Início Circuitos Amplificador Amplificador potência estéreo com TDA7297 - 2 X 15 Watts

Amplificador potência estéreo com TDA7297 – 2 X 15 Watts

Circuito de amplificador estéreo completo incluindo placa de circuito impresso, para potência de 2 X 15 Watts. Utilizando mínimo de componentes utilizando o circuito integrado TDa7297 da ST Microelectronics. Esse ci apresenta em seu interior 2 amplificadores em ponte, tornando o útil para ser utilizado onde se precise de um amplificador estéreo de fácil montagem. pode funcionar com tensões de 6 a 18 Volts e conta com proteção contra curtos e excesso de temperatura.

Se preferi o projeto também pode contar com circuito de Mute e Stand-by  e a rede formada pelo capacitor e Resistor evita ruídos ao ligar o amplificador.

Receba nossas notícias de eletrônica em seu e-mail. Cadastre seu e-mail no formulário abaixo para receber

Sobre o circuito de amplificador de áudio de potência estéreo utilizando TDA7297

A montagem e funcionamento é simples, haja vista que toda complexidade está no interior do integrado e requer um mínimo de componentes externos. O Potenciômetro duplo P1 serve para ajustar o volume do amplificador que é acoplado via capacitores C4 e C5, a saída não requer uso de componentes passivos. O circuito de Mute e Stand-by está ligado direto a fonte de alimentação, se preferir pode utilizar uma chave para fazer a comutação entre Stand-by e ativo. O led serve para indicar o status da fonte.

Para alimentar o circuito será necessário uma fonte de alimentação de 6 a 18 Volts / 2A, recomendável de 12 a 15 Volts. Também pode ser alimentado utilizando uma bateria de 12 Volts ou uma fonte de computador. No caso de utilizar a mesma fonte que está no computador, terá de ter certeza que ela consiga fornecer ao menos 2,5 amperes adicionais. Assim tornaria mais em conta ainda o amplificador que pode ser utilizado no PC. Como no PC gera muitos ruídos pode ser necessário utilizar filtragem adicional com bobinas e capacitores.

Para finalizar e fazer os testes com o amplificador deve adicionar um dissipador de calor ao TDA e utilizar mica isolante com parafusos e buchas.

Esquema do amplificador utilizando TDA 7297

, Amplificador potência estéreo com TDA7297 – 2 X 15 Watts

Sugestão de placa de circuito impresso (pcb) para montagem do amplificador de áudio

, Amplificador potência estéreo com TDA7297 – 2 X 15 Watts
Placa de circuito impresso

, Amplificador potência estéreo com TDA7297 – 2 X 15 Watts
Placa Raio-X

Placa Silk

Imagem 3D da placa – By Eagle 3D + Megapov

, Amplificador potência estéreo com TDA7297 – 2 X 15 Watts

Lista de material para montagem do circuito com TDA7294

ComponenteValor
Resistores 1/4 W 5%
R11.5K – Marrom, Verde, Vermelho, ouro
R247K – Amarelo, Violeta, Laranja, ouro
R347K – Amarelo, Violeta, Laranja, ouro
Capacitores
C12200µF/25V – Capacitor Eletrolítico polarizado
C2100nF – Capacitor cerÂmico
C310µF/25V – Capacitor Eletrolítico polarizado
C4, C5220nF /100V – Capacitor poliéster
Semicondutores
IC1TDA7297 – Circuito integrado amplificador de áudio estéreo em ponte -ST Microelectronics
LEDLed Vermelho 3mm
Diversos
VCCConector da fonte de alimentação
INConector de entrada de áudio
OUT1Conector de saída de áudio 1
OUT2Conector de saída de áudio 2
J1J12MM – Pedaço de fio de 12mm
P150K – Potenciômetro logarítmico duplo
Solda, Fios, Pci, Caixa, fonte de 9 a 18 Volts /2 Amperes*, etc.

*Veja texto

Download dos Arquivos em PDF para montar o amplificador Datasheet do Tda7297, PCB, PCB Layout de componentes, PCB Silk, Esquema.
Download PDF      Mirror

O que achou deste artigo?

Clique em uma estrela para avaliá-lo!

Classificação média
/ 5. Total de votos

Como você achou este post útil...

Compartilhe nas redes sociais!

Lamentamos que este post não foi útil para você!

Ajude-nos a melhorar este post!

Tonihttps://www.te1.com.br
Autor do blog Te1.com.br. Técnico em Eletrônica Industrial pela Escola Técnica de Brasília registrado no CREA, Tecnólogo em Sistemas para Internet pela Unianhanguera. Interessado em eletrônica, montagens, pesquisas, informática e tecnologia em geral.

