Como utilizar Display LCD serial usando pic16F628A – By Lobosoft

11
11409

Avalie este artigo
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (5,00 - 2 votos)

O programa feito em C para o pic16F628A recebe os comandos via serial vindo do seu projeto, interpreta e envia normalmente para o LCD.

São usados 4 pinos de dados, 2 de controles e mais 2 de alimentação para funcionar um LCD, dependendo da quantidade de entradas e saídas usadas num projeto ele acaba ficando inviável, pois precisamos de adquirir um microcontrolador com um número maior de pinos, podemos montar um circuito com um pic16F628A dedicado a receber comandos seriais usando apenas 2 pinos para dados e 2 para alimentação, principalmente na hora de montar num protoboard, fica bem mais simples, pois, já podemos ter um modulo de LCD serial montado só para bancada.

O programa feito em C para o pic16F628A recebe os comandos via serial vindo do seu projeto, interpreta e envia
normalmente para o LCD.

Receba nossas notícias de eletrônica em seu e-mail. Cadastre seu e-mail no formulário abaixo para receber

Exemplo de comando: “>0102Lobosoft        *” isso significa para o interpretador “imprima a palavra Lobosoft na coluna 1, linha 2 do LCD. O símbolo “>” significa inicio da string e “*” o final.

O programa feito em C para o pic16F628A recebe os comandos via serial vindo do seu projeto, interpreta e envia normalmente para o LCD.Outro Exemplo:  Imagino que vai perguntar… e como faz para limpar o display? Então vamos resolver esta questão. Vamos aos comandos: “>0101                *” e “>0102                *”  é só enviar linha , coluna e 16 espaços vazios para cada linha e pronto, Simples assim.

Esse display pode ser usado com seu PC via serial, isso serve para testa-lo antes de iniciar seus projetos, é só acrescentar um circuito MAX232 na linha serial e usar um programa para essa finalidade ou como o exemplo neste site, enviado para Download.

Email para contatos: lobosoft(arroba)oi.com.br


Comentar via Facebook

11 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui