Aprenda sobre as baterias de lítio

| |

Característica das Baterias LiPo

A maneira simples para que você aprenda sobre as baterias de lítio, é fazer uma analogia com o tanque de um carro. Se não viu o último artigo sobre drones, dá uma lida lá https://www.te1.com.br/2020/04/como-montar-um-drone/

O tanque precisa ser de tamanho adequado para não ser tão pesado para o veículo se deslocar e armazenar combustível suficiente para prover energia.

Receba nossos artigos gratuitamente no seu Email
Acompanhe Toni Eletrônica nas redes sociais

baterias de lítio, Aprenda sobre as baterias de lítio

Capacidade de carga das baterias

Nos caso da bateria, não falamos de volume (em litros) mas sim de capacidade de carga em Ampére-hora (Ah), uma bateria de 1Ah é capaz de fornecer 1A por uma hora, ou seja, uma multiplicação da corrente em Ampére (A) pela unidade de tempo em hora (h).

Outro exemplo: uma bateria de 1500mAh (miliAmpére-hora) é capaz de fornecer 1.5A por hora.

Quantidade de células

Toda bateria de lítio vai possuir uma indicação de quantas células ela possui, uma célula (1S), duas células (2S) e por aí vai. Cada célula por padrão tem 3.7V (Volts) nominal e pode ser carregada até a tensão de 4.2V, o limite de descarregamento é até 3.4V

As células são ligadas em série para nos dar a possibilidade de maiores tensões de fornecimento, 3 células em série permitem atingir a tensão mínima de 10.2V (3 x 3.4V) quando descarregadas, a tensão nominal de 11.1V (3 x 3,7V) e a tensão máxima de 12,6V (3 x 4,2V).

Taxa de carga e descarga (C) e intensidade de corrente

Essas taxas são informadas na bateria com um número seguido da letra C, e revelam qual a capacidade máxima de carga e descarga da bateria. Vamos ao exemplo:

Se uma bateria lipo tem 1500mAh com 1C de taxa de carga e 20C de taxa de descarga, o que isso quer dizer?

1500mAh é sua capacidade de carga nominal como já vimos, ou a corrente total que a bateria fornece. Agora basta multiplicar esse valor pela taxa em C de carga: 1500mAh x 1C = 1500mAh ou 1.5Ah, isso significa que 1.5 é a máxima corrente que deve ser fornecida para a bateria para que o processo seja feito de maneira segura e sem danos a bateria.

E quanto a taxa de descarga? Fazemos 1500mAh x 20C, logo: 30000mAh ou 30Ah. Observe que o resultado é um valor muito elevado, mas este valor é apenas para curtos espaços de tempo onde é exigida uma rápida resposta do seu equipamento (decolagens, acelerações bruscas e rápidas). Logo, o uso constante da bateria na descarga máxima pode resultar em danos como estufamento e até incêndio em casos mais críticos.

No vídeo abaixo vocês podem ver eu mostrando algumas baterias e reforçando as explicações.

Lembrando que essa bateria precisa de um carregador próprio para ela, jamais improvise! Falarei sobre isso nos próximos artigos, se inscreva no Canal Almanaque e grande abraço!

O que achou deste artigo?

Clique em uma estrela para avaliá-lo!

Classificação média 3.9 / 5. Total de votos 24

Sem votos até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Como você achou este post útil...

Compartilhe nas redes sociais!

Lamentamos que este post não foi útil para você!

Ajude-nos a melhorar este post!

Conte-nos como podemos melhorar este post?

Gostou deste artigo então compartilhe em sua redes sociais

Anterior

Guia básico: Como montar um drone?

Sobre Canal Almanaque

Canal Almanaque Oficial. Aqui você encontra videoaulas com experimentos, tutoriais, microcontroladores e tudo sobre o mundo da eletrônica.Se inscrevam para receber as notificações de novos vídeos!

Comente via Facebook

1 comentário em “Aprenda sobre as baterias de lítio”

Deixe um comentário