184 COMENTÁRIOS

  1. Olá Toni! Montei esse amplificador, muito bom. Só que quando ligo ele faz um barulho no alto falante faz um (bum). Tem como tirar isso? Mais um excelente amplificador, estou usando junto com o pré, que montei de outra postagem sua. Gostei dos dois….

  2. Toni parabens pelo projeto fiz aqui e ficou muito bom, apenas o aterramento que esta dando uma pequena interferência mas de resto é muito legal, é dificil achar projetos na net que dê certo Obrigado!

  3. Ola galera ja to cheio de projeto de amplificador que nao funciona. Quero algo simplis de fazer mais que funcione de verdade vol baixa esse projeto se for bom eu volto aqui e do os pararabem ao desenvolvedor. Blz ass André

  4. Boa Noite, o amplificador ao aumentar o volume escuto um zumbido,tipo um ruido. Isso pode ser o capacitor com problema ou aterramento do circuito que tem que ser feito? e como faria esse aterramento?

  5. Oi Toni, bom dia!
    Eu tenho uma fonte de 18v por 2.23A, pode ser esta fonte? Qual o mínimo de amperes que ele necessita? Posso usar um capacitor eletrolitico de 2200uF de 35v?

  6. voce tem algum circuito de fonte com 18 v e +- 2a, gostaria de montar ,fiz seu circuito Amplificador potência estéreo com TDA7297 – 2 X 15 Watts , mais ele so que funcionar com 18v,obrigado.

  7. Boa noite. Gostaria de saber se haverá problemas se, no lugar do R3 de 1.5K eu colocar um de 1.8k ou 1.2k, gostaria de saber também se os capacitores podem tem um valor maior de V, se isso não acarretará nenhum problema. Valeu

  8. Oi pessoal estou precisando de um help (ou alguns rsrs) tenho 2 caixas de som de 8homs e potencia de 10-20w max. Estou a procura de um amplificador facil de fazer (pois me mudei e perdi muitas ferramentas…) ou para comprar. Achei este TDA7297 e um outro amp loko com um tal de PAM8010 que é chineisado pra **** tem 35mm lado (é um quadradinho minusculo que pro seu tamanho tem uma potencia de leao) , achei os dois no aliexpress com um preço muito bom e sao de 2x15w os dois. Se vocês conhecerem algum amp barato de 2×10-2×20 junto com um subwoofer tambem gostaria de saber (segue o link das imagens)

  9. Boa tarde Toni,

    Tenho uma caixa da Sony de 6ohms mas nao sei a potencia dela!! Eu poderia fazer esse circuito sem medo de queima-la ou teria que modificar algo?

  10. toni fiz todas as ligaçoes, quando ligo sem as caixas o led se mantem continuo. porem, quando ligo com as caixas o led pisca e faz um “tic” nas caixas acompanhado o piscar do led. e nada de som . oque poderia ser ?

  11. Olá Toni. Comprei esta placa no Mercado Livre. Meu caso é o seguinte, tenho dois alto falantes de 3,5 polegadas, 3 ohms e 75 watts (é o que está escrito nele). O som está saindo um pouco distorcido. Já usei uma fonte de notebook, 18v 3,5a mas não consegui uma boa qualidade. Você acha que os falantes são muito para ele? O que me sugere: novos alto falantes ou outro amplificador? Posso continuar usando esta fonte? Qual o valor maximo de tensão e corrente? Obrigado!

  12. boa noite, fikei fasinado pelo seu progeto,
    gostei muito,
    mas mim surgiu algumas duvidas,
    ele ja apresenta circuito pre amplificdo caso eu queira usalo em uma guitarra?
    se nao eu teria que utilizar um circuito separado de um pre amp!?
    e gostaria de saber se eu posso utilizar uma bateria de 12v uma de moto?
    salvo me emgano ela possui12v 5amp

  13. E Ai toni, Aqui Filipe de Mocambique. Por favor peco ajuda sua.
    Desejo montar um aplificador de audio estereo 15w+15w usando TDA 7297, ja comprei o kit mas não consigo achar capacitores em ordem de nanoFaradays, cmo posso substituir. 

  14. Olá Tony tudo bem?Acompanho seu site tem um bom tempo,e acho muito bom a forma que você explica e os projetos também.Olha tenho uma pergunta,talvez não seja apropiado mas eu quero fazer um teste.
    Tenho um receiver Sony que é 5.1,ele tem saída pré amplificada para subwoofer(ativo)eu fiz um teste com uma sucata de um receiver Telefunken,só a etapa amplificadora sem potenciometro,e ficou muito bom mesmo.Segundo a fabricante a potencia seria de 40+40 watts reais,sendo que só uso um canal.
    Será que esse amplificador seria uma possivel saida para usar subgraves?Sendo que não é pra usar falantes potentes,somente para dar um ”brilho”no grave,deixar mais acentuado,será que fica bom?Espero que tenha entendido o que eu quis dizer,resumindo: Esse projeto pode ser usado numa saída pré amplificada para subwoofer?
    Obrigado!

