Avalie este artigo
, Circuito de controle automático de bomba  d’água e nível de caixa d’água, Circuito de controle automático de bomba  d’água e nível de caixa d’água, Circuito de controle automático de bomba  d’água e nível de caixa d’água, Circuito de controle automático de bomba  d’água e nível de caixa d’água, Circuito de controle automático de bomba  d’água e nível de caixa d’água (4,59 - 17 votos)

Início Circuitos Circuito de controle automático de bomba d'água e nível de caixa...

Circuito de controle automático de bomba d’água e nível de caixa d’água

Circuito simples de controle de nível de água em tanques e caixas, de grande utilidade para deixar de modo automático o desligamento de um bomba d’água.

Descrição do Circuito de controle de nível de caixa d’água

Os sensores são pedaços de fios com a pontas desencapada, só uma dúvida aqui é sobre o material destes fios, já que alguns materiais podem contaminar a água. Um fio maior deve ficar no fundo da caixa ou tanque e será ligado no terra (comum), outro fio será utilizado para definir o ponto que a bomba será ligada (Caixa Vazia), Outro fio será colocado no ponto onde a bomba deve desligar (Caixa Cheia).
Os resistores de 1Mohm quando os sensores estão sem contato com a água, mantém o nível alto nos gates do CI, Assim que entram em contato com a água o nível será baixo nos gates do CI, esses resistores podem ser alterados em alguns casos.

Receba nossas notícias de eletrônica em seu e-mail. Cadastre seu e-mail no formulário abaixo para receber

O ponto inicial é: Fio 1 sem contato com a água teremos nível alto nos pinos 1 e 2 de IC1A e zero na saída (Inversora) e isso vai deixar a saída do Flip Flop formado por IC1B e IC1C em nível alto, ativando o relé da bomba. Vai continuar nesse estado até que o fio 3 entre em contato com água, quando teremos nível zero na saída do Flip-Flop e assim desligando  a bomba. A bomba continuará desligada até que o fio 1 fique sem contato com a água. Quando o ciclo será reiniciado, tudo de modo automático.
Quando a bomba está ligada o led1 (Verde) ficará aceso, assim que desligar o led2 (vermelho) se acenderá indicando que o circuito está funcionando e bomba está desligada.

A fonte para alimentar o circuito deve ser por trafo de 9VAC, o relé pode ser adaptado de acordo com a carga da bomba a ser controlada.

A placa após montada e feito os teste deve alojada em caixa apropriada, principalmente se  ficar exposta ao tempo.

Esquema do controle de nível d’água automático – clique para ampliar

, Circuito de controle automático de bomba  d’água e nível de caixa d’água

Sugestão de placa de circuito impresso para montagem do controle

Sugestão de placa

Lado dos componentes

Esquema ilustrativo de ligação do sensores do sistema de bomba automática

O transformador deve ser de 9V, para proteger o circuito, deve colocar porta fusível com fusível de 250mA.
Os transformadores vem com 2 opções de tensão no primário (110 e 220), escolha a que se adequa sua rede de energia e isole o outro fio.
Pode ser adequado também uma chave para ligar e desligar o circuito.
Com o relé de 10A, pode operar bombas de até 6A ou de mais de 1KW em 220VAC, reforce as trilhas debaixo do relé, utilizando solda.
Para segurança a bomba deve ser dotada de disjuntor adequado em seu circuito.

Algumas opções de sensores disponível no Mercado e que pode ser utilizado

Lista de material para montagem do circuito de controle de nível de caixa d’água
ComponenteValor
Resistor 1/4 W 5%
R1, R2100k – Marrom, Preto, Amarelo, Ouro
R3, R41M – Marrom, Preto, Verde, Ouro
R5, R710K – Marrom, Preto, Laranja, Ouro
R6, R8680 – Azul, Cinza, Marrom, Ouro
Capacitores
C11000µF/16V – Capacitor eletrolítico
C2, C3, C4, C5100nF – Capacitor cerâmico
Semicondutores
D1, D2, D3, D4, D51N4004 – Diodo Retificador
LED1Led Verde 3mm
LED2Led Vermelho 3mm
IC1CD4093 ou CD4011 – Circuito integrado digital CMOS Quad Nand
Q1, Q2BC548 ou equivalente – Transistor NPN
Conectores
ACConector bloco terminal 2 pinos – ligar trafo
OConector Bloco terminal 3 pinos ou 2 pinos – Ligar o cabo da bomba
SENSORConector Bloco terminal 3 pinos – ligar os sensores
Diversos
K1G5L-1 ou equivalente – Relé com bobina de 12V e capacidade de 10 A em 250VAC
Transformador9VAC 250mA
Porta fusível e fusível de 250mA
Disjuntor de acordo com a bomba
Chave liga desliga
Solda, fios, placa de circuito impresso, Caixa, etc


Download dos arquivos em PDF para montagem do circuito de controle de bomba d’agua

Download PDF      Mirror

Se interessa em comprar uma placa parecida com esta, dê uma espiada no Aliexpress, por DF96.

