Sensor de temperatura com NTC – Acionando Ventoinha

Circuito de Sensor de temperatura com NTC para acionar ventoinha automaticamente ou acionar cooler automaticamente, os dispositivos podem ser utilizados em qualquer circuito eletrônico que disponha de dissipador de calor e haja necessidade de resfriamento. No primeiro o fan só irá funcionar quando o relé for ativado, no segundo a ventoinha já entra em funcionamento com uma velocidade reduzida.

Sensor de Temperatura para acionar Ventoinha  automaticamente.

Placa Montada Com Relé

Sensor Usando Relé e NTC (Coeficiente Negativo de Temperatura)

O circuito e acionado quando o termistor (NTC) for reduzindo sua resistência conforme é aquecido acionando o relé através do transistor e, em sequência ativa a ventoinha e um led que serve para indicar que o fan está em funcionamento. O ajuste do ponto de disparo é feito no trimpot P1, ou seja, você precisa achar a temperatura ideal para o funcionamento do seu circuito. A alimentação do circuito pode ser de 6 ou 12v, se a tensão do circuito for 6 v o relé terá que ser de 6v, idem para 12v.

Fonte: Revista eletrônica Total n.º48/1992 Pg. 55 (Autor Newton C. Braga) Você encontra essa e outras revistas no Blog do Picco.

Diagrama esquemático

Esquema Da Placa Com Ntc E Relé

Placa lado de cobre

Placa De Circuito Impresso — Pcb

 

Placa lado dos componentes

Placa De Circuito Impresso — Pcb Vista Dos Componentes.

Placa silkscreen

Placa De Circuito Impresso — Pcb Silk Dos Componentes.

 

Sensor de Temperatura para acionar Ventoinha automaticamente  2

Placa Utilizando Lm317

O circuito utiliza um regulador de tensão bem conhecido o Lm317 e o Termistor (NTC), R1 pode ser substituído por um trimpot. Assim fica fácil ajustar a velocidade inicial da ventoinha,  já R2 por 1k  e quando este for aquecido irá diminuindo sua resistência e  aumentado dessa forma a velocidade do fan. Foi adicionado ao circuito um led em paralelo com a ventoinha, caso o circuito pare de funcionar o led já serve de aviso.

Nota: Foi utilizado o NTC de 1K,pois o de 470R não encontrei aqui na cidade. Substituir o trimpot 2k2 por 5k. Com o valor do NTC próximo a zero a ventoinha ficou com 10,8v caso o leitor queira que esse valor chegue a 12v terá que alimentar o circuito com 14 ou 15v e ajustar o trimpot para tensão desejada.

Fonte: ExtremeCircuits.net

Diagrama esquemático

Esquema Da Placa Utilizando Ci Lm317

 

Placa lado de cobre

Placa De Circuito Impresso — Pcb

 

Placa lado dos componentes

Placa De Circuito Impresso — Pcb — Vista Dos Componentes.

Placa silk screen

Placa De Circuito Impresso — Pcb — Silk Dos Componentes.

Download Layout

Mirror

O que achou deste artigo?

Clique em uma estrela para avaliá-lo!

Classificação média 4.7 / 5. Total de votos 60

Sem votos até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Sobre o Autor
Um hobbysta colaborador do site Te1
Compartilhe:
Comentar via Facebook

6 comentários em “Sensor de temperatura com NTC – Acionando Ventoinha”

  1. Gostaria de saber se no primeiro circuito quando você diz “sub temp” e “sobre temp” você se refere a sub temp como abaixo de zero e sobre temp como acima de zero. Abraço!

    Responder
    • Olá colega! fiz o teste apenas do circuito de sobre temperatura ( acima de zero ), quanto a sub temperatura o autor ( Newton C. Braga ) cita apenas que a temperatura é reduzida abaixo de certo valor.

      Responder
  2. Amigo quando você diz no primeiro circuito “sub temp” e “sobre temp” você quer dizer que “sub temp” seria abaixo de zero e “sobre temp” acima de zero? Abraço!

    Responder

Deixe um comentário

Sair da versão mobile