Transmissor de FM com saída amplificada – BD135

106
32111

Avalie este artigo
, Transmissor de FM com saída amplificada – BD135, Transmissor de FM com saída amplificada – BD135, Transmissor de FM com saída amplificada – BD135, Transmissor de FM com saída amplificada – BD135, Transmissor de FM com saída amplificada – BD135 (4,22 - 9 votos)

, Transmissor de FM com saída amplificada – BD135

Este transmissor de FM recuperado de uma revista, e testado apresenta um bom desempenho para o seu porte, barato e fácil de fazer garante aprendizado na área de eletrônica, e a entender um pouco mais sobre RF.

, Transmissor de FM com saída amplificada – BD135
Placa feita pelo Autor

Esquema do Transmissor

, Transmissor de FM com saída amplificada – BD135

Receba nossas notícias de eletrônica em seu e-mail. Cadastre seu e-mail no formulário abaixo para receber

Recomenda-se alimentar com 9volts para não aquecer em demasia Q2, como de costume para microfone de eletreto adicionar um resistor de 10k entre a entrada de áudio e (+), NÂO se esquecerem de colocar um dissipador de calor em Q2 e estanhe as trilhas. O ajuste é fácil, com ele ligado gire CV1 até captar um sinal no receptor que deverá estar em uma frequência livre, depois ligue o áudio e ajuste CV2 para mais potência, nisso eu conseguir medir 3,5volts em L4 com um multímetro. Refaça os ajustes ou mude de frequência para melhor desempenho.

Layout da Placa

, Transmissor de FM com saída amplificada – BD135Lista de Componentes:

  • C1 e C7 = 100nF cerâmicos
  • C2 e C5 = 10nF cerâmicos
  • C3 = 4,7pF cerâmico
  • C4 = 100pF cerâmico
  • C6 = 100uF / 16v eletrolitico
  • R1 = 10kΩ
  • R2 = 6,8kΩ
  • R3 = 47Ω
  • R4 = 22Ω
  • R5 = 4,7kΩ
  • R6 = 2,2kΩ
  • Q1 = BF494 (no layout aparece Q3 2N5486 ignore)
  • Q2 = BD135 (ou BD139)
  • CV1, CV2 e CV3 = trimmers 3-30pF (CV3 é opcional)

Como fazer as bobinas

, Transmissor de FM com saída amplificada – BD135

Com uma forma de 6mm como uma broca ou um Plugue P10, enrole dois fios como mostra o esquema, L1 e L3 são quatro voltas e L2 e L4 são três voltas entre elas, o fio é 18AWG facilmente encontrado em fontes de PC. Depois de enrolados pingue SUPER COLA ou algo para mantê-las juntas, raspe as pontas e estanhe.

, Transmissor de FM com saída amplificada – BD135

Recomenda-se utilizar antena Dypolo, mas um fio improvisado servirá.

Para imprimir a PCB recomendo por experiência própria uso de papel Couchê de menor gramatura, e antes de colocar o papel na placa umedece-la levemente com álcool.

Download dos Arquivos:

PCB em escala 1:1, layout e revista.

Download PDF     Mirror

Comentar via Facebook

106 COMENTÁRIOS

  1. Ola Boa Tarde a todos eu tenho um Transmissor da Marca FMUSER  CZE-15A 15Watts de potencia mais eu estou com um problema que o transistor de alta potencia que é o RD15HVF1 e o mesmo não esta aguentando ele para de funcionar sera que alguém sabe qual pode ser o substituto de Mosfet de alta potencia se souberem aguardo resposta em meu e-mail que é ronaldo-ng@live.com obrigado por enquanto. 

  2. Alô toni, estou interessado em montar o Amplificador ” Mini Strong de 100 Watts RMS”
    que publicou neste seu Site. Poderia me passar a dimensão da placa em cm ou mm por gentileza,
    gostaria de montar com o seu tamanho real do seu projeto. Vou usar outros Transistores na saída bem compatíveis que possuo no lugar dos MJL ou 2sc e 2sa. que consta no circuito. Depois de montado informarei a alteração necessária para isso. Grato aguardarei

    • Amigo eu seu pedido ao Toni…
      Então em primeiro momento aponto o arquivos do Mini Strong de 100 Watts RMS.
      chrome://mega/content/secure.html#F!xFwwWB4Z!dHhAUKKrtiOzy1OEVf1wMQ

      Selecione todos e faça download as Zip (faça download como zip).

      O arquivo MINI STRONG – TRILHAS.PDF é o do Circuito Impresso. Eu o imprimi aqui e confirmei que já está adequadas.

  3. boa noite .fernandes da uma dica sobre como istabilizar a frequencia do oscilador desse transmissor .pq ate agora ninguem deu resposta correta. obgdo grato

  4. Quero dar meus parabéns ao Toni por está sempre divulgando o saber a respeito de eletrônica de um modo geral. O mundo deveria ter mais e mais pessoas assim com a sua forma de pensar em transferir o conhecimento e em ajudar. Parabéns!

    • Estou supondo que você construiu o transmissor perfeitamente aí e que ainda assim está com instabilidade na frequência.
      A instabilidade do transmissor se dá por vários fatores:
      – Fonte instável. Correção fonte estabilizada e com a amperagem de 1 A a 2 A .
      – Ajuste incorreto: tanto por parte da antena como do próprio transmissor. Correção usar antena adequada conforme indicada. Transmissor já conectado por cabo no tamanho real que será usado por final. Se for usar o transmissor conectado a uma antena externa. (Pois, se fixe com um cabo menor quando conectar o cabo maior a frequência vai pular e você vai ter de ajustar para o cabo no tamanho real). Já conecte tudo e faça o ajuste com ele conectado. E já vou logo falando, já passei por isto. Ao ajusta opte por uma fenda de plástico (improvise) o ajuste será o que você fizer, com a metálica vc ajusta mas quando tira a chave pula de frequência. E tenha em mente quando estiver ajustando em CV1 (oscilador) até fixar em seguida vá para CV2 ajuste para maior rendimento, e será, com certeza, necessário retornar ao CV1 e retocar o ajuste. Faça com o áudio conectado e funcionando. Quando você ver que o som está na frequência do dial (receptor), mude a frequência do receptor um pouquinho para traz e para frente e perceba se tem o ponto forte na frequência. Se não tiver ajuste CV2 para maior ganho. E repita o deslize de frequência do dial do receptor até obter sinal forte e bem legal. UMA DICA BOA: se for usar antena externa (creio que sim), a ideia é colocar o transmissor na haste próximo à antena conectado por cabo coaxial de no máximo 1m. Arranje um pedaço cano PVC para acomodar o transmissor e tape as duas partes quando colocar o transmissor já ajustado dentro dele. Fio de alimentação e de áudio no comprimento da estação até ao transmissor que ficará na haste da antena. Bom, faça o ajuste com estes (transmissor, cabo a ante, audio e alimentação) já conectados no baixo, depois de bem ajustado como indiquei acima. Após ajustado acomode o transmissor no pedaço de cano PVC (Tampe a abertura superior com pvc ou outro material e durepox, faça o mesmo com a parte de baixo do cano PVC, antes claro com pedaço de pvc ou outro material — tampa– com furo para passar os fios, corta os fios que estão ligados ao transmissor passe pelos furos que fez e solde a parte que está no transmissor e isole com fita isolante elétrica. Encaixe o transmissor, por fim a tampa e passe durepox. Após a durepox seca e endurecida. É só montar a antena no ambiente externo fixar o tubo com transmissor a haste, conectar a antena. E na estação conectar o cabo de áudio a fonte de sinal, de alimentação a fonte de alimentação. Assim não terá perda de potência no cabo e o fator de casamento é mais preciso.

      • O Comentário foi em resposta ao Nildo. Faça como teste. Após, conclusão que ficou legal. Arrume um jeito de acomodar de modo seguro contra descargas atmosféricas.

      • Acrescento: a dica para teste de colocar o transmissor próximo a antena deve ser feita em dias normais em que não incidência de raios (descargas atmosféricas). É experimental. Caso ache legal a ideia teria de fazer de modo seguro contra descargas atmosféricas para proteger o equipamento e sua pessoa. Modo protegido seria blindagem para acomodar o equipamento no seu recipiente, e claro proteção contra descargas atmosféricas para o equipamento e cabos.