, Circuito de controle automático de bomba  d’água e nível de caixa d’água
Controle automático para bomba d’água Df96

Atendendo a pedidos, agora temos 2  novos circuito proteção para Bomba + controle automático para caixa d’água e também controle automático de nível de reservatório
, Circuito de controle automático de bomba  d’água e nível de caixa d’água

Tonihttps://www.te1.com.br
Autor do blog Te1.com.br. Técnico em Eletrônica Industrial pela Escola Técnica de Brasília registrado no CREA, Tecnólogo em Sistemas para Internet pela Unianhanguera. Interessado em eletrônica, montagens, pesquisas, informática e tecnologia em geral.

239 COMENTÁRIOS

  1. Bom dia Toni!
    Montei o rele de nível funciona bem! Mas percebi que se ele estiver ligado acionando a bomba e der trovão e relâmpago forte ele desliga e para ligar novamente só quando a água abaixa o nível na caixa, tem como corrigir isso? Obrigado Gil

  2. Ola Toni,

    Obrigado pela as apresentações

    Mas, estou precisando de sensor de nível que trabalhe dentro de reservatório 13 metros de profundidade.

    Resumo: Tenho um reservatório metálico de 25 metros de altura com diâmetro 3,7 metros, e o mesmo é separado por duas células (célula Inferior e célula Superior) sendo que a água direto da companhia cai dentro da célula inferior e tenho bomba de recalque, para recalcar a água para célula superior. sendo que estou usando o sensor de nível elétrico de braço (ou seja fio desce 13 metros dentro do reservatório mais em reservatório de concreto armado por isso funciona).

    Neste novo reservatório é produzido estrutura METÁLICO, que cheio de treliças dentro dele, se usamos a mesma boia de braço ira ENROSCAR dentro dele entre as treliças.

    Aguardo a Resposta.

    Acho o mais viável para resolver e sensor que trabalhe dentro da água fixo.

    Aguardo uma posição.

    Obrigado pela atenção

    Eng ° Rafael Muniz
    fone: 19 – 992616995

  3. Olá amigo, excelente o site! Uma dúvida, gostaria de adaptar esse circuito para atuar diretamente nas botoeiras de uma contatora, ligando a bomba qdo reservatório vazio e desligando qdo cheio. Minha bomba é de 7,5cv trifásica, daí não dá para pensar em ligá-las diretamente via relé. O que sugere?

  4. E faltar energia varia vezes seguidas ele desliga e não termina de encher só volta funcionar quando a água baixa o nível novamente. Ele não teria q terminar de encher a caixa

  5. Olá! Toni…tudo beleza?
    Colega como centenas de amigos já montaram ou tentaram fazer um circuito sensor
    Eu também encontrei um problema, aliás como um amigo disse acima. O layout não corresponde ao desenho e dai ficou sem funcionar, apenas o led acendeu, mas por não saber se existe os capacitores ou não no circuito.

    Tem como atualizar esse projeto para poder fazer uso do mesmo?

    Abraços e sucesso no site! Parabéns!

  6. Olá Toni, como alguns, montei o circuito, mas tem o problema: quando aciono o sensor 1 na água ele desliga o rele e o sensor 3 não tem nenhuma reação. Tem idéia do que pode ser…….

  7. fis com trilhas dos dois lados , e só de um lado, tive muito trabalho e não deu certo.
    gostaria de ver um vídeo ou fotos do circuito funcionando .
    notei que muita gente tambem não conseguiu.
    parabéns pelo cite e obrigado pela atenção.

  8. olá, excelente esse sensor desde já agradeço à atenção, minha duvida é!
    eu não tenho cisterna, eu poderia colocar esse sensor diretamente no cano D`água da rua

  9. Eu queria fazer algo parecido com o seu, porém, com duas caixas… uma menor da onde a bomba puxa a água e manda pra uma maior, qdo tiver água a bomba está liberada pra ligar e qdo não tiver a bomba permanece desligada, mesmo se a caixa maior estiver pedindo água. Claro que qdo atingir o nível maximo da caixa maior a bomba também para de puxar… Me ajude ahh… Preciso para me ajudar em um projeto.

  10. Toni, Eu tenetei fazer o projeto mais não deu certo. no primeiro layout da pcb tem uma descrepancia com o segundo layout. pois naum tem lugar de colocar o C2 e o C1. quero saber qual a pcb que e correta e se vc pode arrumar o layout da 1 pcb pois fica mais facil risca-la manulamente. desde ja agradeço. No meu projeto a bomba desliga somente quando chega no nivel cheia. obrigado e por favor me ajude

  11. Tony, montei o primeiro circuito, o rele liga e desliga somente com o fio do nivel baixo sem impotar com o fio do nivel alto? qual resistor coloco no lugar de 1M?
    Obrigado.

