Circuito de amplificador estéreo com CI TDA2003 – 10W

238
71955

Avalie este artigo
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (4,89 - 9 votos)

amplificador potencia tda2003 estéreo
amplificador potencia tda2003 estéreo

 circuito integrado tda 2003 é capaz de fornecer cerca de 6 a 10 watts de potência, isso depende da tensão de alimentação e do auto-falante que vai ser ligada ao amplificador, por exemplo com uma fonte de 16 volts e um alto-falante de 2Ohms terá cerca de 10 watts de potência.

Esse circuito mostrado nesse artigo é um versão estéreo (dual mono) de um amplificador utilizando tda 2003, o legal desse circuito integrado é que tem um preço bem em conta, custa R$ 1,63 na soldafria hoje, bem como também é muito fácil de encontrá-lo nas lojas de componentes eletrônicos, um circuito desses tem muitas utilidades como amplificador de áudio, pode ser como amplificador para computador, rádio portátil, ou onde precisar de um amplificador de cerca 8 watts.

Receba nossas notícias de eletrônica em seu e-mail. Cadastre seu e-mail no formulário abaixo para receber

Essa é uma montagem estéreo, alguns me perguntaram como montar um versão estereofônica do outro circuito mono, então esse daqui é o circuito. Com 2 tda 2003 e mais uma dúzia de componentes, para facilitar a montagem o circuito conta com placa de circuito impresso, atente para placa lado dos componentes e veja como proceder na ligação dos alto-falantes, fonte e potenciômetro (do tipo duplo) para ajustar o volume .

A placa pode ser feita pelo método térmico, cuidado quanto a polarização dos capacitores eletrolíticos, para ligar o potenciômetro de volume, que deve ficar fixo na caixa do amplificador, use de preferência fio blindado.

Diagrama do esquema do amplificador de som com tda2003 estéreo – Clique na imagem para tamanho maior

Diagrama do esquema do amplificador de som com tda2003 estéreo - Clique na imagem para tamanho maior

Sugestão de pci para montagem do amplificador com TDA 2003 estéreo – Download versão em PDF

Placa circuito impresso
Placa raio-x
Placa Silk

Vídeo de demonstração do nosso amigo Fábio Fonseca

Lista de componentes para montagem do amplificador de potência com tda

ComponentesValor
Capacitores
C1, C3, C4, C6100nF
C2,C539nF
C7,C1010uF 25V
C8,C111000uF 25V
C9, C12470uF
Semicondutores
IC1, IC2TDA2003
Conectores
IN-LBorne KF-301 2 vias – entrada canal Esquerdo
IN-RBorne KF-301 2 vias – entrada canal Direito
OUT-RBorne KF-301 2 vias – Saída canal Direito
OUT-LBorne KF-301 2 vias  – Saída canal Esquerdo
PWR1Borne KF-301 2 vias – Fonte de alimentação
Resistores 1/4 watts 5%
R1,R6220 Ohms – Vermelho,Vermelho, Marrom, Ouro
R2,R539 Ohms -Laranja, Branco, Preto, Ouro
R3,R71 Ohm – Ouro Preto, Ouro, Ouro
R4,R82.2 Ohms – Vermelho,Vermelho, Ouro, Ouro
Diversos
J1Jumper de 20 mm – Pedaço de fio
Fonte de alimentação, Dissipador para os cis, Placa de circuito impresso, solda, Caixa pro amplificador, alto-falantes de 20 watts 4 Ohms

Download PDF    Mirror

Veja aqui uma fonte adequada para este circuito


Comentar via Facebook

238 COMENTÁRIOS

  1. Boa noite, primeiramente parabéns pelo site, bem, fiz a impressão do projeto e passei para a placa, segui todos os passos porém quando liguei ns fonte, em instantes o tda superaqueceu e acabei perdendo os dois, olhei o datasheet do tda2003 e vi que o tda deveria ser colocado por baixo da placa e nao do mesmo lado que os componentes, devido a pinagem, entao liguei ele pelo lado contrario dos componentes e fincionoi perfeitamente, essa é a maneira correta, ou será que passou batido alguma falha na montagem?

    • Voce se esqueceu de inverter o desenho, por esse motivo teve que colocar o tda *invertido*, geralmente problemas com inversão se da com componentes de 3 ou mais pinos, ate 2 pinos da pra burlar tranquilamente a inversão. Uma vez isso aconteceu comigo com o ci temporizador 555, tive que virar todas as perninhas pra tras, mas a gambiarra deu certo!

  2. Boa noite, primeiramente parabéns pelo excelente site, gostei muito desse circuito da fonte desculpe minha ignorância mas preciso de uma fonte igual essa com a tensão de saída entre 150 a 180 vdc , pensei o seguinte modificar esse capacitor  C2, por 200v e 4700uf e o resistor  R1 por  22k e ligar direto em um atuo transformador 220/110 vac
    sera que daria certo? outra  pergunta para aumentar  a amperagem e so colocar mais capacitores eletroliticos ? muito obrigado     

    • Olá Ney
      O trafo de 110 vai te dar cerca de 150V DC
      Capacitor, pode utilizar com tensão entre 180 e 250V
      Capacitores de 4700µF/200VDC podem ser dispendioso, neste caso prefira utilizar combinação em paralelo com valores menores!
      O resistor deve ser de 10K / 5W
      A máxima corrente será dada pelo transformador, o capacitor será para filtrar os ripple para valores aceitáveis!

      Cuidado que em 150VDC o choque pode ser mortal!

  3. eu tenho uma dica para quem tá tendo problema, em relação a ruídos que sai quando não tem nenhum sinal de áudio na entrada de áudio, pois é só colocar entre o negativo e positivo na entrada de áudio um capacitor de 100nf que no caso tem no seu corpo a referencia de 104. qual quer dúvida é só perguntar.

  4. Essa fonte é guerreira rs… eu uso ela com o TDA2050 no meu caso e com auxilio do grande Toni coloquei um capacitor de 10.000uf e diodos 5404 to tocando 2 TDA2050 com extrema qualidade… Tbm pode colocar uma fonte de pc e de notebook…

  5. Toni, montei dois daquele seu amplificador de 10+10 com TDA2009 e ficaram espetaculares. O primeiro, infelizmente, ficou com as trilhas invertidas, mas consegui fazê-lo funcionar invertendo os capacitores.Foi facílimo. Depois soldei o CI fora da placa observando cuidadosamente a pinagem correta.Fiquei igual pinto ciscando no lixo de tão contente.Montei o segundo conforme a receita do bolo e ambos estão funcionando muito bem. Agora estou sofrendo com esse de 10+10 com TDA2003: 1-Um canal ficou muito alto e distorcendo, 2-O outro ficou muito baixo mas com som limpinho. Testei todos os componentes e chequei conexões.Tudo de acordo, com exceção dos capacitores de poliéster, pois usei cerâmicos. Um canal continua com distorção.Caso fosse a questão, um canal não estaria com som normal, não é mesmo? Tem alguma sugestão???

  6. opa toni, como tá?

    montei esse amp, só que a versão mono, e funcionou direitinho. valeu!

    só tive um problema com a fonte, quando eu ligava ela na tomada ela não funcionava, e era só tirar da tomada pra ela funcionar por uns dois segundos. estranho. já viu isso acontecer?

    fiquei na dúvida sobre o transformador. quais fios usar.

    • Ola Taygoara.
      Peço que seja atencioso quantos aos seu testes.
      eletricidade mata, e essa fonte não deve ser ligada diretamente na tomada. Qualquer duvida sobre o transformador pergunte e de mais detalhes.
      Obrigado e valeu pelo feedback!

