Review do Amplificador UHF/VHF Booster com BFR90, olá amigo e leitores deste fantástico blog de eletrônica! Venho aqui descrever minha experiência com a montagem do amplificador de VHF/UHF postado aqui pelo Toni:
Não entrarei em detalhes em relação à confecção do circuito impresso, para quem tiver dúvida, favor seguir o link abaixo:
https://www.te1.com.br/2011/05/video-tutorial-confeccao-de-placa-de-circuito-impresso-metodo-termico-com-impressora-laser-e-papel-fotografico/#axzz1iPAKLqxE
O circuito funciona com base em um transistor de silício tipo NPN usado em aplicações de UHF.
Seus substitutos são: BFG 90, BFQ28, BFR14, BFR4
Segue o seu Datasheet para mais detalhes:
http://www.datasheetcatalog.org/datasheets/185/123754_DS.pdf
Detalhes e dicas importantíssimas para funcionamento do circuito:
• Atentar para a correta confecção das bobinas: número de voltas, diâmetro e bitola do fio a ser utilizado, etc. “Cuidado para não deforma-las”
• Deixar os terminais do transistor o mais curto possível e solda-lo do lado cobreado da placa, isso serve para evitar capacitâncias parasitas que pode influenciar no funcionamento do circuito.
• Utilizar um Cachimbo Mixer antes da entrada do circuito, pois nosso intuito é usa-lo na faixa de UHF e VHF.
• Se possível, soldar um pedaço de metal na placa de forma a cobrir o transistor, isso serve como blindagem. “Cuidado para não causar curto-circuito”.
• No caso de usar fonte de alimentação externa como: eliminadores, etc. É de suma importância a sua filtragem! O ideal mesmo é utilizar uma bateria de 9v.
Após pronto, o circuito foi alojado em uma caixa do tipo PATOLA, fiz as furações e coloquei os conectores da antena para usar cabo coaxial para conduzir o sinal até o televisor.
Detalhe da montagem
Após pronto, realizei medições usando o osciloscópio, verificando o sinal na base e no coletor do BFR90. Conferi o sinal e postei aqui no site, para servir como base e quem quiser encarar essa montagem e possuir um osciloscópio confira a forma de onda.
FORMA DE ONDA NA BASE DO BFR90:
FORMA DE ONDA NO COLETOR DO BFR90:
A antena utilizada foi uma antena externa do tipo UHF/VHF. Em princípio utilizei uma antena interna comum, porém não obtive resultado satisfatório.
Ao utilizar uma antena externa, pode-se notar uma melhora na recepção dos canais UHF e os digitais.
ASPECTO FINAL DA MONTAGEM:
Se em sua TV aparece uma imagem com chuviscos, isso significa que o sinal está chegando em sua antena, então dessa forma o circuito discutido aqui irá reforçar esse sinal de forma que melhore a qualidade da sua imagem. Se o ruído “chuvisco” é maior que o sinal “imagem”, então este circuito não irá ajuda-lo, já que o ruído também será amplificado!
O ideal é posicionar a antena para obter o melhor nível de sinal, e deixar este circuito o mais próximo possível da antena para evitar a indução de resistências e capacitâncias parasitas, tirando melhor proveito do amplificador UHF/VHF!
Diferente do que muitos pensam o amplificador não capta o sinal, ele age amplificando o sinal “proveniente” de sua antena. Pode ser utilizado também com um divisor de sinal, no caso de necessidade de dividir o sinal para dois ou mais televisores.
Conclusão: O circuito indicado aqui não faz milagres, então nada melhor do que uma boa antena externa. Em casos de locais onde o sinal é muito fraco e você tem dificuldade imensa em até obter a imagem com chuviscos, o circuito aqui lhe deixará na mão, fazendo você ter perdido seu tempo montando o mesmo.
No caso citado aqui, o ideal mesmo é além de usar uma boa antena externa, usar também um Booster de 16 Db ou mais, dependendo da necessidade, este equipamento pode ser comprado no mercado livre por cerca de 40 reais.
