Módulo de potência Profissional 90 a 130 watts RMS em 8 ohms por canal

| |

Obtenha de 90 a 130 watts reais (RMS) por canal com excelente qualidade de som e com recursos adicionais que nenhum outro amplificador do gênero pode oferecer:

Um circuito tonal de entrada com controle de graves, agudos e, além      disso, um mixer para guitarra e violão com efeitos especiais.
, Módulo de potência Profissional 90 a 130 watts RMS em 8 ohms por canal
Esta é a grande oportunidade que você terá para montar seu próprio sistema de alta fidelidade de grande potência.
, Módulo de potência Profissional 90 a 130 watts RMS em 8 ohms por canal
Com componentes fáceis de encontrar no mercado (2N3055) e layouts das placas, explicações técnicas passo-a-passo você não encontrará nenhuma dificuldade para construir e desfrutar.
, Módulo de potência Profissional 90 a 130 watts RMS em 8 ohms por canal
Algumas características:
Potência RMS – 90 a 130 watts por canal
Potência de pico – 180 a 260 watts por canal
Sensibilidade – 900 mV RMS
Relação sinal/ruido – maior que 80 dB
Resposta de frequência – 20 a 80 kHz
Distorção – inferior a 0,07%
Impedância de entrada – 47 k ohms
Impedância de saída – 8 ohms

, Módulo de potência Profissional 90 a 130 watts RMS em 8 ohms por canal
A muitos anos atrás montei e garanto que funciona muito bem.

Receba nossos artigos gratuitamente no seu Email
Acompanhe Toni Eletrônica nas redes sociais

A relação dos componentes está nos dois anexos para download assim como todos os detalhes para a montagem.

E com a colaboração do nosso colega Adryano, o download das placas em versão mais compacta e elaborada em PDF. Download:

Download PDF     Mirror 1     Mirror 2
, Módulo de potência Profissional 90 a 130 watts RMS em 8 ohms por canal

, Módulo de potência Profissional 90 a 130 watts RMS em 8 ohms por canal

Obrigado pela colaboração.

Abraços

O que achou deste artigo?

Clique em uma estrela para avaliá-lo!

Classificação média 4.5 / 5. Total de votos 24

Sem votos até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Como você achou este post útil...

Compartilhe nas redes sociais!

Lamentamos que este post não foi útil para você!

Ajude-nos a melhorar este post!

Conte-nos como podemos melhorar este post?

Anterior

Reaproveitando e brincando com LED LASER de gravadora de DVD

informação sobre “filtro infravermelho”

Próximo
Sobre Rums

Tenho interesse por eletrônica desde criança, paixão antiga.

Comente via Facebook

130 comentários em “Módulo de potência Profissional 90 a 130 watts RMS em 8 ohms por canal”

  1. Gostei deste intercomunicador, presinço de ajuda. Tenho oprojecto final de um intercomunicador com LM380N, em Angola não encontro este circuito integral.

  2. amigo experimente acrecentar um resistor de 10 r 5w na saida se nao resolver experimente colocar um capacitor 102 n0 tr exitador

    • Montei um em 1996 mono te garanto galera o som é de altíssima qualidade agrada muito. Detalhe usando dois autofalantes de 8 homs o ganho do som dobra. Vale apena montar sem conversa mole.ok

  3. um detalhe pelo esquema original(revista radio e eletronica n 6 de 1985 esta faltando ai o circuito de proteçao que fica ligado onde esta as setas no esquema, apesar que pode ser montado sem ele… o trafo geralmente nao se acha para comprar atualmente, enrole ou mande enrolar saida 30 v com center tape(30 + 30) minino 3,5 amp

      • A Ibrape lançou um amplificador de 250 W e utilizava um trafo de 100 Volts por 10 Amperes . Levando isto em consideração eu utilizaria para uma maior segurança, no presente circuito, um trafo  de 3,5 A para 90 W e um trafo de até 7 Amperes para 130 W de saída, considerando o fator de três vezes maior para uma  ‘ margem de segurança ‘  . 

