Potenciômetro Linear e Potenciômetro Logarítmico

potenciometros

Potenciômetro Linear e Logarítmico, Fazendo um projeto de amplificadores de áudio, decidi colocar um potenciômetro na entrada, para controlar o volume do som. Porém, ao compra-lo, me deparei com 2 categorias de potenciômetros, e então, decidi pesquisar mais sobre eles.

Potenciômetro Linear E Potenciômetro Logarítmico

Potenciômetro Linear e Potenciômetro Logarítmico qual utilizar?

O que é um potenciômetro?
Assim como os resistores, o potenciômetro também limita a corrente. Todavia, o potenciômetro tem uma resistência que pode variar conforme a sua necessidade, através de um movimento mecânico.

Formatos de potenciômetros.
Pode se encontrar diversos estilos de potenciômetros, e os mais comuns são os de movimentos circulares (como o da imagem acima) e os deslizantes (muito usado em mesas de som). Existe no mercado um potenciômetro chamado de ‘duplo’, onde é possível controlar 2 canais diferentes em apenas 1 potenciômetro.

Knob
O knob é o acessório de acabamento do potenciômetro, e é encaixado na parte que movimenta mecanicamente o componente. No potenciômetro com movimento circular, por exemplo, o knob é colado (muitas vezes nao necessita cola alguma) no eixo estriado.

Linear(B) ou logarítmico(A)?
Eis a questão; os potenciômetros lineares(também conhecidos como potenciômetros ‘B’) possuem variação de resistência constantes (lineares) , e então, é mais imediata e drástica. Os potenciômetros Logarítmicos (também chamados potenciômetros ‘A’) possui uma variação de resistência ‘em curva’, e então, dá a sensação de ‘menos preciso’ ao variá-lo. Aparentemente, são mais ‘lentos’.

Potenciômetro Linear: Onde Usar?
Podem ser utilizados em qualquer tipo de projeto, como, por exemplo, fontes ajustáveis e dimmers.

Potenciômetro logarítmico: onde Usar?
Apesar de também poderem ser utilizados em qualquer tipo de projetos, são muito recomendáveis para áudio; a tal ‘curva’ apresentada na variação de resistência permite que a variação de som não seja tão brusca. Imagine só: Você está num local onde necessita apenas de um som ambiente, que não incomode ninguém, e então, você resolve aumentar bem pouco o volume… Com um potenciômetro Linear, provavelmente o pouco que você variar, já alcançará o volume máximo, e assustará todos os presentes no ambiente. Já com o logarítmico, a sensação de controle será muito melhor.

Conclusão
Saiba muito bem o que você está efetuando; conheça o componente que você está utilizando, para não se surpreender com os efeitos causados. Conheça seu projeto, e assim, você conhecerá sua necessidade.

Escrito por Lucas Felfoldi Santos.

O que achou deste artigo?

Clique em uma estrela para avaliá-lo!

Classificação média 4.3 / 5. Total de votos 28

Sem votos até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Sobre o Autor
Sou Técnico em Mecatrônica formado pelo SENAI de São Caetano do Sul, e atualmente trabalho em uma empresa que fabrica brinquedos.
Compartilhe:
Comentar via Facebook

22 comentários em “Potenciômetro Linear e Potenciômetro Logarítmico”

  1. Boa Tarde meu nome é Anderson Marcelino.
    Tenho duvida sobre a instalação de Potenciometro.
    Pode instalar o potenciometro Logoaitmo no Volume e
    nos Tones?
    Ou da um problema e compromete o Timbre do
    Instrumento Musical?

    Responder
    • Boa tarde, Anderson Marcelino.

      Obrigado pela sua pergunta! Sim, você pode utilizar um potenciômetro logarítmico tanto para o controle de volume quanto para os tons de um instrumento musical. Na verdade, os potenciômetros logarítmicos são frequentemente recomendados para o controle de volume porque a resposta logarítmica é mais natural para a percepção humana de mudanças de volume. Isso oferece uma transição mais suave e controlada.

      No caso dos controles de tom, geralmente se usa potenciômetros lineares, pois a resposta linear permite um ajuste mais preciso das frequências. No entanto, não há uma regra fixa, e a escolha pode depender da sua preferência pessoal e do tipo de som que você deseja obter.

      Utilizar um potenciômetro logarítmico nos controles de tom não deve, em princípio, comprometer o timbre do instrumento, mas a experiência de ajuste pode ser diferente. Recomendo que você experimente ambos os tipos e veja qual melhor atende às suas necessidades e expectativas.

      Espero ter ajudado a esclarecer sua dúvida!

      Abraço.

      Responder
  2. Boa noite. Estou precisando de um potenciômetro de 1KC (reverse).
    Como posso transformar um Linear(B) ou Logarítmica(A) em um potenciômetro Reverse(C).
    Grato.

    Responder
  3. Bom dia ..Sou técnico de eletrônica formado em Santa Rita nos anos 80 … Ficou claro a descrição sobre a ação lenta dos log e a rápida dos lin. Naquela época aprendíamos que o ouvido humano aceita a variação logarítmica no que diz respeito ao controle do volume ! O que me chama a atenção é apenas as nomenclaturas A e B … Tenho certeza que usávamos os “A” em controles de tonalidades ( graves e agudos) e “B” nos de volume em nossos amplis , o que revela-se o contrário na descrição acima !! Contudo, abrindo várias mixers atuais notei mesmo que os deslizantes contem a nomenclatura “A” …. Grato !!

    Responder
  4. Ola, estou com a impressão que os informações sobre os potenciômetros estão invertidas, no seu comentário sobre deixar o som em volume “ambiente”, o melhor é usar o linear que varia lentamente a resistência (0 -1 – 2 – 3 – 4…………. ohms) enquanto o logaritmo da saltos (0 – 10 – 100 – 1000…….ohms).

    Se eu estiver errado, me perdoem e me orientem, sou novo no ramo.

    Abs.

    Responder
  5. Olá, queria confirmar se os pots nacionais, os log vem como B, pois sei que no caso de pots lin, seia colocar do cursor ao terra, um resistor de valor uns 20% do valor do pot, assim o mesmo ficaria com uma curva log, próprio para controle de volume! Tá crto, é isso mesmo!
    Abraço!!

    Responder
  6. Minha dúvida é a seguinte: Já li em alguns sites que os pot logarítimicos nacionais vêm com a letra “B” e os lineares com a letra “A”. No caso dos importados, principalmente dos EUA, é o contrário. Gostaria de saber se essa informação procede.
    Agradeço desde já.

    Responder
  7. ola estou desenvolvendo um projeto e preciswo utilizar um potenciometro linear para controlar a energia q sai de um rele de 70 amperes 12 volts , de quantos k teria que ser o potenciometro ?

    Responder
  8. Olá amigo, parabens pela publicação, foi bem clara e precisa. agora se vc puder ajudar que tipo de potenciometro vem com a especificaçao de resistencia ‘C’? pergunto porque to com um projeto de amplificador para montar e me deparei com um desses. abraços!!

    Responder
    • Olá Ediglei,
      Os potenciômetros com curvatura C são os chamados “anti Log” , que tem uma curva ao contrário dos tipo Log (A). Procure por “potenciômetros anti log ou reverse log” no google para obter uma informação mais detalhada.
      Em geral, são mais dificeis de se encontrar, e quando encontra , são mais caros que os Log (A) e lin (B).

      Responder
      • ola Lucas, no caso desses antilog eu consigo substituir por um do tipo B? Preciso trocar o do meu amplificador e não encontro por nada esse potenciometro.

  9. hola a todos.

    primero quiero agradecer a TONI por esta excelente pagina (agradecimientos tambien a los demás colaboradores).

    Quiero dejarles esta url sobre potenciometros, a mí me sirvió para salír de in lío, no encontraba potenciometros logarítmicos, y con esto lo solucioné.

    http://www.pisotones.com/Potes/Potes.htm

    espero les sirva.

    saludos a todos desde Cali Colombia.

    Responder
  10. ola, meu caro! eu sou novo na area de eletronica e ja tenho uma certa experiencia com audio que e a parte da eletronica que mais me atrai. agradeço pela publicaçao acima e permita-me dizer que nao restaram nenhuma sombra de duvida a respeito da diferença entre potenciometros logaritimos e lineares, tal duvida essa que limitava certas ideias que eu tinha de aplicar uns projetos que eu vi na internet que  nao tinham muita informaçao e entao eu tive que improvisar. Estou aplicando um projeto de um pre- amplificador  usando o CI TA7630P e o projeto nao especifica o tipo dos potenciometros so informando o valor de resistencia deles mas agora eu sei quais eu vou usar graças as informaçoes contidas nessa publicaçao! deus abençoe!
    obs: a conclusao foi a chave de ouro! rsrsrsrs

    Responder

Deixe um comentário

Sair da versão mobile