Circuito Super Transmissor de FM – 1 a 3W

| | ,

Circuito Super Transmissor De Fm - 1 A 3W
Circuito Super Transmissor De Fm — 1 A 3W

Deixo aqui um ótimo transmissor de FM 3W baseado em dois projetos, o “Transmissor do agente secreto” e no transmissor do nosso amigo Cícero Risomar.

ARQUIVOS DO PROJETO — SUPER TRANSMISSOR DE FM 3W
Click aqui para baixar os arquivos em PDF!

Ele é composto por quatro etapas:

Receba nossos artigos gratuitamente no seu Email
Acompanhe Toni Eletrônica nas redes sociais

*Pré amplificador de áudio usando o transistor BC557;

*Oscilador de FM com o transistor BC337;

*Amplificador de Rf com o transistor BD135* (Podem ser usados outros transistores como: 2N2218, 2N3866, 2N4427…)

*Filtro PI, usado para concentrar a potência do transmissor em uma única frequência, o que aumenta o rendimento do transmissor.

Esquema Circuito Super Transmissor De Fm - 1 A 3W
Esquema Do Transmissor De Fm

Ajusta-se o trimmer do oscilador até conseguir a frequência desejada entre 88 e 108MHz, depois ajusta-se os dois trimmers do filtro Pi até conseguir a melhor intensidade de sinal sem distorções, talvez ainda será necessário um pequeno retoque no trimmer de frequência de modo a manter a frequência correta.

Esse transmissor não é PLL, mas tem uma estabilidade incrível, ele pode ser usado o dia inteiro e não irá sair da frequência.

Segue alguns vídeos de seu funcionamento efetuados pelo amigo Cícero Risomar:
Transmissor de FM caseiro potente
Vídeo Aulas de Transmissor FM
Video aula de Como Ajustar um Transmissor caseiro FM.

Prova de funcionamento efetuada pelo amigo Geovane Queiroz:

Lista de componentes:

Lista De Componentes Do Circuito Super Transmissor De Fm - 1 A 3W
Lista De Componentes

 

Obs.: O XRF pode ser feito enrolando 50 espiras de fio 32 AWG em um resistor de 100k.

O que achou deste artigo?

Clique em uma estrela para avaliá-lo!

Classificação média / 5. Total de votos

Sem votos até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Como você achou este post útil...

Compartilhe nas redes sociais!

Lamentamos que este post não foi útil para você!

Ajude-nos a melhorar este post!

Conte-nos como podemos melhorar este post?

Meliuz3 Transmissor De Fm Transmissores De Fm Circuito Super Transmissor De Fm - 1 A 3W Meliuz4 Transmissor De Fm Transmissores De Fm Circuito Super Transmissor De Fm - 1 A 3W
Anterior

Dicas de como comunicar com LCD serial PIC.

Amplificador mono com tda2050 de 30w!

Próximo
Avatar Of Wellington Matheus
Sobre Wellington Matheus

Projetista e Especialista em criação de Layouts.

Comente via Facebook

133 comentários em “Circuito Super Transmissor de FM – 1 a 3W”

  1. Ola tony sou o cayari do ultimo feedback sobre o transmissor do 2n2218 para celular, gostaria de saber mais sobre o xrl, há um meio de substituilo nesse circuito?caso não haja muita necessidade de usalo ira comprometer muito o desempenho do cicuito?to dizendo isso pois esta difícil achalo para compra na internet e a bitola do fio para enrolar no resistor e difícil achar tambem….acredito eu que o pior obstáculo nesse projeto pra eu pelo menos seja o xrl no caso…por favor me salva(plsss)

    Responder
    • problema resolvido no mini trafo da lampada florescente tem esse tipo de fio eu acho, dessoldei com cuidado e dessenrolei todo fio, agora e so esperar chegar os componentes e partir pro abraço hehehe

      Responder
      • ola novamente tony apos uma vasta procura vi que o projeto ocupa cerca de 11 por 4 ct e a placa que comprei tem 10 por5 cm, vai fazer falta esses 1 ct a menos de com primento que tem o meu fenolite?

      • Ola tony o problema da placa esta resolvido vao me enviar outra do tamanho certo de brinde e tambem comprei um kit com cobre esmaltado 18 awg + 30 awg no caso o fio 30 awg vai ser quantas voltas em volta do resistor de 100k?

      • Olá novamente tony chegou tudo e montei funcionou ok com xrf da bitola 30 awg, demorei bastante pois o correios atrasou 24 dias o meu cobre 18 awg, esta funcionando perfeitamente, uma dica que dou aos amigos e fazer uma bobina de 4 voltas extra e nas pontas da bonina soldar uma luz de natal de pisca pisca incandescente(não pode ser de LED) após isso pra deixar em potencia máxima basta por a bobina extra com a luz de natal encostadinha na bobina de amplificação de rf quando a luz de natal acender em potencia máxima o seu transmissor ja esta em máxima potencia, por hora e isso o meu feedback, muito obrigada pelo belíssimo projeto!!!

  2. Montei o projeto, como não encontrei o capacitor de 5,7pf, montei 2 de 10pf em série (não sei se é o correto nesse circuito), consegui até uma transmissão (muito ruim por sinal), mas estava usando um pedacinho de fio de cobre grosso como antena.
    A minha dúvida é se é normal os resistores de 10k e 100R ligados ao transistor bc337 esquentarem tanto, ao ponto de queimar a ponta dos dedos?
    Verifiquei todo o circuito e não há curto e nem componentes com polaridades invertidas.

    Responder
  3. João noite Toni, preciso das informações abaixo. Pois já montei o circuito conforme PDF e nao consegui ainda fazer o ajuste para a frequência de 92.2 e não consigo distância na transmissão. Na saída uma lâmpada acende conforme orientação, porém, não consigo fixar na frequencia de 92.2. O transistor de saída e o 2N3866 e o 2N 2218A como oscilador. Obrigado! !!!

    Responder
  4. olá toni, tudo bem?meu caro amigo eu gostei muito deste projeto ,eu gostaria de saber se caso eu quiser fazer este transmissor ter uma potência de 10 watts quais são as mudanças que eu tenho que fazer nele? e como eu faço para ele continuar estavel sem sair da frequencia ja que eu quero por ele em uma fazenda? me responda para todos verem pois deve ter pessoa entereçadas em saber disso tambem obrigado

    Responder
  5. Olá tony. vou montar esse projeto e na verdade por enquanto não tenho duvida nenhuma, so tenho um grande receito de não conseguir fazer funcionar pq não sei porque mas ja fiz varios daqueles simples com apenas 1 bf494 e nao funciona, ja fiz funcionar ha muuuuitos anos mas agora eu tento e nao consigo, o negocio simplismente nao oscila.

    Responder
  6. Quero deixar um agradecimento ao Toni e ao pessoal que colabora por aqui, Toni, você é um cara muito bacana, inteligente e sem frescuras, sempre gostei de montar transmissores de Fm, tenho procurado hoje, montar um como este que tu compartilhou conosco, mas tem pessoas que sabem muito, mas não mostram tudo, deixam os pormenores sem explicação…Você mostra, compartilha conhecimentos e responde perguntas muitas vezes até sem cabimento, não deixa ninguém sem resposta, haja paciência … Parabéns, muita Saúde e Sucesso …

    Responder
      • muito obrigado Toni ,deu certo o de 3 pinos,aproveitando sem ser abusado,como faço pra mudar a layout do circuito no pcb wizard para impressão térmica, consegui gerar a placa mas só para método tradicional .

  7. Eu tenho uma pergunta que ainda não está claro no projeto, que mede de fios nas bobinas são? (L1 …. L4). Por exemplo, L1 – L2 …. fio AWG 18 – 16 AWG etc, por favor, esclareça calibres bobinas e dimendiones destes. Obrigado.

    Responder
      • Olá Toni, revi o mapa e baixei o PDF. Na lista de componentes não aparecem os calibres de cada COIL, ou Inductors, ou seja, L1–4 Espirais AWG ??, L2 — 3 Espirais AWG ??, L3 — 5 Espirais AWG ??, L4 — 6 AWG?.

        Qual é o calibre de cada indutor? Por favor, Toni Me facilite o calibre de cada bobina ou indutor. Eu já tenho o projeto montado, mas não funciona sem essa informação. Obrigado Toni pela sua atenção. Writting from Colombia.

  8. Este transmissor não tem como ser montado por alguém que não tem sequer conhecimento básico de eletronica. Estamos vendo ai certas perguntas em que o autor do projeto nem se mete a responder. Eu sugiro a esses parceiros que façam um curso básico de eletronica, na internet tem vários e gratis. E depois começar com pequenas montagens como transmissores de apenas um estágio, instrumentos de teste etc. A eletronica não se aprende de cima para baixo. Tem que ser de baixo para cima.

    Responder
  9. Pelo que vi, esse transmissor deve ser montado por quem já tem alguma experiência em eletrônica. Parece-me que existem alguns parceiros ai que não tem um conhecimento básico e chega a fazer perguntas que o autor do projeto nem se mete a responder. A esses interessados eu sugiro que tomem algumas aulas de eletrônicas, gratuitas, que podem ser encontradas na internet, e depois tentar montar transmissores pequenos, com apenas um estágio. Eletrônica não tem como aprender de cima para baixo.

    Responder
  10. Eita transmissor difícil tentei varias vezes até que consegui o bicho e bom mesmo rapaz! Não consegui fazer certo a antena plano terra mais funcionou perfeitamente com uma antena de parabrisa de carro valeu apena insistir e conseguir valeu Toni show hein?!

    Responder
  11. Kkkkk cara nem acredito cara que to batendo papo contigo rsrsrs ☺ é então os bc 557 e 337 o os terminais c b e eles sao como no desenhoos terminais do meio e que nem o desenho e a antena 📡 tem que ser dois fios como pq tem positivo e negativo vou tentar de novo e importante pra mim conseguir esse rsrsrs ☺ valeu brigado

    Responder
  12. Sou louco pra montar esse transmissor cara sou gosto de dar uma de locutor mais o q eu tenho e fraco so pega 30 metros e gostaria de ver um vídeo tutorial de montagem dele pq eu não manjo esse circuito não entendo onde vai o emissor e coletor nem a base ai montei e não deu me ajudem ai pelo amor de Deus valeu brigadao

    Responder
  13. Pessoal, to com um projeto caseiro de minha autoria.*Na verdade peguei de um site em espanhol e fiz umas melhorias nele* e queria postar aqui no blog, so que quando fui me cadastrar para enviar postagens disse que o serviço esta temporariamente indisponível. Gostaria de saber se havia alguma outra maneira de enviar a postagem para colaborar com nossos hobbystas eletronicos.

    Responder
  14. Olá Toni, eu montei um desse , mas não tô conseguindo sintonizar em nenhuma frequência, teve um momento q eu ainda ouvi ou pouco do Áudio q eu tava transmitindo, mas foi chiando muito, depois não consegui mais sintonizar..
    Tem como me dar umas dicas por favor.
    Desde já sou grato..
    Meu e-mail: [email protected]

    Responder
    • Cara montei o mesmo circuito, as vezes ate consigo sintonizar, mas devo admitir que ele é um cu raspado mesmo para tal. Mas to usando chave de fenda ponta metalica, que por si so gera uma *sintonização parasita* que , ao remover a chave, a sintonia sai, fora o propio corpo humano, seja meu ou seu, que atrapalha a sintonização pelo simples fato de estarmos proximos. Queria uma chave de fenda nao metálica, o ruim e que todo material que tento utilizar para tal, acaba nao funcionando.

      Responder
      • Eu já tô ficando sem paciência, quando eu tô perto dele tentando sintonizar e ouvindo pelo celular até q pega chiando, mas pega, e quando eu sai de perto do transmissor ele pára de funcionar e sai da frequência.. Aff… Mas eu vou tentar mais um pouco, se eu conseguir, dou um pulo de alegria rsrsrs……

  15. olá amigos bom dia gostaria de saber de como fazer um amplificador rf usando o 2n4427 e um transmissor veicular na saida e se possivel algo passo a passo pq sou “leigo”  em eletronica …desde ja agradeço …caso alguem tiver o esquema de como fazer e tbm o layout  daplaca mande pra mim no email  
    eltoncesburi(@)gmail.com

    Responder
  16. Qual é o AWG do fio esmaltado que devo usar para as bobinas (qualquer um serve) ? E o diâmetro do núcleo das bobinas? Pra testar esse transmissor preciso de uma carga fantasma (uma lâmpada, por exemplo)? 

    Responder
  17. se alguem puder me responder  

    para que serve o rxf  seria um indutor? tem como retirar de algum aparelho eletronico, ou qual seria a sigla do componente para que eu possa pesquisar,

    valeu

    Responder
    • O xrf seria para retirar frequencias indesejaveis, deixando mais estavel a sintonia do aparelho. Pois aparelhos sem o cristal ocilador ou sem o pll sao instaveis, e ficam *dançando* na sintonia do radio receptor. Isso seria basicamente um “cristal” para estabilizar. E sim, pode montar sem ele, so que como disse, voce perde estabilidade.

      Responder
      • Não amigo, o XRF é apenas um indutor com núcleo de ferrite, neste caso ele está sendo usado como filtro, não deixando passar zumbidos provenientes da fonte de alimentação, principalmente se está for chaveada. 

    • já entendi como e a posição das bobinas, montei o transmissor só que estou tendo dificuldade como ter um som com qualidade. o som esta baixo e sem qualidadede já que o projeto não ensina como produzir o som ai nessa entrada não tem um som tive que adaptar e improvizar para sair um som muito ruim. se alguem sabe como produzir um som de qualidade ai nesse lugar onde o autor do projeto deixou que me passe como desde já eu agradeço.

      Responder
    • olà toni cadé o lado cobreado da pci eu so estou vendo o lado dos componentes pq eu queria montar do mesmo jeito da placa que está aí

      Responder
  18. Pessoal, alguém que montou realment, sabe me dizer se consegue no minimo 1 watt, no wattímetro?  e com antena sem estacionária, com esse transistor, eu acho muito dificil, pois nunca vi nenhum deles com um transistor bd 137 ( melhor seria o 2n2218)  alcançar mais que 400mw no sufoco ainda, ..Aguardo.

    Responder
    • Olá carlos vendo sua msg, fiquei curioso em respondê-lo, pois eu sou hobista em eletronica e enfim, usar em etapas amplificadoras de RF, transistores de audio ou seja (NPN) erá pra mim algo muito além. Porém um certo dia em 1991 eu resolvi testar um transistor da mesma linha o BD 139, cara eu fiz apenas o oscilador e acredite, com uma fonte de 15 Volts, o transistor aqueceu e trabalhou no seu limite, chegou a uma distancia, embrora variando, de 1,5 KM, com uma antena de PX, plano terra… o BD 135 é da mesma linha, claro mais rustico, e vai trabalhar forçado, pois está na 1ª etapa de amplificação…. o ideal é fazerem os testes adequados…

      Responder

Deixe um comentário