  4. Continuando esse pré feito por CCDB parece com a etapa de entrada da machine 1.8 2.0 MX com ajuste de ganho de entrada por trimpot obra de arte 

  5. amigos esse projeto é um espetáculo e sobre sua primeira publicação esse foi um projeto inspirado na revista RCA projetos de amplificadores isso na década de 70  e mais tarde passaria por uma pequena mudança como valores de transistores mais atuais para época e logo lançado pela revista MONITOR ano 79 e mais uma surpresa o CCDB cladio césar dias baptista ex-mutantes TERIA SIDO O RESPONSÁVEL dessa mudança  isso mesmo o famoso turbo compressor do CCDB saiu dessa mesma revista só que com modificações mais nasceu na mesma edição ele  na época não se interessou mais pois estava estudando outras obras de arte como nas suas publicações  NOVA ELETRONICA e as W-HORN JBL originalmente isso eu sei porque meu avó trabalhou no ramo de componentes eletronicos e conheceu o ccdb e ele disse montei todos os projetos da  RCA edição especial ele montou um desse para meu avo que encomendou que acoplou um pré mais tem um som incrível é o meu chodó   

    • Olá Wellington,
      Gostei muito do seu depoimento, estou com uma curiosidade enorme em ler este artigo. Estou pesquisando muito para descobrir em qual edição da Revista Monitor de Rádio e Televisão saiu esta publicação. Já descartei a edição de agosto, julho, junho e fevereiro de 1979. Você pode me ajudar? Em qual edição saiu este amplificador modificado por CCDB? 

      • amigo este artigo saiu primeiro foi na revista RADIO E ELETRONICA nª 6 de 1985, tambem vendiam o kit pl 90 que vinha tambem o folheto com o esquema completo –
        infelizmente nao estou achando as revistas Radio e Eletronica para baixar na net, tenho apenas a n 6 que tem a potencia, vi algumas no mercado livre a 15,00
        esta potencia é excelente, a minha montagem uso um pre da palmer com o integrado
        LS 4558 – para calibrar coloque o trimpot no minimo pois dependendo da posiçao ja queima todos os transistores quando ja for calibrar a amperagem!

  6. Pessoal ja montei este circuito diversas vezes por ter alta qualidade de som sendo classe a , quanto a questão da fonte e possivel trabalhar com tensões acima de 42 positivo e 42 negativo basta almentar a quantidade de transistores de saida de 2 para 4 ,deixo aqui minha dica no lugar dos 3055 substitui por 2sc 5200 no lugar dos bc substitui por bd no lugar dos bd substitui por d 401 e b 546 , desta forma ja montei este circuito com 60 positivo e 60 negativo por 10 amp , resultando 60%de aproveitamento do trafo por ser classe a resultando em torno de 300watts reais, espero ter ajudado voces

  7. Olá todos do te1. Gostaria da ajuda de vocês, pois montei o amplificador desta edição da Sabereletronica http://blogdopicco.blogspot.com.br/2011/01/revista-saber-eletronica.html . porem não consegui fazer o mesmo funcionar, na união dos resistores dos transistores fica sempre igual ao VCC e mesmo atuando no Trimpot não ajusta a tensão para 1,5volts abaixo da metade de VCC como outros amplificadores com fonte simples e acoplamento por capacitor… Quem poder ajudar desde já agradeço.

    • A  tensão de retenção entre a base e o emissor de T3 sempre será de 0,7 Volts, portanto a tensão entre R11 e o cursor do trimpot sempre será a mesma. Uma maneira de resolver este problema é inserindo um resistor com um valor bem baixo entre o emissor de T3 e o coletor de T4, ou seja, o mesmo que um resistor em paralelo com R11. Por exemplo: O emissor de um transistor, estando ligado diretamente à alimentação SEM um resistor intercalado a tensão entre a Base e Emissor sempre será de 0,7 Volts. Similar ou idêntico à tensão de retenção de um diodo retificador. Algo como, dois diodos ligados em série a tensão de retenção entre ambos será de 0,7 V + 0,7V = 1,4 Volts . O problema é quanto às configurações de como foi projetado o Amplificador e se pode ser inserido um resistor emissor de polarização.   

