Regulador de Tensão e corrente de 5A

18
16434

Avalie este artigo
, Regulador de Tensão e corrente de 5A, Regulador de Tensão e corrente de 5A, Regulador de Tensão e corrente de 5A, Regulador de Tensão e corrente de 5A, Regulador de Tensão e corrente de 5A (4,57 - 7 votos)

, Regulador de Tensão e corrente de 5A

Olá a todos

Eu estava pesquisando o Datasheet dos reguladores LM117/LM317 e encontrei o esquema acima que pode ser interessante.

Receba nossas notícias de eletrônica em seu e-mail. Cadastre seu e-mail no formulário abaixo para receber

Trata-se de um Regulador de tensão que permite obter voltagens de 1.2 a 30 V com correntes de até 5A. Eu pretendo utilizá-lo na fonte para alimentar um Amplificador BRUTUS como publicado no site com a intenção de reduzir a possibilidade de ocorrência de ruídos no Amplificador e assim ter a melhor qualidade de som possível.

Como sou Hobista e não engenheiro fiquei com algumas duvidas sobre o projeto e sua montagem. Espero que alguém possa me ajudar.

1- No datasheet não tem o valor de R8 e não sei como poderia encontra-lo…. se alguém souber por favor nos informe.

2- Não sei o significado de V+ no Pino 7 do LM301A ( é uma entrada de corrente para alimentação do CI, é apenas uma sinalização??? o que seria isto ???)

3- O mesmo para +6V no pino 4 do LM 301A ?????

4- Para se ter uma fonte simétrica bastaria montar o mesmo esquema duas vezes uma para o Positivo e outra para o Negativo da fonte ????????

5- Acredito que seria uma boa ideia associar este circuito a fonte para alimentação do BRUTUS…. Estou Correto?????

Se para alguém minhas dúvidas forem muito Ridículas, peço desculpas pelo incomodo, como disse sou hobista e não tenho conhecimento suficiente para LER este tipo de esquema e conseguir entende-lo plenamente.

Desde já agradeço a ajuda de todos.

 

Comentar via Facebook

18 COMENTÁRIOS

  1. Olá pessoal.
    Sou técnico em eletrônica e realmente não vejo a necessidade de se usar uma fonte tão sofisticada e ainda mais ajustável para se alimentar um simples amplificador. Uma boa fonte básica será o suficiente e pode até ser chaveada que possui qualidade muito superior que as de transformadores que aliás vem caindo e desuso já a bastante tempo.
    Quanto aos termos, concordo plenamente. Me sinto muito incomodado quando ouço alguém falar tais termos como: Voltagem, Amperagem, Wattagem e por aí afora. Estes termos representam apenas as unidades de medidas das grandezas que são: Tensão, Corrente e Potência.
    Parabéns ao Rafa que destacou muito bem isto.

  2. Ola pessoal, estou precisando substituir um regulador de 12v 3a de uma tv lcd da sharp, coloquei um 7812 no lugar mas come ele tem apenas 1a logo começou e esquentar e sei que nao vai aguentar, alguem tem alguma sugestão algum esquema pra usar usar quatro 7812 em paralelo pra fornecer essa corrente..obrigado

  3. Olá toni, tenho um transformador 14v 50A e uma ponte retificadora 50A estou pretendendo montar uma fonte para alimentar um modulo que tenho, tenho um problema e queria saber se pode me ajudar sou leigo em eletrônica, e que quando vou ligar o capacitor depois da ponte retificadora a tensão sobe para 20v, o que posso fazer para evitar isso e manter a tensão em 14v ????

      • Regulador de Tensão e Corrente seria o correto, voltagem é um termo traduzido ao pé da letra  do “voltage”  em inglês, referente a unidade de Tensão que lê-se em Volt, erroneamente usado por leigos e até mesmo alguns profissionais.
        Voltagem, Aperagem, wattagem, etc, são todos termos que não devem ser utilizados pois estão totalmente errados.

  4. Existe uma calculadora para os resistores 1 e 2 do lm317 neste local: http://www.robotizando.com.br/calculadora_lm317.php
    de uma olhada, Quanto a valor do resistor 8 acredito ser equivalente ao R2 na calculadora isso pode resolver seu problema.

  5. Estou na mesma situação,acho que ate menos que você em matéria de conhecimento, mas sugiro a ti consultar também o LDG http://labdegaragem.com/ se inscreva lá e poste essa mesma duvida lá, e verá que terá boas respostas também.

    Eu também quer fazer um bom amplificador, tenho um som da semp que quero me basear para fazer o meu, mas mal sei interpretar um circuito, a minha salvação é as aulas do burgos, mas mesmo assim, ainda não é o suficiente, precisando estou ai para a troca de figurinhas, meu e-mail é miragempro@hotmail.com

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.