Circuito de sensor de luz com LDR

150
125908

Avalie este artigo
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (4,38 - 13 votos)

circuito_sensor_luz_LDR

O circuito descrito serve em diversas situações, como controle de dispositivos que precise ser ligado quando o dia clarear ou na presença de iluminação. Ele é baseado no LDR (Light Dependent Resistor), é um resistor especial que varia sua resistência elétrica de acordo a quantidade de luz que incide sobre sua superfície.

LDR light dependent resistor Circuito de sensor de  luz com LDR led Iluminação Fontes Controle Circuitos

Receba nossas notícias de eletrônica em seu e-mail. Cadastre seu e-mail no formulário abaixo para receber

O circuito apresentado é fácil de montar e utiliza um ldr como sensor de luz o potenciômetro de 10K, regula o ponto de trabalho ideal para sua aplicação. Quando incide luz no LDR, o transistor ativa o relé que pode controlar diversos tipos de cargas. Como o LDR não tem uma resposta rápida, variações rápidas de iluminação não são detectadas, como os raios.

O led serve pra indicar o estado do circuito ativo ou inativo e em muitos caso pode ser omitido, colocando um jumper no local. Pra alimentar o circuito utilize uma fonte de 12 volts/ 500mA.

Esquema do circuito do sensor de luz com ldr

circuito sensor luz ldr Circuito de sensor de  luz com LDR led Iluminação Fontes Controle Circuitos

Sugestão de placa de circuito impresso para montagem do circuito com ldr

sensor luz ldr rele Circuito de sensor de  luz com LDR led Iluminação Fontes Controle Circuitos
Placa opção 1
sensor luz ldr rele pcb Circuito de sensor de  luz com LDR led Iluminação Fontes Controle Circuitos
Placa opção 2

Layout dos componentes para orientar na montagem do circuito

Silk screen dos componentes

Silk screen dos componente

Lista de material para montagem
ComponenteValor
Resistores 1/4 watts 5%
R11.8KOhms – Marrom, Cinza, Vermelho, Ouro
R2680 Ohms – Azul, Cinza, Marrom, Ouro
LDRLDR pequeno
P110k – Trimpot montagem horizontal
Semicondutores
Q1BC548 ou equivalente – Transistor NPN de uso geral
D11N4004 ou equivalente – Diodo retificador
LEDLED 5MM – Led qualquer cor.
VCCAK500/2 Conector da fonte de alimentação
CNAK300/3 Conector da carga a ser controlada
Diversos
K1Relé Onrom G5LE ou equivalente
Placa de circuito impresso, solda, caixa para alojar o circuito, etc.

Baixar a placa em PDF
Download PDF     Mirror


Comentar via Facebook

150 COMENTÁRIOS

  1. Toni eu um curso básico de automação industrial mas o automação residencial me deixou mais curioso de saber mais.
    Por favor quero que o Toni me algumas dicas de como proceder para montar bem um sensor de presença. Um abraço.

  2. Boa noite,
    Segui o esquema de ligação, mas o led não acendeu e o relé abre e fecha muito rápido e ao medir a saída encontrei apenas 5v tem alguma idéia do que possa estar errado? Obrigado

  3. Ola Toni, gostei muito do circuito, porém preciso ativar o Relé quando não incidir Luz no LDR!!! Vou ter que trocar o componente ou posso fazer algo com o LDR??
    Se sim, o que fazer??

  4. ola toni montei este circuito e queria saber oque eu posso ligar na saida dos 3 bornes e como funciona ligo os 3 ou so dois so consegui um rele de 12v e 10 amperes poderia ser esse e me de um exemplo de oque eu posso ligar na saida valeu um abraço.

  5. Olá Toni, preciso fazer uma aplicação desse sensor ldr, utilizando-o como acionamento de um motor monofásico 220v. Utilizando para fechar um contato para a alimentação do motor, poderia me dar uma ajuda com isso? Aguardo retorno, Obrigado.

  6. Meu sensor de presença comprado em loja recebeu uma carga muito alta e queimou o fusível. Troquei o fusível mas agora ele fica aceso direto. Qdo ligo na energia VC escuta o rele acionando e somente desligando a energia VC escuta o rele desligando. Pode me dar uma dica de qual componente substituir?

  7. Ola tony..

    Gostaria de saber se eu posso trocar o diodo 4004 pelo 1007… E o trimpot so consegui um de 20k posso utilizar esse? Qual a distancia de acionamento do ldr de 5mm? Obrigado

  8. bom dia preciso de um circuito q ao passar um intruso a luz acione o trelê e acenda lâmpada, de 110v 100w aguardo respostas
    obrigado. fica com DEUS.

