Indicador de Curto Sonoro e Visual para Fontes Reguláveis

0
2329

Avalie este artigo
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (4,43 - 7 votos)

 

O Circuito pode ser adicionado em fontes que necessitem de um complemento a mais de segurança, para isso, as mesmas devem ter proteção contra curto circuito, pois este é apenas um sinalizador que indica que algo está errado com o circuito no qual está sendo alimentado pela fonte.

Receba nossas notícias de eletrônica em seu e-mail. Cadastre seu e-mail no formulário abaixo para receber

Tive que modificar alguns componentes, pois foi necessário, o resistor de 4K7 estava aquecendo muito quando se efetuava o curto na saída da fonte, foi substituído por um de 10k e foi adicionado um led em série com o buzzer, o teste foi realizado em uma fonte com transformador de 24v AC com uma tensão de 33v DC após a filtragem, ou seja, essa seria a tensão de (+Vcc). Caso o leitor não queira um aviso sonoro pode trocar o Buzzer por um resistor de 470R ou outro de maior valor e acrescentar um led em serie com o resistor e ainda, se quiser apenas o buzzer coloque um diodo 1N4148 no lugar do led, pois se fizer um jumper nesse local, a fonte emitirá um bip ao ir descarregando os capacitores de filtro quando desligada. Para testar o circuito, e só colocar a saída da fonte em curto.

Nota: Só adicione esse circuito a sua fonte caso tenha certeza de que a mesma tenha proteção contra curto-circuito.

Exemplo de alguns Reguladores Autênticos que já possuem proteção interna contra curto-circuito ( Lm 338t, Lm 338k, Lm 350t, Lm 350k, Lm 317t, Lm 317k, Lt 1083, 1084, 1085,  entre outros).

Fonte: Professor Faller.

Diagrama esquemático

 

Placa lado de cobre

 

Placa lado dos componentes

 

Placa silk screen

 

Download do layout 

 


Comentar via Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui