Interferência solar é um fenômeno solar bastante comum que acomete tudo que esteja ligado a telecomunicações usando satélite geoestacionário. Ele interfere nas transmissões de TV por satélite, nas comunicações entre os controladores de voo e os pilotos, em redes de telefonia e de comunicação de dados.
O que é Interferência Solar e por que acontece?
A interferência solar é um fenômeno solar, com duração de alguns minutos, em que ocorre a degradação da qualidade do serviço, ou mesmo a interrupção de uma comunicação via satélite. Ocorre em duas ocasiões do ano próximos aos equinócios de outono e da primavera (geralmente nos meses de março e setembro).
O fenômeno de interferência solar em enlaces de descida de satélites geoestacionários ocorre, pois, os satélites movimentam-se numa órbita ao redor da Terra. À Terra, no que lhe concerne, também movimenta-se ao redor do sol. As antenas terrestres para recepção de sinais do satélite são apontadas para o mesmo.
Quando o sol fica exatamente alinhado com a antena terrestre e o satélite geoestacionário (o sol fica exatamente atrás do satélite, quando visto da terra), ocorre o fenômeno, pois com o alinhamento exato entre o sol e a antena da estação terreste, há um aumento brutal do ruído solar captado pela antena e devido a isso uma forte degradação da relação sinal/ruído do enlace de descida.
O fenômeno é absolutamente inevitável, mas previsível, basta calcular quando irá acontecer a interferência para o satélite do qual você recebe sinal na localidade em que você mora. Na internet, existem diversas tabelas e ferramentas disponíveis para este tipo de cálculo. Por exemplo, a Star One oferece uma página com as ferramentas de cálculo das previsões de interferência solar para seus satélites por Cidade, por Estado e para todo Brasil, e o site qsl.net possui um programa para calcular os dias, hora e duração do fenômeno em vários satélites.
Fonte:
http://www.starone.com.br/internas/biblioteca/mecanica_celeste_info.jsp
Comentar via Facebook