    • Olá Fabio
      Obrigado pelo feedback!
      Sim pode ser utilizado, uma vez que o filtro e todos os controles estarão no Receiver! O Telefunken, ficará mesmo com o amplificador!
      Sem contar que o melhor teste é audição e se gostou… Então está ok!

  15. Olá Toni!
    Tem como eu fazer 2 amplificadores (para 4 falantes)
    e usar uma fonte de áudio (por exemplo o computador) e um potenciometro só?
    Interligar C4 de um com o outro e C5 de um com o outro e os aterramentos vai dar certo?

  16. Olá… Fui comprar os componentes, mais alguns não tinha, então me deram outros, mais disseram que não tem diferença

    2200µF/25V por 2200uF/35V
    220nF /100V por 224nF/250V

    Tem problemas??

    Esse projeto está me saindo caro, já gastei mais de 50, era melhor ter comprado o kit :/

  17. OLÁ TONY, eu envio uma saudação DA COLÔMBIA …. Eu quero perguntar se eu posso colocá-lo TDA7297 amplificador 4 alto-falantes ohm e quantos watts teria que ser, ou que tipo de alto-falantes funcionam melhor no TDA7297. obrigado pela vossa ajuda

  18. Toni, montei o circuito aqui em casa e gostei muito do resultado. Gastei em torno de 25 reais. O amplificador conseguiu saturar duas caixas de som de 40 watts rms cada, realmente muito potente! Parabéns.

  19. Bom dia!
    Tenho um toca discos com capsula de ceramica e gostaria de escutar meus discos antigos, por gentileza saberia informar se este amplificador pode trabalhar com o sinal de entrada de capsula ceramica! (alta impedancia)
    Um Abraço José Carlos

  20. Olá Toni !!

    Muito obrigado por sempre responder meus e-mails .
    É  o seguinte : eu já fiz a placa e já começei a montagem , só que agora estou com algumas   dúvidas .
    Que tipo de alto-falante usar ??? Poderia usar 1 coaxial em cada  saída estério , e usar um subwoofer ligando o  +  em um canal  e o  –  no outro canal ???  Estes falantes poderiam se 4 ohms ??

    Desde já agradeço !!!

  21. Boa noite Toni, tenho uma duvida, como funciona esse sistema mute/standby?qual não tem sinal na entrada ele corta as saidas para evitar chiados?esse sistema funciona sem essa chave igual vc falou?estou montando igualzinho o q esta no arquivos PDF. 
    Obrigado.

  22. Toni tenho uma fonte de 12v /4A queria saber se posso usar ela para esse amplificador,E tambem queria saber se vc tem algum estudo sobre auto falantes em que eu possa aprender a escolher o falante ideal para meu amp falow!! .Obrigado!

  23. Olá Toni .
    Muito obrigado por sempre responder aos meus e-mails .
    Gostaria de saber como funciona esse circuito de Stand-by e Mute . 
    Devo colocar uma chave on/off no circuito de alimentação que está indo até eles ??
    Como funciona ??

    Muito Obrigado .

  24. Olá Toni. Parabéns pelo seu sítio. Rico em informações e projetos bem eleborados. Entusiasta da nova onda 3R (repense, recicle, reutilize), estou com um projeto de um sistema HT aproveitando os seguintes: uma placa lógica (com FM) de uma caixinha de música xingling alimentada por 5V, com leitor USB, SD e controle remoto; um decodificador Digital/Analógico com entradas digitais e uma Aux. estéreo analógica e 5.1 saídas analógicas com fonte própria de 9V; quatro caixas p/ uso como satélites com 20W x 4 ohms cada uma; um woofer de 40W x 4 ohms para central e um subwoofer 10″ 150W x 4 ohms e um VU de leds alimentado com 3V. Dúvidas: 1) Qual CI você recomenda para os satélites, TDA7297 ou TDA 7375 (ponte); 2) Qual CI e/ou configuração usar para o woofer central e o subwoofer? 3) Seria possível e RECOMENDÁVEL usar CIs amplificadores de potência diferentes e com potências (RMS) diferentes na mesma placa? 4) Seria possível e também recomendável dispor de várias tensões (+3V, +5V e +18V) na mesma fonte com um único trafo com primario 110/220V e vários secundários ou um único secundário e limitar tensões com zener por exemplo ou ainda usar fontes distintas com trafos distintos?
    Conto com sua ajuda neste projeto que anseio vê-lo brevimente publicado aqui. Aguardo sugestões.

    • Olá Payacan
      Obrigado pelo feedback!
      1) São bem parecidos em características!
      2) 150 Watts, seria serviço para TDA7293/94 lm3886
      3) Para as caixas satélites utilize Cis do mesmo tipo e mesma potência , já para o Subwoofer, podes mudar para um mais potente!
      Monte uma placa para satélites “5” e outra para o Subwoofer .”1″
      Sim podes utilizar o mesmo trafo com vários secundários, pode ficar mais em conta do que adquirir trafos para cada tensão, também pode ter uma tensão de 12V e utilizar reguladores!
      Este site trás muitas informações sobre om tema

  25. Toni!
    Esse amplificador quando terminado fica com ruidos ou chiados???
    ele consome muito?? Uma bateria de moto (12v) daria para manter-lo ligado por muito tempo?? tem uma base do tempo??? Valeu Toni. Parabéns pelos projetos

  26. olá toni , sou novo no ramo da eletrônica e montei este amplificador porém com algumas mudanças , coloquei no lugar do capacitor 2200uf /25v um capacitor de 2200uf/16v e no lugar do capacitor 10uf /25v coloquei um de 10uf/50v . Queria saber se essa mudança interfere no seu funcionamento . Estou com dúvida também como ligar um cabo p2 na entrada (R IN L) Se possível queria ver em um esquema , pois meu cabo possue 4 fios.

  27. muito obrigado sao super legais seus projetos vou tentar montalo sou recem formado em eletronica e me interessei muito otimo site você me indica algum outro site que conheca ou algum lugar onde posso pesquisar e aprender,muito obrigado!

  28. Olá, sou leigo no no assunto, mas sou muito curioso rsrs
    Na entrada no áudio (R , IN, L), o que eu devo conectar? Eu poderia substituir por um conector fêmea P2?

    Obrigado

  29. Fala Toni, tenho acompanhado seus trabalhos aqui e vc está de parabens!!! Se me permite, tenho um dúvida adoraria se vc pudesse me dar um Help… seguinte… Estou com duas caixas amplificadas de guitarra (uma meteoro 30wts e a outra LL 15 wts), as duas estão com o mesmo defeito: quando ligo, percebo um ronco no falante como se estivesse recebendo interfeência de radio ou como se o cabo estivesse com mau contato…Já fiz todos os testes que meu conhecimento permite: Troquei os falantes, troquei os jaks de entrada, liguei em outras redes elétricas, verifiquei o aterramento, troquei os transistores (TIP 41C e 42c)… enfim. qual seria o proximo passo que devo dar? Eu sei que o mais obvio seria procurar uma assistencia, mas estou começando a estudar eletronica e gostaria de resolver este problema com as proprias mãos.
    Desde ja agradeço a sua atenção.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

15,416FãsCurtir
648SeguidoresSeguir
5,981SeguidoresSeguir
15,000SeguidoresSeguir
870SeguidoresSeguir
50InscritosInscrever
, Amplificador potência estéreo com TDA7297 – 2 X 15 Watts

PCB 2 camadas 10cm x 10cm
Quantidade: 10 peças
Preço: $2,00 (R$ 6,50)

, Amplificador potência estéreo com TDA7297 – 2 X 15 Watts

Recomendado

Assine nosso Feed RSS e fique sabendo o que está rolando em te1

De longe, o mais famoso, fácil e útil. Um feed RSS é um arquivo *.xml que se auto-atualiza sempre que algo é publicado no...

Fonte de Tensão e Corrente 1.4 – 30V – 2.9A

Fonte de Tensão e Corrente com o Lm2596A fonte utiliza o regulador Lm2596 e o CI Lm358 atuando como um comparador de tensão. A...

Circuito bloqueador de controle remoto IR Com 555

Este é um circuito que pode ser utilizado para bloquear o funcionamento de controle remotos infra Vermelho e pode ser utilizado em televisores ou...

Download apostilas – Utilizando o Multisim do Newton C. Braga

O Multisim é uma das ferramentas mais populares entre os projetistas de circuitos eletrônicos. Antigamente este software saia com o nome de Electronics Workbench...

Download catálogo de Transistores de Saída Horizontal de Televisores

Software desenvolvido especialmente para quem trabalha com manutenção de TVs e monitores, com informações sobre os principais transistores utilizados nas saídas horizontais, com função...

Comentarios recentes

Telegram

Nosso canal no Telegram te aguarda

Junte se
Fechar