Video tutorial Como construir uma Antena YAGI

3601

Como construir uma Antena YAGI, explicação detalhada de como realizar uma antena uda-yagi, vídeo desenvolvido no âmbito do projeto “Prémio monIT” pela equipa waVis — Ondas em Viseu.

Antena Yagi-Uda ou simplesmente Yagi é uma antena direcional. A antena constitui-se de um elemento ativo (dipolo) e elementos parasitas. Um dos elementos parasitas é o refletor que é geralmente 10% mais longo. Os outros elementos irão funcionar como elementos diretores.

Receba nossos artigos gratuitamente no seu Email

Antena Yagi-Uda é um tipo de rádio antena desenvolvido por Hidetsugo Yagi, professor da Universidade de Vohoku, Japão, e por seu colega e assistente Shintaru Uda. Este tipo de antena foi descrito nos anos de 1926 e 1927 em artigo intitulado: procedimentos do ERE (Engineering Radio Experience). Apesar de a antena ter ostentado o nome YAGI, o próprio Dr. Yagi a chamou de antena Yagi-Uda em reconhecimento ao seu colega e assistente.

A antena Yagi apresenta alto ganho, embora a banda seja pequena ela é muito utilizada como antena para celulares, Wi-fi e antena de TV.

Se gostou de Video tutorial Como construir uma Antena YAGI Veja também:

O que achou deste artigo?

Clique em uma estrela para avaliá-lo!

Classificação média / 5. Total de votos

Sem votos até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Como você achou este post útil...

Compartilhe nas redes sociais!

Lamentamos que este post não foi útil para você!

Ajude-nos a melhorar este post!

Conte-nos como podemos melhorar este post?

Foto do autor
Sobre o Autor
Autor do blog Te1.com.br. Técnico em Eletrônica Industrial pela Escola Técnica de Brasília, Tecnólogo em Sistemas para Internet pela Unianhanguera. Interessado em eletrônica, montagens, pesquisas, informática e tecnologia em geral.
Compartilhe:
Comentar via Facebook

24 comentários em “Video tutorial Como construir uma Antena YAGI”

  1. OI. O JEITO DE FAZER O DIPOLO E O ESQUEMA DE LIGAÇAO NAO MUDAM INDEPENDENTE DA FREQUENCIA DESEJADA ? OUTRA PERGUNTA. O DIPOLO FICA TOTALMENTE ISOLADO DO RESTO DA ANTENA SEM ENCOSTAR NO CORPO CENTRAL DELA?

    Responder
  2. OI. TENHO UMA YAGI DESSA DE 9 DBI , FREQUENCIA 850 MHZ Q USO PRA VIVO SP. A ANTENA POSSUI 5 ELEMENTOS NO TOTAL, 3 DIRETORES O DIPOLO E O REFLETOR. A MINHA DUVIDA É A SEGUINTE: SERA Q EU PODERIA CONSTRUIR UM PEDAÇO COM MAIS 4 DIRETORES E EMENDAR A FRENTE DA ANTENA? ELA TERIA MAIS GANHO DE SINAL?

    Responder
    • Olá Alan Menossi
      Isso vai depender do nível do sinal, se for bom uma Hoverman já resolve… se for fraco só com Yagi mesmo, embora a faixa seja estreita, ela apresenta incríveis ganhos!

      Responder
    • Olá Enes
      Funciona porém terá que montar ao menos duas antenas, pois a faixa de trabalho de um antena Yagi é estreita e assim não cobre todos os canais de UHF!
      Porém quando bem elaborada ela apresenta um alto ganho de + de 14dB.

      Responder

Deixe um comentário