Avalie este artigo
, RelaiXed2 – Projeto de Pré amplificador Balanceado profissional, RelaiXed2 – Projeto de Pré amplificador Balanceado profissional, RelaiXed2 – Projeto de Pré amplificador Balanceado profissional, RelaiXed2 – Projeto de Pré amplificador Balanceado profissional, RelaiXed2 – Projeto de Pré amplificador Balanceado profissional (5,00 - 2 votos)

Início Circuitos Amplificador RelaiXed2 - Projeto de Pré amplificador Balanceado profissional

RelaiXed2 – Projeto de Pré amplificador Balanceado profissional

O Relaixed2 é um projeto de pré amplificador de áudio, criado para atender aos áudio entusiastas (Audiófilos) para ter um pré amplificador de alta qualidade feito em casa. Inspirado no projeto RelaiXed original, ele foi atualizado e aperfeiçoado em seus aspectos. O alvo é atender o segmento de high-end áudio.
Jos van Eijndhoven

Caraterísticas do RelaiXed2

Receba nossas notícias de eletrônica em seu e-mail. Cadastre seu e-mail no formulário abaixo para receber

  • O projeto apresenta uma saída estéreo balanceada (XLR), e 6 entradas selecionáveis, sendo que 2 (ou 3) são entradas balanceada e 4 (ou 3) são entradas single-ended (cinch). Cabeamento balanceado para o amplificador de potência, em princípio, proporciona a transferência de sinal de áudio mais limpo.
  • O controle de volume de áudio e controle de balanço estéreo é implementado através de uma série de relés, 6 por canal, com passos de 1dB para volume com alta qualidade e fidelidade, além do que também pode ser obtida com outros tipos de controles de volume.
  • Além de utilizar um simples botão frontal, o pré-amplificador pode ser controlado remotamente através de sinais de infravermelhos. Ele suporta múltiplos protocolos de IR, para proporcionar grande liberdade na seleção do controle remoto.
  • O projeto do Hardware requer uma grande PCI, contendo o processamento de áudio, fonte de alimentação, decodificação digital, e conectores XLR para montagem na placa. Em seguida uam pequena PCI para o microcontrolador, um display de leds de 2 dígitos e o sensos IR. É para ser posicionado no painel frontal do pré-amplificador.
  • O software (Firmware), incorporado no microcontrolador pode ser atualizado facilmente via conector USB. Todo software embutido bem como software de interface do PC estão disponíveis publicamente.
  • Se precisar o autor pode fornecer a placa de circuito impresso e o microcontrolador pré-programado. Para os outros componentes há uma lista para compras pela internet na Farnell ou Mouser.

No que diz respeito à concepção do projeto Relaixed anterior, as melhorias principais são uma forte redução do nível de ruído, uma total qualidade sônica do áudio melhorada, eliminação do ‘pop’ na saída de áudio quando é ligado, assim como supressão de transientes do chaveamento dos relés na saída de áudio.

, RelaiXed2 – Projeto de Pré amplificador Balanceado profissional

Informação e download dos arquivos do projeto de Pré amplificador Balanceado profissional

O projeto está documentado com uma grande quantidade de documentos online e fotos:

  • O projeto com arquivos de esquema e PCI, com tamanho do Layout: design_20120128.pdf.
  • Imagens das placas produzidas: Relay-PCB top view Front-PCB, display and inside view
  • Primeiras fotos da placa com componentes montados: Front-PCB Relay-PCB
  • Manual do usuário 2012-03-31, com medidas básicas de perfomance, instruções de montagem, fotos e guia de operação.
  • O HW Design Manual, com motivação e explanação do esquema e medidas mais detalhadas. Voltado para quem tem conhecimento de eletrônica e sobretudo áudio.
  • Lista de componentes e preços: Component table.
  • Um Arquivo zip com datasheets de todos componentes eletrônicos utilizados no projeto.
  •  SW Design manual Explanação da organização e o processo de produção do software para o microcontrolador e bem como também a interface para pc.
  • online software project, fornece todo código fonte e uma revision control system (svn), Também está disponível em formato web-browsable format. Se quiser contribui para implementar/ melhorar esse software, contacte o autor.
Tonihttps://www.te1.com.br
Autor do blog Te1.com.br. Técnico em Eletrônica Industrial pela Escola Técnica de Brasília registrado no CREA, Tecnólogo em Sistemas para Internet pela Unianhanguera. Interessado em eletrônica, montagens, pesquisas, informática e tecnologia em geral.

25 COMENTÁRIOS

  1. Toni, não consigo achar metade dos componentes nem em São Paulo, o projeto é bacana, só que infelizmente parece-me impossivel de ser feito, pois não consigo metade dos componentes… Gostaria de saber se conhece alguem que conseguiu fazê-lo inteiro, ou  se tem esta lista atualizada certinha. Obrigado

  2. toni gostaria de saber se voce sabe de algum programa de orcad legau ,esto presizandopara desenvolver algums projetinhos gostaria que fose grats pois estou afastado do meu emprego ,motivo de saude souber de algum nao se reprime arecompensa logo vem obrigado

  3. ola eu estou te fazendo mais uma pergunta gostaria de saber se voce tem algo de como colocar fone de ouvido em uma mesa de som antiga da nenis com 8 canais mixer .esa mesa e minha adquiri e reformei toda troca de eletroliticos ;transistores ;etcemfim voltou a funcionar porem ala nao posui a saida de fone des de ja agradeso

      • ok teria algum espesifico e aonde poso pegar o audio nas saidas  estereo ou seja qual por devidos fins vou ter que abri uma saida para colocar pluque femea sendo estereo  teria algum resistor para diminuir o som capacitores em fim eu nao tenho noçao pois nao vi nem uma mesa dese tipo sem fone desde ja agradeso

  4. montei um ampleficador de seu projeto so que o pre nao deu bom resultado gostaria de saber se tem outro tipo que coresponda o amplefier  600w700w mono com o 2sa5200 emje1943 desde ja agradeso

    • Olá Lorivan. Gostaria se fosse possível que me informasse qual o problema do pré, pois posso tentar solucionar. Tenho centenas de prés desses a trabalhar em aparelhos á cerca de cinco anos e ainda só tive um problema. Se pensar em explicar, agradecia que disse-se como o montou. Obrigado. F.G.