  12. bom dia toni gostaria de saber se vc me ajuda a fazer um sensor de nível com 5 led que indica o nível da agua e que também liga a bomba quando o nivel estiver baixo e desliga quando encher a caixa tipo esse que vc publicou mas que também indica o nivel da agua na caixa, e posso utilizar qual fio para instalação e qual distancia máxima que pode ser instalado se vc me passar um diagrama já vai me ajudar muito.
    fico no aguardo obrigado gil

  13. Olá Tony, muito interessante esse projeto, mas tem um detalhe que vai dar problemas futuros que é sobre usar fios como sensor. Eu montei aqui um esquema para marcar o nível da caixa d’agua usando fios de 6mm em contato direto com a água, já fazem uns 8 anos que o circuito funciona mas a cada 6 meses tinha que trocar os fios devido a oxidação “acredito que seja devido ao cloro existente na água”. Então resolvi trocar os fios por cantoneiras de alumínio “com os fios parafusados nelas fora da água” e até hoje não deu mais problema.

  14. Ola Toni, tenho que fazer um circuito como este acima utilizando somente transistores , os dois sensores e o terra na caixa , teria como voce me dar uma dica de como fazer isso, desde ja obrigado,  

  15. Toni, primeiramente parabéns. Gostaria de sugerir a utilização da porta que sobrou para verificação da presença de agua no tubo da sucção da bomba, com um transistor como chave para ligar (ou desligar) o circuito. Assim a bomba não parte sem agua neste tubo. O sensor para isso pode ser usado dois tes de tubo de agua com rosca com plugs metalicos, onde um vai o terra (12v) e no outro a porta do ci. Outra sugestão é acrescentar um capacitor de 2uf x 400v  em serie com resistor de 100 ohms no contato do relé com a rede para aumentar a vida util dos contatos (diminuir faiscamento).

  16. Boa Noite, Toni!
    Gostaria de saber se há algum sensor que eu possa estar usando para medir o fluxo da bomba na sua saída, mas necessito da resposta desde sensor em NA/NF, pois, se a resposta for que não está havendo um fluxo enviara um sinal para o contator e desligará a bomba e só irá retornar, após um tempo programado ou haver a presença de água.

    Se puder fazer um contato comigo, ficarei grato.

  17. Boa tarde!!

    Gostaria de algumas informações, pois é o primeiro circuito em que trabalho.
    Montei o circuito  de bomba d’água do modelo 1, que você disponibilizou, utilizando os aterramentos colocados no modelo 2, já que no 1 estavam sem, e não funcionou, então reparei que o modelo 2 é diferente e possui 3 gates em curto.  Será que o problema é esse? Outra dúvida está nas saídas do circuito para a bomba, um fio indica a saída para o equipamento (utilizei um cooler) e a outra saída para rede de energia, nesse passo devo ligar em uma nova fonte?

    Agradeço desde já!

  18. Toni, desculpe se a pergunta for básica, mas esse relé realmente aguenta a tensão de entrada da bomba?

    Tipo, quando ligo a bomba d’agua aqui em casa da aquela piscada nas luzes, e volta ao normal. Será que esse relé aguenta esse “pico”?

  19. ae toni, o controlador de nivel nao esta funcionando corretamente.Quando a água chega no sensor vazio ele desliga a bomba(apaga o led) mas o certo seria ficar ligado até chegar o sensor cheio.O que será que está errado? o desenho é tudo igual componentes todos iguais

  20. vc teria um circuito de comando que com um pulso tipo ao ligar a bomba d’agua acionaria a bomba 1 encheu parou chamou novamente alterna pra bomba 2 acho que seria algo como um flipflop mas eu tenho quase nada de conhecimento na área, se vc tiver algo vamos conversar sobre desde ja agradeço. ( obenausluis@gmail.com )  

  21. Toni ! usando um ULN 2004 com resistores de 47k na entrada para controles indicadores de níveis com léds nas suas saídas, qual seria o comprimento máximo dos cabos dos sensores que poderia utilizar ??? Luizão

  22. O link em pdf para montagem está offline, você poderia corrigir esse problema por favor?, pois estou fazendo um projeto semelhante em meu curso e pretendo me basear em suas idéias, obrigado dede já.

  23. MEUS AMIGOS GOSTARIA DE MONTAR UMA BOIA ELETRONICA MAS SEM FIO DA CAIXA ATE O POÇO POIS A DISTANCIA É MUITA.JA TERIA ESTA TECNOLOGIA DISPONIVEL.AQUARDO E ABRAÇOS A TODOS

  24. Toni Boa Tarde, tem como retirar o Led da placa, para mim ele não teria serventia, isso altera a estrutura do circuito? Se Puderes entrar em contato comigo por email por favor tenho muitas questôes para levantar com você
    dplima3@ucs.br

  25. Bom dia, Toni sou hobista e tentei executar seu projeto no proteus não obtive sucesso, seria pedir muito que me enviasse o projeto para eu poder executar no meu proteus, grato.

  26. Hola TONI saludos desde MEXICO CITY gracias por tus excelentes circuitos electronicos en unos dias estare armando Circuito de controle de controle automático de bomba d’água e nível de caixa d’água no se si funcione…Yo necesito tambien circuitos de preamplificadores de MICROFONOS que funcione y mezcladores o mixer de audio gracias ( thank you).

  27. Toni Parabens pelo site, eu estou procurando um timer ciclico, tipo liga bomba por 3 min e desliga por 3 min e assim sucessivamente, caso voce tenha algum projeto desse tipo me da uma ajuda.

  28. como vai toni, eu gosto muito de eletronica porem não tenho recursos em cas para fazer os circuitos, por um acaso voce vede este circuito monta ou sabe algum site que venda. obrigado.

  29. Toni, eu tenho dois reservatorios, o inferior e o superior. Para não queimar minha bomba quando o inferior fica vazio bastaria eu colocar dois sensores (comum e nivel baixo) em serie com o comum do projeto para que quando faltasse agua no inferior desligasse a bomba ou teria que coloca-lo em serie com a alimentação do relé ou ci?

  30. Olá,..Toni,
    Achei excelente esse circuito de acionamento automático para bomba d´água,referente  os sensores de fio o desempenho e eficaz e não terá problema com contato com água e o sensor de nível para montagem vertical seria mais eficiente, e facil de encontrar e não e muito caro e daria para acrescentar lampadas tipo leds para visualizar o nível de agua da caixa d´água .
    Muito obrigado…………..Renato

      • Ola Toni gostaria que voce me desse uma luz.. to querendo montar um cabo usb com uns 10mts, mas pesquisando notei que o maximo é 5mts. Entao eu teria que amplificar este sinal como em um hub. Voce tem alguma sugestao do circuitinho para amplificar?
        Desculpa eu estar postando aqui, mas eu nao encontrei outra forma de comunicar direto com voce.
        Obrigado

      • Olá Gleidsonpv
        Sim o recomendado é máximo 5 metros, porém se não for trafegar muitos dados pode aumentar isto!
        Pode utilizar um adaptador USB RJ45 e utilizar cabo de redes:

  31. olá… me diz uma coisa, tem como a bomba funcionar quando o fio 1 entrar em contato com a agua e parar quando o fio três entra em contato..
    (pois aqui a agua é “dia sim dia não” então eu queria colocar esse fio 1 dentro do cano …entende)
    assim a Bomba não funciona “sem agua” ^^

  32. tem como você disponibilizar para gente os arquivos do proteus e eagle?
    Você sabe algum lugar onde encontro um circuito de portão de garagem?
    pois ao invés de usar bomba d’água quero usar uma porta para o meu projeto…
    abraço

  33. bom queria saber o esquema eletrico:
    Inicialmente a chave on-off encontra-se desligada.Mudando-a para a posição ligada, os sensores irão monitorar o nivel de agua dentro do tanque .Na primeira operação, o tanque encontra-se ….bom entre em contato comigo

  34. inventar também nesse circuito o desligamento da bomba quando não pucha água na tubulação para não deixar abomba queimar estou tocendo por você amigo. Por favor mande uma resposta para o email mc.com.lima(#)hotmail.com.
    Aguardo respostas.      

  35. Grande Toni, muito prazer em
    conhece-lo indiretamente. Meu nome é Fabríçio,
    e gostei do seu projeto de: “Circuito de controle automático de bomba d’água e nível de caixa d’água”. Gostaria de parabenizar vc, pelo seu trabalho e por divulgar este projeto via internet ok ??? Gostaria de saber de vc, se haveria uma mínima possibilidade de vc me mandar uma resposta sobre este projeto aonde se consiste na seguinte pergunta: Este teu projeto eu posso sem sombra de dúvidas usar em 12volts ??? Se eu posso, gostaria que vc me mandasse uma resposta para o meu email : hpsan.doc7@yahoo.com.br cometando se eu poderia usar em 12 volts ou não e se este seu projeto ele está completo ou seja, se não esta faltando nenhum componente mais adiante ??? Quero mais uma vêz, parabenizar vc toni pelo seu trabalho bem feito que vc expos na internet e se vc tiver mais algum projeto semelhante à este que mexe e desliga e com nível de caixa de água, por favor mais uma vêz eu peço até por gentileza mande-me uma resposta no meu email à acima. Desde já toni eu ti agradeço e sem mais, aguardo sua resposta. Até uma comunicação mais breve… fuiiiiiiiiiiiiiiiiiii

      • Olá Toni. Na verdade gostaria fazer uma pergunta da inventar também nesse circuito o desligamento da bomba quando não pucha água na tubulação estou tocendo por você amigo. Por favor mande uma resposta para o email mc.com.lima(#)hotmail.com.
        Aguardo respostas.              

      • Olá Cleivaldo
        Basta inverter os Sensores ou Adicionar um porta inversora na saída do Flip Flop! Dá pra utilizar inclusive a porta que está sobrando! Aguarde que postarei isso!

  36. Olá boa noite? Pode me ajudar? Eu preciso montar 2 reservatórios por onde devera escoar o fluido a fim de que o nível de um deles seja controlado. Precisaria ter a indicação de nível, do valor de se-point, tendo uma bomba de recalque em um dos reservatórios para promover o retorno da água(circuito fechado). O indicador e o ajuste deverão ser graduados em (%). Vc pode me ajudar? E se posso usar o seu trabalho como base? Obrigado!

    • Claro que não, existem ‘n’ tipos de medidores de nível, o de ultrassom é o mais caro de todos e é indicado quando não se pode haver contato com o líquido, ou seja, detecção de nível de líquidos corrosivos.
      Se for água, não justifica gastar com um modelo de ultrassom. Se fizerem uma busca no Google que encontra modelos tipo bóia, eletrodo, haste, óptico que podem muito bem atender por custo menor.
      Vejo direto isso, empresas gastando com ultrassom sem necessidade por falta de pesquisa, parece que muitos só conhece fio na água, chave bóia e ultrassom – um instrumento de ultrassom vai custar no mínimo 5 mil reais.

      Para quem quiser aprender mais sobre as ‘n’ maneiras de se detectar nível, recomendo ler o livro “Instrumentacion Industrial” e Antonio Creus para abrir a cabeça sobre o assunto.

      Leandro, você precisa definir set-points diferentes a cada ‘x’ momento? Se for sempre o mesmo, nem de CLP ou microcontrolador você precisa, dê uma olhada se lhe ajudam estas sugestões:

      http://folhetos.icos.com.br
      http://videos.icos.com.br

      Att,
      Natascha

  37. boa noite Toni,gostei muito do circuito tão simples mais preciso.
    gostari de saber se tem como modificar a tensão de entrada para 48 volts?sò por curiosidade desde jà grato pela atenção……… um abraço…………….

  38. Caro Toni,

    Muito boa esta placa, mas fica a dica para algo que pode ser interessante para condomínios.  É o seguinte, no meu condomínio há uma boia que liga e desliga quando o nível de água da cisterna ( no alto do prédio ) diminui ou aumenta, respectivamente. O problema ocorre quando a boia/bomba queima e os funcionários não observam este dano. Assim, o nível da cisterna chega no mínimo e todos ficam sem água.  

    Então, seria possível uma placa que avisasse através de sinais luminosos ou sonoros que o nível da caixa está baixo sem a necessidade de ligar este circuito à bomba? Por exemplo, a placa lógica num lugar de fácil acesso ( como a guarita do funcionário ) conecetada ao dispositivo de nível na cisterna. 

    Se bolar algo ponha aí para que possamos fazer. Ou então, faça e coloque para vender!

    Um abraço,
    Ronai

    • Olá Ronai
      Esse circuito aqui apresentado serve a essa função… E nem precisa de mexer nos equipamentos utilizados para controlar a bomba… Basta utilizar leds para monitorar os estado do nível d’água.

  39. Boa noite Toni tudo bem  ?
    amigo muito bom esse post, muito show de bola mesmo…. é incrível a simplicidade e a precisão do circuito.
     gostaria de saber se colocando mais uma porta E inversora antes do resistor R5, eu inverteria o funcionamento do circuito. Ou seja, ao invés de ele acionar quando o tanque estiver vazio, ele acionará a bomba quando o tanque estiver cheio!
    é uma dúvida apenas por curiosidade mesmo.. desde já grato pela atenção

  40. eentão ate pode controlar sim , mas teria que aplicar algumas modificações , ou adptações , pois esta caixa tem esse volume de 20m cubicos , teria que usar o sensor mais cumprido iria aparecer interferencias, mas isso se resolve com testes.

  41. Meu camarada gostei muito fiquei com uma duvida em relação a fonte de alimentação que voltagem este circuito trabalha?. Gostaria de saber si vc comercializa a placa pronta pois aqui no interior da bahia é bem dificil encontra as peças. Obrigado era o que procurava.

  42. Pra quê essa complexidade toda? Com um sensor On/Off e um contator é simplíssimo de instalar e automatizar a bomba no abastecimento, não precisa de placa nenhuma e faz a mesma coisa!! E o sensor e o contator são baratos!!

    Dê uma olhada:
    http://www.youtube.com/watch?v=guZ4Z94FGII&list=UU4gVCsnu9GanBB-nv642PVg&index=1&feature=plcp

    http://www.icos.com.br/Pdf/niv_controle.pdf

    A gente tem que simplificar, e não complicar! Além do sensor ser uma peça profissional, de uso industrial.

