Aprenda sobre as baterias de lítio

| |

Característica das Baterias LiPo

A maneira simples para que você aprenda sobre as baterias de lítio, é fazer uma analogia com o tanque de um carro. Se não viu o último artigo sobre drones, dá uma lida lá https://www.te1.com.br/2020/04/como-montar-um-drone/

O tanque precisa ser de tamanho adequado para não ser tão pesado para o veículo se deslocar e armazenar combustível suficiente para prover energia.

Receba nossos artigos gratuitamente no seu Email
Acompanhe Toni Eletrônica nas redes sociais

Bateria Lipo 2200mah 3s + Carregador imax b3 +Buzzer digital ...

Capacidade de carga das baterias

Nos caso da bateria, não falamos de volume (em litros) mas sim de capacidade de carga em Ampére-hora (Ah), uma bateria de 1Ah é capaz de fornecer 1A por uma hora, ou seja, uma multiplicação da corrente em Ampére (A) pela unidade de tempo em hora (h).

Outro exemplo: uma bateria de 1500mAh (miliAmpére-hora) é capaz de fornecer 1.5A por hora.

Quantidade de células

Toda bateria de lítio vai possuir uma indicação de quantas células ela possui, uma célula (1S), duas células (2S) e por aí vai. Cada célula por padrão tem 3.7V (Volts) nominal e pode ser carregada até a tensão de 4.2V, o limite de descarregamento é até 3.4V

As células são ligadas em série para nos dar a possibilidade de maiores tensões de fornecimento, 3 células em série permitem atingir a tensão mínima de 10.2V (3 x 3.4V) quando descarregadas, a tensão nominal de 11.1V (3 x 3,7V) e a tensão máxima de 12,6V (3 x 4,2V).

Taxa de carga e descarga (C) e intensidade de corrente

Essas taxas são informadas na bateria com um número seguido da letra C, e revelam qual a capacidade máxima de carga e descarga da bateria. Vamos ao exemplo:

Se uma bateria lipo tem 1500mAh com 1C de taxa de carga e 20C de taxa de descarga, o que isso quer dizer?

1500mAh é sua capacidade de carga nominal como já vimos, ou a corrente total que a bateria fornece. Agora basta multiplicar esse valor pela taxa em C de carga: 1500mAh x 1C = 1500mAh ou 1.5Ah, isso significa que 1.5 é a máxima corrente que deve ser fornecida para a bateria para que o processo seja feito de maneira segura e sem danos a bateria.

E quanto a taxa de descarga? Fazemos 1500mAh x 20C, logo: 30000mAh ou 30Ah. Observe que o resultado é um valor muito elevado, mas este valor é apenas para curtos espaços de tempo onde é exigida uma rápida resposta do seu equipamento (decolagens, acelerações bruscas e rápidas). Logo, o uso constante da bateria na descarga máxima pode resultar em danos como estufamento e até incêndio em casos mais críticos.

No vídeo abaixo vocês podem ver eu mostrando algumas baterias e reforçando as explicações.

Lembrando que essa bateria precisa de um carregador próprio para ela, jamais improvise! Falarei sobre isso nos próximos artigos, se inscreva no Canal Almanaque e grande abraço!

O que achou deste artigo?

Clique em uma estrela para avaliá-lo!

Classificação média / 5. Total de votos

Sem votos até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Como você achou este post útil...

Compartilhe nas redes sociais!

Lamentamos que este post não foi útil para você!

Ajude-nos a melhorar este post!

Conte-nos como podemos melhorar este post?

Anterior

Guia básico: Como montar um drone?

DJI Phantom no simulador

Próximo
Sobre Canal Almanaque

Canal Almanaque Oficial. Aqui você encontra videoaulas com experimentos, tutoriais, microcontroladores e tudo sobre o mundo da eletrônica. Se inscrevam para receber as notificações de novos vídeos!

Comente via Facebook

1 comentário em “Aprenda sobre as baterias de lítio”

Deixe um comentário