Amplificador de RF banda larga de até 20Watts para FM e VHF

| | , , ,

Esse é um esquema bem simples e bastante funcional que tem gerado tanta polêmica ultimamente. O Amplificador Linear que apresento é bem versátil e pode ser usado para aplicações em FM e VHF, para a faixa de UHF ainda não testei, mas se alguém se prontificar a fazer, postem aqui os resultados.

Nessa imagem vocês podem perceber que tem uma pequena alteração nos componentes, rsrss…
Aqui está a placa de circuito onde os componentes podem ser montados no lado do cobre:

Receba nossas notícias de eletrônica em seu e-mail. Cadastre seu e-mail no formulário abaixo para receber

, Amplificador de RF banda larga de até 20Watts para FM e VHF

, Amplificador de RF banda larga de até 20Watts para FM e VHF

Aqui o esquema eletrônico do amplificador:

, Amplificador de RF banda larga de até 20Watts para FM e VHF

Lista de componentes:
Capacitores
:

  • 2 x 102 Cerâmico
  • 2 x 104 Cerâmico
  • 1 x 1uF/25V Eletrolitico

Trimmer

  • 2 x 10-45pF Cerâmico
  • 2 x 56-100pF Cerâmico

Bobinas:

  • L1 – 3 Aspiras 5mm de diâmetro núcleo de ar
  • L2 – 5 Aspiras 5mm de diâmetro núcleo de ar
  • L3 – 4 aspiras 5mm de diâmetro núcleo de ar
  • XRF 1 – 3 ou 4 aspiras 5mm de diâmetro núcleo de ferrite
  • XRF 2 – Microchoque de 47uH (não pode ser substituído)

Transistor:

  • Q1 – Vide potencias abaixo:
  •  entrada de 600mW saída 6Watts
  • 2SC1972 entrada de 1,5W saída 14 a 20Watts, Amplificador de RF banda larga de até 20Watts para FM e VHF

Fonte de alimentação:

  • Uma boa fonte deve ser usada com 14V e no mínimo 2A e com uma ótima filtragem.

Diversos:

  • Placa de circuito, solda, fios, conectores um bom radiador de calor e uma caixa metálica para blindagem.

O que achou deste artigo?

Clique em uma estrela para avaliá-lo!

Classificação média 4.5 / 5. Total de votos 10

Como você achou este post útil...

Compartilhe nas redes sociais!

Lamentamos que este post não foi útil para você!

Ajude-nos a melhorar este post!

Previous

Download Gpsim simulador completo para PIC – Grátis

Fonte simétrica 12v regulada por integrado 7812 7912

Next

213 comentários em “Amplificador de RF banda larga de até 20Watts para FM e VHF”

  1. ola amigo nao sei se voce tem algum site confiavel que compra esse transistores 2sc1071 e 72 ainda pq ja estão a decadas fora de linha quem teve a sorte de conseguir adquirir eles na epóca que a mitsubish ainda fabricava se deu bem quem não hj padece por não achar mais eles originais todos que ja comprei foram pro lixo nenhum funcionava isso qdo não explodiram na minha cara quando ligado tendo em vista que original vem com coletor na extremidade direita e emissor no meio os que vendem hj são transistores carimbados que ninguem sabe me dizer pra que são não são nem pra usar como tip 31 41 nem como fonte mj2007 nem pra merda nenhum são uns transistores de baixo beta não amplificam nd nem em audio muito menos em RF ai se souber um substituto a altura agradeço estou usando nas montagens o SD1127 muito bom mas incoveniente de ser caro e sair maximo 5 w em fm .

    Responder
  2. Toni, bom dia !! Montei o transmissor veronica de 1 watts original pela Internet e funcionou bem. Se eu montar esse amplificador e acoplar ao transmissor veronica, vou conseguir os 6 watts? Agradeço pela atenção.

    Responder
  3. ola toni
    parabéns pela dedicação e colaboração a todos
    poderia informar porque o indutor 47uh nao pode ser alterado?
    tenho visto valores diferente s tipo 1uh e 10uh usado na base deo 2sc197xxx
    qual seria a função desse componente nesse circuito.

    Responder
  4. Toni, gostei desse amplificador, e estou com a intenção de montá-lo, gostaria de saber se nessa configuração das bobinas, já está configurado para a faixa de FM?…..Obrigado e parabéns pelo site e as publicações.