      • boa tarde bem montei o ampleficador eo pre comoja avia comentado nao deu bom resultado entao para dar serto as pinagens do ci tive que colocar os mesmo do lado da soldagem nao sei se estaria correto pois noesquema nao da para definir ai eu fui pela pinegem que tem dois pontos juntos entao foi a unica soluçao que encontrei O amplefier sem o pre da um resultado rasoavel mas quando conecto o pre o som diminui quase 100 por100 entao eu o removi estou usando sem o mesmo pre amp+limiter+volume+bridge/STEREO+inp balanceado

      • ola eu ja mandei algumas respostas do que nos aviamos conversado so que em paginas diferentes desculpe nao sabia 
        bem eu tive que montar  os ci do lado da soldagem nao sei se é o corato devido as duas pinagens do mesmo que vam unidas foi a unica maneira que achei , mas quando ligo ele diminui muito o som entao deixei fora o pre estou usando direto da mesa nenis 8 canais sem vone de ovido por iso pedi se soubese como colocar fone de ovido na mesa

  5. gostaria de saber se teria como de montar uma lista com os componentes disponíveis aqui no brasil, tentei em vários distribuidores e revendas, mas infelizmente muita coisa não encontra, gostaria de ter uma lista completa com componentes que pudesse encontrar aqui. Obrigado

    • tem dois tipos de ”Pre amplificador” ativos e passivos o Ativo ele alen de equalizador controle de volume e balanco tambem ampifica o som de origem para amplificador que nessedita de que a entrada tenha um minimo de amplificacao para tocar (como potencias proficionais ) ou passivo que apenas serve equalizador controle de volume e balanco mais naum aplifica nada e eh o mais comum pode aver outros tipos como esse postado com mais coisas (mais mesmo o amplificado naum da conta de ecitar uma caixa de som de alta potencia )

      • Tudo é ativo desde que tenha alimentação própria. O Ivan como ser Humano é ativo, porque tem seus próprios meios de auto atividade. Se fosse passivo estava morto e conservado. Porque se estivesse só morto e deteriorado, seria outra coisa. Não interessa agora.
        O que penso que quis dizer, era que um Pré-amplificador pode ser mais ou menos elaborado. Os seus componentes são discretos, mas logo que se aplica a alimentação ele fica activo. A linguística técnica neste caso não difere da linguística comum.
        Quando tem um operacional “Opamp”, com componentes em redor “ou seja um circuito feito”, Ele é ativo, porque se lhe ligar a alimentação, ele pode trabalhar. O fato de estar desligado não lhe atribui passividade. Veja o caso dos crossovers. Eles são activo quando levam componentes para funcionarem com uma alimentação. No entanto os crossovers só com bobines e capacitores, que não foram desenhados para serem alimentados, chamam-se de passivos. Ainda existe alguma confusão com estes pequenos nadas sem importância.
        Espero que não fique molestado com isto. Também estou aberto a saber e não tenho complexos a que me ensinem. Só quero ajudar. Um abraço.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

15,452FãsCurtir
610SeguidoresSeguir
5,503SeguidoresSeguir
15,000SeguidoresSeguir
872SeguidoresSeguir
44InscritosInscrever
, RelaiXed2 – Projeto de Pré amplificador Balanceado profissional

PCB 2 camadas 10cm x 10cm
Quantidade: 10 peças
Preço: $2,00 (R$ 6,50)

, RelaiXed2 – Projeto de Pré amplificador Balanceado profissional

Recomendado

Circuito de transmissor de fm PLL – Parte 2 – unidade VCO, PLL e amplificador de 400mW

Essa é a segunda parte do transmissor de FM PLL , explica a parte de PLL e VCO (Voltage Contolled Oscillador ou  Oscilador Controlado...

RelaiXed2 – Projeto de Pré amplificador Balanceado profissional

O Relaixed2 é um projeto de pré amplificador de áudio, criado para atender aos áudio entusiastas (Audiófilos) para ter um pré amplificador de alta...

Construa Antena parabólica caseira Com Tijolos e Cimento

Esse dias alguns fóruns e comunidades voltadas para TV via satélite e antenas parabólicas, teve umas postagens que chamou muito atenção. Ao menos eu...

Circuito carregador de baterias do tipo gel selada LM117T

Carregar Bateria é outra aplicação para o LM117. A tensão da bateria é dependente de reações de substâncias eletroquímica, o carregador deve ser projetado...

Os 10 melhores simuladores de circuito online Melhores simuladores de circuitos online

Uma lista muito útil de softwares gratuitos para simulação online de circuitos eletrônicos. Esses simuladores de circuito não necessitam ser baixados para seu computador, e...

Comentarios recentes

Telegram

Nosso canal no Telegram te aguarda

Junte se
Fechar