  8. pessoal preciso de uma dica, queria saber porque que meu amplificador que montei fica com som rouco. liguei um violão nele mas os som fica rajando. preciso de uma dica que tiver passa aí por favor.

  9. Olá, Turma !! Um pequeno lembrete : Ao adquirirem transistores é aconselhável verificar as numerações no corpo dos componentes. se estiverem muito nítidas ou escritas de forma grotesca pode vir a ser transistores ‘ REMARCADOS’ ou seja, um transistor mais barato ( que não implica em sua qualidade mas sim nas suas exigências técnicas para a aplicação específica do seu uso )  . Infelizmente existe este tipo de artimanha no mercado, para obtenção de lucros. 

  10. Vejam, caros amigos. Pelo comentário do Geraldo, publicado em 3 de março de 2014 às 12:23 pm . fica bastante claro que, se a alimentação é de +42 V e -42 V  é NECESSÁRIO um transformador de até no máximo 30 Volts pois na filtragem a tensão passa para +42 V e -42 V pois, os 30 Volts passam a 42 Volts (  em 30 Volts multiplicado por 1,4 ( constante )) . E se fosse utilizado um transformador com saída de 42 Volts ficaria 42 Volts multiplicado por 1,4 resultando em um valor de  +58.8 Volts e -58.8 Volts .

    • é isso aí. concordo. estou usando um transformador de 30+30v e retificado ta elevado por volta dos 40 volts. você sabe se pode ser usado o tip35c?

      • Olá !  Pelas características técnicas tudo indica que pode ser utilizado o transistor tip35c no lugar do 2n3055 . //
        tip35c ( http://www.newtoncbraga.com.br/index.php/como-funciona/721-transistores-da-serie-tip-art086 ) //
        2n3055 ( http://www.projetostecnologicos.com/Componentes/Transistores/AltaPotencia/2N3055/2N3055.html ) //

  11. Bom dia !
    Eu projetei uma placa para este amplificador, é mais compacta pois os transistores de potencia estão fora da placa.
    Se o dono do site quiser disponibilizar o meu layout pra galera, me notifique via email !
    Montei ele e funciona direitinho ! Bate um somzão ! Estou montando ele numa caixa, vou usar como amplificador de contra baixo !
    Abçs e parabéns pelo site ! Nota 10 ! =)

  12. Pode ser tentado um capacitor eletrolítico de 10 μF em paralelo com o diodo zener D1 como medida para desacoplamento do estágio primeiro ( se for o caso ) ou alterar o valor de C3 até conseguir um resultado satisfatório, caso esteja ocorrendo um problema de realimentação de sinal.

  13. AMIGOS EU SINCERAMENTE ESTOU PARA DESISTIR DESSE AMPLIFICADOR! NADA QUE EU FAÇO FAZ ELE FUNCIONAR. MAS JÁ ESTOU COMEÇANDO A PENSAR QUE TEM ALGUM DEFEITO NESSE NOVO PROJETO DE PLACA. TENHO UM POUCO DE EXPERIENCIA COM TRANSFORMADORES MAS ESSE NENHUM DOS MEUS TESTES PARECE DAR A SOLUÇÃO NÃO SEI MAIS O QUE FAÇO SE ALGUÉM JA MONTOU COM A NOVA PLACA E FUNCIONOU ME AVISE. SE NÃO VOU TENTAR A ANTIGA!

    OBRIGADO AMIGOS.

    • Amigo essa placa pode ser confeccionada ,do jeito que você quiser pois cada um montador faz da maneira que achar melhor, grande ou pequena, ou média, levando em consideração a largura dos terminais dos transístores BC  e BD,S que são próximo um do outro. A fonte tem que ser simétrica,, do contrário, não funciona.. Quanto ao transformador, pode usar , 20+20, 25+25, 30+30, por 5 amp,.. respeitando o limite de tensão que o amplificador funciona, mas tem que ser fonte simétrica.