    Responder
  5. Ola Toni . Vou montar o amplificador de rf , mas tenho algumas dúvidas . .
    meu transmissor é de 300mW , o que mudar para adaptar a potencia de entrada mais baixa ? posso trocar o 2SC1971 pelo 2N4427 ? Grato , parabéns pelo site

    Responder
  6. TONI EU MONTEI ESSE AMPLIFICADOR DE RF 20W, COLOQUEI O TRANSISTOR 2SC1971 FUNCIONOU LEGAL POIS TROQUEI O TRANSISTOR PELO 2SC1972 PARA OBTER UM SINAL MAIS FORTE QUANDO LIGUEI FUNCIONOU MAIS O TRANSISTOR ESQUENTAVA MUITO MESMO COM DISSIPADOR E PASTA E O SINAL DIMINUIU.O QUE PODERIA TE ACONTECIDO ISSO.

    Responder
  7. 2SC1971 , 2SC1972.
    Estes transistores são para VHF. Qual usar para UHF, de 460 a 470 mhz ?
    Pois gostaria de monter um amp. par talkabout.
    As bobinas podem ser as mesmas ?
    para entrada de 600mW e para entrada de 1,5W. qual seria os transistores ?

    Responder
  8. Boa tarde senhores;

    Ja mantei vario transmissores e amplicador RF para FM 88 ate 108MHZ, agora para dar uma ajuda para nosso amigo que montou o amplificador  e o transistor tinha o suas BCE invertida mas era da seri 2sc e bem provável que tenha pego um transistor remarcado, pois eu ja peguei 2sc1971  mas na conferencia dos pinos ele batia com 2sc1970 foi quando cheguei a conclusão que era remarcado pois o mesmo tem as mesmas características ficas o que muda e potencia e ganho . 

    Responder
  9. Querido amigo Tony,veja se pode me,ajudar,montei este cirquito, porem, não funcionou  queimou,o transistor.Ao testar este transistor que eu tenho, da mithisubch verifiquei que, a disposição de terminais é invertida,o cirquito seu, e todos. Os outros que são  postados  é :base,emissor,e coletor,é alimentado no terminal da esquerda e negativo,no meio ,o meu cirquito só, funciona, com. O coletor  no meio e  negativo na esquerda sendo base,coletor,e emissor  o que pode me dizer sobre isto grato ass Gerson

    Responder
  10. ola toni como vai amigo. Eu sou tecno em eletronica a muitos anos e gosto muito de brinca nas horas vagas. Ja montei varios projetinhos desses que vc posta todos sao muitos boms. So que esse amplificador esta min desafiando posso . Coloca um bd 135 min da uma dica amigo.

    Responder
    • se comparar o datashet dos 2 vai perceber que não é posivel .. .  o bd135 é utilizado em casos remotos, pois não é um transistor de Rf… ele ainda é utilizado por conseguir discipar e oscila em altas frequencias, como banda de FM… mas no seu caso não serve pois não vai produzir mais que 2W…

      Responder
  11. Atenção…
     vc que é iniciante como eu, é praticamente impossivel regular seu transmissor e amplificador sem um medidor de ROE e Wattimetro… o problema não é o transmissor mas sim a antena… montar o transmissor é facil, casar a impedancia com a antena que é complicado, se conseguir um baixo ROE, fique contente e não mexa mais tentando melhorar..
     um bom medidor é o VOYAGER KW 325 em torno de R$ 240,00
    se vc ta com um ROE baixo pode fazer uma bobina com fio 20 AWG  4 expiras de fio, nas pontas um led qualquer em serie com um resistor de 300ohms. 
    pra regular e tirar potencia do amplificador… tenta tambem cortar o cabo…  pro Rg58 a medida é 198 / frequencia >>> dai vai aumentando conforme o tamanho necessario.
    ex: 198/ 105,5 = 1,876m    >>> dai multiplica por 2,3,4,5…. 
    >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>
    toni..
    gosto muito das suas postagens…
    em um comentario anterior comentei que não consegui regular o amplificador, até queimei a saida>>   o problema era alto ROE, SWR, e não tanto a regulagem do amplificador, coloquei um amplificador profissional agora e não consigo potencia… vivendo e aprendendo, semana q vem chega meu wattimetro e medidor de ROE..
    tambem chega um cabo rg58 maior, vou preparar ele no tamanho exato, pelas contas 11,26 metros para 105,5, tambem vou casar a impedancia com a antena, profissional com 5/8 de ganho 3 a 5 Db. sem bobina interna. se tiver alguma sugestão por favor me ajude… abraço

