Circuito de pré amplificador de áudio com transistor BC549

| | , ,

Este circuito simples pode ser usado para reforçar o sinal de fontes que não sejam capazes de excitar seu amplificador, ou a entrada de seu PC, tais como microfones de baixa e média impedância, fonocaptores, captadores de violão e guitarra, etc. O circuito é muito simples e compacto podendo até ser instalado dentro da fonte de sinais, devendo ser intercalado entre a fonte de sinal e o próprio amplificador.

A alimentação poderá ser feita com tensões de 6 a 9 V obtidas de pilhas comuns, de uma bateria ou fonte esxterna. Como a corrente exigida é muito baixa, a durabilidade de pilhas e baterias será bastante grande. O nível de sinal de saída depende do nível do sinal de entrada e da amplificação. No caso, esta amplificação é da ordem de 50 vezes, mas pode ser alterada com a troca do resistor R1 e também o ajuste de P1.

Receba nossas notícias de eletrônica em seu e-mail. Cadastre seu e-mail no formulário abaixo para receber

Este potenciômetro (ou trimpot) P1 justamente permite que se ajuste o ganho do circuito com a fonte de sinal de modo a se obter uma saída sem distorção, capaz de excitar o amplificador externo. Na figura abaixo temos o diagrama completo deste simples pré-amplificador de áudio.

Esquema do amplificador de áudio simples

, Circuito de pré amplificador de áudio com transistor BC549

Sugestão de placa de circuito impresso para montagem do pré amplificador

, Circuito de pré amplificador de áudio com transistor BC549Placa lado do cobre

, Circuito de pré amplificador de áudio com transistor BC549Placa lado dos componentes

, Circuito de pré amplificador de áudio com transistor BC549Placa Silk screen

Lista de componentes para montagem do pré-amplificador

Resistores
R1: 1MOhms
R2: 10Kohms
R3: 220KOhms
R4: 1KOhms
P1: Potenciômetro Logarítmico ou trimpot

Capacitores
C1: 10µF
C2: 22µF
C3: 4.7µF
C4: 100µF

Semicondutores
Q1: Transistor: BC549 ou equivalente

Diversos: placa de circuito impresso, bateria ou fonte de 9 Volts, Conectores

O que achou deste artigo?

Clique em uma estrela para avaliá-lo!

Classificação média 4.5 / 5. Total de votos 14

Sem votos até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Como você achou este post útil...

Compartilhe nas redes sociais!

Lamentamos que este post não foi útil para você!

Ajude-nos a melhorar este post!

Conte-nos como podemos melhorar este post?

Previous

Download Guia de reparo de TV de Plasma Panasonic

Thomson e Elsys TVDR – receptor HD para Globo digital Rural. Compensa?

Next

77 comentários em “Circuito de pré amplificador de áudio com transistor BC549”

  1. Ola boa noite,montei esse pre, funcionou muito bem, parabéns, gostaria de saber de você, porque quando coloco ele na entrada de um equalizador da uma melhorada no som, digo isso nao por causa do ganho, mas da a impressão que o pre amplificador classe a se assemelha a válvula qnd o som passa por ele, dando uma riqueza melhor no som, existe alguma explicação para isso, se puder me responder ficarei agradecido.

    Responder
  2. Olá Toni, desculpa a pergunta leiga, gosto de brincar com eletrônica mesmo sem algum conhecimento prévio, tenho a mão os capacitores todos apartir de 50v averia algum problema em usar els ou teria que ser mesmo de voltagem menor?

    Responder
  3. Ola Toni
    Boa tarde
    Sou radioamador e gostaria de saber se vc tem esquema para montagem de um mike amplificado de qualidade., ou se vc está vendo alguns. Sou associaqdo a vcs. favor avisar-me pelo meu email: karlosuchoa(@)hotmail.com. Obrigado aguardo noticias.

    Responder
  4. Boa noite,

    Porque quando ligo a saída desse circuito pré-amplificador na entrada do amplificador PL1050 de 50W fica um zumbido? Tenho que fazer isso, pois minha guitarra não é o suficiente para excitar o amplificador diretamente.

    Obrigado.