      • e ai gustavo,

        creio que vc não entendeu minha colocação.
        posso ter sido vago, mas  comentei com base no esquema da fonte acima.
        eu não liguei a fonte “direto” na tomada. conectei o transformador e com os fios referentes a 110V eu liguei na tomada.
        cheguei até a colocar um fusível como indicado no esquemático.
        mas mesmo assim, obrigado pelo aviso.

        sobre o transformador é um 12 + 12V 3A, onde tenho seis fios.

        olhando de cima, com os fios relativos a VAC do lado esquerdo tenho:

        1° fio ——- preto (na etiqueta escrito 0V)
        2° fio ——- marrom (na etiqueta escrito 110V)
        3° fio ——- verde (na etiqueta escrito 220V)

        do lado direito tenho:

        1° fio ——- vermelho
        2° fio ——- preto
        3° fio ——- vermelho

        do lado direito seguindo as instruções do fabricante deve usar os fios1° e 2°, correto?

        minha dúvida é relativa a fiação do lado direito, o que vai dar a saída de 12V, qual par usar?

        valeu pela atenção, F. B. Gustavo.

        t.

  7. Toni, neste amplificador podemos entrar com um sinal de áudio de um mp3 player ou note book etc… gostaria de saber se vc tem algo como decodificador de mp3 que tenha leitor de cartão e usb,  para conectar a este amplificador algo como o que esta na foto…http://portuguese.alibaba.com/product-gs-img/wav-mp3-player-module-hi-fi-audio-player-374487946.html
     o problema é que vendem só em quantidade, gostaria de comprar só um para montar meu som com este amplificador será que alguém pode me informar onde consigo um desses módulos? valeu…

  8. Para ligar em ponte e ter um som estéreo, como é que faz a ligação de um com o outro? pelo que vi no layout do circuito deve-se ligar o pino 5 de um TDA ao pino 5 do outro? é isso mesmo? e só isso?

  9. Ola Toni,

    Tem alguns capacitores ou resistores que não consigo encontrar por aqui.
    Eu poderia usar a associação em série e/ou paralelo para alcançar o valor proposto?
    Existirá alguma diferenca se fizer isso?

  10. Olá Tony

    Me interessei por esse modelo, pois tenho os TDAs…. abandonei um projeto que usava dois TDAs por canal, e este é muito mais prático.

    Posso ligar esse AMP com fonte de computador? Temos dezenas delas funcionando e sem destino!

      • Toni, no caso acima, também deixo o último capacitor eletrolítico da fonte na entrada da voltagem ou não precisa, caso eu use com fonte de PC

      • Só mais uma dúvida, ali no esquema, tem também um de 100nf após o 4700uF. Deixo o 100 nF também ou basta manter o eletrolítico?

      • Toni!!!!!!!!!!!!!
        O Amp funcionou cara!!!!
        Que beleza!!!! Tá um estrondo!!!!
        Só deu probleminha num canal, está saindo “rachado”, como se tivesse interferência cima, será que alguma coisa está em curto? Você que tem experiência, me dá uma dica!

        Vou postar também o esquema que eu fiz para placas protoboard in-line, para servir aos usuários que desejarem montar nesta placa!

        Aguardo resposta!

      • Toni, resolvi o problema: o capacitor de 4700 estava muito próximo do TDA esquerdo. Coloquei ele longe e o ruído parou. (Por isso que um lado rachada e outro não). 

        Agora tem uma questão, estou achando que os TDA estão esquentando muito. Coloco a mão no dissipador e dá uns 80 Celsius após 4 minutos funcionando. Tenho que melhorar a dissipação? Meu esquema de dissipação está com um dissipador de 4 mm de espessura, 6 cm de comprimento por 4 cm de altura, com uma dobra apenas em cima em “L”. Ambos os dois TDA’s nele. Seria o caso de não deixar o mesmo dissipador para 2 TDAs?

        Estou pensando em adaptar um dissipador de CPU cortado no meio – cada parte pra 1 TDA.

        Outra coisa, o LM1875T esquenta mais do que este?

        Obrigado.

  11. o toni, vc já testou o amplificador tda1552q ? faz um projeto dele e posta pro pessoal !!!! eu fiz um e montei numa caixa de fonte de pc e uso na minha bateria de 12 volts!!!!! funciona sem a menor distorção !!!! é uma beleza aquilo cara!!!

  12. ola toni eu acabei de montar esse amplificador hoje e testei ele com um alto falante que tinha aqui em casa de 3W 8ohm . e quando liguei no PC saiu um som bem baixinho mesmo. achei que tinha errado alguma coisa mas quando liguei ele na saida da caixinha do amplificador que ja tinha no PC o som saiu perfeito. voce pode me indicar um pré-amplificador pois eu tentei fazer aquele com transistor C2240 e não fui bem sucedido.

      • ai toni esse amplificador ja foi testado direto na saida do PC!
        Pois pelos comentarios ja foi, por que aqui em casa ele sai um misero som?
        Mas vou fazer o Pre-amplificador, otra coisa se tivesse um curto circuito não sairia nada de som certo?
        Boto muita fé nos seus projetos. e agradeço sua atenção com a gente, Estou aprendendo muito.

      • Ai Toni ontem eu troquei o dissipador e coloquei a fonte que eu fiz com lm7812 com um trafo de 9-0-9 eu usei só 9-9volts .e ele tocou o som do PC perfeitamente sem pré e nada mais. testei com um alto falante de 4 polegadas 3W 8ohm, e a sensibilidade e ganho é tão alto que eu consigo até distorcer a guitarra muito irado mesmo. mas o som do PC sai limpinho e sem ruido, outra coisa eu medi a corente com o meu multimetro e ele marcou 150mA ??? posso almentar a potencia do alto falante para 5W e 6 polegadas. valeu.
        acho que o unico erro é que quando eu usei ele, tinha testado com fonte de PC.

      • muito obrigado Gustavo, mas eu procurei esse lm7812 que é de 1 A em todas as lojas eletrônicas e não achei esse CI. Tem outro lugar que vende ele ou tem outro regulador de voltagem que pode servir nele? e se não for o caso, será que é interferência Branca?

      • Ai Paulo pergunta pro cara da eletronica se tem regulador 12volts positivo.
        e o toni eu queria saber se eu fizer mais um desse TDA 2003 mono e usar o esquema de unir os sinais L e R como VC fez com o TDA2030, e depois bota um filtro passa baixa.
        eu teria 30W 2.1.
        eu queria saber se teria de alterar o pré ampli do TDA 2030 pra bota esse TDA 2003???

      • vc só pode fazer o pré amplificador com transistores npn e pnp, porque cada rede de som é de positivos e negativos. Lembre se: o transistor npn é alimentado com o positivo e já o pnp, é alimentado com o negativo!

  13. eu fiz o esquema com tda2003 todo ok mas com o resistor de 470ohms inves de 220ohms e montei cortando a parte de cobre da placa do circuito impresso e funcionou muito bem com o esquema da sua fonte que você postou mas o problema q se aumenta no medio ele ja distorce e mais ainda no máximo com a fonte de 1amp e também se ponho o dedo no potenciometro ele faz um chiado horrivel. será que tenho que por mais um capacitor de 4700uf na alimentação?abraços, espero que haja uma soluçao…

    • Olá Paulo m
      Sobre o pot, adicione um aterramento pra ele, solde um fio na carcaça dele pro terra, utilize fios blindados para fazer as ligações!
      O que tá ocorrendo deve ser excesso de ganho, ai distorce! Pra isso altere os resistores R1 e R6!

      • Muito obrigado. notei que quando eu aterro o potenciômetro, toda a interferência de ruido liberada do computador é sugada pelo aterramento da fonte ou da bateria na alimentação. eu abaixei a resistência dos r1 e r6 para 200 ohms, e outra, notei que o resistor que indicava os r1 e r6 (220 ohms) estava com 470 ohms! e também, no caso da fonte, usei QUATRO CAPACITORES NOVISSIMOS de 4700 uf 25v e estava fazendo um ruido absurdo!!!!! o ganho está bom más esta fazendo ruido do mesmo jeito! o potênciometro está bom más o problema agora é esse !!!!
        é que estou fazendo uma caixa de som para violão eletrico e mesmo no mp4 e no violão esta acontecendo isso!!!
        espero que haja uma solução para isso…..
        agradeço pela atenção! por: Paulo Marcos.

      • estou falando que o ruido esta vindo da fonte e eu não consigo filtrar com QUATRO CAPACITORES! não vende por aqui esse lm7812 e aí, eu não sei o que eu faço….
                                                                                                              agradeço pela atenção!

      • ola toni, eu instalei o lm7812 no tda2003, o ruido está na fonte mas mesmo com o lm7812, esta chiando demais com os capacitores e tudo na fonte. o que será que eu faço?

  14. olá toni
    montei o amp só que tem um pequeno problema… inverti a polaridade dos capacitores eletroliticos… só descobri porque na hora de fazer a placa eu a fiz invertida.
    então eu coloquei os capacitores corretamente mas o som está muito fraco e distorcido.
    liguei em uma fonte generica pc e por sorte nenhum capacitor invertido estourou.
    o que será que eu fiz de errado além dos capacitores?? será que isto danificou os tdas??? os resistores tem algum tipo de polaridade ou sentido correto no circuito??
    estou querendo fazer outra placa com essas mesmas peças…

    desde já agradeço.

    • Olá João
      Temos pouco tempo para resposta, pode demorar um pouco em alguns casos mais responderemos!
      Verifique no esquema onde ligar o pot de volume!
      Filtro sub simples tem sim
      http://www.te1.com.br/?p=2231
      Recomendo neste caso cap de 25 Volts, porém pode utilizar de 16V!
      Se vai ligar na bateria, não precisa da placa da fonte!

  15. toni mais uma coisa:
    posso utilizar capacitores de 16v
    no amp??? vou liga-lo na bateria do carro, será que tem algum problema??
    se eu ligar a bateria direto no amp vai funfa ou tem que fazer a plaquinha da fonte tb e aí ligar na bat??
    Desde já agradeço.

  16. to construindo esse amp – meu primeiro projeto – eu gostaria de saber como se implementa o potenciometro de 100k no amp e se há algum filtro de passa baixa simples de fazer.

  17. Olá toni tudo bem? Espero que sim. Bom vamos a dúvida. Eu montei esse aplificador completo e ele ficou perfeito e é incrivel a qualidade do som mesmo em alto volume, bom até ai tudo bem, o problema é que quando eu ligo o amplificador no mp3 ele fica perfeito o som, mas quando ligo no computador ele fica com um chiado que incomoda um pouco, o que voçê acha que pode ser? espero sua resposta e desde já obrigado

  18. quero montar esse ampli ai e quero tirara as seguintes duvidas:
    quais alto falantes devo usar? pode ser 10W 8 ohm
    pode trafo 12V?
    potenciometro de qual valor?
    o que ocorera se eu usar 12v 1,5A?

  19. Olá. Primeiramente, parabéns pelo projeto, ele está muito bem explicado e pretendo montar ele para usar no som do meu computador. 
    Eu tenho uma dúvida e gostaria de saber se posso usar um transformador de 20v ac no circuito da fonte que você disponibilizou. Qual seria a diferença entre usar um de 10v, por exemplo?

    Muito Obrigado 

  20. ola tôni!
    estou precisando montar 3 circuitos desse!
    quantos voltes e amperes tem q ter meu trafo para ligar os 3 de uma vez?
    tem como ligar as duas saídas desse circuito em bridge?como faço?
    grato!

  21. Ola toni boa noite. to com uma duvida, comprei todos os componentes do projeto porem veio com alguns componentes diferentes. No lugar dos C1,C3,C4,C6 DE 100nF e dos C2,C5 de 39nF vieram 1 transistor de potencia (2n3055) 2 transistores (tip31c) e 1 transistor CI845 EA9X.
    Com esses componestes tem como fazer o projeto. Se sim você poderia me ajudar?

  22. Boa noite, Toni !

    Estava fazendo um orçamento desse projeto, através do Soldafria, até agora ele saiu barato (quase tudo) por menos de R$20 , mais na hora que chega no transformador fica bem mais caro , um de 12V 2.5A está saindo por volta de R$ 30, então gostaria de saber se tem alguma outra opção ?

    obrigado!

  23. Bom Toni, eu comprei os componentes, porem o trafo 12+12v, 940ma, que pretendia usar apresenta 9v retificados, vou precisar de outro?
    E qual o tamanho da broca para pergurar o circuito e soldar os componentes, 0,8mm?
    Meu primeiro projeto, funcionou na protoboard com uma bateria SLA 12v, ja a fonte nova…

  24. Parabens cara pelo site estou estudando e praticando aki espero um dia ajudar ai com projetos
    Agora a minha duvida é: a pci eu posso imprimir do jeito q ta e passar pra placa de cobre e ja ir montando ow vou ter q diminuir essa imagem?????

  25. Olá Tone sou Amigo do Edvaldo Carrenha, e por ele cheguei em seu site, primeiramente quero agradecer por postar esse ecelente trabalho.
    Eu estou fazendo rum cicuito transmissor de RF o meu problema é que se eu uso bateria ou pilhas não da rãber, mais se eu utilizo uma fonte o zumbido irritante aperece voce tem uma sugestão de fonte pra que esse ruido desapareça por completo, obrigado Obs: o circuito é alimentado por 9v

  26. CARA ESTES TEUS CIRCUITOS SÃO SHOW SÃO BEM EXPLICADOS E VÇ, DA A ASSISTÊNCIA EM TODOS OS SEUS PROJETOS PARABENS POIS O VERDADEIRO MESTRE NÃO FICA COM SEU CONHECIMENTO ELE PASSA ADIANTE. VALEU

  27. olá amigo Toni, venho acompanhando o seu trabalho por uns tempos, e sou aficcionado em eletronica, executei alguns projetos deste site, e todos deram certo, exceto por esse.
    meu caro, as caixas funcionam bem baixinho muito baixinho mesmo ajusto o volume ao máximo e sai muito pouco som. você teria idéia do que poderia ser,
    me ajude por favor.

  28. olá Toni, muito obrigado pelo seu trabalho, eu montei esse circuito todo certinho, a fonte deu certo, mas o ampli não funcionou, o capacitor eletrolítico de 470uF eu coloquei um de 16V será que pode ser esse o problema?

  29. olá toni, gostei muito dos artigos que li aqui, gostaria de saber se posso fazer um sistema 2.1 usando esse ampli e um filtro pa sub que vi aki no seu site, posso usar a mesma fonte? tem como colocar o trafo na placa da fonte? dá pra colocar potenciometros para graves e agudos? agradeço se puder me ajudar nesse projeto, e meus parabéns pelo site é realmente muito bom!

      • toni valeu pela dica mas tenho uma duvida, como seria essa montagem em ponte, me desculpe mas ainda sou leigo, agradeço se puder ajudar!

      • Olá Wilson
        Montagem em ponte (bridge) seria, usar dois ou mais integrados num único amplificador e assim conseguir mais potência.
        No datasheet você encontra um esquema em bridge!

      • cara não achei a bridge pro sub, será q vou ter problemas se montar o circuito sem a ponte?procurei no datasheet mas não encontrei o esquema em bridge.!

      • Olá Wilson
        Correto, para mais potência no sub!
        No datasheet do tda2002 tem uma esquema de montagem em ponte!
        Depois que montar, posta fotos ai pra gente!

  30. Olá Toni, gostei muito do projeto do amplificador de áudio com o tda 2003, será que posso sbstituir o tda 2003 pelo 2002 é que desse tenho as dúzias.

    valeu…

      • valeu vou dar um jeito, Cara, os componentes para este projeto até são baratos, mas quando chega no trafo, ai, ai, aqui custa R$80,00 um trafinho de 16Volts / 3 Ampres,

        consegui um de 24V/5A de um carregador de bateria de caminhão, será que posso usar esse e alimentar também o pré amplificador com o Ci TA 7630p?

        valeu

      • Olá Jair
        Esse TDA só suporta máximo 18 volts, para esse seu trafo recomendo o tda2050, pra alimentar o Ta7630, use um regulador de tensão!

