O que é o protocolo Diseqc e Chaves para parabólica

34
12203

Avalie este artigo
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (5,00 - 3 votos)

O que é o protocolo Diseqc - utilizada em Chaves para comutar antenas parabólicas em recepção digital via satélite

DiSEqC (Digital Satellite Equipment Control), “Controlador Digital de Equipamento para Satélite” em português, é um protocolo de comunicação especial utilizado entre um equipamento receptor de satélite e um e equipamentos periféricos como  LNBs ou um motor especial para antenas, tudo isso utilizando um único cabo… Enfim serve para fazer a comutação de antenas.

O protocolo Diseqc foi  desenvolvido pela Empresa Eutelsat e a Philips na década de 90. A Eutelsat hoje é a agência responsável que define o padrão para o protocolo.

Receba nossas notícias de eletrônica em seu e-mail. Cadastre seu e-mail no formulário abaixo para receber

Ao se utilizar um protocolo, tem se um dispositivo de caráter universal que deve obedecer a regras para perfeito funcionamento entre receptor e dispositivos, sendo que utiliza comandos digitais não proprietários. Torna se melhor opção que outros meios de comutação de antenas como motores,  chave 12/18 Volts ou Chave de Tom de 22 KHz. Utiliza apenas um cabo coaxial  para transmitir dados bidirecionais, alimentação e o sinal de RF. Diseqc também pode ser utilizado para controlar atuadores utilizados para movimentar antenas.

Os tipos de protocolos Diseqc existentes são:

Diseqc 1.0 – Versão básica, é unidirecional, do receptor para o comutador. Permite controlar no máximo 4 entradas e uma saída.

Diseqc 1.1 – Igual a 1.0, porém permite controlar até 16 entradas em modo cascata com outros comutadores.

Diseqc 1.2 – Permite comutar até 16 entradas e controlar um motor também construído para utilizar esse protocolo.

Diseqc 2.0 – Igual a 1.0 com comunicação bidirecional, assim fornecendo os dados de comutação ao operador.

Diseqc 2.1 – Semelhante ao 1.1, porém com comunicação bidirecional como 2.0.

Diseqc 2.2 – Semelhante ao DiSEqC 1.2, mas igualmente com “feedback” de dados relativos ao posicionamento e comutação.

Diseqc 3.0 – Comunicação bidirecional e controle bus Externo.

Estes são os protocolos homologados pela Eutelsat, outros protocolos como o 2.3, desenvolvido pela Aston, não são aceitos como protocolo Diseqc.

Abaixo algumas chaves que utilizam o protocolo Diseqc para comutação de antenas

DiseQc 2X1 – Comuta 2 LNBF’s através dos protocolos 1.0 ou 2.0.

diseqc 2x1 telesystem O que é o protocolo Diseqc e Chaves  para parabólica Tutoriais parabólica Notícias dicas como ligar uma antena parabolica DicasChave Diseqc 2X1 Protocolo 2.0 da marca Telesystem

Diseqc 4X1 – Comuta até 4 LNB’s normalmente utiliza protocolo 1.0 ou 2.0.

chave diseqc 4x1 dms internacional 450x367 O que é o protocolo Diseqc e Chaves  para parabólica Tutoriais parabólica Notícias dicas como ligar uma antena parabolica DicasChave Diseqc 4×1 protocolo 2.0 da marca DMS Internacional

Diseqc 8X1 – Comuta até 8 LNB’s, normalmente através dos protocolos 1.1 ou 1.2.

chave diseqc 8x1 gastone 450x336 O que é o protocolo Diseqc e Chaves  para parabólica Tutoriais parabólica Notícias dicas como ligar uma antena parabolica DicasChave Diseqc 8×1 protocolo 1.1 da marca Gastone

Diseqc 16X1 – Comuta até 16 LNB’s através do protocolo 1.1 ou 1.2

chave diseqc 16x1 emp centauri O que é o protocolo Diseqc e Chaves  para parabólica Tutoriais parabólica Notícias dicas como ligar uma antena parabolica DicasChave Diseqc 16X1 protocolo 1.2 da marca Emp-Centauri – Conta também com entrada para antena de TV terrestre

Abaixo tabela de compatibilidade entre protocolos de receptores e comutadores. (Retirada do site Wikipedia)

Chave 1.0Chave 1.1Motor 1.2Chave 2.0 Chave 2.1Motor 2.2
Receptor 1.0SimNãoNãoSimNãoNão
Receptor 1.1SimSimNãoSimSimNão
Receptor 1.2SimSimSimSimSimSim
Receptor 2.0SimNãoNãoSimNãoNão
Receptor  2.1SimSimNãoSimSimNão
Receptor 2.2SimSimSimSimSimSim

Conforme a compatibilidade do receptor, pode-se criar combinações ( “cascata” ) com as chaves Switch 0/12V + Tom 22 kHz + DiSEqC 4×1 + DiSEqC 8×1.