    • Olá Natascha
      Minha querida!
      Desculpe não sei se representa essa Empresa que citou!
      Porém a ideia deste projeto é simplificar para o “Bolso”!
      Trata-se de um trabalho que foi proposto pelo professor de Eletrônica Digital ainda na Escola Técnica, a ideia era de se utilizar componentes baratos para fazer esse serviço… Que embora você disse que o sensor e o contator serem baratos… espiando nessa lista de preços http://www.icos.com.br/Nivel/nivel.php… Não achei nada barato!
      Porém a ideia é apenas para instalação de bomba d’água doméstica…. Com certeza numa aplicação industrial vale a aplicação destes sensores profissionais que citou!

      • Bom, vejo que você não tem conhecimento de preço de sensores industriais, mas eu acho que complexidade e tempo também é dinheiro, talvez seja preferível gastar R$30 em um sensor industrial/profissional que em 10 minutos você liga em contator e a bomba já está automatizada. E R$30 não é caro vá!!!

      • Bom,  sendo o foco do artigo uma solução doméstica, é sim válida para quem conhece de eletrônica, com certeza. Tudo depende do foco, uma empresa jamais vai detectar nível com fio.

        Para efeito comparativo, medidores de nível que indicam o volume/nível com saída de 4 a 20mA custam em torno de R$1.000,00 dependendo do modelo.

        Sensores do tipo chave, com saída on/off, realmente precisa de 2 sensores para automatizar (da mesma maneira que você precisa 2 fios), mas é uma alternativa segura/confiável que não precisa de alimentação elétrica, o que é uma vantagem.

        Tudo depende realmente da aplicação, e parabéns pela iniciativa de colaborar com seus conhecimentos de eletrônica para quem precisa desse tipo de automação 😉

      • Olá Natascha
        Se os preços a que se refere são os apresentados nessa lista
        Para uma simples unidade, é caro sim… R$ 30,00 deve ser para atacado!
        Também levo em consideração que precisará de 2 unidades para controle de cheio e vazio!
        Não estou aqui propondo solução para substituir “sensores industriais”, porém para quem tem conhecimento com montagens eletrônicas, essa solução apresentada aqui nesse artigo, será útil ao que é proposto!

      • Prezada Natasha,

        O Nosso amigo Toni é um grande parceiro na área de formação profissional, nosso grupo aqui é de estudo, treinamento e hobista, creio que o site dele esta sendo bem discutido, então entram com indução à propaganda, eu por exemplo nem sou ainda formado em eletrônica e conheço vários equipamentos de controle de nível, mas gostaria muito de construir o meuzinho e poder repara-lo quando for preciso, só assim serei um construtor em eletrônica capaz de competir com o mercado chinez atual, preciso também aprender a falar mandarim, olha só, mas já que insiste me dê ai modelo e preço de controlador de nivel para um poço artesiano que tem pouca agua e a bomba fica rodando no vácuo… o diametro do tubo é de 150mm e a profundidade do poço é de 19 metros… Abraço Natasha e Tony

    • Como você já deve saber, Cheslei, cabo percorrendo distância de 19 metros gera um efeito eletrônico chamado capacitância, o qual sela contato elétrico do tipo ‘seco’ (switches). Isso seria resolvido utilizando sensores de Ultrassom ou Radar, que custam em torno de R$5.000,00 ou os próprios sensores switch com a simples utilização de resistor em série.
      Se você entrou no link que comentei anteriormente, deve ter visto que há sensor vertical e alternativa para uso em tanque que não é possível furá-lo (como um poço), além do preço que você perguntou (pois é um e-commerce) e também esquema elétrico de como instalar em longas distâncias.
      Se não viu, segue:
      http://www.icos.com.br/Funcionamento/adaptador_icos_flange.php
      http://www.icos.com.br/Nivel/nivel.php?acessorio=LC26M-40
      http://www.icos.com.br/Pdf/sensores_icos_protecao_reed.pdf

  43. Caro Renato, montei esse circuito funciona perfeitamente so gostaria de saber qual rele vc usou, pois o que usei ficou faiscando. o rele que usei e aqueles de receptor de parabolica.
    Agradeço pela ajuda desde ja.

  44. Prezado Toni
    Boa noite
    Favor fazer chegar este comentário ao José Antônio por favor. Obrigado.

    Prezado José Antônio,
    Boa noite,

    Prezado José Antônio, estou precisando de um circuito semelhante a este para resolver um probleminha aqui em casa, e me parece que poderemos inverter os dados para colher as informações e fazer o comando de uma bomba. Que é o Seguinte:
    Temos um poço semiartesiano, que tem muito pouca agua, ou seja a agua é puxada rapido pela bomba e entra ar na mesmo, assim precisaria de um circuito que assim que o ligasse já com agua no nivel maximo do poço, ele a desligasse assim que atingisse o nivel minimo do posso e só voltasse a ligar quando a agua atingisse o nivel alto ou (maximo) do poço e permanecesse neste liga-desliga até que desligassemos a bomba. Por favor me envie este seu circuito montado para analizarmos se poderemos utiliza-lo. Ateniosamente, Cheslei meu e-mail é: cheslei@hotmail.com Abraço a todos os amantes da eletrônica.

  45. ola ,Toni.
    cara , como eu ligo este circuito na bomba de agua cara , tem como voce me enviar um tutorial , pretendo ligar este circuito em uma em uma bomba de agua de aquario,  
    estou desesperado ,pois é um projeto que eu tenho que entregar , se nao for muito encomodo por favor me ajude
    umabraço e um ótimo trabalho

  46. Olá Toni, eu criei um circuito com a mesma funcionalidade, já testei e funcionou perfeitamente, pretendo instalar ele para ligar e desligar uma bomba d’agua. O circuito é muito mais simples do que esse aí, você faz um circuito serie com um TIC106 e um BC548, daí com um resistor você limita a corrente que vai para o gate do TIC106 e para a base do BC548. Então o fio que vai ficar no funda da caixa d’agua vem do resistor, o fio que será nível baixo virá da base do BC548, e o fio que será nível alto virá do gate do TIC106. Funcionamento, inicialmente quando a caixa tiver vazia bomba ligada, nível d’agua sobe passa pelo nível baixo e quando chegar no nível alto ela desliga, quando a caixa estiver esvaziando passa pelo nível alto e só vai desligar quando passar pelo nível baixo. Eu coloquei um resistor em serie com o TIC106 e o BC548 e liguei o relé em paralelo com o resistor. Somente 5 componentes e funcionou, simples né… Toni tem como você analisar e me indicar um simples fonte para 220V. Desde já agradeço.

  47. Ola, só gostaria de avisar para quem for fazer este esquema cuidar com a ´´energia estática´´ que da quando chegar com o dedo perto do fio da saida 1 ele reseta o flip-flop e causa mau funcionamento.
    recomendo quando for colocar na caixa d’água deixar o gnd afastado dos demais fios.
    isso aconteceu comigo, mexi em tudo para ver o que estava errado quando coloquei um isolador melhor no fio e funciono perfeitamente.

    • Cesar K. Ferreira, bom dia!
      Essa ocorrência citada por vc, se foi o caso ocorrido comigo, o CI não presta mais?
      Adquiri equipamento para duas placas e ambas não deram certo, estava verificando o esquema em relação a placa e observei que de tão próximas as trilhas haviam duas posições em curto: uma com o transistor e o R5 e outra com a saída 10 do CI também com o R5. Coloquei um arquivo em Word com as falhas no 4Shared .
      Alguém sabe como fazer a PCI no Eagle ficar com as trilhas envoltam no terra GND?
      Eu ainda não consegui.
      Grato.

      • ola, dei uma olhada e estava mesmo em curto mas não acho q tenha danificado seu ci,
        aqui ja com a correção:
        pelo que percebi ela esta envolta no terra sim, não acho que precise de mais correções,
        se precisar de alguem só me avisa por email ou no meu blog, vlw

    • Cássio, desculpe-me pelo erro em seu nome . . .
      Eu consegui que funcionasse, o problema estava naquele curto mencionado e eu duas trilhas que fecham curto por estarem muito perto, passei uma lâmina entre elas, troquei o CI, e tudo bem.
      Cara, esse projeto funcionou muito bem, será que se fosse feito uma alteração, quem sabe nos resistores poderiamos controlar um liga – desliga com os sensores preparados para umidade do solo?????
      Gostaria de um projeto onde observasse a umidade do solo e associado a um timer ligasse e desligasse um solenóide, para uma irrigação automatizada que estou quebrando a cabeça pra fazer.
      Se vc tiver alguma idéia agradeço, pois eu não sou da área, sou apenas curioso.
      Grato.

      • Olá Arnaldo Herbst
        Valeu pelo feedback… Depois vou dar uma ajeitadinha nesta placa.. .rsss!
        Tem um bom projeto com pic sobre irrigação de jardins no site do Márcio José Soares
        http://www.arnerobotics.com.br/

        Pesquisando por humidity sensor circuit no google images vai ter várias ideias para seu projeto!

  48. Tony seria possível contato por e-mail ou skype para sanar dúvidas minhas a respeito desse projeto?
    Elaborei essa plaquinha, não funcionou, vou tentar de novo.
    Grato

  49. Ola toni tudo bem? obrigado pelo esquema, esclarece-me so uma situacao eu descarnei os fios e o esquema dentro de agua nao funciona, so funciona se eu enconstar os fios fora de agua.
    sabes me dizer como resolvo a situacao? obrigado

    • Olá Rodolfo Vieira
      Pode ser pela condutividade da água, verifique se com os fios 1 e 2 dentro d’água você tem cerca de 0 volts nos pinos 1 e 2 do CI.
      Se preciso altere os valores de R3 e R4 para valor maior!

  50. Tony, tenho te acompanhado por um tempo e acho que é muito ocupado, estou no primeiro simestre do curso Técnico emvEletrônica no CEFET, porem tenho um problema aqui em casa e acho que com algumas alterações este sistema de boia eletrõnica pode me ajudar. O meu problema é o Seguinte, tenho uma bomba que puxa agua de um poço, porem ela puxa rapido e de repente a agua do poço deminui e a bomba passa a puxar ar… assim preciso de um controle que quando estiver em um nível minímo ela desliga e quando estiver no nível maximo ela liga até chegar ao minimo e ai ela desliga novamente… até que eu desligue a energia do sistema… este que oferece me serve, que alteração devo fazer? Um abraço e que Deus te dê força e muita inteligência.

      • Oi Tony, muito obrigado pela atenção, aguardo sua análise, você resolverá um problema de vários anos aqui em casa. Deus continue te abençoando.

      • Oi Toni, estou aguardando sua análise para adequar o circuito para nível do poço artesiano, como disse resolverá um problemas de anos que tenho em minha casa, assim concluir meu curso técnico em Eletrônica, contribuirei com seu site. Abraço Cheslei

    • Toni, boa tarde,

      Me desculpe sobre meu pedido, esste circuito será muito importante pra min se der certa da forma que te falei, sei que administrar uma pagina com tanto dinamismo assim é uma tarefa fácil, mas pode ter certeza que contibuirei para seu site assim que puder, um abraço e continuo no aguardo.

      • Oi Tony, pelo que vi você conseguiu realizar nosso pedido, você além de competente é um cara que quando for a Brasília, terei o prazer de conhecê-lo pessoalmente, Muito obrigado por atender nossos anseios, e quero parabeniza-lo pelo circuito, vai ajudar muito gente por este brasil.
        Um forte abraço de seu admirador.
        Sucesso”!”!”!
        Cheslei

  51. Não sou da área, mas gostaria de utilizá-lo em um comando elétrico cuja tensão é 24 Vcc. Gostaria de saber se eu poderia alimentar o circuito esta tensão, se precisaria de alguma adaptação nele ou se a única solução seria utilizar o circuito que você indicou no comentário anterior. Parabéns pelo seu trabalho, ficou excelente.

  52. Ola, Gostei desse circuito, como não sou entendido nessa area, queria saber o que e preciso alterar para a alimentação externa fosse de 110v ou 220v, no caso desse apresentado a alimentação e de 9v a 12v, queria colocar um controlador desses em meu sitio aonde a rede tenho 110v e 220v, fico no aguardo.

  53. Muito interessante esse circuito, e como foi dito acima, para outros usos além da caixa de água. Porém ele tem um problema, pra fazer o que ele faz, uma bóia pra automatizar já serveria. Seria interessante se tivesse algo que pegasse o sinal da bóia e fizesse algo a mais, como indicação de nível ou similar.

    • Olá Emílio
      É um substituto da boia, porém de baixo custo e diy!
      Seguindo o mesmo procedimento com sensores (fios) e sis como LM339, LM3915 ou ULN2003… pode se conseguir um indicador de nível… embora tenha boias automáticas que fazem isso também!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

15,431FãsCurtir
627SeguidoresSeguir
5,747SeguidoresSeguir
15,000SeguidoresSeguir
871SeguidoresSeguir
49InscritosInscrever
, Circuito de controle automático de bomba  d’água e nível de caixa d’água

PCB 2 camadas 10cm x 10cm
Quantidade: 10 peças
Preço: $2,00 (R$ 6,50)

, Circuito de controle automático de bomba  d’água e nível de caixa d’água

Recomendado

Download apostila de Eletrônica básica em PDF – UFES

Excelente apostila de eletrônica, a primeira parte fala dos tipos de componentes eletrônicos principais e seu uso além de técnicas para trabalhar com estes...

Circuito Amplificador Classe D 2x300W utilizando TDA8950J

Um pouco sobre a Classe DAmplificadores Classe D, ou como muitos chamam de “amplificadores digitais”, são amplificadores de alta eficiência. Seu funcionamento se baseia...

Download SigJenny – Software Gerador de sinal de áudio para PC

SigJenny transforma o PC em um gerador de sinal de áudio flexível e poderoso gratuitamente. Ele gera numerosos e diferentes formatos de onda, pode...

Amplificadores STANER

A STANER, tradicional fábrica de cubos e caixas amplificadas para instrumentos musicais, especialmente guitarras, se solidificou em Presidente Prudente-SP a qual tive o prazer...

Lista de canais da televisão digital terrestre brasileira no Brasil por cidades

Todos os canais com transmissão digital, atualmente, são em UHF, isto é, usam os canais que estão na faixa de 14 a 69, na...

Comentarios recentes

Telegram

Nosso canal no Telegram te aguarda

Junte se
Fechar