High-pass Crossover Ativo 2KHz – 4ª ordem Butterworth – Automotivo

5
10974

Avalie este artigo
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Seja o primeiro a votar neste artigo)

Layout

Olá.
Esse post é referente a um crossover passa alta, ativo de 4ª ordem, 24dB/oitava com frequência de corte em 2KHz. Criação incentivada pela falta de equipamentos do tipo disponíveis do mercado, o circuito é bem simples, fácil pequeno e gasta-se muito pouco para fabricá-lo.

Os testes foram feitos com um Driver TI automotivo, que necessita desse tipo de corte, apresentando um ótimo desempenho, porém com o carro ligado apresentou um ruido (como máquina de dentista) mas acredito que o uso de alguns capacitores e/ou uma caixinha em alumínio esse ruído já diminua um pouco. Esse ruído também varia de acordo com o carro e o cabo que esta sendo usado.

Receba nossas notícias de eletrônica em seu e-mail. Cadastre seu e-mail no formulário abaixo para receber

No meu caso eu utilizei um cabo RCA do player (rádio) até o crossover e a saída do crossover ligada na entrada RCA do amplificador (módulo de potencia).

O CI 7808 é um regulador de tensão, pois o 7660 só opera até 10V. 7660 é um conversor DC-DC para gerar uma fonte/tensão negativa e o LM833 é um amplificador operacional duplo onde acontece o corte passa-alta propriamente dito.

PCB High pass Crossover Ativo 2KHz   4ª ordem Butterworth   Automotivo Layout 450x241 High pass Crossover Ativo 2KHz   4ª ordem Butterworth   Automotivo DSC00794 450x337 High pass Crossover Ativo 2KHz   4ª ordem Butterworth   Automotivo