    Responder
    • seria102 > 1nf e 104 > 100nf  … eu montei o projeto, porém não consegui tirar potencia dele, não possuo wattimetro nem frequencimetro, não consegui regular direito…
      mas o projeto é bom, recomendo…

      Responder
  12. Imtereçante: O autor diz que este está funcionando, mas podem observat: o emissor do 2sc1972 está desligado. Outra coisa: tem alguns Capacitores que ele coloca por exemplo: 120… sem especificar de são, 120 Pf, ou 120nF, ou outro qualquer…

    Responder
      • boa tarde toni..
        gosto muito das suas postagens…
        em um comentario anterior comentei que não consegui regular o amplificador, até queimei a saida>>   o problema era alto ROE, SWR, e não tanto a regulagem do amplificador, coloquei um amplificador profissional agora e não consigo potencia… vivendo e aprendendo, semana q vem chega meu wattimetro e medidor de ROE..
        tambem chega um cabo rg58 maior, vou preparar ele no tamanho exato, pelas contas 13,13 metros para 105,5, tambem vou casar a impedancia com a antena, profissional com 5/8 de ganho 3 a 5 Db. sem bobina interna. se tiver alguma sugestão por favor me ajude… abraço

  13. Boa tarde Toni, eu tenho um transistor mrf182 e um pll 1w com pic e saa1057 seria possível eu fazer um power de 30w com este transistor? onde encontro um projeto bom mesmo?

    Responder
  14. olá Toni.
    eu tenho um transmissor PLL fm banda larga de 4w… com o transistor 2sc1947
    gostaria de saber se com esse projeto 2sc 1972  eu consigo montar um amplificador.
    ou meu PLL ja é muito potente pra alimentar a entrada…?
    me da uma força, pois até tenho o transistor, mas não adianta montar se depois ele vai queimar..

    Responder
  15. Olá Toni, parabéns pelo site!
    Gostaria de saber se você conhece o transistor Ms1337 e poderia me dizer um substituto?
    Você tem algum esquema de amplificador de 30 ou 40W que possa ser excitado com 1W?
    Você conhece o Transmisor da Montel modelo MTFM100/250?Estou com um e ele está queimado e não consigo identificar o problema.
    Obrigado.

    Responder
  16. ola toni, sou novato na area e grande fam de seu site e seu, gostaria de perguntar se eu posso subsituir estes trimmer por trimmers comum aqueles marrom de 60 pf sabe, estou com grande dificuldade de achar deste que vc usa na minha cidade e na internet tbm, quando acho o preço e demasiado alto. muito obrigado!!!

    Responder
  17. Toni amigo, vê se me tira uma duvida;
    eu tenho um transmissor que comprei importado, o transistor dele é um c1971, ele tem 7watts de potência, se eu trocar o transistor eu posso aumentar a potencia?
    e que transistor usar?
    obrigado cara!

    Responder
  18. ola amigo, comprei um amplificador de sinal wireless da krazer de 1000w. fucionou uma semana, e parou. comprei pelo site. ja era. gostaria de saber se vcs tem o circuito eletrico desse amplificador. vou ve se salvo ele. obrigado.

    Responder
      • Alo toni, o seu web é muito interessante, eu estou em africa-maputo, comprei um video sender, ele faz uns 100m de alcance e opera em vhf assim como uhf. Gostaria de aproveitar este seu esquema para fazer um transmissor de uns 5km, sera que vai servir? e que detalhes posso acrescentar para obter o maior alcance possivel, tudo isso porque se eu conseguir serei o unico e o primeiro a inventar uma tv amadora.

      • ok, obrigado, vou ver se faço um mas se tiveres um pode me enviar, porque aqui em Moçambique ha falta de transistores de RF mas existem alguns BD135, C3355, C1971, etc etc

      • ok, vou tentar fazer isso, mas uma coisa tenho certeza, vai me sair muito caro, veja a proporçao entre o Real e o Metical. 1 Real = 19 Meticais. Qual é o custo dum transmissor para uns 5 ou 10 kms por si fabricado? quero ver se ta ao meu alcance ou nao , peço para me enviares a cotaçao com a frete.

      • Olá Armanze
        É que não produzo estes circuitos, como seria praticamente protótipos, ficaria caro!
        Como disse consegue um destes no Taobao ou Aliexpress por cerca de US$ 50,00, aqui no Brasil não custa menos de R300,00!
        Então o Mercado chinês, creio que seja a melhor saída!

  19. Olá Toni, voce tem um projeto de um transmissor de audio e video pequeno, que pode ser alimentado com 3 a 5 volts e eu tenho um celular estragado com camera, posso usar aquela camera no lugar da entrada de video, e que esse transmissor transmita mais que 1 km e que o sinal possa ser recebido numa tv, celular e computador!!!!!!!!!

    Responder
  20. tone sou fan do seu trabalho tenho muita vocaçao prar eletronica ,e gostaria de tirar uma duvida bem grande tem um eletronico aqui numa cidade vizinha que e fera em transmissores fm ,na maioria dos seus projeto ele utiliza o transistor 2sc1970,
    2sc1971
    2sc1972
    e 2sc1946a
    so que tem uma coisa que me ta tirando o sono ele nao usa trimmer variavel ..só usa capacitor disco ceramico….pois bem gostaria de saber se vc sabe como faz isso ???
    ficarei no aguardo

    Responder
  21. na verdade preciso de uma informaçao.eu posso colocar uma fonte de 13.8volts por 7 amperes e no trimmer de saida para antena posso colocar daqueles de cor marrom ele e de 60pf ai eu iria cobrir mais a fm? quem pode me ajudar porque aqueles de ceramica nao encontrei!

    Responder
  22. Olá,montei este circuito do Felipe,com um transistor 2n5643 e a potencia foi para 40w,porem foi preciso alterar o valor de alguns componentes.No caso do xrf de 47uH se usa um de 1ouH e a fonte tem que ser de 26V bem filtrada com uma boa amperagem.Assim que poder postarei foto aqui no bloguer do TONI.

    Responder
  23. Olá! Primeiro quero parabenizar pelo site, tem muita coisa boa!
    Estou montanto esse aplificador porem estou com duvida no XRF 2 – Microchoque de 47uH, poderia dar mais detalhes sobre esse componente?
    Aguardo Resposta! Abraços!

    Responder
      • Internamente é diferente. Esse que te mandei o link já te, o local da antena, tanto que sai com 3 volts, o mesmo da pilha, eu penso que ele deve sair menos que 10 miliwatts. Eu vou levá-lo na loja de um amigo meu que conserta rádios transeptores e usar o medidor dele para saber qual a potência de saída. (era o que eu deveriater feito antes de te perguntar.) Bom, pela hora tu deve está no horário de almoço. Qualquer coisa, e se você tiver paciência, estarei à noite no face, te chamo lá. Bom dia de serviço guri. Obrigado pela paciência.

        Estou sempre no canal 10 (467.6125 uhf) talkabout, 145.900 vhf.

      • Esqueci, depois eu capturo a imagem do circuito dele e te mando. farei um breve filme para ver a diferença desse, mas valeu

  24. Cara, prmeiro quero parabenizá-lo pelo artigo, gostei e salvei, mas eu queria um pré ou um amplificador que fosse excitado com menos de 10 miliwatts, com potência até 5 watts, pois tenho um pll digital estério que eu ganhei no kit de um pendriver modelo rfm-08 da powerpack, e eu queria usá-lo como excitador e um aplificador para transmitir até uns 10 km. Estou pensando em pegar a parte da saída de um ht allan ct180 tranceptor em VHF, ou a parte de saída de outro HT WHS 150, relm chatral. o Primeiro isa transistor 1971 e o segundo usa módulo de potência. Se você tiver um esquema legal que supra minhas necessidades ou qualquer um outro, eu agradeceria. Esqueci, e a parta da saída de outro HT motorola sp50 ou president, na freqüência náutica. Claro usando o pré de cada um.

    Responder
  25. Olá Toni, parabéns pelo site. Tenho uma placa de PLL com saída de 500 mW, será que vai excitar esse amplificador, ou tem como diminiur a potência de entrada ? Abraço a todos e obrigado pela atenção !

