tda2052 Circuito de Amplificador de potência 60w

tda2052-amplificador-audio-60-watts-potencia

Circuito de amplificador de potência utilizando integrado TDA2052 para até 60 watts de potência estéreo, inclui desenho da PCB para facilitar a montagem. Esse amp conseguirá fornecer até 60 Watts (Potência musical) ou 40 Watts RMS de potência em um único chip. Além de apresentar função mute stand-by, evitando estalos ao ligar e desligar! Com meia dúzia de componentes terá uma placa miniatura funcionando como amplificador de áudio em uma boa potência.

Características do TDA2052

  • Pode utilizar fonte de alimentação de até ±25V
  • Alta potência de saída (Até 60 Watts)
  • Baixa distorção
  • Função Mute/stand-by
  • Sem ruídos ao ligar e desligar.
  • Proteção contra curtos
  • Proteção contra superaquecimento

Sobre o circuito:
O TDA2052 da ST Microelectronics consegue fornecer até 60 Watts de potência em um único chip em encapsulamento Heptawatt, apresentando função mute stand-by, que é uma melhoria em relação ao TDA2050. Para alimentar o amplificador utilize uma fonte simétrica que forneça de ±12 a ±25V, para determinar o transformador utilizar em sua fonte considere máxima potência do amplificador x 1,3 para ter a potência para o trafo. Para saber qual potência o amplificador consulte os gráficos no Datasheet!

Para utilizar a função mute utilize uma chave de 3 posições ou caso prefira só ligue os conectores de S -Play.

Esquema do amplificador de áudio estéreo utilizando circuito integrado TDA2052

Esquema Do Amplificador

Sugestão de placa de circuito impresso para montagem do amplificador com TDA2052

Novo layout com versão estéreo e fonte de alimentação integrada.

Placa De Circuito Impresso (Pcb)
Placa De Circuito Impresso (Pcb) — Vista Dos Componentes.
Placa Silk

Vídeo de teste do amplificador por Clécio Santos

Montagem da versão Estéreo por Leandro Marques

Lista de componentes para montar o amplificador de potência.

Componente Valor
Resistores
R1, R3 2.2K
R4, R13 680
R5, R14 6.8k
R6 1k
R7, R8, R10, R11, R16, R17, R19, R20 22k
R9 560
R12, R21 4.7 — 0,5 Watt
R15 1k
R18 560
Capacitores
C1, C2 4.700µF a 10.000µF /35V
C3, C4, C6, C9, C12, C15 100nF — Capacitor cerâmico
C5,C8, C11, C14 10µF — Capacitor eletrolítico
C10, C16 100nF — Capacitor de poliéster
C7, C13 1µF — Capacitor poliéster ou eletrolítico
C17, C18 220pF — Capacitor cerâmico
Semicondutores
B1 KBL608 ou equivalente — Ponte retificadora
IC1, IC2 TDA2052
LED1 Led Vermelho 5 mm
Conectores
CN1 Conector Jst Xh 2 Vias Passo 2,54 mm ou equivalente — Conector de saída canal Esquerdo.
CN2 Conector Jst Xh 2 Vias Passo 2,54 mm ou equivalente — Conector de entrada de áudio canal Direito.
OUTL Borne KF-301 2 vias — Conector de Saída de áudio canal Esquerdo.
OUTR Borne KF-301 2 vias — Conector de Saída de áudio canal Direito.
TRAFO Borne KF-301 3 vias — Ligar o transformador.
Diversos
Transformador 12 — 12V a 18-18V trafo com duplo secundário (Tap Central)
Solda, Fios, Placa de circuito impresso, caixa, conectores, isolante para os CIS, dissipador de calor, etc.

Os capacitores devem ter tensão de trabalho de 35V ou maior.
Download dos arquivos par esta montagem: TDA2052, PCB lado do cobre, lado dos componentes, silk, Pads, Esquema.

Gerber adicionado

Download PDF    Mirror

Download datasheet em PDF do CI TDA2052

Este chip pode ser encontrado como tda7052a, TDA2052H, TDA2050V

O que achou deste artigo?

Clique em uma estrela para avaliá-lo!

Classificação média 4.8 / 5. Total de votos 21

Sem votos até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Sobre o Autor
Autor do blog Te1.com.br. Técnico em Eletrônica Industrial pela Escola Técnica de Brasília, Tecnólogo em Sistemas para Internet pela Unianhanguera. Interessado em eletrônica, montagens, pesquisas, informática e tecnologia em geral.
Compartilhe:
Comentar via Facebook

72 comentários em “tda2052 Circuito de Amplificador de potência 60w”

  1. Funciona mesmo, mas o desenho da face cobreada da placa está invertido. É só inverter o desenho. Usei uma fonte simetrica de 12 + 12 mesmo assim o som é muito bom.

    Responder
  2. Gostaria de saber se posso conectar esse amplificador com tda2052 no meu aparelho de som? Ele é um Toshiba ms7540 e tem a função mute na placa de saída preamplificada desde já agradeço pela resposta.

    Responder
  3. comprei 2 tda2052 para uma caixa amplificada e não quer funcionar,não sai audio algum,o original queimou,mas usando esse 2 que por sinal ficou caro…não querem funcionar,a tensão mute que deveria ficar em 5 volts,basta ligar no pino 3 que a tensão cai p zero e isso nos 2 tda2052 ,comprados em lugares diferentes….estando em zero o mute não irá armar o CI . o que pode ser ?

    Responder
  4. eu montei um para carro então usei duas baterias em série para ter + – 0 e fis 2 simples duplicador de tensão ficou muito bom com potencia boa só ficou com um ruido vou dar uma olhada nos capacitores se eu não achar nada vou colocar mais um para usar como filtro abrçs

    Responder
  5. Por favor, alguém pode me informar quantos ohms tem a saída desse circuito. Não tenho um multímetro para verificar isso, e tenho um falante de 4 ohms de impedância. 