  9. ola toni
    achei muito interessante seu projeto e o montei para apresentação na escola onde estudo so não concordei com a posição do bc 548 que no desenho do layout do silk scren do componente em relação a layout do circuito ele fica polarizado reversamente causando a queima do mesmo onde o emissor terria que ficar ligado ao gnd e pelo desenho ele ao montar a placa fica ligado ao led . Mas mesmo assim e um excente trabalho e bem simples

  10. Muito eficientes  seus trabalhos . Eu gostei  muito  , pude  tirar grande  aproveito  de suias  explicações .  Muito bom mesmo  parabéns .   Eu vejo em vocês  o espirito de  Deus  quando  postam  trabalhos tao   bons, ótimos  muito bom .   eu gosto muito de  eletrônica  em dez de pequeno  mais nunca  pude pagar  um curso , meu pai doente  e mesmo assim  consegui  pegar alguma  coisa . eu já sou  velho  eu acho.  Tenho 45 anus  e peso  a Deus que me de  mais  tempo  para  gozar desta  maravilha que é a aria  da eletrônica .  Valeu  amigos  , muito obrigado a  todos   que  Deus  continua a abénçoar  a todos . 

  11. BOM DIA
    PRECISO DE SEU ENDEREÇO , P/ QUE PODEMOS ENVIAR NOSSA REVISTA , OBRIGADO QUANDO PRECISAR DE ALGUMA MAOSTRAS ME MANDA UM PEDIDO DE AMOSTRAS , VOU MANDAR ALGUMAS REVISTA P/ QUE POSSA SER UTIL A VOCE E ALGUNS ALUNOS OU CLIENTES

    OBRIGADO

  12. Ola Toni… sou novo no mundo da eletronica e estou com dificuldades em identificar alguns componentes , ou seja, VCC AK500/2 Conector da fonte de alimentação e CN AK300/3 Conector da carga a ser controlada.
    Não entendi essa identificação dos 2 componentes. 
    Com qual nome destas peças eu consigo comprar na internet?
    OBS: seu projeto é o meu primeiro. Bastante pratico!!! 
    Abraço !!!

  13. Olá, preciso de um circuito simples tipo um sensor de presença  para uma caixa pequena de 20cm x 20cm x 20 cm de um lado talvez um led emitindo luz e do outro o receptor, quando o feixe fosse interrompido por um período curto de tempo tivessemos um outro led aceso e talvez um botão de reset para voltar ao estagio original. Este circuito seu poderia ser utilizado desta forma? Abraços

  14. Boa tarde, Relativamente ao sensor de luz tenho uma duvida que não entendo e que espero que me ajude a entender. Quanto ao diodo 1N4004 que está ligado aos terminais do Relé, para que serve? Qual a sua finalidade? Porquê um para 400v quando serviria um 1N4001 para 50v? as diferenças sao apenas na tensao de pico e RMS… neste caso poderia utilizar um 1N4001?
    Obrigado

  15. Amigo, quero fazer um circuito que ao invéns dele acender um led, quero que ele acione um autofalandte e que o altura do ruido aumente conforme a intensidade de luz, dá para montar com base seu circuito? tem como ser feito com 2 ldr? você pode me enviar a imagem da placa em pdf, pois não consegui baixar do link disponível.

  16. toni me fala vc passou um circuito mais eu nao entendi como funciona pois estou fazendoum trabalho mais nao sei como: preciso que vc me passa um circuito me explicando como funciona o circuito que vc me passou.Me manda oo quanto posivel agradeço.

  17. Oi Ton. Me fala uma coisa… esse rele é dificil de achar aqui, pode ser qualquer rele 12v com 2 posições e 5 terminais ? Não entendo muito, mas gostaria de fazer esse circuito, pra falar a verdade a placa ja está pronta. Obrigado

  18. Olá Toni…Eu conhecia um circuito parecido com o seu !…Gostei dele…
    Sou Técnico em eletrônica e estou fazendo Engenharia Elétrica…
    O projeto que estamos fazendo é um carrinho seguidor de linha….Este circuito funcionaria para ele andar em cima de uma faixa … eu precisaria fazer algumas modificações?

    A base da minha alimentação tanto dos motores quanto do microcontrolador que estou usando é 6v para os motores e 9v para o circuito do microcontrolador…

    Obrigado
    Aguardo uma ajuda tua !

  19. Olá toni, site excelente, Toni por favor me tire uma dúvida. Quantos volts podem passar pelo ldr sem que o mesmo perca as características que o com vem?

    • Olá Vaneger
      Isso depende do tamanho do LDR.
      Retirado de um livro aqui:
      “A dissipação de um LDR de 1 cm é tipicamente de 100 mW e a tensão máxima que podemos aplicar entre seus terminais é tipicamente de 150 volts para um tipo de 1 cm”

      Datasheet de um LDR

  20. oi toni, estou cursando curso de eng. de controle e automação. e tenho que fazer um trabalho que utilize sensores.
    tenho um projeto, quero automatiza faróis de um automóvel, ele vai ser acionado quando estiver escuro e desliga quando estiver claro. sei qual equipamento que vou usar, sensor ldr, um reler, mais nao sei como estala e programa..
    ser vc poder me ajuda manda uma msg para meu e-mail, weslley.serejo@hotmail.com,

  21. Olá Toni, sou estudante de eng., conheço muito pouco de eletronica. Adorei seu projeto, porém, queria usar uma fonte de 6 v, como faço?
    ah! Se puder explicar um pouco sobre C, NA, NF…agradeço…

  22. Olá. Construi este circuito mas acontece que o relé apenas acciona quase no final do ajuste do potenciometro mas não desliga, mesmo que tape o LDR ou volte ao inicio do ajuste. O que se estará a passar?

  23. Olá Toni, parabéns pelo post e pela ajuda que está dando a muita gente. Entendo muito pouco de eletrônica, tenho uma noção bem básica mesmo. Gostaria de saber se este projeto seu serve para eu fazer o contrário, tenho uma lâmpada acessa na porta da minha loja, e gostaria de um sistema com LDR (eu acho, ou outro que faça o mesmo) para eu deixar a lâmpada ligada direto, porém com o sensor para quando tiver sol, desligar o relê (desligar a lampada), quando anoitecer ai ascender a lâmpada automáticamente.
    Pois percebi que no projeto o relê ativa quando o LDR sente a luz! O que me indica?
    Desde já, obrigado!

  24. olá, m inha duvidaé:
    eu gostaria de utilizar esse circuito para acionar alguns led,quando iluminar o ldr (com uma lanterna por exemplo)
    mas observando o esquema eletrico,não entendir quais as saidas no relé,o mesmo s e encontra cn1, cn2,cn3. QUAL DELAS POSSO LIGAR OS LED,OBSERVANDO A POLARIDADE DOS MESMO?

  25. olá Toni, também estou cursando telecomunicação na escola tecnica de Brasília, e esse seu projeto do sensor me ajudou muito para montar u outro sensor para ETB mix. valeu

  26. Boa noite.Muito bacana esse projeto.Sou iniciante em eletronica e estou com uma so duvida para corroer na placa esse circuito impresso está correto as ligações??Eu fiz um protótipo dele e não consegui fazer funcionar.Desde já agradeço e parabenizo por esse projeto.

  27. opa blz toni vc teria um esquema que utiliza uma barreira optica ou ate mesmo o ldr mas ligado a um pic ajudaria muito vc me dar umas dicas obrigado espero um retorno

  28. hummm, tendi, intão, pq ele não ta funcionando nao, só que quando eu encosto na ligação embaixo da placa o led acende, e as vezes o relé aciona, só que tem um problema, eu num sei se tem algum componente queimado, se eu encostar em baixo da placa tem alguma chance de eu queimar o transistor, ou o diodo ? vc sabe mais ou menos qual a resistencia do trimpot para ele funcionar ? pois já tentei muitas vezes e não consigo :s se eu só tampar com a mao o ldr o relé já aciona ?

    • Olá Marcus paulo de oliveira
      Tá parecendo problema com solda… Evite estas soldas Made in China… Bem como estes ferros de solda do “cabinho de madeira”!

      O teste para o sensor de sombra seria assim, Você liga o circuito, retire a iluminação do LDR e o circuito deverá acionar o relé… Então ajuste o trimpot para o ponto onde definir que a o relé deverá ser ativado!

  29. Como funciona a regulagem com o trimpot ? quando maior a resistencia menor sua sensibilidade ? ou o inverso ? montei o circuito porem ele está muito pouco sensível, 😡

  30. Bom dia Toni, rapaz, estou querendo montar um sensor simples com ldr que funcione em 12 volts e acenda vários leds(uns 12 leds brancos) quando escurecer. Vc pode me ajudar, desde já agradeço e parabéns pelas dicas.

      • Bom dia Tone gostaria de saber se isso funcionaria no meu caso gostaria de montar um circuido desse para colocar no carro assim que o local ficasse escuro ele ligaria os faroes do carro esse seu projeto funciona em 12 volts então não precisaria de fonte certo muito obrigado ate mais

    • Olá Toni; gostei mt do circuito! Estou projetando o sistema elétrico de uma prensa hidráulica que necessita de barreira óptica. Quero montar essas barreiras utilizando fototransistores, mas observei que o LDR que vc exemplifica não tem uma resposta rápida. Será que posso utilizar esse mesmo circuito substituindo por um SCR?

  31. vc teria um circuito simples com um triac em 127ac com um foto diodo em um circuito unico para montar um sensor de proximidade (desejo montar uma torneira eletrica automatica de corte rapido (gostaria que o circuito fosse mais enxuto possivel para não usar transformador e apenas comutar a Eletrovalvula.
    Componentes basicos seriam um triac para 127ac
    Eletrovauvula tipo de maquina de lavar
    sensor ou par de sensor e diodo transmissor.
    Circuito (ao qual estou precisando).
    Grato
    bom meio de Ano de 2011

      • Obrigado toni pelo seu retorno e projetos, mas eu gostaria realmente de um circuito simples que não tivesse o uso de transformador, porem algo como capacitor ou resistor acionando uma eletrovalvula.
        de toda forma de maior valor pra mim foi sua gentileza em me responder e retornar em particular a busca dos projetos que os salvei para qualquer necessidade havendo alguma com estes…
        Vc tem otimos projetos e quero lhe desejar os parabéns…
        sucesso em Cristo
        paz

      • poxa cara boa idéa essa sua de montar uma torneira eletrica vou tenta montar uma …
        tem como vc me explicar como você fez ?

        e aí funcionou o seu projeto da torneira elétrica.

  32. olá eu to querendo faser um desse circuito mas para acionar o led quando fica escuro
    é para um carrinho aqui quado ele entrar no escuro ele acende a luz sozinho qual amodificaçao q tenho q faser ou posso usar esse mesmo..

    valeuuu

  33. Valeu pelo circuito cara! tava procurando faz um tempo na net e soh achava para lampadas 110v com triac… agora vou conseguir acionar um canhao de leds infravermelhos para camera de segurança sem desperdício. Obrigado msm.

  34. Vendo este simples e útil circuitinho, relembrei de quando mexia com radioamador que ficavam numa sala a parte.
    Como tbem usava baterias com carga constante, adaptei ele com luz de emergencia para ligarem, caso necessário somente a noite nesta sala e em pontos principais da casa e pátio.
    Para ativar a iluminação usei um rele logo na saida do trafo do carregador, assim ele desarma na falta de CA e ativa a gambiarra, foi muito útil.
    Valeu a recordação.
    Abraços

    • Um circuitos desses tem que ser lembrado… rsss! é bastante útil em várias aplicações!
      Esse esquema que descreveu ai é bem prático, já reparou que a maioria dessas luzes de emergência que andam vendendo por ai, não sabem diferenciar dia de noite!
      Acabou a energia ela liga, não importando se ainda está claro, dizem que é pra tornar mais barato… Mais não fica inteligente igual esse esquema que descreveu… “ligar a luz de emergência só se estiver escuro”

      • Pois é Toni, nem tinha me tocado disso, a falta do sensor.
        Quando montei da primeira vez não tinha essa opção, então qquer falta de CA várias lamps de 25w acendiam desnecessariamente prejudicando o PX e VHF alimentados por elas mesmo tendo fonte 13,8v x 10a.
        Mas graças a nossa querida DCE (Divirta-se com a eletrônica) e outras, montei prá crespuscular somente, daí resolví juntar os dois circuitos ambos alimentados pelas baterias e usando um rele duplo acionando um segundo pesado, os antigos para farol bi-iodo por ser alta a carga, eram mais de 5 lamps 12v x 25w. Será que ainda se fabrica o LDR?
        Abraços

        ps: Vc tem ou alguem tem esquema da antiga (anos 80) fonte GIRARDI 13,8v x 10a com 4 + 1 2N3055 ? Preciso saber o valor do zenner dela, explodiu e tá a anos encostada kkk

      • Olá Rums
        DCE é boa, resolve muita coisa!
        LDR, continua sendo vendido, ele é ideal nessas aplicações, a resposta não tão rápida quanto um fototransistor ou outros sensores de luz..
        Quanto a essa fonte, não encontrei nenhuma referência de esquema para ela.
        Dê uma espiada por aqui alguns esquemas – se o trafo está ok, qualquer coisa pode realizar DCE com ela.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui