Pré-amplificador estéreo com controle de volume, balanço e tons (grave e agudo)

206
74574

Avalie este artigo
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (5,00 - 7 votos)

pre-tons

O circuito integrado TA7630P

Este circuito integrado é muito versátil, além de ser estéreo possui controle de volume, tons (graves e agudos) e balanço.

Receba nossas notícias de eletrônica em seu e-mail. Cadastre seu e-mail no formulário abaixo para receber

Como os dois canais de áudio são controlados pelo mesmo circuito integrado, a sincronia dos canais é excelente.

ta15 Pré amplificador estéreo com controle de volume, balanço e tons (grave e agudo) Pré amplificadores placa de circuito impresso Circuitos Áudio

No lugar do TA7630p também pode ser utilizado o CI Kia6930p .

O controle de tons é fundamental para um amplificador, levando em consideração a correção de frequências altas e baixas (grave e agudo), que valoriza o áudio.

Aspectos importantes na hora da montagem

Os materiais utilizados neste circuito são muito baratos e são facilmente encontrados.

ta01 Pré amplificador estéreo com controle de volume, balanço e tons (grave e agudo) Pré amplificadores placa de circuito impresso Circuitos Áudio

A ponte de diodos é responsável por converter a corrente alternada em corrente contínua. Verifique sua posição na hora de soldá-la na placa, pois se for colocada incorretamente, pode ser fatal ao circuito.

ta09 Pré amplificador estéreo com controle de volume, balanço e tons (grave e agudo) Pré amplificadores placa de circuito impresso Circuitos Áudio

O transformador adequado para este circuito é de 12 volts, 300 mA ou mais. Um transformador simples. Ele deve ser ligado à entrada do circuito no conector de entrada tensão AC, uma vez que este circuito possui sua própria fonte de alimentação.

TRAFO Pré amplificador estéreo com controle de volume, balanço e tons (grave e agudo) Pré amplificadores placa de circuito impresso Circuitos Áudio

Este pré-amplificador também pode ser usado no carro, alimentado pela bateria, onde nesse caso devemos fazer algumas adaptações no circuito.

São elas: devemos retirar a ponte de diodos, e o capacitor estabilizador da fonte integrada ao circuito, assim a bateria deve ser ligada diretamente ao circuito.

Obs.: o mesmo procedimento pode ser adotado para alimentar o circuito com uma fonte comum de computador.

Recomendo a utilização de uma base para sistema integrado de 16 pinos, para facilitar a mudança do circuito integrado, caso seja necessária a troca.

Os conectores pequenos de três pinos são utilizados para entrada e saída de áudio. Os sugiro pela facilidade conectar e desconectar facilmente, ao montar ou efetuar a manutenção do circuito.

O plug que vai para a entrada de energia é de três pinos, onde foi removido o pino do centro por ser desnecessário.

Resumindo os conectores são sugestões para facilitar o circuito, podendo assim ligar os fios diretamente na placa.

Aqui vemos a placa de modo em que você pode estender o controle de volume, se desejado, ou então pode ser inserido o potenciômetro direto na placa no lugar do conector sugerido.

Aqui temos o nosso pré-amplificador com controle de volume, tons e balanço, pronto para se conectar a um amplificador.

————————————————————————————————————————-
Como um amigo teve dúvidas sobre os tipos, e tensões dos capacitores. Percebi que faltava mesmo descrevê-los melhor para os amigos de site !

Os capacitores devem ser de no mínimo 16V.
Eletrolítico:
9 x 4.7 uf
2 x 47 uf
1 x 10 uf
1 x 1000 uf ** (Utilize um capacitor de 25V por precaução)
Poliéster:
2 x 100nF (104)
2 x 10nF (103)
O restante da relação de componentes você encontrará no link abaixo !
SUGESTÃO PCB RELAÇÃO DE COMPONENTES + LAYOUT + SILK SCREEN EM PDF

Download PDF    Mirror

Após de fazer o download do pdf, deixe um comentário compartilhando sua opinião sobre esse Pré-amplificador com ajuste de tons (grave e agudo) com a equipe TE1!

——————————————————————————————–

Fonte: http://eletronicaeasy.blogspot.com/