Luz estroboscópica com XENON

16_LE_08_03

Luz estroboscópica com XENON, eis um projeto simples e eficiente para uma lâmpada estroboscópica. A alta tensão para a plena ignição da lâmpada de xenônio é obtida mediante o recurso de um circuito triplicador de tensão.
O componente que normalmente trás alguma dificuldade para ser conseguido no mercado (conforme atestam vários consulentes) é o ‘transformador de pulso’, ou seja, aquele que dá a energia de ativação para a ignição da lâmpada xenônio, por isso, ele foi substituído por um transformador comum de 0 – 110 — 220V de primário e 9 – 0 — 9V de secundário. Esse transformador de disparo aqui é usado invertido, ou seja, o enrolamento de 220 V é ligado ao excitador da lâmpada (aquela chapinha ou fio enrolado externamente na base da lâmpada). Todavia, esse transformador poderá ser substituído por uma montagem ‘caseira’ do transformador de pulso comercial; neste caso, o primário consta de 12 espiras de fio 28 e o secundário de 600 a 1000 espiras de fio 30 ou 32. Tudo isso é enrolado num bastão de ferrite de 0,5 a 1,0 cm de diâmetro e 3 a 4 cm de comprimento.

Luz Estroboscópica Com Xenon
Luz Estroboscópica Com Xenon
Placa De Circuito Impresso Pcb Luz Estroboscópica Com Xenon
Placa De Circuito Impresso Pcb
Placa De Circuito Impresso Pcb Luz Estroboscópica Com Xenon
Placa De Circuito Impresso Pcb Luz Estroboscópica Com Xenon

Para a rede domiciliar de 110 VAC, R1 deve ser de 2,7 kW x 10W, e para a rede de 220 VAC, de 4,7 kW x 10W.
A frequência das piscadas dependerá do valor de C1 e do ajuste do ponto ideal de disparo do SCR, o que é feito via P1. A seguir, o circuito esquemático e sugestões para o circuito impresso e montagem da placa.

Nota: O ajuste da sensibilidade (ponto de disparo) do SCR é feito através de P1. Com o SCR TIC106 é necessário a inclusão de um resistor R com valor entre 1k e 2k2 entre o ‘terra’ (-) e o terminal de disparo do SCR (veja esquema).

Receba nossos artigos gratuitamente no seu Email

O que achou deste artigo?

Clique em uma estrela para avaliá-lo!

Classificação média / 5. Total de votos

Sem votos até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Como você achou este post útil...

Compartilhe nas redes sociais!

Lamentamos que este post não foi útil para você!

Ajude-nos a melhorar este post!

Conte-nos como podemos melhorar este post?

Foto do autor
Sobre o Autor
Tenho interesse por eletrônica desde criança, paixão antiga.
Compartilhe:
Comentar via Facebook

34 comentários em “Luz estroboscópica com XENON”

  1. Qual o valor de volts da lampada e whats pois a minha queimou quando eu liguei 
    Qual outro tipo de lampada posso ligar neste circuito

  2. cara referente ao trafo ligo no enrolamento da lampada o fio vermelho e  preto e o azule 0 no gnd ?
    pois eu liguei o preto na lampada vermelho no terra isto quimou minha lampada 

  3. Bom dia Toni, estou tentando montar este circuito do estrobo que esta em seu post, mais tô com duvida nos capacitores C1, C2 e C3 pois não sei si eles são ceramicos ou eletroliticos. Si forem eletrolicos quais são os polos positivos ou negativos no circuito? Desde já agradeço.

    Att, Rony

  4. Caro amigo toni,tambem tenho paixão por eletronica,gosto de circuitos que vejo pala internet,tambem sou aficcionado por eletronicos,tenho gravado muitos circuitos,já tenho 2 pendrive quase cheio de 4g,tenho visto muitos esquemas,assim que eu receber resposta sua,eu enviarei alguns desde já agradeço ok Ildo.

  5. meu caro tudo certo?
    bom eu montei esse circuito de strobo, fiz tudo como manda o figurino mas não funciona nada ja troquei o tic, cheguei ate inverter, mas nada, fiz um jamper na lampada e la da uma discarga eletrica, mas não dispara o flash, vc pode dar alguma dica o que pode estar acontecendo?.

  6. Olá Toni….mais uma vez venho recorrer do seu ótimo site, que na verdade o o poto seguros dos hobbistas, iniciantes e profissionais.
    Bom, é o seguinte, estou querendo montar um strobo com leds de alto brilho.Mas queria que esse strobo pudesse ser controlado e que também fosse ritimico, ou seja , piscasse ao ritimos da musica.Encontrei exatamente o que precisa no youtube, mas o cara não passa o esquema de modo algum, oque leva a refletir como seria o mundo se Thomas Edson não compartilhasse o invento da lãmpada, Gram Bell o telefone, Santos Dumont o avião, e assim sucessivamente.Negar o conhecimento é negar o autoconhecimento, é negar a evolução! Diferente de você e colaboradores que sentem prazer em trocar e levar conhecimento à aqueles que necessitam de tal…!
    Então gostaria se fosse possível um projeto similar ao que o cidadão se recusa a compartilhar:
    http://www.youtube.com/watch?v=CyYyv7rjNtw

    Ficaria muito agradecido se pudesse desenvolver algo similar!
    Desde já lhe agradeço e fico no aguardo!
    Att.
    Gilberto Carlos

    • Olá fiz um post no site ( http://www.te1.com.br/?p=8840&preview=true ) veja lá! Creio eu que naquele video do yutube ele usa 4 saidas, como consequencia quatro circuito de estrobo, e a entrada de audio é usado este circuito de leds ritmicos do post.
      Vlw….qualquer duvida só perguntar!

  7. RAPAZIADA E O SEGUINTE:ANALISEI TAL CIRCUITO E ME DEPAREI QUE A PARTE RESPONSVEL POR GERAR PULSOS(CONTROLE DA FRENQUENCIA) SE ASSEMELHAVA A D UM DIMMER E QUE A PARTE DE ELEVAÇÃO DA TENSÃO SE PARECIA MUITO COM O QUE OCORRE DENTRO DAS LAMPADAS ELETRONICAS.PORTANTO PARA FACILITAR MEU TRABALHO COMPREI UM DIMMER E LIGUEI ESTE EM UMA LAMPADA ELETRONICA.BOM O RESULTADO FOI SURPREENDENTE DEU CERTO,POREM NAO SEI QUAL O TEMPO DE VIDA UTIL DESTE TIPO DE LAMPADA QUANDO SUBMETIDA A ACIONAMENTOS E DESLIGAMENTOS CONTINUOS.BOM FICA AQUI A MINHA SUGESTÃO VLW .

  8. Opa.. legal o esquema cara. Quantos mAh é o trafo? Se puder ler esse e-mail, entre em contato comigo, gosto de eletrônica desde pequeno também… valeu!

  9. Olá Toni, curti o circuito e vou monta-lo, mas tenho uma duvida, qual a potência desse circuito e qual lampada strobica devo comprar? grato.

  10. Gostaria de saber de onde sai o fio do disparo  para a vela do 1º cilindro e o nr de 
    espira a ser enrolado no cabo da vela ====Grato.

  11. Olá realmente o meu também pisca umas vezes e para e depois que desligo ele pisca novamente. Acho que é o campo do 9 volts que mata o campo do 220v, pois os dois recebem 220v direto da rede e segundo os especialistas em enrolamentos de trafos isso faz com que uma tensão derrube a outra.
    Alguma solução ai galera, pois o circuito é tão legal adorei queria que funciona-se direitinho .HEHE.
    Abraços.

  12. Ola, meu strobo pisca só uma ou duas vezes e não pisca mais. Se eu desligo e ligo da tomada ele pisca novamente e pára,Tentei colocar um capacitor de 47uf e outro de 100uf mas não adiantou muito, ele pisca uma vez e não pisca mais, mas quando eu tiro da tomada e coloco novamente e le pisca uma vez.

  13. Ola, meu strobo pisca só uma ou duas vezes e não pisca mais. Se eu desligo e ligo da tomada ele pisca novamente e pára,
    Tentei colocar um capacitor de 47uf e outro de 100uf mas não adiantou muito, ele pisca uma vez e não pisca mais, mas quando eu tiro da tomada e coloco novamente e le pisca uma vez.
    O que está acontecendo?

  14. Amigo, estou precisando de lampada stroboscópica de 12v., alta intensidade nas cores verde e vermelho. Você tem para vender?
    Atenciosamente, Claudio

  15. Parabéns, muito legal o post. Estou precisando de uma ajuda para desenhar um circuito para Flash de estúdio. Meus conhecimentos em eletrônica são perto de 0 (lol). Estou uitilizando o Mulstim (NI) para testar o circuito. Mas, não estou encontrando o componente para a Lâmpada Xenon e nem o Trigger Coil (transformador para o pulso). Você me indicaria algum programa para desenhar o esquema. Qual você usa? Abraço.

Os comentários estão encerrado.