Depois postarei exemplos de uso de Chaves Diseqc aguardem!

Se interessa por Antenas Parabólicas não deixe de ver nossos outros artigos sobre o assunto!


Comentar via Facebook

34 COMENTÁRIOS

  1. Olá tenho o receptor da centruy midia box b1 ele grava os programas codificado e queria poder ver no computador tem algum programa que utiliza o mesmo codec.Obg

  2. Temos um megabix mg5 HD plus e já tentamos de tudo (pra nós) e não funciona, ele com um cabo de antena conectado busca e encontra canais mas n desbloqueia, com os dois cabos que pede ele não encontra nada. N temos mais ideia do que fazer.

  3. Ola toni uso um midiabox century para 4 antenas com uma diseqc 4/1 só q no c2 com multiponto a globo fica travando e com monoponto n trava,onde está o problema na diseqc ou no lnbf? a diseqc é 1.0.grato.

  4. Bom dia, uma chave diseqc 16/1 consegue utilizar uma única antena com apenas um LNB para dividir o sinal para16 receptores? Ou 2 duas chaves de 16 para 32 receptores? Isso pode acontecer?

  5. Olá eu tenho um receptor midia box b1 quando instalei ele pegava certinho menos a globo troquei a antena de lugar e regulei ela no sinal invertido e pegou bem mais perdi os sinais do sbt e band hd antes eles no sinal normal pegava certinho?

  6. se o cabo esta ligado a sky no corredor e vai ate seu ap
    so trocar o cabo no corredor e por na claro. caso nao tenha, so pedir assinatura que resolvem
    de boa. tem condiçoes de resolver.
    mas como sua pergunta é usar o cabo da sky , ficou meio aberto.
    se usar dentro do ap sem modificar no corredor, nao tem como.
    mas modificando onde o cabo esta colocado, digo sky, e colocar na claro….tem condiçoes sim.

    • Olá Carlos
      DiSeqc – Permite um receptor ligar em várias antenas parabólicas.
      Diplexer – Permite ligar antena de TV + antena parabólica no mesmo cabo.
      Existem chaves híbridas com as duas funções.

  7. Olá amigo, gostaria de saber a respeito do satelite da tv novo tempo. Qual a posição que devo instalar a antena? Essas parabolicas funcionam com o receptor azamerica S806? Tenho em casa um receptor desses e não esta sendo utilizado, portanto se possivel gostaria de aproveita-lo junto com um parabolica comum. Obrigado pela atenção.

  8. tenho em minha casa uma antena e um receptor da operdora oi tv, o tecnico deixou, tem como reutilizar estes aparelhos para pegar algun canal sem mensalidade. abrigado.

  9. Ola, estou utilizando decoder com 2 antenas KU (Escuro e Hispa), porem nao tenho como passar 2 cabos pelo conduite, so consegui passar 1, poderia utilizar 2 chaves diseqc ou 2 diplexer para resolver meu problema ? Ou seria de outra forma diseqc e diplexer ? grato

  10. Olá, queria saber se o Receptor Telesystem F23 aceita DISEQC em cascata? Se aceita, como configurá-lo, pois estou querendo colocar na saida da primeira Diseqc 4×1 o seguinte: 1-C2 2-B4 3-IS21 4-Entrada da outra DISEQC 4×1 e nela viriam mais 2 SATS 1-Amazonas 2-Hispasat. Agradeço se puder ajudar, pois já tentei ativar a segunda chave, mas ja rodei no receptor nas opções DISEQC 1.0 E DISEQC 1.1, já mudei e nada de sinal da segunda DISEQC, a primeira ta funcionando normalmente.

      • O problema é que ja existe uma instalação de 2 antenas com a fiação pra dentro de casa, e la ja existe uma chave DISEQC, e agora quero usar minhas antenas Ku e só puxar um fio pra dentro de casa, em vez de 3 ou 4, exemplo, puxar os 3 fios das 3 antenas Ku para o terraço, dai colocar uma chave e dela puxar apenas um fio pra a chave que existe lá dentro, é assim que queria fazer, ja pra não mexer nas instalações antigas e somente usar um fio pras novas antenas até a SALA.

  11. Ola, queria uma orientação sobre diseqc. Tenho um receptor Quasar AB7000 (american bird) protocolo 1.2, e hoje estou com um diseqc marca pansat (protocolo 2.0). Funciona perfeito com 4 antenas, porem hoje estou querendo colocar mais 4 antenas neste sistema e assim quero comprar uma diseqc 8×1. A duvida é saber como é que fazemos a configuracao da escolha das portas 5 a 8 no receptor. No menu do meu receptor mostra: DISEQC: opcoes de porta 1 a 4, LNB POWER: 13/18V, 13V ou 18V. no menu 22K: off ou on, no menu POSITIONER: off ou on.
    Assim como configuro os lnbs que estarão nas portas 5 a 8 do diseqc 8×1 da gecen protocolo 1.1?

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui