Circuito de pré amplificador estéreo com ajuste de volume

58
37093

Avalie este artigo
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (4,30 - 10 votos)

pre amplificador estereo ne5532 op amp circuito

Circuito de pré amplificador estéreo simples de fácil montagem, baseado em amplificador operacional duplo como Ne5532, Tl072, OPA2134, CA1458, OP275, LM6172, OPA627, AD826 entre outros. Pode ser utilizado onde se precisa elevar o nível  do sinal de áudio para melhor proveito do amplificador de potência. Conta com ajuste de volume, sendo ideal para utilizar com potências baseadas em circuito integrados como TDA7294, Lm3886 e muitas outras aplicações.

Sobre o circuito de pré amplificador estéreo

O circuito está baseado em um único circuito integrado amplificador operacional duplo, configurado para um ganho de 3x, que já é suficiente para a maioria das aplicações. porém caso seja necessário basta mudar o valor dos resistores R5/R6 para aumentar o ganho, com 47K termos cerca de 5X e com 100K teremos  cerca de 10X. Se ainda sim precisar de um ganho ainda maior altere também R3/R4.

Receba nossas notícias de eletrônica em seu e-mail. Cadastre seu e-mail no formulário abaixo para receber

O projeto apresenta fonte de alimentação estabilizada incluindo ponte retificadora, capacitores e reguladores de tensão 7812/7912. Neste caso é sempre melhor ligar esta fonte diretamente fora da alimentação do amplificador de potência, utilizando outro trafo ou ao menos ligando antes dos retificadores do amplificador de potência.

O circuito conta com Potenciômetro de volume, caso não seja necessário  só fazer colocar um jumper para ligar os pontos.

Esquema do pré amplificador de áudio estéreo com amplificador operacional

circuito pre amplificador estereo ne5532 595x422 Circuito de pré amplificador estéreo com ajuste de volume Pré amplificadores ne5532 estéreo Circuitos Áudio

Sugestão de placa de circuito impresso para montagem do pré amp

circuito pre amplificador estereo ne5532 pcb Circuito de pré amplificador estéreo com ajuste de volume Pré amplificadores ne5532 estéreo Circuitos ÁudioPlaca lado do cobre

circuito pre amplificador estereo ne5532 layout Circuito de pré amplificador estéreo com ajuste de volume Pré amplificadores ne5532 estéreo Circuitos ÁudioPlaca layout dos componentes

circuito pre amplificador estereo ne5532 silk Circuito de pré amplificador estéreo com ajuste de volume Pré amplificadores ne5532 estéreo Circuitos ÁudioPlaca silk de componentes

Lista de material para montar o pré amplificador com Ne5532

Componente Valor
Resistores 1/4 W 5%
R1, R2 47K – Amarelo, Violeta, Laranja, Ouro
R3, R4 10k – Marrom, Preto, Laranja, Ouro
R5, R6 22k – Vermelho, Vermelho, Laranja, Ouro
R7, R8 1k – Marrom, Preto, Vermelho, Ouro
Capacitores
C1, C2 1µF – Capacitor poliéster ou eletrolítico
C3, C4 47µF/25V – Capacitor Eletrolítico
C5, C6 2200µF/25V – Capacitor Eletrolítico
C7, C8 100µF/25V – Capacitor Eletrolítico
C9, C10 100nF – Capacitor poliéster ou cerâmico
Semicondutores
B1 2W10 ou equivalente – Ponte retificadora 2A
IC1 NE5532N ou equivalente – Amplificador operacional duplo
IC2 7812 – Regulador de tensão positivo 12V
IC3 7912 – Regulador de tensão Negativo -12V
Conectores
IN Conector bloco de termina 3 pinos, entrada de áudio
OUT Conector bloco de terminal 3 pinos saída de áudio
AC Conector bloco de terminal 3 pinos para o transformador
Diversos
P1 50k – Potenciômetro logarítmico duplo
Solda, Fios, Caixa para alojar circuito, Placa circuito impresso, soquete para o CI, transformador, etc.

Download   Mirror

Comentar via Facebook

58 COMENTÁRIOS

  1. Esse pré é beleza Toni, gostei muito utilizei em um amplificador com entrada de sinal muito baixo, eu elevei para 10 vezes, muito bom.
    Elis Clementino

  2. Boa trade Tony!
    Parabens pelo site!
    Estou com uma Duvida, montei um amplificador bem potente de 3000w RMS poor canal com os pares complementares 2sa1943 e 2sc5200.
    Para excitar, Tenho um préamp com controle de tom que ja usa o ne5532, e antes do pré tem um modulo de MP3 destes que compra no mercado livre…porém quando o modulo e o pré tonal estão em volume maximo, o som sai perfeito sem distorçao, ou seja, o amplificador de potencia ainda tem lenha pra queimar…gostaria de saber se eu colocar este préamp, configurado para Ganho 3x antes do pré-tonal vai dar mais potência e tirar mais proveito do amplificador ou vai distorcer tudo?
    Desde ja agradeço a atencao

      • Olá Tony!
        Ficou ótimo, aproveitou muuuito mais da potência!
        Não há nenhum ruído !
        Configurei em 5x, e não houve distorção do sinal !
        Para manter a tonalidade em flat, troquei os dois capacitores de entrada para 10uF, pois 01 ou 4,7 uF cortou muito os graves!
        Agradeço seu auxílio e mais uma vez parabéns pelo trabalho que vem fazendo!
        Abraços

  3. Olá amigo estou montando o pre e tive uma dúvida quanto a posição do + e – do C1 e C2 pois consegui apenas o eletrolítico de 1nF poderia me ajudar pois na plaquinha não consta lado + e – para estes componentes …outra coisa vou alimentar com 12 0 12 500mA tudo certo? …e uma última: meu ampli é de 350w rms saida 4ohms classe “D” e não tem potenciômetro pois fica dependendo do pré e testei alguns pre’s e distorceu ou ficou com a metade da potencia do ampli …este seu projeto ele zera e abre todo volume? ou segura alguma coisa? li que alguém montou e trocou resistores para obter médios/graves vc sugere isso? desde já obrigado

  4. Esse esquema não deixa passar muito grave, fica um som agudo. Resolvi o problema trocando o capacitor de 1µf de entrada de áudio por um de 4,7µf e ficou perfeito.

  5. Olá Toni, preciso dimensionar uma fonte para alimentar vários préamplificadores, então quantos mA consome cada pré estéreo ?(vou montar esse com NE5532).Obrigado ela atenção.

  6. Ola Toni. Trnho um módulo amplificador que só possuí de entradas hi level. Preciso de um pré amplificador para que possa ligar RCA nele. O que me recomenda?

  7. Pelo layout do circuito impresso apresentado tem que se inverter a posição de IC3 (7912) e o IC1 (5532) tem que ser colocado como smd ou virar os pinos pra baixo.Confirmem.

    • A placa está invertida para ser impressa e usar o método de transferência térmica, depois que vc imprimir e passar ela para a placa, ela vai ficar do lado certo e os componentes poderão ser soldados normalmente.

      • A ilustração da placa com lado cobreado está correta, mas o layout dos componentes pode confundir na montagem, já que a ilustração 3D na abertura desta postagem aparece invertida. Se não fosse a placa de Silk dos componentes, certamente eu teria montado errado também. Na ilustração 3D, todos os componentes estão exatamente como aparecem na placa de layout e isso confunde os hobistas e marinheiros de primeira viagem.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here