Video tutorial Como construir uma Antena YAGI

| | , , ,

Explicação detalhada de como fazer uma antena uda-yagi, vídeo desenvolvido no âmbito do projecto “Prémio monIT” pela equipa waVis — Ondas em Viseu.

Antena Yagi-Uda ou simplesmente Yagi é uma antena direcional. A antena constitui-se de um elemento ativo (dipolo) e elementos parasitas. Um dos elementos parasitas é o refletor que é geralmente 10% mais longo. Os outros elementos irão funcionar como elementos diretores.

Receba nossos artigos gratuitamente no seu Email
Acompanhe Toni Eletrônica nas redes sociais

Antena Yagi-Uda é um tipo de radio antena desenvolvido por Hidetsugo Yagi, professor da Universidade de Vohoku, Japão, e por seu colega e assistente Shintaru Uda. Este tipo de antena foi descrito nos anos de 1926 e 1927 em artigo intitulado: Procedimentos do ERE (Engineering Radio Experience). Apesar da antena ter ostentado o nome YAGI, o próprio Dr. Yagi a chamou de antena Yagi-Uda em reconhecimento ao seu colega e assistente.

A antena Yagi apresenta alto ganho, embora o banda seja pequena ela é muito utilizada como antena para celulares, Wi-fi e antena de TV.

O que achou deste artigo?

Clique em uma estrela para avaliá-lo!

Classificação média / 5. Total de votos

Sem votos até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Como você achou este post útil...

Compartilhe nas redes sociais!

Lamentamos que este post não foi útil para você!

Ajude-nos a melhorar este post!

Conte-nos como podemos melhorar este post?

Anterior

Circuito de amplificador de potência dinâmico com TDA7294 em ponte

Download Yagi calculator – Cálculo de antenas VHF e UHF

Próximo
Sobre Toni Rodrigues

Autor do blog Te1.com.br. Técnico em Eletrônica Industrial pela Escola Técnica de Brasília registrado no CREA, Tecnólogo em Sistemas para Internet pela Unianhanguera. Interessado em eletrônica, montagens, pesquisas, informática e tecnologia em geral.

Comente via Facebook

24 comentários em “Video tutorial Como construir uma Antena YAGI”

  1. OI. O JEITO DE FAZER O DIPOLO E O ESQUEMA DE LIGAÇAO NAO MUDAM INDEPENDENTE DA FREQUENCIA DESEJADA ? OUTRA PERGUNTA. O DIPOLO FICA TOTALMENTE ISOLADO DO RESTO DA ANTENA SEM ENCOSTAR NO CORPO CENTRAL DELA?

    Responder
  2. OI. TENHO UMA YAGI DESSA DE 9 DBI , FREQUENCIA 850 MHZ Q USO PRA VIVO SP. A ANTENA POSSUI 5 ELEMENTOS NO TOTAL, 3 DIRETORES O DIPOLO E O REFLETOR. A MINHA DUVIDA É A SEGUINTE: SERA Q EU PODERIA CONSTRUIR UM PEDAÇO COM MAIS 4 DIRETORES E EMENDAR A FRENTE DA ANTENA? ELA TERIA MAIS GANHO DE SINAL?

    Responder
    • Olá Alan Menossi
      Isso vai depender do nível do sinal, se for bom uma Hoverman já resolve… se for fraco só com Yagi mesmo, embora a faixa seja estreita, ela apresenta incríveis ganhos!

      Responder
    • Olá Enes
      Funciona porém terá que montar ao menos duas antenas, pois a faixa de trabalho de um antena Yagi é estreita e assim não cobre todos os canais de UHF!
      Porém quando bem elaborada ela apresenta um alto ganho de + de 14dB.

      Responder

Deixe um comentário