    Responder
  26. Toni/Felipe montei o amplificador com o 2sc1971 beleza funcionou muito bem agora vou coloca o transistor 2sc1972 para aumentar a potência dele.Parabéns pelo projeto
    muito bom msm tiver mais projeto como este pode mandar pra mim.Abraços pra vcs dois Toni e Felipe

    Responder
  27. Felipe/Toni como faço pra regular os trimmers de entrada e de saída se eu não tenho aparelho para esse tipo de regulagem. Se eu ligar meu pll no amplificador sem ter regulado o amplificador iria queimar o meu pll,ou posso ligar os dois sem ter regulado antes.

    Responder
  28. Olá Toni, tenho algumas dúvidas, preciso montar um transmissor FM de 20w, estava pensando em montar com um transmissor de 1w => PLL => Este amplificador. Está certo dessa maneira? Vai funcionar direitinho? Também gostaria, se tiver, de um esquema de transmissor pequeno com pcb, montei o seu com o 2N2218, funcionou perfeitamente mas, se tivesse um com uma qualidade melhor ficaria grato. Mais uma dúvida, para esse esquema virar estéreo é só adaptar um multiplexer na entrada do transmissor? Muito obrigado. Ah o PLL seria esse http://eletronicatudo.blogspot.com/2010/09/transmissor-de-fm-pll.html

    Responder
  29. E aew Toni! blz? To querendo monta e usa esse amplificador d rf ligado a uma antema yagi para captar o sinal, e uma antena omni para esparlhar o sinal pela casa para 2 celulares e 1 modem 3g da vivo. Sera q dá?

    Responder
  30. Olá amigo Tony !
    amigo vc tem alguns esquema de um amplificador de rf com o modulo toshiba S-AV6 ele era de um transmissor maritimo eu queria montar um amplificador de fm com ele .
    obrigado.

    Responder
  31. Muito Obrigado felipe/Toni esse amplificador linear funciona bem demais….Coloquei o 2sc1971 para teste perfeito……com o 1972 jogou o sinal a quilometros……abraços…

    Responder
  32. A pergunta do san e justamente o que eu queria saber, se podemos utilizar o transmissor veicular como primeira etapa, que tipo de amplificador posso utilizar? Para acoplar o sinal de rf ao amplificador pode ser atraves de um capacitor de 1n?

    Responder
  33. ola tony, gostaria de saber se posso usar aquele transmissorzinho para carro como a primeira etapa para 1 transmissor mais potente ou seja quero aumentar a potencia dele , eu posso e como

    Responder
  34. Boa tarde!
    Aki d Africa, Mocambique.
    Tenho um emissor digital, por ai 1W d potenxia, gostaria de saber se ao usar este amplificador d rf o reajuste a frequencia sera no emissor ou no amplificador. Obrigado

    Responder
  35. + uma duvida, os capacitores variavel desse projeto trimmer ajustavél é de louça daqueles bem antigos. Duvida eles podem ser subistituidos por outro + moderno aqueles que a cor de seu corpo indicam seu valor?

    Responder
  36. Amigão compre no ML um video link daqueles de 50 metros mas achei ele muito fraquinho esse circuito pode ser usado com ele pra aumentar sua potencia? ele é VHF canal 10 é bom mas tem pouco alcance.

    Responder
  37. Queria saber se dá pra usar em um modulo transmissor (TXe RX) “aquele circuitos integrados” que sao utilizados para controle de Portões enfin controle geral. Obrigado

    Responder
  38. Olá felipe estou com uma dúvida eu posso ligar meu pll estereo de 1w nesse seu projeto e posso operar na faixa de fm em 88-108mhz.É também gostaria de saber se os
    capacitores cerâmicos de valor 102 e 104 são dde que nf ou pf. Desde já muito obrigado aguardo seu retorno felipe.

    Responder
  39. po esse XRF 1 – 3 ou 4 aspiras 5mm de diâmetro núcleo de ferrite

    XRF 2 – Microchoque de 47uH (não pode ser substituído)
    o segundo como e feito ou se vende ?
    acho que os Q1 e Q2 não são vendido mas

    Responder
  40. será que posso adaptar este circuito a um comando de aeromodelismo?
    estou a pensar comprar um heli na dealextreme mas o comando só dá para cerga de 20m, e como tal estava a pensar amplificar o sinal.

    Responder

Deixe um comentário

Telegram

Nosso canal no Telegram te aguarda

Junte se
Fechar