  5. As pessoas devem ter em mente que alguns lotes de transistor db135 podem não oscilar. Prefira os de invólucro metálico. Não use os de invólucro de plástico. E em CV2, L3 e L4 substitua-os por uma bobina variável ( L3, L4 de fio fino sobre núcleo variável — dá para retirar a bombina de rádio estragado retirar componente que fica abaixo dela desenrolar a bombina e enrolar a L3 e L4 como manda texto). Tenha em mente que o bd135 tem a frequencia não muito alta mas cobre a frequencia para FM então recomendo que veja o datasheet dele: http://html.alldatasheet.com/html-pdf/16169/PHILIPS/BD135/742/3/BD135.html
    ou este página: http://pt.scribd.com/doc/7155293/Eletronica-Transistores
    E na boa construção de transmissor é um desafio mais desafio tirar o máximo desempenho. Para tanto é preciso medir as etapas de acoplamento de RF ou seja o valor LC, quero dizer o sinal da etapa de oscilação deve ter seu nível adequado bem regulado indo para etapa final onde está o BD135 e nesta etapa de amplificação de está bem sintonizada e e bem regulada para casamento com a antena que deve ter sido bem construída. De nada vai adiantar um transmissor bem construído bem regulado com mau casamento com a antena ou conectado a uma antena ruim ou seja inadequada. Para o casamento de impedância do transmissor com a antena é recomendável o ROE. Construa o seu ROE. Aliás, você que está começando comece sabendo da importância do ROE. Veja neste documento na página 51. Este documento fala sobre antenas é interessante também, porém atente-se que para o calculo da antena deve-se utilizar o calculo certo. http://www.ibytes.com.br/como-calcular-antenas-sem-saber-tamanho-de-onda-e-matematica/ e este aqui http://www.te1.com.br/2013/01/download-software-para-calcular-antena-plano-terra-14-onda/#axzz33c2GWPbs mas é bom saber fazer o calculo manualmente. Mas aqui segue o calculo com informações a inserir que você teria de fazer manualmente. O site faz automático. . Lembre corte a antena sempre um pouco a mais e vai ajustando com o roe e cortando a antena até ficar bem casada.

    • Olá galera, vejo que alguns leitores estão tendo problemas com instabilidade de frequência ok Bom, isso ocorre quando a bateria do transmissor se descarrega, é que o ocilador do transmissor eleva a frequência para compensar a queda de tensão por isso ocorre o famoso pulo de frequência. O melhor a fazer é trocar a bateria, por exemplo de 9V por uma de aproximadamente 20V. Mas assim não podemos ligar o nosso transmissor, e é aí que entra o 7809 que é um regulador de tensão que alimentado por uma tensão mais elevada na entrada a saída se mantem firme nos 9V assim deixando o transmissor estável na mesma frequência espero ter ajudado.

    • todo transmissores desse tipo,varia a frequencia,tais fatores,são fonte variando a voltagem,a temperatura ambiente,para construir transmissores mais estabilizado a aqui vai uma dica. abra o link abaixo

    • Nildo construa essa bobina com fio fino no mesmo enrolamento que é do projeto deste transmissor. Esta FI dá para retirar de rádio recepetor velho. Bom será um bombina com núcleo ajustável. Do tramissor retire CV1 e L1 e L2 e coloque apenas e bombina com núcleo ajustável. Para o ajuste improvise um chave de fenda de plástico. Certifique-se da voltagem correta e também da corrente. Corrente de menos e de mais leva a mau funcionamento. Ajuste bem CV2. E na boa se a antena não for corretamente construída ou se for imprópria ou ainda se o cabo for impróprio ou muito velho de nada vai adiantar ajustar o transmissor, pois vai ter instabilidade do transmissor com fuga de frequência.

    • Olá Nildo
      Desculpe, mais aqui somos todos aprendizes, um aprendendo com o outro! Repare que você está perguntando sobre “transmissor com a válvula 6c4”. O artigo é sobre transmissor com transistor!
      Então não adianta floodar os comentários, deve aguardar uma resposta se for o caso!

      Para sabermos sobre o circuito que ora você se refere, temos de ver o esquema e detalhes de construção!

      Aqui é um blog onde um vai ajudando o outro e não uma página de resposta! Aliás respondemos voluntariamente , ninguém ganha para isto!

      Já reparou se sue trimer cerâmico está funcionando perfeitamente?

  6. Ola ! Eu fiz na Protoboard seguindo o que esta ai no esquema, porem não funcionou! Eu não faço nem idéia do que pod ser, pois o mesmo não da nem sinal no rádio em vista d outros projetos mais simples que ja fiz. Se quiser lhe mando uma foto dele na protoboard pra você da uma olhada ! O ideal seria que o mesmo funcionasse ne?! vlw.

  7. amigo tony eu montey o  transmissor com a valvula 6c4 ..mas so oscila com o trimer de plastico nao o de porcelana .. o de plastico aguenta ou qwe vc acha 
    boa noite grato

    • Este transmissor utiliza oscilador livre LC; só seria possível estabilizá-lo através de uma malha amarrada em fase (phase-locked loop, ou PLL, em inglês), tendo por referência um segundo oscilador de precisão, a cristal de quartzo. Mas, para tal, é necessário modificar quase que por completo o esquema. Eu sei como fazê-lo, qualquer dúvida me envie um email de retorno. Grato pela atenção, Nelson.

  8. amigo tony o trimer de porcelana e melhor qwe o de plasticos  nessa montagem  .pq el so vive mudando a freqwencia ate fonte de pc ja testei e nada  grato 

  9. amigo tony eu verifiquei todos os componentes mas continua mundando a freqwencia  tou  penssando em blinda o transmissor de fm o que vc acha 

  10. ola tony sou de porto alegre e tenho um transmissor de 5w czh 5c funcionou muito bem com alcance com uma plano terra de 3 a 4 quilometros limpo so que teve um raio onde moro e parou de transmitir longe so num raio de 20 metros o que pode ter acontecido preciso de ajuda pois nao acho quem conserte ele pode me dar alguma dica desde ja agradeço sua atençao.

    • ola Solismar!! Como voce consegue com esse transmissor de 5w ter alcance de 3 a 4 km? Pois tenho um de 15w cze uso uma antena gp 5/8 de onda e não vai alem de 1 km em area urbana, Não era pra ir mais longe? Qual é o segredo? a minha antena fica a 8 metros do solo. Ja testei um de 7w cze-7 e pegou igual ao de 15w. Onde esta o erro desse de 15w? TEM ALGUMA DICA? OBRIGADO!!

      • Olá Zé Maria! Desculpe-me pela intromissão. Vi sua pergunta e achei que talvez pudesse ajudar.
        * Peço que veja a faixa de utilização de frequência da sua antena, pelo no completo da antena é fácil de se pesquisar na internet a faixa de utilização de frequência dela. Pode ser isto.
        Caso sua antena não cubra a frequência do seu transmissor adquira uma que atenda a frequência do transmissor.
        E Caso sua antena atenda a frequência do transmissor, siga adiante aqui:
        No caso do seu transmissor não está irradiando a potência final como deveria, havendo perdas se dá muitas vezes por mal casamento entre antena e transmissor o que acontece e muito é de se ter perdas no cabo. E noutras vezes é a própria antena. E também, atente-se para que o cabo não esteja junto com cabo de rede elétrica. Para tanto, para você medir com precisão use o ROE. Zé Maria, pode parecer um pouco incomodo mas é legal desce a antena e com apenas um pedaço cabo coaxial novo ( 1 m ) faça o teste conectando e usando o ROE. Se o problema obter ganho e perda com o cabo que você tem aí em uso será necessário trocar o cabo. E ainda, no teste usando o pedaço de fio de 1m e ainda assim tiver perda pode ser que o transmissor esteja desajustado, neste caso ajuste o transmissor para alto rendimento e ganho. Use o roe para casamento perfeito.

  11. Poste o vídeo do projeto: postar o projeto, e não mostra-lo funcionando:

    É dizer à todos que você cumpriu todo o seu caminho, mais que não pode provar isso à todos eles.

      • refiz o projeto tdo d novo,com novos componentes e nao esquentou mais nao …
        só q agora nao consigo ajustar com a estacao.. queria tanto conseguir!!! nao tem como eu ter feito errado achei os componentes do jeito q ta ai, e na montagem fiz igual para a posiçao dos transistor para ter certeza olhei na imagem q esta no blog.. tdo aparentemente ta normal mas nao esta sintonizando. me ajudem ,por favor???

  12. sou iniciante na eletronica e eu queria saber quantos canais e esse transmissor e se funciona naqueles carrinhos de controle remoto de 27MHz e quantos metros alcança?

  13. A posição dos transistores na placa CI é muito importante para o funcionamento em circuito que posssuam mais de um transistor. Não é recomendável confexionar outra placa diferente da original, pois mesmo sem defeito componentes pela presença de RF VHF as vezes existe a necessidade de Girar um transistor, mudar delado ou afastar do Oscilasdor, o mesmo acontece com Modulador ou Sáida de RF. A placa CI quem a fez levou em consideração certos fatores. Há projetos que é preciso de blindagem quando são elevadas as potências na sáída.

  14. F. B. Gustavo tentei fazer este transmissor mas nao funcionou, nao sei se a placa que eu fiz nao tava prestando ou se o transistor bf 494 nao tava prestando pq mandai meu amigo comprar as peças ele trouse um bf 494b e em cima do trasistor tinha bj, acho que ele comprou errado. vc sabe onde eu compro o kit desse transmissor? pois eu nao sei fazer o pci. porfavor me ajude! alguem pode fazer esse pci pra mim eu compro

  15. toni tentei fazer este transmissor mas nao funcionou, nao sei se a placa que eu fiz nao tava prestando ou se o transistor bf 494 nao tava prestando pq mandai meu amigo comprar as peças ele trouse um bf 494b e em cima do trasistor tinha bj, acho que ele comprou errado. vc sabe onde eu compro o kit desse transmissor? pois eu nao sei fazer o pci. porfavor me ajude!

  16. Pode exeder 1 W dependendo da qualidade dos transistores se totalmente livre de armônicos tipo de antena se; plano terra ou dipolo direcional não podemos precizar se alcance só em teste de campo. Uma boa opção p/ que desejar constri-lo ao alcace de 1Km.

    • Ai beleza! É o seguinte, esse transmissor do artigo é para áudio na banda FM. Eu fiquei de enviar o Controle via radio (também) que tenho aqui, mas eu não estou conseguindo fazer upload, mas assim que possível enviarei a todos que deixaram o e-mail, então é só deixar o seu e-mail que assim que possível enviarei o projeto. Sobre ele funcionar com o seu receptor , bem pode funcionar contanto que você mude a frequência desse controle que te mandar, ele oscila com base em um 555. Certamente com algumas adaptações você poderá usa-lo. Obg pelo interesse Pedro Carlos.

  17. Muito bom; já desenvolvi um transmissor FM com saída sintonizada em relação ao oscilador local ( esta sintonia é fundamental p/ o seu exelente desempenho ) difere deste aqui pelo número de bobinas. ” Uma novidade Cientisas da Nasa junto a Cientistas Coreanos desenvolveram umTrasistor que nos leva a época das Vávulas por princípio de emissão eletrônica. O Trasistor a Vácuo tem todos os terminais do Transistor ; e Emissor, c Coletor e b Base . ele é montado no Vácuo e a meu ver poderia ser rebatisado de trasistor SPIN. Ele trabalha a uma tensão de 10 Volts estudos estão sendo levados a diante para faze-los operar com 1Volt no coletor. A grande diferença em comparação as válvulas termoinicas é que estes não dissipam grandes quantiddes de calor.” Que tal montar circuitos assim como este com esta linha de transistores!

  18. Boa tarde Gustavo,uma pergunto sobre o transmissor com saida amplificada,na placa onde fica a bobina L3 e L4 na saída tem 2 letras T e A o que são as letras?desde ja agradecido…

  19. Bom dia a todos que lerem este item.tenho um carrinho controle remoto porem nâo tenho mais o controle dele.quero saber se tem como fazer um controle para este carrinho.Desde ja agradecido pelas respostas…

    • ai cara se a trasmissão é por radio frquência voce deveria conseguir saber em qual frequencia que ele opera para apartir dai montar os canais de transmissão de comandos. dificil né rsrsrs.
      mas eu te consigo um projeto de transmissor via radio para quatro canais. se este seu carrinho ir para esquerda, direita, frente e ré .
      então estara de acordo com o projeto.

  20. caro amigo voces tem esquema de eletrificador de cerca mais forte se puder mandar para min eu agradeço eu tenho um aqui e muito fraco os cliente encomenda os mais forte boa tarde tudo de bom.

  21. Boa tarde a todos,alguém pode me ajudar,tenho um tda 1554q só que os pinos são do mesmo lado.quero saber como contar os pinos 1,2,3,4,assim por diante.Desde ja agradeço a atenção.

  22. gostei do projeto …tambem tenho uma vasta colheção de livros de eletronica,e curto eletronica não como profição ,mais sim como velor de entretenimento nas horas vagas.

  23. Só acho que o nome transmissor está errado, pois o nome correto seria MICROFONE SEM FIO, pois não posso inserir sinal de áudio nele
    então por se ter um mic, na entrada do transmissor, passa a ser um microfone sem fio

    • Opa, eu tenho quase 99% de certeza que pode sim inserir sinal de áudio nesse tipo de circuito, pois eu fiz um mais simples que este e coloquei um cabo de fone de ouvido ( aqueles com um pequeno P2 ) e liguei no pc, e o sinal foi transmitido em ondas FM para meu rádio receptor. Isso depende muito da criatividade e do conhecimento básico de cada um !

    • Olá
      Ele é completo! Ao contrário Eurípedes se precisar de utilizar mic eletreto é que ele deve ser adaptado com resistor de polarização!
      belo trabalho do Gustavo, montagem recomendada!

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.