  31. Bom dia, excelente projeto. Tenho uma duvida, tenho um potenciometro duplo de 10k mas ele está cortando o som, o que você acha que pode ser? e qual o potenciometro que você me recomenda usar nesse projeto? Obrigado

  32. ola Toni…
    Por coencidência estava pesquisando sobre programa de proteus 6 que eu uso pra desenvolvimentos de placas e acabei encontrando seu site e estava vendo teus esquemas eletronicos que é bastante interessante.

    Parabéns pelo seu trabalho!

    Um grande abraço.

  33. Olá Toni, este circuito é o ideal para mim. Minha TV tem uma saida para fone de ouvido e gostaria de montar um amplificador estereo para melhorar a saida de som da TV (tipo um home theater caseiro). Acho que este circuitodará certo, vc acha que terei problemas de impedancia ou posso experimentar ? existe algum circuito que case a saida da TV com o amplificador ?
    Obrigado pela ajuda e parabéns pelo site

  34. gostaria de saber se é normal ambos tda 2003 esquentarenmesmo nao vimdo som.
    Os tda esquentame nao sai som gostaria de saber se isso é normal e uma soluçao. obrigado.

  35. Toni me interresei emseu projetoe do TDA2009 ficou muiiito bomo som. Penaque ligueiempolaridadeerradaaejah sabe :X esse ae é 2 canai de 10Wrms ou o total deleéde 10RMS i mais uma coisinhaaki na minha cidade ñ acho esse dito de470UF só por 240Vaeé muiiitocaro foge do orçamento poderia me recomendar um outro o site esta otimo varios eskemas depois que conheci ele to que nemviciado em eletronica

  36. OLá?..Toni primeiramente quero te cumprimentar e agradecer por tudo que vem fazendo pela classe de técnicos como eu,que gosto muito de fazer montagens ,as vezes sem resultado positivo, por não ter calculos adequados para os circuitos ai vem a frustação e componentes perdidos para outros projetos,mas ainda bem que conheci vc,embora apenas internauta, mas com projetos que nos da prazer em realizar as montagens ai descrita…só me resta em nome de todos os companheiros técnicos te agradecer….e muito sucesso em seus objetivos,Obrigado

    • Olá Francisco
      Tbem sou técnico em eletrônica pela Etb! fico feliz pelo visitas dos amigos!
      Ter um site sobre o assunto era um sonho desde a escola, e que agora pode ser colocado em prática, com o apoio dos amigos vamos melhorando!

  37. Prezado Toni, quero salientar que o amplificador com TDA2003 é excelente, tenho instalado no meu microcomputador, diretamente na saída de áudio e apresenta ótima fidelidade. Eu gostaria de incrementar o projeto com um pré-tonal de graves e agudos independentes, mas está difícil encontrar um circuito funcional e confiável, estéreo, com a placa já desenhada. Sucesso.

  38. meu amigo toni eu queria monta um amplificado de podencia pelo menos de 100 rms vc me manda este esquema ai com a montagem ta fonte aonde eu me enrolo mais fico grato ser vc me envia obrigado

  39. Amigo, estou juntando os componentes para montar este amplificador, mas estou com 2 problemas:
    Tem problema usar um trafo 12v 3A? E os capacitores, em duas lojas que procurei, os de 470uF só tem pra 250V, não tem pra 25V nem pra 60V, tem algum problema?

      • Amigo, estou com um sério problema com esse circuito, ele só fica zoando na saida, e dando continuidade entre os pinos 2 e 3 do TDA, pelo que vi, entre o terra e a saídam isso nao seria normal ne?
        Do outro tda consegui eliminar essa continuidade, mas desse ja to cortando a placa toda e nada!

        não sei mais o que fazer para faze-lo funcionar.
        Mais uma coisa, como faço para saber se o TDA queimou?

      • Olá Ricardo
        Verifique todas as ligações dos componentes e da placa de circuito impresso, Qual a resistência está encontrando entre o pino 2 e 3?
        Se for baixa seu TDA é finito + !

