Download Programa DCE de Dimensionamento de Fios e Cabos Elétricos

| | ,

Este é um software para dimensionamento de condutores elétricos em baixa e média tensão além de cálculos de Dispositivos de Proteção. Baseado na NBR 5410/2004, permite o dimensionamento de circuitos com cargas de motores (lâmpadas, tomadas, etc.) Além de cálculos para média tensão baseados na NBR 14039/2005

O software DCE 4.0 – Baixa Tensão
Permite calcular circuitos até 1000 volts, em corrente alternada ou contínua, de acordo com a norma NBR 5410/2004 – Instalações Elétricas de Baixa Tensão.

Receba nossos artigos gratuitamente no seu Email
Acompanhe Toni Eletrônica nas redes sociais

Para efetuar o cálculo de um circuito, é preciso cadastrar um projeto e a partir dele incluir um ou mais circuitos. Cada projeto é armazenado em um arquivo com extensão “DCB”, onde o nome do projeto corresponde ao nome do arquivo.

Totalmente elaborado com a última revisão da NBR 5410/2004. O DCE permite o dimensionamento de circuitos com cargas de motores (lâmpadas, tomadas, etc.) e também circuitos em forma de árvore, ou seja, nos quais as cargas se ramificam em trechos a partir de nós.

O programa realiza os cálculos de acordo com as tabelas da NBR 5410/2004 de capacidade de corrente, fatores de correção de temperatura, de agrupamento, de resistividade térmica do solo, de harmônicas e outras.

O DCE considera circuitos alimentados tanto em corrente alternada quanto em corrente contínua. Ele incorpora o dimensionamento de circuito trifásicos nos quais haja a presença de correntes harmônicas.

Opcionalmente, o DCE permite o cálculo de circuitos dispensando a proteção contra sobrecargas, conforme previsto em alguns casos na NBR 5410/2004. Ao introduzir informações específicas no seu módulo de cadastro de disjuntores e fusíveis, o DCE realiza automaticamente a coordenação entre as integrais de Joule dos condutores e dos dispositivos de proteção.

O programa oferece a opção ao usuário de impor a quantidade de cabos em paralelo desejada para um dado circuito, a seção desejada ou liberar o cálculo automático da seção recomendada. O DCE determina, além dos condutores, o valor dos dispositivos de proteção do circuito. No caso de motores, indica a faixa nominal do dispositivo de proteção contra sobrecargas.

O software DCE 4.0 – Média Tensão
Permite calcular circuitos até 35 kV, de acordo com a norma NBR 14039/2005 – Instalações Elétricas de Média Tensão de 1 kV a 36,2 kV.

Para efetuar o cálculo de um circuito é preciso cadastrar um projeto e a partir deste cadastrar um ou mais circuitos. Cada projeto é armazenado em um arquivo com extensão “DCM” onde o nome do projeto corresponde ao nome do arquivo.

O programa oferece a opção ao usuário para impor a quantidade de cabos em paralelo desejada para um dado circuito, a seção desejada ou liberar o cálculo automático da seção recomendada.

Além de determinar a seção do cabo, o programa escolhe automaticamente o tipo de terminal mais adequado para sua ligação nas redes elétricas.

O programa DCEDisp 4.0 Dispositivos de Proteção
É um programa desenvolvido para dar manutenção nos dispositivos de proteção utilizados pelo programa DCEBaixa 4.0. Este programa permite o cadastramento de disjuntores e de fusíveis.

Na tela principal é mostrada uma estrutura em árvore com todos os dispositivos de proteção cadastrados, agrupados em Disjuntores e Fusíveis. Os disjuntores aparecem ainda agrupados por tensão.
Para efetuar o cadastramento de novos dispositivos de proteção é necessário obter, junto aos fornecedores desses, as informações solicitadas.
Download DCE

O que achou deste artigo?

Clique em uma estrela para avaliá-lo!

Classificação média / 5. Total de votos

Sem votos até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Como você achou este post útil...

Compartilhe nas redes sociais!

Lamentamos que este post não foi útil para você!

Ajude-nos a melhorar este post!

Conte-nos como podemos melhorar este post?

Anterior

Download eagleUp – Software para renderizar imagem 3d do Eagle

Placas para o amplificador com 2n3055

Próximo
Sobre Toni Rodrigues

Autor do blog Te1.com.br. Técnico em Eletrônica Industrial pela Escola Técnica de Brasília registrado no CREA, Tecnólogo em Sistemas para Internet pela Unianhanguera. Interessado em eletrônica, montagens, pesquisas, informática e tecnologia em geral.

Comente via Facebook

14 comentários em “Download Programa DCE de Dimensionamento de Fios e Cabos Elétricos”

  1. instalei o dce prysmian e coloquei com exemplo um circuito de tue de 6500w 220v 30 metros e o programa fala de esta faltando a corrente de curto circuito gostaria de saber qual e este valor e como calcular

    Responder
  2. blz galera ? um feliz final de ano a todos ai !! passando pela web em pesquisa de projeto emcontrei esse belo site… parabems aos organizadores do site que de serta forma leva muitas pessoas ao aprendizado e conhecimento reparei que vcs da bastante atençao aos seus alunos hehehe parabems é que as vezes entramos em site que nem respondem nossas perguntas e aqui é diferente sei que nao é facio DEUS abençoe a todos obrigado. obs: e aos iniciantes e os avançados nao desanime esforcen bastante cada projeto uma conquista fique com DEUS.

    Responder

Deixe um comentário