      • bom to começando a desconfiar que para usar o 2n3055 não posso usar 40+40 volts
        acho que dever ser por volta dos 25. ou no maximo 30 volts. porque não é possivel que aja algo errado com minha montagem. acho que tem algo a ver.

      • VEJA QUE O CIRCUITO É ALIMENTADO COM +42 V e – 42 V,isso não quer dizer que tem que usar um transformador de mesmo valor. Usa um de 30+30, ou 35+35, que funciona. Quanto ao 2N 3055, FUNCIONA MUITO BEM, EU MONTEI , COM ELE E FUNCIONOU. MAS VC PODE USAR OS TRANSÍSTORES DOS AMPLIFICADORES GRADIENTE OU SÍGNO…, 2SC-3281, POLARIDADE NPN, COLETOR POSITIVO, E O MESMO TRABALHA EM PÉ E É GRANDE,, FACILITANDO A MONTAGEM.

    • a fonte de 42v é simetrica, deve fazer a fonte com acoplamento, colocar capacitor cerâmico de 100n em paralelo com os eletroliticos, tomara que tenha ajudado.

  14. Pessoal montei esse amplificador novamente. parou de queimar os componentes porém quando ligo um alto falante só faz um ronco contínuo ruoooooooooooo. não encontrei nada em curto na entrada. se alguém tiver um palpite me da um toque. tentei um ajuste no trimpote e também não resolvel.

    No Aguardo.

  15. Ola , eu tenho esse amplificador ( esta parado ,meio que desmontado ) tenho vontade de reviver ele , porem sei que o próprio fabricante ( não sei o nome ) dava um tipo de garantia indeterminada , mas não sei se esta ainda aberta, alguém sabe o nome ou site deles!:?

    Grato

  16. cara a unica coisa que cheguei a fazer foi girar o trimpot. agora um resistor fica queimando. o que será? quanto aos transistores podem ser usados o 2sd3055 mesmo?

    • Quanto a queima nao sei te dizer . agora os transistores podem ser esses mesmo , a unica coisa e que quando voce muda o modelo , voce vai ter mais potencia ( mj 1505 ex.) ou qualidade de som , porem tem que ser mudado tambem os outros transistores que fazem o controle de  (temperatura) os “bd” 
      por outros mais fortes…

    • Tente intercalar um amperímetro entre os resistores que estão queimando e deixe a entrada do amplificador com sinal zero e ajuste o trimpot para uma corrente de 100 miliamperes ( Corrente de Transição ) . Pronto… está regulada a corrente de transição que ira passar pelos transistores de saída já devidamente polarizados .

      • O problema é que não cheguei a injetar nenhum sinal na entrada. os transistores e o resistor queima poucos segundos depois que o amplificador é ligado.
        Ainda estou fazendo testes.

    • Amigo esse amplificador é realmente muito bom Falo por experiencia própria, pois já montei o mesmo. Tenho o esquema do mesmo que vem acompanhado com o pré e o controle de tonalidade.A placa do amplificador , é fácil de fazer, já a placa do controle de graves e agudos é um pouco complicada, porque é com CI, mas dá pra fazer.Quanto ao problema do trim-pot ,esse componente é o segredo do amplificador, pois ele regula a corrente dos transístores de saída.Quando você gira ele para ambos os lados e os transístores esquentar  em excesso , logo você vai ouvir um barulho…tipo tummm, contínuo…, volte ele para outra posição que ele vai funcionar com os transístores frio.MAS ATENÇÃO;, todo circuito deve ser testado ,depois de conectar na fonte, use em tomada EM SÉRIE, com uma lampada de 60 WATTS , para 110, ou 220 vts, pois numa situação de aquecimento dos transístores, a lampada acende a meio brilho, ou dependendo do ajuste do trim-pot,  a mesma acende fraca ou mais forte, e assim você vai evitar que queime a saída.JAMAIS TESTE ESSE AMPLIFICADOR OU OUTROS , …APOS MONTAR, O MESMO…DIRETO SEM DISPOR DE UMA LÂMPADA  EM SÉRIE…Boa sorte…UM ABRAÇO…GERALDO.

      • Olá vou seguir essas dicas e macetes vou comprar mais componentes para tentar fazer os testes. a pior parte é que os transistores principais que são os 2n3055 não sofrem nada quem sofre são os que excitam os principais. vou ver e volta a entrar em contato.

        Obrigado!

  17. Bom dia toni. eu montei esse amplificador mas ele so faz um forte grunido no auto falante e queima os transistres primario. sem ser os quatro que amplificam. troco eles e ja queima novamente, já verifiquei os resistores e os diodos estão ok creio ser algo no circuito. me manda uma dica do que testar ou ver. também presico tirar uma duvida. no anuncio do circuito fala que os transistores são os 2sd3055 mas no arquivo em pdf fala que é o 2n3773 qualquer um funciona ou só um dos dois? eu usei o 2n3055.. preciso montar com urgencia esse circuito
    NO aguardo

    • Ola , já verificou a tensão do “trimpot” eu não sei os valores corretos , mas ela tem um valor certo , nesse projeto não vi se descreve isso.. outra Coisa que aconteceu com o meu na época , eu tinha feito em uma fonte retificadora para duas placas , e eles queimavam direto pois precisam serem independentes ( são de realimentação negativa )

  18. Olá toni esclareça-me uma duvida. aqui na pagina diz para usarmos o 2n3055 mas no aquivo que baixamos diz para usar o 2N3773. pode ser usados qualquer um dos dois ou não? esclareça-me

  19. olá tonny beleza ? bom trabalho, bons projetos, parabens pelo site ! tonny posso usar tip3055 no lugar dos 2n3055 ?  ou tip35A ? 

    valew!!!

  20. Ola, tenho esse amplificador a mais de 20 anos , agora ele esta desmontado , mas trabalha com os mj 1505 e toca muito mesmo , porem nao tenho mais o manual , pois na epoca eu comprei ele numa loja de kits la na santa efigenia , so queria saber qual o nome ou site do fabricante deste modulo , alguem sabe!?

  21. tony eu preciso de muitas ajudas . eu gostaria de saber se teria como montar  reverbe delay com CI N555 so com eles se voce  sabe como monta me ajude que eu estou presisando muito deste projeto.se vc podese me eviar um esquema com este ci eu fico muito grato muito obrigado me email e este ai htt://[email protected]

  22. nao e uma resposta e uma pergunta como entrar em contato com rums ou si ele poderia min falar qual a corrente de reposo do amplificador de 660~700wtts rms 4 ohms quer estou querendo montar eu fico grato

    • O projeto completo e os autores reais vocês poderão achar aqui:

      E aconselho a todos que leiam todos os tópicos da Audiolist pois existem pequenos erros de circuito, valores de componentes e lay-out de placas.

  23. mesa de son vc tem auguma coisa em esquema para montagem e se eu precisar de todos os componentes vc mim fornece eu não entendo muito mas sou inteligente

  24. engraçado tenho esse esquema de um livro muito antigo e diz que os transistores de força são 2n3773 e pega resistor de 0.33r 5w pra caramba pega 6 na placa e mais 4 nos transistores modo 130w e aqui onde eu moro montam placa assim com resistores só no emissor tem uma placa chamada cubo 100 que ela pega 10 transistores negativos tanto faz o que colocar mj 2n tip qualquer transistor mesmo e todos os tipos de placa de potencia aqui da região e não sei explicar por que 

  25. rums adorei os circuitos pois trabalho com potencia a mais de 15 anos e gostei muito.      sou fã de amplificadores,e aproveitando a oportunidade gostaria de saber se voce          não tem o esquema do bx da studio r pois estou com um na oficina que encendiou alguns resitores da placa e eu não consigo concerta sem o esquema  por favor me ajude atenciosamente, meus cinceros agradecimentos.

  26. ola amigo eu vi o seu projeto do amp e gostei muito dele, eu vi o comentario acima do adryano do amp 130w 4 ohm’s. a fonte para este projeto deve fornecer, depois de retificada, uma tensão de +42voltes e – 42 voltes e com corrente de 3,5 ampers para versão mono e/ou 7~8 ampers numa versão estério.

    Leia mais: http://www.te1.com.br/2011/02/modulo-de-potencia-profissional-90-a-130-watts-rms-em-8-ohms/#ixzz1W0bj50MK

    ai eu estava vendo o projeto que esta ni link ai em cima ele é com dois transistor 2n3773 e o projeto que esta modificado esta com 4 transistor que pela obiservaçao que ele colocou a cima ele colocou 3,5 a para mono com 2 transistor ai eu calculo a grosso modo que no projeto com 4 transistor daria uns 14 A mais ou menos sera que seria isso mesmo pq eu estava pesquisando o 2n3773 ele é para 150w 16A
    grato

  27. pq o som do meus modulos com 4 trs 2n3055 e tips 31e 32 e tmb com bd 139 e 140 o som sai rouco sera q tenho q troca todos os trs ou so os drever  mas os resistor estao bons  e os 4 trs 2n3055 estao bons tambem a outra coisa oq acham dos mj15003 no lugar  dos 2n3055 mandem resposta aiiiii blz  abraços

    • Verifique o valor do capacitor C4 deve ser 470pF para menos , ele faz uma realimentação no transistor T4 . Os primeiros esquemas desse amplificador saíram com o valor deC4= 470nF que cortava a resposta do amp nas altas. Só não retire esse capacitor porque o amp pode começar a oscilar.
      Os MJ15003 são equivalentes aos 2N3055

  28. Fala em impedância mínima de 8ohms. Ele não aceita menos?

    e quanto a efeitos para guitarra, e outros, se tirar, não reduziria ainda mais o pcb?

    E teria como “adaptar” um ventilador de 12V em alguma parte do circuito? tipo, ao ligar o equipamento, liga os ventiladores a fim de dissipar calor dos transistores….

    queria aproveitar o circuito, e não montar um além disso (nada difícil, mas…. salve a deusa Gambi.;….arra)

  29. Cara! esse ampli ta parecendo muito bom! Adorei ele, vi o esquema e ja tenho todas as peças em mãos, só to aguardando o trafo chegar e algumas peças raras do Pré-amp…

    O layout eu mesmo montei apartir do esquema, ficou muito diferente dos apresentados aqui, mas ainda ta em teste, se alguem quiser dar uma olhada só falar…

    Queria saber se alguem pode disponibilizar as fotos dele montado para sanar as duvidas de muitas pessoas que estão montando…

    Irei usar ele num Ampli de baixo… com 2×12, queria saber se chega a 150W com 4 transistores na saida mesmo… Um amigo citou acima que tambem montou um como esse e fiquei muito empolgado, quando eu for montar, vou colocar todos os detalhes de montagem num tutorial!

    Caixa acustica, toda a montagem desde o corte de madeira até o acabamento e a montagem das placas e do case que pretendo fazer de ferro…

    Então é isso! Abçs aí! =D

  30. Só colaborando, na placa original o R6 está desconectado da linha de 0 Volts, corrija isto antes de corroer a placa, espero ter ajudado.

  31. toni qual sera a voltagem se eu ligar um trafo de 24+24 volts por 5 amperes?
    tera alguma diferença no circuito?? 

    tem outra aki na minha cidade nao consegui achar o trafo de 30+30 oque eu faço nesse caso?
    obrigado aguardo a resposta

  32. Olá Rums Eu júlio apesar de ser um novo visitante dos desenvolvimentos de projetos postados por você.gostei muito bacana,para os apaixonados que gosta de realizar montagens de amplificadores de potencia de aúdio parabens………júlio cidade hortolandia s/p-13/03/011-h 9:40 am- abraços aos desenvolvedores dessa grandesa das nossas emoção que sem duvidas é o som

  33. sou de araraquara sp e meu modulo funcionou com os 4 2n3055 e um som muito bom toca 2 selenium de 12 com 200 watts rms  pretendo monta outro e coloca um trafo com amperagem bem maior abraço fuiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii

    • willian, tu podes usar o mesmo amplificador, porém somando-o com outro tranformador igual em paralelo. mas o transformador tem q ter o mesmo valor de tensão e corrente!  espero ter ajudado!!!

      • Colega, a título de curiosidade, lí algo sobre associação de fontes AT e ATX em série para voltagem e paralelo para amperagem, se encontrar coloco aquí.

        Adiantando, se forem fazer esse tipo teste, é importante haver isolação física (carcaças e terra) entre elas se for somar voltagem (em série).

        No caso de transformadores, creio ser essencial devido as características, além de voltagem e amperagem, serem do mesmo modelo e fabricante por segurança pois devem existir outros dados técnicos que desconheço mas podem influenciar no uso, me desculpem se estiver errado, mas essa é minha opinião.

        Existe na internet muitos projetos de bancada, testes rápidos mas não comentam o desempenho e segurança para uso contínuo, então creio ser importante estudar profundamente antes de usar em definitivo.

  34. é o seguinte, se eu colocar 3 ou 4 pares de 2N3055 além de aumentar a corrente do trafo que mais que eu teria que fazer , que vc ta dizendo que tem
    que aumentar a tensão de base na linha +B e -B neste caso então teria que
    alterar algum componente. valeu..att.

  35. gostaria de saber se alguem pode me dar esta informação, se é possivel colocar 6 transistor 2N3055 na saida para aumentar a potencia.. att..

      • Interessante.

        Vc teria como dizer a potencia RMS em 4 ohms com 2, 4 e 6 transistores ???

        E no caso de usar mais transistores como comenta acima, prá quanto esse monstro vai no final da fritada, em 4 e 8 ohms???

        Aproveitando a carona, posta prá galera de como ajustar a corrente de repouso, alguns já perguntaram tá?

        Daí etito o post colocando lá em cima, tbem esquecí kkkkk

      • procurei aqui uma s cópias que falava sobre isso mais não encontrei… mais pouco que lembro, eh necessário aumentar + e – 0,6 volts que é a tensão de base emissor dos transistores e aumentar a corrente ( esta não quanto ampers é necessário)…. descupa ae tinha respondido no lugar errado.. acho que eh o sono vou dormi…kkkkk

    • procurei aqui uma s cópias que falava sobre isso mais não encontrei… mais pouco que lembro, eh necessário aumentar + e – 0,6 volts que é a tensão de base emissor dos transistores e aumentar a corrente ( esta não quanto ampers é necessário)….

  36. no esquema acima só tem 2 transistor de saida 2n3055 e no chapeado ta com 4 , qual é o certo e qual a diferença de potencia colocando2 2N3055 ou colocando 4
    e qual é procedimento para regular a corrente de repouso quantos Ma tem que ficar na saida sem sinal de audio.. dede ja eu agradeço.

  37. Incrível o que acontece com esse circuito. Cada vez que ele aparece na midia muitos ficam tentados a montá-lo !
    Mas vale a pena porque é simples e abre um som muito bom.

  38. Rums gostaria que você me informasse o número dos componentes usados para montar esse amplificador e seus respectivos valores pois eu não estou conseguindo saber qual é o numero de cada peça pois no modelo da placa não dá para identificar.

  39. olá, esse amplificador parece ser bom. componentes bem conhecidos e de baixo custo. talves um dia até  eu monte esse danado….

  40. ola Rums, este amplificador parece ser um ótimo projeto custo e beneficio, todos os componentes facil de achar e barato, ja fiz amplificador com esses transistores de
    2n3055 são muito bom, só tem que tomar cuidado na hora de comprar
    tem muitos falsificados sendo vendido no comercio eles não suportam a corrente
    especificada pelo fabricante depois de alguns minuto em funcionamento eles aquecem
    demais e entram em curto danificando toda a placa e até queimando o falante, existe um circuito na net para detectar transistores falso, usa apenas uma ponte retificadora comum e 2 resistencia e uma lampada de filamento 60w ligado diretamente na energia eletrica, ja detectei muitos transistores falsificado com ele, até porque eu vejo muita gente reclamando que montou um determinado amplificador de audio e depois de alguns minutos de funcionamento entra e curto, ou as vezes entram em curto ja na hora que liga, os transistores de potencia falsificados possui a pastilha de silicio do coletor com tamanho reduzido, este é um fator importante para se preocupar para quem vai fazer o projeto. valeu.. att.

    • Eu uso apenas os transistores fabricados pela RCA, 2N3055-C, eles tem a base bem grossa em aço.

      Este é um bom indicativo na hora da compra, alguns, mesmo que originais de outra marca possuem a base em alumínio ou outro material e bem fininha, o que indica baixa qualidade já na fabricação e problemas no uso.

      Sempre optei por esta marca pois os uso no antigo amplificador GRADIENTE STA 950 e fonte GIRARDI 13,8 volts 15 amperes que vão 8 deles, usava no rádio VHF.

      Tenho alguns de reserva por precaução, não me lembro quanto tempo que não troco, creio que 15 anos ao menos, tenho cuidado no uso.

  41. muito bom este projeto.. tenho uma placa pci do mesmo, ondes todos os componentes iclusive transistores de saida ficam nela…vou procurar e depois te envio. talvez seja interessante vc colocar para download..

    • Adryano, vc poderia responder as perguntas do colega Aurélio abaixo, principalmente se este amp. pode ser ligado em 4 ohms sem problemas?
      Isso tbem me interessa ok?
      Gostei das placas, bem profissionais, parabens.

      Valeu, brigadão.

      • ah já respondi só esqueci um detalhe, para temos os +e- 42volts o transformador tem que ser de 30+30 voltes por 3,5 amper mono e 7 amper para estério.. pode usar 4 ohm sem nenhum poblema.. esse amplificador é uma febre aqui em minha cyte.. ai vai este link para download de um aquivo mais detalhado do projeto.. boa sorte me add ai gente meu msm(e-mail tambem) [email protected]

  42. É um projeto da RCA e funciona muito ! Lembro que na época ganhei um bom dinheiro montando vários módulos e colocando em chassis bem acabados de um lote que encontrei para vender barato. Usei na saída os Toshiba 2SC3281 em vez dos 2N3055 e tomei o cuidado de casar em ganho os transistores do par diferencial de entrada quase zerando a tensão de ofset. Tinha também o circuitinho de proteção de curto na saída ligado aos pontos A,C,D e E do esquema.

    • com certeza respondo,. a potência de 130w só eh conseguida com carga de 4 ohm’s. a fonte para este projeto deve fornecer, depois de retificada, uma tensão de +42voltes e – 42 voltes e com corrente de 3,5 ampers para versão mono e/ou 7~8 ampers numa versão estério. lembrando que com uma versão estério teremos nada mais nada menos que 260 watts RMS de potencia!!uuuaauu!!! é um baita “sonzão”, para nego nenhum botar defeito.. .tchaul e até a proxima

      Complementando:
      ah já respondi só esqueci um detalhe, para temos os +e- 42volts o transformador tem que ser de 30+30 voltes por 3,5 amper mono e 7 amper para estério.. pode usar 4 ohm sem nenhum poblema.. esse amplificador é uma febre aqui em minha cyte.. ai vai este link para download de um aquivo mais detalhado do projeto.. boa sorte me add ai gente meu msm(e-mail tambem) [email protected]

      • Valeu colega, bom saber que este amp tá bombando legal por aí.

        Estou pensando seriamente em montar novamente pois uso aki um Gradiente STA 950, muito bom mas meio fraco quando se precisa de mais volume.

        Tenho outro Gradiente, MODEL 246 que desistí a muitos anos de reparar, ele é da primeira série com erro de fabricação, e mesmo mandando na autorizada várias vezes nunca ficou bom, só aquecer um pouco e a placa de potência chegava a incendiar (sério).

        Então desistí e uso somente o pré mandando pro power do STA ou de um Sygnus PA-400 mas vendí a pouco tempo.

        Então será interessante montar este power usando junto com o MODEL 246, gosto muito dos recursos do pré dele.

        Fiquei com tanta raiva que joguei a placa do power no lixo, só guardando as partes do dissipador huahuahuaaa.

        Quando resolver montar posto aki.

        Abraços

Os comentários estão encerrado.