Circuito de seguidor de sinal Pesquisador de áudio com LM386

| | , , , ,

O seguidor de sinal de áudio e RF, também conhecido como Traçador De Sinais, é uma ferramenta que não pode faltar na bancada do interessado em equipamentos de áudio, seja na montagem de amplificadores ou manutenção de equipamentos de áudio. Mesmo com construção simples, ele é bastante necessária para detectar defeitos com mais rapidez.
Como seguidor de sinal de áudio e RF, pode se fazer manutenção de equipamentos tais como amplificadores, pré-amplificadores, rádios, áudio automotivo, transmissores, gravadores, televisores entre outros. O funcionamento básico é seguir o sinal de áudio até um ponto onde ele não está disponível ou está sofrendo alguma alteração que não deveria ocorrer.

Sobre o circuito de Seguidor de sinal de áudio e RF para bancada de manutenção

O funcionamento é simples, com entrada para RF ou Áudio.
Na função RF, o sinal passará por D2, C4 e R1, que formam um circuito Demodulador AM, para detectar defeitos em circuitos de Rádio frequência, o áudio será demodulado e poderá ouvir no alto falante!
Na função AF, o sinal deixará de passar pelo diodo de Germânio D2, e assim poderá ouvir o sinal de áudio amplificador no alto falante!
O capacitor C5, impede que qualquer componente DC vá para o aparelho em teste. Para controlar o volume utilizamos um potenciômetro de 47K. O ganho geral do Lm386 está configurado em 200, se quiser pode adicionar um potenciômetro em paralelo com C3 para ter controle de ganho do Lm386. A rede formada por C7/R2, garante estabilidade ao Amplificador e evita interferências de RF. Para alimentar o circuito utilizamos uma bateria de 9 Volts, com isso ele se torna portátil, também pode ser utilizado uma fonte de 9 Volts.

Receba nossos artigos gratuitamente no seu Email
Acompanhe Toni Eletrônica nas redes sociais

O cabo para teste, deve utilizar um ponta de prova + outro com garra jacaré para ser fixado ao terra do equipamento em teste, veja essa dica do Newton Braga para o cabo de teste.

cabo para teste, deve utilizar um ponta de prova + outro com garra jacaré para ser fixado ao terra do equipamento em teste

Para saber como utilizar um seguidor de sinais, sugiro que baixe esse  PDF do Newton Braga – Usando instrumentos de teste medida.

Se quer mais circuitos sobre LM386, veja estes artigos, Amplificador estéreo LM386, amplificador LM386 e Como projetar com Lm386.

Esquema do circuito do Pesquisador de sinal para manutenção de equipamentos de áudio

seguidor de sinal Pesquisador de audio lm386 esquema  Áudio, Circuitos, Dicas, dicas de conserto, Pré-amplificadores Circuito de seguidor de sinal Pesquisador  de áudio com LM386

Sugestão de placa de circuito impresso para montagem do circuito de seguidor de sinal de áudio

seguidor de sinal Pesquisador de audio lm386 placa  Áudio, Circuitos, Dicas, dicas de conserto, Pré-amplificadores Circuito de seguidor de sinal Pesquisador  de áudio com LM386Pci Lado do Cobre

seguidor de sinal Pesquisador de audio lm386  Áudio, Circuitos, Dicas, dicas de conserto, Pré-amplificadores Circuito de seguidor de sinal Pesquisador  de áudio com LM386Placa lado dos componentes

seguidor de sinal Pesquisador de audio lm386 silk  Áudio, Circuitos, Dicas, dicas de conserto, Pré-amplificadores Circuito de seguidor de sinal Pesquisador  de áudio com LM386Placa Silk screen componentes

Lista de material para montagem do Pesquisador de áudio e RF com LM386

Componente Valor
Resistores 1/4 Watt 5%
R1 470K – Amarelo, Violeta, Amarelo, Ouro
R2 10 – Marrom, Preto, Preto, Ouro
Capacitores
C1,C6 470µF/25V – Capacitor Eletrolítico
C2 100nF – Capacitor Cerâmico
C3, C5, C8 10µF / 25V – Capacitor Eletrolítico
C4 270pF – Capacitor Cerâmico
C7 47nF – Capacitor Poliéster ou Cerâmico
Semicondutores
D1 1N4004 ou equivalente – Diodo retificador de silício
D2 1n34 ou equivalente – Diodo De Germânio
IC1 LM386N-1 – Circuito integrado amplificador de áudio – Dil8
Conectores
IN Conector para ponta de provas para entrada de sinal RF ou Áudio
OUT Conector para o alto falante
Diversos
DC_9V Jack para alimentação, conectar fonte de alimentação externa
P1 47K – Potenciômetro
BAT 9V – Bateria de 9 Volts
Solda, Fios, Pci, Caixa, ponta de provas, etc.

Download dos arquivos para montagem do Pesquisador de sinal – PDF, Placa circuito impresso, Esquema do circuito, Layout e silk Screen de componentes, Datasheet LM386.
Download PDF     Mirror

O que achou deste artigo?

Clique em uma estrela para avaliá-lo!

Classificação média / 5. Total de votos

Sem votos até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Como você achou este post útil...

Compartilhe nas redes sociais!

Lamentamos que este post não foi útil para você!

Ajude-nos a melhorar este post!

Conte-nos como podemos melhorar este post?

Anterior

Saiba projetar e calcular amplificadores de potencia de audio

Download Altium Designer 10 – AD10 – Software EDA

Próximo
Sobre Toni Rodrigues

Autor do blog Te1.com.br. Técnico em Eletrônica Industrial pela Escola Técnica de Brasília registrado no CREA, Tecnólogo em Sistemas para Internet pela Unianhanguera. Interessado em eletrônica, montagens, pesquisas, informática e tecnologia em geral.

Comente via Facebook

30 comentários em “Circuito de seguidor de sinal Pesquisador de áudio com LM386”

  1. Boa noite amigo,

    Existe alguma solução para que eu possa montar que possa interferir em um som automotivo em funcionamento a uma certa distancia. Você teria como montar isso. Qual seu preço.

    Att,

    William

    Responder
  2. Boa tarde.
    Tony, de antemão, parabéns pelo seu excelente trabalho de divulgação da eletrônica linear.
    Fiz, há tempos, um circuito onde o diodo é conjugado à ponta de prova, mantendo o propósito geral do amplificador. Veja imagem:
    É uma ideia que agrega bastante, penso, ao excelente circuito deste amplificador, pois, como disse, permite o uso geral do amplificador.

    Responder
  3. responda; voces tem en maos a placa de circuito do seguidor de sinal se tiver mandar o preço e como eu fazer o pedido, se mea tender eu agradeço até

    Responder
  4. ola tôni sou leitor assidou do seu site ele é muito bom. eu quero saber se vc ñ tem nenhum projeto pronto no proteus pode ser qualquer um simples tanto faz q vc possa me mandar. desde já agradeço

    Responder

Deixe um comentário