazer uma modificação e passar o pot para a saida do amp-op e não na entrada, para que quando mude o volume de um não interfira no volume de outro, correto?

    Teria algum outro esquema que eu possa estar fazendo isso?

    Abraço!

    • Amigo,coloque um pre ampli dependendo do sinal de entrada!
      depois coloque um resistor de 1K na entrada de cada um destes 8 potenciometros!
      *Nunca coloque potenciometro na saida do amplificador, pode sair fumacinhas 🙂

  19. Olá Toni,
    Há algum tempo sou visitante, montei alguns de seus projetos aqui postados, todos com exito. Atuo na área de eletrônica e telecom e nas horas vagas gosto de montar pequenos circuitos como hobby. Eu tambem estou usando o eagle para minhas pci’s, porém não consegui ainda gerar uma imagem 3d com a definição otimizada como as suas, tem alguma configuração que podemos fazer para que as imagens melhorem?
    Desde já agradeço sua atenção!
    Abraço!
    Ivo Júnior

  20. Olá toni!

    Minha dúvida é o seguinte, tenho um módulos booster (FullPower. FP2000) e preciso de uma etapa pré-amplificadora, para o seu total funcionamento junto a saída de audio do meu PC, resumindo, esse amplificador TDA2822 pode ser usado como pré para este módulo booster.

    Obrigado!

  21. Amigo eu queria saber o que sao esses arquivos :Download dos arquivos BRD e SCH para Eagle do circuito acima?

    Eu comprei uma placa virgem de cobre , já furada ,queria saber se tem augum problema.
    Outra coisa qual o tamanho da foto que eu tenho que imprimir para por na placa e tambem que tipo de papel eu devo usar. OBRIGADO PELA ATENÇAO

  22. Mano Se eu quiser Retirar O Pontenciometro de volume pois meu MP3 ja tem comtrole de volume Por controle remoto com o potenciometro a plaquinha fica meio grande pra poder colocala em uma pequena caixinha como ficaria as modificaçoes

    grato por sua atençao

  23. Ola toni! tenho uma duvida, para fazer um ampli com esse tda mono,é só retirar as partes do circuito q correspondem a entrada2 e saida 2? ai ele nao dividira sua potencia no caso 1w para cada saida e sim 2w para uma saida?

  24. Olá Toni,estou montado um amplificador e gostaria de um Pré para excitar ele,este projeto seu atende minha necessidade?se não vc terei um projeto de um pré que tenha apenas controle de volume Obrigado

  25. Olá Toni.

    Os capacitores C1, C2, C6 e C7 precisam ser 25V? A tensão no circuito ultrapassa 16V mesmo com uma fonte de, no máximo, 12V? Tenho uns de 16V e gostaria de usá-los caso não haja problemas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui