Tutorial instalando e configurando o Eagle3D + Megapov – Parte 2

45
8147

Avalie este artigo
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (5,00 - 4 votos)

Tutorial instalando e configurando o Eagle3D + Megapov – Eagle3d parte 2 - Gerando imagens mais realistas
Eafgle 3D

Como muitos perguntaram como eu gerava essas imagens usando o Eagle 3D! Resolvi postar o tutorial de como faço isso utilizando o Megapov ao invés do original Pov-Ray. O segredo do Megapov é utilizar, técnicas de iluminação feita com imagens do tipo HDR , assim podemos realizar um render mais realista.

O que vamos precisar:

Receba nossas notícias de eletrônica em seu e-mail. Cadastre seu e-mail no formulário abaixo para receber

Tutorial Instale o Eagle 3D como mostrado no primeiro tutorial, depois instale o Megapov.

Instalar o Megapov

Para instalar o Megapov, extraia o conteúdo do arquivo megapov-1.2.1-windows.zip para pasta de instalação do PovRay.
Normalmente em:
C:\Users\(usuário)\AppData\Roaming\POV-Ray\v3.6\ ou
C:\Program Files\POV-Ray\v3.6

A pasta include também pode estar em:
C:\Users\(usuário)\Documents\POV-Ray\v3.6

Abra um arquivo do Eagle 3D .pov , utilizando o Megapov, verifique que o código gerado pelo Eagle 3D funciona perfeitamente a não ser por um detalhe a variável environment entra em conflito com um identificador interno e gera um erro, então é só alterar o nome dessa variável para algo como<environment2

Adicione a sentença Library_Path ao pov-ray.ini.
Abra o Pov-Ray 3.6 vá no menu Tool/edit MASTER Pov-Ray.ini e adcione a sentença como no exemplo abaixo:

Library_Path="C:\Users\nome do usuário\Documents\POV-Ray\v3.6\include"
Library_Path="C:\Windows\Fonts"
Library_Path="C:\EAGLE-7.2.0\ulp\eagle3d\povray"

O arquivo Pov-Ray.ini encontra se na pasta documentos.

Também pode criar uma pasta de trabalho exclusiva para o Megapov (Ex: C:/Megapov) e copiar para essa pasta os arquivos .ini da Pasta /Povray do Eagle 3D e os .ini e fontes necessário do Pov-Ray, Assim não modificaremos os arquivos originais!

Pronto, se conseguiu renderizar uma imagem no Eagle 3D, vamos para o próximo passo, baseado nas informações de Jaime Vives do site Ignorancia.org.

Vamos eliminar o plano de fundo, procure o código background{col_bgr} e apague, pois vamos utilizar um imagem HDRI esférica para iluminar o ambiente e proporcionar reflexos. Vamos também adicionar uma mesa de madeira sob nossa placa 3D. Copie o código abaixo e adicione-o antes da linha #include “e3d_tools.inc” (nova versão do Eagle3D) ou #include “tools.inc”(versão antiga).

oakdoor.jpg é o nome da imagem que será utilizada como plano de fundo, e deve ser colocada na mesma pasta do projeto.

kitchen_probe é o nome da imagem esférica para o reflexo e iluminação e também deve estar na mesma pasta do projeto.

O Próximo passo é apagar a iluminação da cena: procure pelas linhas light_source e apague-as (ou comente com //).

Agora é melhorar as texturas dos componentes, as texturas comuns estão no arquivo e3d_tools.inc e as texturas dos componentes estão na macro de criação desses componentes (ex: e3d_cap.inc, e3d_diode.inc, e3d_resistor.inc, etc.).

Segundo Jaime Vives o problema dessas texturas é que eles não tem um finish{}, e consiste simplesmente de um simples pigmento. Vamos iniciar mudando as seguintes texturas:

A partir dessa parte, vamos buscando cada arquivo de inclusão de textura dos componentes que queremos melhorar. Por exemplo para mudar o material do circuitos integrados, em e3d_ic.inc e e3d_qfp.inc e substituímos os pigmentos simples como pigment {Gray30} por pigment{granite color_map{[0 Gray30][1 Gray20]}}, para dar um acabamento granulado. No caso de conectores e outros plásticos lisos, simplesmente adicione finish{reflection{.1,.2}} , variando a reflexão variável em cada tipo de plástico (por exemplo, para os capacitores azuis use finish{reflection{.1,.5}}).

Esse procedimento é mais trabalhoso do que difícil, o bom é que basta alterar uma vez que já serve para futuras placas.

Como toque final, podes mudar a câmera para uma posição mais interessante e mudar focal_blur (desfoque) para incrementar o realismo:

Pra ver as outras modificações baixe o modsmega arquivo modificado pelo autor com as alterações nas texturas dos componentes, e ai é só atualizar no seus arquivos atuais.

Mais informações

Site do autor http://www.ignorancia.org/en/