    Responder
  5. Toni eu montei uma placa que eu comprei com voce pelo ml e montei um amplificador stereo e ficou muito bom mas me surgiu uma duvida porque eu quero colocar nele um pre amplificador de microfone mono seria possivel eu colocar um pre mono em um amp stereo e quantos pre amplificador eu posso ligar em um amplificador sem sobrecarregar ele sendo que eu possa ligar guitarra som mp3 e microfone juntos?

    Responder
  6. ola tone tenho um pre amp  para captador magneticos eu queria da mais volume na saida quais peças devo usar e qual a melhor maneira é na entrada do pre ou na saida 

    Responder
    • boa noite amigo! cara se for um captador para violão/guitarra precisamos estudar o corte das frequências que o transistor vai amplificar, para ficar mais fácil e não precisar ficar procurando o valor de corte nesse circuito acima que talvez seja necessário.(Não posso afirmar porque não o montei, então pode ser que funcione bem ou pode ser que necessite trocar somente o capacitor de corte) vamos lá. aconselho montar o circuito desse link- http://eletronicaemcasa.blogspot.com.br/2013/01/pre-amplificador-para-violao-e-guitarra.html lá tem explicando como ele funciona e eu já montei ele. fica muito bom. e respondendo sua pergunta, ele vai funcionar bem se você colocá-lo depois do pré que você diz já ter. Espero ter ajudado. qualquer duvida estamos aqui para ajudar.

      Responder
      • Paulo (24 de abril de 2016 at 7:51 PM):

        Ruidoso em que sentido? Distorção ou Interferência?“.

        Boa tarde.
        Paulo, os dispositivos semicondutores apresentam ruídos, advindos estes da própria agitação das partículas atômicas, afinal geram calor quando se agitam. Os transístores apresentam, além do ganho, um coeficiente de ruído, e este é característico de algumas famílias destes. O BC547 apresenta este coeficiente maior do que o BC549. Daí, se se projeta um circuito de pré, ou seja, no início da cadeia de amplificação, devem ser escolhidos componentes com alto ganho e baixo ruído, senão este último vai se manifestar muito fortemente na saída. O BC549 é a escolha clássica, por reunir um bom compromisso ganho | ruído.
        Espero ter ajudado a esclarecer.

  7. fala toni blz? fiz esse circuito funcionou bm porem o ganho está muito alto pro meu amplificador tda1552q, gostaria de saber qual valor de r1  para um ganho de 650mw. Obrigado

    Responder
  8. Eu poderia alimentar este Pré Amplificador com uma fonte de 12 V 2 A utilizando a mesma do Amplificador de Potência no qual utilizarei ? Tem que mudar valores de componentes ? Quais ? Grato.

    Responder
  9. Oi toni muito obrigado por ta compartilhando seu conhecimento com o publico ..
    Graças ao seu site eu ja conseguir montar um tda2050 stereo e um pre amplificado sao bem bons..obrigado que deus continue inluminado sua vida.

    Responder
  10. ola Toni eu sou iniciante na areá da eletronica e vi em um outro site um amplificador de 10w em 2 ohms achei intereçante e quando eu fui ver para fazer estava com aqueles esquemas de circuito..
    Vc sabe algum programa ou apostila para traduzir para fazer a placa espero resposta obrigado..o link do site é este—http://www.jonasbairros.xpg.com.br/amplificador%20de%2010%20w%20em%202homs.jpg

    Responder
  11. Ola toni tava querendo montar um pre-tonal que não use CI pois ta7630,tda1524 entre outro,não se encotra em minha cidade tava pesquisando na net achei esse sra que é bom?

    usa tranzisto comun tipo BC alem de facil de encontrar é baratinho.

    Responder
  12. Amigos, sou leigo no assunto e estou querendo montar um amplificador com o TDA7294, para ser usado como potencia para uso com DJ, minha pergunta é se preciso de um pré amplificador para esse caso ou posso ligar direto do mixer no amplificador. Se puder ligar direto, como faço para por um potenciometro no amplificador para controlar o volume? Poderia usar esse pré mesmo para isso ou é só um potenciometro na entrada? 

    Obrigado

    Responder
  13. Olá Toni tdo bem?Eu acompanho seu site tem um tempo,é ótimo para hobistas(como eu hehe)esse pré amplificador,serve para capsulas magneticas?Teria algum projeto de pré com ci,para phono?Brigadão.

    Responder

Deixe um comentário