Amplificador mono com tda2050 de 30w!

| |

Alo amigos da rede…opss…. do Toni eletrônica, como vocês estão?

Neste post eu quero mostrar pra vocês mais um projeto feito por mim. Um amplificador com o famoso circuito integrado tda2050.  Trata-se de um CI amplificador de alta potencia HI-FI, de baixa distorção, com proteção contra curto. Possui 5 pinos e é muito simples de ser montado, por não necessitar de muitos componentes. Funciona com fonte simetrica de ate -+ 25v. Isto torna este projeto muito vantajoso para quem quer um amplificador simples, que não custe caro, e que não seja dificil de se encontrar os componentes, pois são componentes simples e baratos, sem falar na qualidade e potencia, que aliado a um bom alto falante não deixa nada a desejar.

Receba nossos artigos gratuitamente no seu Email
Acompanhe Toni Eletrônica nas redes sociais

Quem quiser saber mais sobre este CI pode procurar por seu datasheet no google.

O projeto foi pego do site http://construyasuvideorockola.com/proy_amp2050.php , la você pode ver todos os detalhes sobre o projeto, incluindo lista de peças, layout, fotos e etc. Apesar de estar em espanhol não é muito dificil entender, recomendo a todos que entrem no site e vejam os otimos projetos que eles possuem.

 

Aqui vocês podem ver o esquema:
esquema

 

Aqui é o guia dos componentes:

componentes

E aqui o layout com a mascara de componentes:

layout

 

Este projeto possui apenas um canal, montei ele por que precisava apenas de um canal mesmo. Caso queira a versão estereo basta ir no site que mencionei acima. Ele ja possui o circuito retificador e filtro na placa, basta apenas conectar o transformador, que pode ser um de 18-0-18 de 2 a 3 A. O alto falante pode ser de 4 ou 8 Ohms. É importante que coloque um bom dissipador no CI, pois ele é bem esquentadinho.

Agora vejam as fotos da minha montagem:

Aqui esta o arquivo do projeto completo:

Mono

Estéreo

Já testei o amplificador e gostei muito, esta versão mono é ideal para fazer uma caixa de som ativa, e juntando com um pré-amplificador fica melhor ainda.

É isso pessoal, espero que tenham gostado do projeto. Qualquer duvida postem nos comentários.

Créditos ao site construyasuvideorockola.com

O que achou deste artigo?

Clique em uma estrela para avaliá-lo!

Classificação média / 5. Total de votos

Sem votos até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Como você achou este post útil...

Compartilhe nas redes sociais!

Lamentamos que este post não foi útil para você!

Ajude-nos a melhorar este post!

Conte-nos como podemos melhorar este post?

Anterior

Super Transmissor de Fm – 1 à 3W

Manual de Treinamento instalação de antenas parabólica, VHF e UHF

Próximo
Sobre Valter Hugo

sou por enquanto um hobbysta de eletronica que gosta de fazer amplificadores,pretendo fazer cursos e engenharia eletronica.

Comente via Facebook

43 comentários em “Amplificador mono com tda2050 de 30w!”

  1. Olá Amigo, eu comprei uma placa para montar um amp estéreo com 2x circuitos iguais ao desse aqui + fonte na mesma placa. Os componentes estão com os valores muitos próximos do que devem ser, mas há um problema quando eu coloco o amplificador em alto falantes com impedancia entre 6 e 4 ohms: quando está próximo a potencia máxima, ocorrem pequenos ESTALOS no som, coisa que não acontece em alto falantes de 8 ohms. PS.: testei em 5 alto falantes diferentes, o trafo varia entre 17+17v e 16+16v quando está trabalhando em potencia maxima, sendo a voltagem normal 17+17v e não faço a mínima idéia do que seja. Vocês do site conseguem alguma solução para meu problema? obrigado.

    Responder
  2. Olá Tony, montei um amplificador com o tda2030,esse esquema que VC tem aí ficou muito bom,agora pretendo montar um com o tda2050,ja tenho alguns os CIs principais e alguns componentes.

    Responder
  3. Toni eu não tenho computador 💻 por gentileza vc não poderia manda um esqueminha de amplificador com um Sony 448-48 pq eu não consigo ver o datasheets pelo celular 📱 ha e me ajuda ai não sei como fazer com uns esquemas que tenho não sei usa aquele negocio de -vcc sabe e negativo não sei a diferença e se eu posso no meu caso que tenho transformadores sem centertap o que fasso eu sou burro e meio em relação a isso por gentileza me ajuda manda se possível no [email protected]

    Responder
  4. Cara eu tenho3 cis aqui que eu acho que deve dar um som legal 2 e de aparelho automotivo e outro e de um som doméstico antigo são eles STK 433-060 , SONY 448-48 e STK 4231 me ajuda me manda algum esquema de amplificador com algum deles pode ser valeu manda ai [email protected]

    Responder
  5. Boa noite Valter Hugo, ótimos projetos. Gostaria de saber como você faz para deixar as bordas das trilhas arrendondadas estilo feito a mão de antigamente e qual software usa para desenhar o layout destas placas? Obrigado, Fernando indicativo de chamada PU2PLL

    Responder
  6. Ola a todos, eu fiz um amplificador de som mono projeto do Toni, no entanto toda vez o capacitor de 1000uF estoura . Ele é de 50 v. Minha fonte simétrica 20v 3A. P que deve ser ? Vale ressaltar q esse capacitor se encontra próximo da entrada de tensão do circuito.

    Responder
    • ESTE CIRCUITO JA vem com fonte embutida. É so acoplar o transformador, nao sei se é esse o problema*em usar 2 fontes* mas se voce retificar 20 volts alternados ele vai pra + ou_ uns 26, que é acima da tolerancia de voltagem continua do circuito. Se for esse o problema creio que voce tem sorte de ter estourado apenas o capacitor ~

      Responder
  7. Montei vários amplificadores com esse esquema, praticamente não tem ruídos e a potência é boa. Estou experimentando outros esquemas para poder comercializar, principalmente para guitarristas, pois os filtros dão uma timbragem muito boa para guitarra.
    Parabéns ao Tony pelos projetos postados aqui.

    Responder
  8. toni felicidades por tu pagina web.y gracias por los amantes de electronica que la bicitan. y por tu conocimiento que compartes con los demas ,amigos que estanan tu paina,ya ,he construido barrios amp. de construyasuvideorockola.com/proyect y esta exelentes .los amp estan muy Buenos los preamp .pruebenlos .sonido bueno.

    Responder
  9. Amigo Toni, estou tentando comprar um amplificador stereo tipo este aqui:  Amplificador TECHFORCE SOLUTION 400 c/USB- 200 Wrms Rádio FM, porem stereo não consigo encontrar no mercado você saberia me dizer se existe  uma maneira (compensatória) de fazer este amplificador classe AB reproduzir em stereo.
    Grande abraço

    Responder
  10. Bacana, vou montar um e agregar  um circuito que eu fiz usando um CI TDA1552… Terei então um sistema 2.1 para eu colocar no meu computador! 
    Se alguém quiser fazer igual, o TDA que eu falei aqui é 2x22Wrms e vou juntar com esse projeto,  no total fica 2x22W+30W

    Responder
  11. Bom dia.gostei muito desse projeto. Eu poderia utilizar ele para usar com uma guitarra? Sera que daria um som legal? Possuo um AMP de 10w mas não gosto do som dele.

    Responder

Deixe um comentário