Espero poder ter ajudado com esse review do amplificador UHF/VHF
Abraço a todos da comunidade te1.com.br
Até o próximo post!
Fernando Lucas
Fernando
Qual a especificação dos diodos D1 é D2..?
Obrigado.
Abcs.
Olá Elmo
1N4148
Olá!
Parabéns pelo seu trabalho!
Tenho uma dúvida a respeito daquele booster do mercado livre que você menciona. Imagino até que talvez você nem o tenha visto pessoalmente, mas vamos lá: Comprei um e nele tem uma chave “in – out” abaixo do conector de entrada. Qual seria a função desta chave?
A princípio este aparelho não funcionou, pois um dos canais que funcionava, porém com sinal fraco, deixou de sintonizar após a instalação do booster (neste caso o coloquei atrás da TV. Farei o teste colocando-o próximo à antena).
Lembrando que não vem nenhum manual nem especificações na peça.
Obrigado.
Posta uma foto do tal booster aí pra gente ver. Oque não funcionou? O booster que vc comprou ou o da montagem descrita aqui no blog?
O circuito descrito aqui funciona sim. Mas como se trata de um circuito de RF, exige cuidado noções e Experiencia com esse tipo de montagem.
Então, estou me referindo ao que comprei que é igual aquele branquinho que tem na foto ali em cima (booster_UHF/VHF). Ele tem uma chave (switch) IN – OUT. A que se refere esta chave?! Quando testar com ele próximo à antena posto o resultado aqui, mas em princípio le piorou o sinal.
O seu projeto ainda não fiz.
Abraço
Não sei pra que serve essa tal chave amigo.
Caro amigo, esse circuito servir para microfone sem fio UHV tbm para amplificacao.
Cara, pode até ser que sirva, para ter certeza só montando testando. Se o sinal do microfone está dentro da faixa de UHF, creio que também será amplificado.
preciso da placa de saída de som do Mini System LG LMU1350A 260W RMS
Bom descritivo de um circuitinho muito útil . A título de melhoria seguem 3 sugestões : – utilizar uma placa de fibra de vidro p/ fazer a PCI, pois o fenolite tem uma perda muito grande em frequência altas. – colocar uma chapinha de cobre ou mesmo de PCI para fazer uma blindagem entre as bobinas L1 e L2. Isso ajuda a diminuir o acoplamento indutivo e a útima, colocar em uma caixa de alumínio. No mais parabêns.
Valeu amigo!
Gostaria de poder contribuir como escritor em seu site publicando artigos e esquemas que possuo. Sou tecnico em eletrônica formado pela Escola Técnica Republica desde 2005 e sou estudante em Análise de Sistemas na UEZO, também no Rio de Janeiro. Minhas áreas são audio, video, RF e consertos de TV e som.
Um abraço,
Leonardo Ivo
Olá Leonardo Ivo
Seja bem vindo a equipe!
Instalei o amplificador ontem na casa de minha namorada. Melhorou visivelmente a recepção, os canais que estavam com poucos chuviscos agora estão totalmente limpos!
gostaria de receber novidades desse artigo, aqui em ITÚ a tv é uma porcaria ,dede já agradeço a todos.
Aqui estão as novidades!
O circuito é muito bom, somente requer cuidado nos desacoplamentos e blindagem, o que é de praxe em circuitos de RF, para não haver interação e auto-oscilações com sinais adjacentes fortes.
Olá Fernando
Belo artigo, obrigado pela força amigo!
Felicidades em 2012!
Valeu amigo Toni! Felicidades em 2012 pra tí também. Vou preparar mais artigos para postar aqui.
Eu montei este projeto. Posso dizer que ele é excelente, faz milagres sim! Fiz com antena de dipolo que os camelôs vendem, fiz com antenas que fiz e o resultado foi muito bom. Dependendo da aplicação, pode não ser grande coisa, porém além de quebrar um tremendo galho, ele tem um ótimo desempenho para um transisto apenas. Para se ter uma ideía, ele funcionou melhor do que aquelas antenas amplificadas internas que vendem no comercio. Vale a pena montar!
Realmente quebra um galho amigo! E realmente é um circuito simples.