    Responder
  6. Olá tudo ok, joel?Isso quer dizer que se esse chip suporta, como diz no datasheet, uma tenção máxima de 25v e 6A deveremos montar uma fonte com 12A para a versão estéreo?E se mantivermos essa tenção e baixarmos a corrente pela metade isso diminuirá a potencia final do amp?Aguardo.Abraço.

    Responder
    • Olá Wilson, tudo ótimo, espero que também com o amigo. Isso mesmo, para a versão estéreo teremos que dobrar a corrente da fonte. Se mantivermos a tensão e baixar a corrente, a potencia cairá sim, pois nos picos, o integrado exigirá mais corrente, se o transformador for de menor potência, isso haverá uma queda de tensão provocando altas distorções além de baixar a potência já mencionada.

      Um abraço, fique com Deus e boa montagem.

      Responder
      • Obrigado amigão pela resposta.Ficou tudo muito claro agora.Só espero que este trafo com 12A não saia muito salgado.Abraço. Fique com Deus também.

  7. Boa tarde a todos, Toni ou pessoal do site. Que metodos de transferencia voces mais usam?? estou fazendo diversas pesquisas por não estar mais gostando do metodo do papel glossy, achei um que envolvia material de serigrafia mas necessiat de uma lampada de 1000W o que é inviavel levando em consideração o preço desta. Se algume tiver um metodo alternativo e que se de uma transferencia perfeita peço que me digam se obteram sucesso. Abraço a todos.

    Responder
    • Eu utilizo o método fotográfico. Necessita de um compressor, lâmpada 26W (luz negra) e de fotolitos. Pesquise mais sobre no Google. Se tiver alguma dúvida sobre como fazer por este método ou de como se obter as tintas, favor comentar novamente que estarei disposto a responder suas perguntas.

      Responder
      • Olá FLAVIO, tudo ok?Já pesquisei a respeito desse método e estou muito a fim testar: ( ).
        Porém sei como fazer com que as trilhas fiquem brancas com o fundo preto como nesse tutoial acima, usando como exemplo os PCBs aqui do site, para montar o fotolito.Já tentei usar o “inverter” de cores de alguns aplicativos como o Inkiscape e não deu certo.Aguardo e um abraço prestativo amigo, incluindo aí o Toni e todos que colaboram aqui.

      • Olá WilsonRS. Devido a dificuldade para fazer fotolitos de placas onde só tem imagem, não mexo com placas desse tipo. O que eu faço? Extraio o fotolito pelo Eagle e depois, inverto a cor da imagem no Adobe Photoshop CS5. Daí, é só imprimir em transparência ( a laser ) que já está pronto. Uma regra para o método fotográfico: “Onde estiver tinta na transparência, a tinta irá sair da placa e será corroída. Onde não estiver, a luz irá passar, secará a placa e não será corroída fazendo a trilha”. Mais alguma dúvida? Pergunte a vontade. 

    • Eu tive serigrafia amigo!
      Você pode substituir a lâmpada pelo sol, coloque a arte em cima do vidro cole com fita
      Passe emulsão p/ serigrafia na PLACA de cobre seque com secador de cabelo.
      faça tudo isso em ambiente de baixíssima luz, quase escuro total.
      quando estiver com a plaquinha seca coloque-a sobre a arte que está previamente fixa ao vidro.
      Coloque sobre a placa de fenolite um pedaço de espuma do tamanho da plaquinha, espuma de boa densidade (encontrada em casa de estofadores)
      Agora com um pedaço de madeira, tábua de carne livro duro”seja criativo” coloque por cima de tudo como se fosse um sanduíche.
      Corra com toda essa geringonça para fora de casa e mostre o fundo do vidro que estava sob a mesa para o sol.
      O tempo de exposição? não sei, você vai descobrir errando. Eu começaria com um minuto.
      Depois corra com tudo isso para o escuro e jogue a placa em agua e vai movimentando a agua para ir lavando as partes indesejadas.
      Seque novamente primeiro com jornal bem de leve sem esfregar e por fim com secador. Após descansar 15 minutos ao sol coloque para corroer no percloreto.
      CONSIDERAÇÕES
      *Emulsão para solventes a base de agua (é o verdinho) em camada fina aplicar com rolinho de espuma novo.
      *Durante o trajeto par buscar a luz do sol e ao retornar procure proteger a parte de baixo do “sanduíche” com papelão para não tomar claridade desnecessária.
      *Eu não testei o comportamento das emulsões com o percloreto pois ainda vou fazer a minha. vou testar a emulsão verde e a roxa que é de alta resistência
      *Não sei se esse fórum admite desenvolver esse tipo de conversa aqui, duvidas arabeshop(@)yahoo.com Tim (Não exponha seu números) ou vivo (Não exponha seu números).

      Responder
  8. Toni, quando se monta dois amps para se obter um son estereo, a fonte deve ser uma independente da outra ou recalculamos o trafo? E como devemos fazer este calculo. Abraço.

    Responder
  9. Toni ainda não foi possivel enviar porque tive problemas com o computador mal consiga envio logo já agora perguntava se conhecia o programa solterm este é para calcular paineis solares termicos é um programa muito bom

    Responder
    • Bom dia Ivan, realmente é um belo amplificador. 
      Para a versão estéreo basta o amigo montar duas plaquinhas, uma para cada canal, dobrando a potência da fonte de alimentação.
      Abraço e boa montagem.

      Responder

Deixe um comentário

Sair da versão mobile