Sensor de temperatura usando NTC – Acionando Ventoinhas

5
2368

Avalie este artigo
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (4,50 - 6 votos)

 

Os dispositivos podem ser utilizados em qualquer circuito eletrônico que disponha de dissipador de calor e aja necessidade de resfriamento. No primeiro o fan só irá funcionar quando o relé for ativado, no segundo a ventoinha já entra em funcionamento com uma velocidade reduzida.

Receba nossas notícias de eletrônica em seu e-mail. Cadastre seu e-mail no formulário abaixo para receber

Sensor de Temperatura para acionar Ventoinha  1

IMG 1498 350x263 Sensor de temperatura usando NTC – Acionando Ventoinhas

Sensor Usando Relé e NTC (Coeficiente Negativo de Temperatura )

O circuito e acionado quando o termistor (NTC) for reduzindo sua resistência conforme é aquecido passando a acionar o relé através do transistor e, em sequencia ativa a ventoinha e um led que serve para indicar que o fan está em funcionamento. O ajuste do ponto de disparo é feito no trimpot P1, ou seja, você precisa achar a temperatura ideal para o funcionamento do seu circuito. A alimentação do circuito pode ser de 6 ou 12v, se a tensão do circuito for 6 v o relé terá que ser de 6v, idem para 12v.

Fonte: Revista eletrônica Total Nº48/1992 pg.55 ( Autor Newton C. Braga ) Você encontra essa e outras revistas no Blog do Picco.

Diagrama esquemático

esquema sensor1 350x211 Sensor de temperatura usando NTC – Acionando Ventoinhas

Placa lado de cobre

placa lado de cobre 1 350x204 Sensor de temperatura usando NTC – Acionando Ventoinhas

 

Placa lado dos componentes

placa lado dos componentes 350x205 Sensor de temperatura usando NTC – Acionando Ventoinhas

Placa silkscreen

 

Sensor de Temperatura para acionar Ventoinha 2

O circuito utiliza um regulador de tensão bem conhecido o Lm317 e o Termistor (NTC), R1 pode ser substituído por um trimpot , assim fica fácil ajustar a velocidade inicial da ventoinha,  já R2 por 1k  e quando este for aquecido irá diminuindo sua resistência e  aumentado dessa forma a velocidade do fan. Foi adicionado ao circuito um led em paralelo com a ventoinha, caso o circuito pare de funcionar o led já serve de aviso.

Nota: Foi utilizado o NTC de 1K ,pois o de 470R não encontrei aqui na cidade. Substituir o trimpot 2k2 por 5k . Com o valor do NTC próximo a zero a ventoinha ficou com 10,8v caso o leitor queira que esse valor chegue a 12v terá que alimentar o circuito com 14 ou 15v e ajustar o trimpot para tensão desejada.

Fonte: ExtremeCircuits.net

Diagrama esquemático

 

Placa lado de cobre

 

Placa lado dos componentes

placa silk screen

Download Layout