  40. Ola, vou fazer o circuito mas n tem como colocar nenhum potenciometro? e o circuito funciona msm? e se tem como colocar 2 sub de 10 w em vez de um de 20 w. quantos ohms tem que ter cada sub? e a placa tem q ser impressa no msm  tamanho q esta na foto? obrigado. e  parabens pelos projetos!

    • Olá Enzo
      O circuito funciona mesmo? assim ofende a equipe!!!
      Potenciômetro tem sim como colocar, veja no esquema!!!
      Auto falantes -> 2 é estéreo!!!
      Placa baixa em pdf está a 100%, na foto como mostrado no titulo está a 200%!
      Obrigado pela visita!

  41. Mestre, retirei um transformador de um aparelho de som fabricado pela Bosh (fora de linha) que funcionava introduzindo um toca-fitas de carro.O trafo é de bom tamanho, pesado e fiquei com pena de jogar fora.Testei o secundário e encontrei as tensões de 10 a 17 volts entre seus 6 terminais.Poderia fazer a gentileza de me ajudar a projetar uma fonte que pudesse utilizar o pleno potencial desse transformador? Caso possa fazê-lo, ficarei muito grato e talvez isso ajude: são 4 terminais à esquerda e 2 separados à direita; medindo o 1° e o 4° encontrei 10,4 V; O 2º e o 3° deram 02,09 V; os 2 da direita deram 17,1 Volts. A Combinação destes útimos com os primeiros fica sempre em torno de 00,4 / 00,5 Volts. “montei” uma arremedo de fonte lido de morrer utilizando os 17,1 da direita com o 3° terminal da esquerda (02,9 V) e o multímetro mostra uma tensão de 25 Volts.Como não tenho muita prática, fiquei com medo de criar uma bomb4 c4seir4 e estou lendo alguns artigos do Newton Correa Braga sobre fontes.Logicamente, tudo é mais facilitado quando se adquire um trafo novo, pois vem com seus valores especificados.Pode me ajudar?Desde já agradeço.

  42. cara, eu montei isso, so que não esse, eu achei um com volume, mas o tda é o mesmo, e tbm é 10w, mono.
    Depois que eu montei, peguei umas caixas aqui, de mais de 10w, num sei qnto… o volume não no maximo, mas alto, o falante começo a chera queimado… eu liguei 2 em serie,  na soma da 8olms…
    eu tive q usa um falante de 120 (era o q eu tinha) qntos watts, vc acha legal eu compra um falangte pra esse ampli??
    flw

  43. toni meu amigo, seu site é exelente, pessoas como vc engrandece alma e atiça a curiosidade das pessoas que nunca tiveram interece pela arte da eletronica, eu sou um deles.estou tentando montar alguns circuitos apresentados em seu site, mas estou com muita dificuldade em achar o capacitor ceramico 22n axial. Onde comprar? Tem equivalente? Voce vende?.Ficarei muito alegre com sua resposta. Que Deus abra seus caminhos e te proteja, um abraço.

    • Olá Geovana
      Que bom , que tens interesse pela eletrônica, sobre o capacitor até alterei a lista de material… use um capacitor cerâmico de 22nF. Ele não é crítico pode usar valores até 100nF.
      Obrigado fica com Deus – Abraços e boas montagens!!!

  44. obrigado por compartilhar o projeto que esta muito bem feito, conheço um pouquinho de eletronica mais estou começando na área de audio e gostaria de tirar algumas duvidas.
    _ Caso eu queira usar um falante de 8 ohms é so alterar a tensão da fonte p/ manter os 10 watts?
    _ Pra controlar a potencia de saida posso usar um potenciometro em serie com a entrada?

    • Olá Ricardo
      Para mais informações sugiro que veja os gráficos no datasheet do CI, com 8 ohms e 16 volts teremos algo em torno de +- 6 watts.
      Mias não se apegue a números, o que interessa é se a potência atende a sua necessidade

  45. Olá: Prazer estar enviando recado a equipe Toni Eletronica pelos circuitos aqui postados ,póis os mesmos são de grande valia no desenvolvimento,e pratica da profissão de técnico eletronico,em nome de todos os técnicos eletronicos nosso muito obrigado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui