Início Download Essenciais Potenciômetros : Linear e Logarítmos

Potenciômetros : Linear e Logarítmos

19
36812

Avalie este artigo
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (3,86 - 7 votos)

potenciometros

Fazendo um projeto de amplificadores de áudio, decidi colocar um potenciômetro na entrada , para controlar o volume do som. Porém, ao compra-lo, me deparei com 2 tipos de potenciômetros, e então, decidi pesquisar mais sobre eles.

10KMIN Potenciômetros : Linear e Logarítmos Tutoriais Microcontroladores Dicas

O que é um potenciômetro?
Assim como os resistores, o potenciômetro também limita a corrente. Todavia, o potenciômetro tem uma resistência que pode variar de acordo com a sua necessidade, através de um movimento mecânico.
Formatos de potenciômetros
Pode se encontrar diversos estilos de potênciometros, e os mais comuns são os de movimentos circulares (como o da imagem acima) e os deslizantes (muito usado em mesas de som). Existe no mercado um potenciômetro chamado de ‘duplo’, onde é possível controlar 2 canais diferentes em apenas 1 potenciômetro.
Knob
O knob é o acessório de acabamento do potenciômetro, e é encaixado na parte que movimenta mecanicamente o componente. No potenciômetro com movimento circular, por exemplo, o knob é colado (muitas vezes nao necessita cola alguma) no eixo estriado.
Linear(B) ou Logarítimo(A)?
Eis a questão; os potenciômetros lineares(também conhecidos como potenciômetros ‘B’) possuem variação de resistência constantes (lineares) , e então, é mais imediata e drástica. Os potenciômetros logarítimos (também chamados de potenciômetros ‘A’) possui uma variação de resistência ‘em curva’, e então, dá a sensação de ‘menos preciso’ ao variá-lo.Aparentemente, sãomais ‘lentos’.
Potenciômetros Lineares : Onde Usar?
Podem ser utilizados em qualquer tipo de projeto , como por exemplo, fontes ajustáveis e dimmers.
Potenciômetros Logarítimos: Onde Usar?
Apesar de também poderem ser utilizados em qualquer tipo de projetos, são muito recomendáveis para áudio; a tal ‘curva’ apresentada na variação de resistência permite que a variação de som não seja tão brusca. Imagine só: Você está num local onde necessita apenas de um som ambiente, que não incomode ninguém, e então, você resolve aumentar bem pouco o volume… Com um potenciômetro Linear, provavelmente o pouco que você variar, já alcançará o volume máximo, e assustará todos os presentes no ambiente. Já com o logarítimo, a sensação de controle será muito melhor.
Conclusão
Saiba muito bem o que você está fazendo; conheça o componente que você está utilizando, para não se surpreender com os efeitos causados. Conheça seu projeto, e assim, você conhecerá sua necessidade.

Escrito por Lucas Felfoldi Santos
Visite também