Download simulador de multímetro Analógico – Para fins de estudo

| | ,

Download simulador de multímetro Analógico — Para fins de estudo funciona no Windows.
O multímetro analógico também conhecido como multiteste analógico, é um instrumento indispensável para quem deseja realizar experimentos no segmento da eletroeletrônica.

Com este instrumento de medição podemos comprovar às três grandezas da lei de OHM, como medir a tensão elétrica, a corrente elétrica, a resistência elétrica e ainda testar diversos componentes eletrônicos como resistores, capacitores, diodos, transformadores, leds, transistores e outros.

Download Simulador De Multímetro Analógico - Para Fins De Estudo
Simulador De Multímetro Analógico

Um multímetro ou multiteste (multimeter ou DMM – digital multi meter em inglês) é um aparelho destinado a medir e avaliar grandezas elétricas. Existem modelos com mostrador analógico (de ponteiro) e modelos com mostrador digital.

Receba nossos artigos gratuitamente no seu Email
Acompanhe Toni Eletrônica nas redes sociais

Utilizado na bancada de trabalho (laboratório) ou em serviços de campo, incorpora diversos instrumentos de medidas elétricas num único aparelho como voltímetro, amperímetro e ohmímetro por padrão e capacímetro, frequencímetro, termômetro entre outros, como opcionais conforme o fabricante do instrumento disponibilizar.

Tem ampla utilização entre os técnicos em eletrônica e eletrotécnica, pois são os instrumentos mais usados na pesquisa de defeitos em aparelhos eletro-eletrônicos devido à sua simplicidade de uso e, normalmente, portabilidade.

Diferentes fabricantes oferecem inúmeras variações de modelos. Oferecem uma grande variedade de precisões (geralmente destaca-se a melhor precisão para medidas em tensão CC), nível de segurança do instrumento, grandezas possíveis de serem medidas, resolução (menor valor capaz de ser mostrado/exibido), conexão ou não com um PC, etc.

Há modelos destinados a uso doméstico (onde o risco de um acidente é menor) e modelos destinados a uso em ambiente industrial (que devido as maiores correntes de curto-circuito apresentam maior risco). A precisão de leitura (exatidão) não é o que diferencia estas duas opções e sim sua construção interna (trilhas do CI mais espaçadas, maior espaçamento entre a placa de CI, a carcaça e maior robustez a transientes nos modelos industriais).

Simulador de multímetro Analógico

O mostrador analógico funciona com base no galvanômetro, instrumento composto basicamente por uma bobina elétrica montada em um anel em volta de um ímã. O anel munido de eixo e ponteiro pode rotacionar sobre o ímã. Uma pequena mola espiral — como as dos relógios — mantém o ponteiro no zero da escala. Uma corrente elétrica passando pela bobina cria um campo magnético oposto ao do ímã promovendo o giro do conjunto. O ponteiro desloca-se sobre uma escala calibrada em tensão, corrente, resistência, etc. Uma pequena faixa espelhada ao longo da escala curva do mostrador, ajuda a evitar o erro de paralaxe.

Este equipamento possui o que chamamos suspensão, que trata de um mecanismo que permite um movimento com baixo atrito.

Estes também possuem uma escala sobre a qual são realizadas as leituras, esta caracteriza-se pelo:

Calibre: Sendo o valor máximo medido por um instrumento sem ocorrer nenhum dano.
Posição do zero: trata-se de quando o instrumento não está efetuando medidas, podendo este variar.
Linearidade: que se refere em como a escala é dividida.
Principais características operacionais dos multímetros analógicos:

Sensibilidade (S): É uma grandeza diretamente relacionada com a resistência interna dos instrumentos, sendo esta calculada da seguinte forma: S=1/Imáx [Ω/V] Logo, quanto maior for a sensibilidade de um instrumento, melhor este será.
Resolução: Através deste, torna-se possível identificar a capacidade de um instrumento em diferenciar grandezas com valores próximos entre si.

Download simulador de multímetro Analógico

Download   Mirror 1

Conheça também

O que achou deste artigo?

Clique em uma estrela para avaliá-lo!

Classificação média / 5. Total de votos

Sem votos até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Como você achou este post útil...

Compartilhe nas redes sociais!

Lamentamos que este post não foi útil para você!

Ajude-nos a melhorar este post!

Conte-nos como podemos melhorar este post?

Patreon Simulador De Multímetro Download Download Simulador De Multímetro Analógico - Para Fins De Estudo Bg2 Simulador De Multímetro Download Download Simulador De Multímetro Analógico - Para Fins De Estudo
Anterior

Circuito de transmissor de FM com Ba1404 estéreo

Tutorial como utilizar a protoboard Matriz de contatos

Próximo
Avatar Of Toni Rodrigues
Sobre Toni Rodrigues

Autor do blog Te1.com.br. Técnico em Eletrônica Industrial pela Escola Técnica de Brasília registrado no CREA, Tecnólogo em Sistemas para Internet pela Unianhanguera. Interessado em eletrônica, montagens, pesquisas, informática e tecnologia em geral.

Comente via Facebook

18 comentários em “Download simulador de multímetro Analógico – Para fins de estudo”

  1. Caro Toni. Não tenho tido ocasião de agradecer o excelente trabalho que é aqui apresentado. É sem dúvida de grande qualidade, e, de rigor. Infelizmente aqui em Portugal não há o memsmo gosto de partilhar conhecimentos. Tudo quanto sabemos, devemos partilhar, pois como tudo não o levamos connosco quando a nossa hora chegar.
    Cumprimentos
    J.Portugal

    Responder
  2. Amigo Toni boa noite! gostaria se possível receber do amigo uma dica de um alicate amperímetro da marca minipa ET- 3200A. O mesmo quando ligado já apresenta leitura sem logicas, A unica escala que funciona é de continuidade. Desde já agradeço.

    Responder
  3. Olá Toni.
    Desde  Portugal para ti aqui vai um grande abraço, pela tua simplicidade com que abordas praticamente todos os temas relacionados com a electronica.
    Muito eu gostava que aqui em Portugal houvesse pessoas com o teu caracter, em divulgar as materias da mesma forma como tu o fazes permanentemente.
    Vou estar atento,cada vez mais ás tuas dicas.  Um bem haja para ti.   Jesus Alf 

    Responder
  4. Desculpe minha ignorancia, mais só consegui faze-lo funcionar nas escalas de resistores e girar as botão que muda de escala.Como utilizá-lo para medir tensões,corentes, etc ? Muito obrigado se puder me responder.

    Responder
  5. AAo analisar o voltimetro analogo, veriquei que algumas escalas apresentam erros, e gostaria de um comentário, vide valores abaixo

    valor de 10K os valores 12k 14k 16k e 18k marcam com erro
    o valor de 25K no medidor acusa 20,5K
    o valor de 35K no medidor acusa 30.5K
    o valor de 45k no medidor acusa 40.5K

    Responder

Deixe um comentário