Amplificador SuperStrong Revisão 5.0

| |

Amplificador SuperStrong Revisão 5.0 – O queridinho da galera do áudio DIY está de volta agora com arquivos disponibilizados de forma oficial

Caros amigos. Havia perdido meu acesso ao blog, mas graças a muito esforço recuperei o acesso e estou voltando à atividade por aqui.

Receba nossos artigos gratuitamente no seu Email
Acompanhe Toni Eletrônica nas redes sociais

Hoje eu venho compartilhar com vocês o amplificador SuperStrong, revisão 5.0 que foi recentemente liberado para DIY. Anteriormente havia postado a Revisão 4, como podem conferir NESTE LINK

Desde a Rev.4 houve muitos amplificadores desenvolvidos e estamos liberando gradualmente para fins DIY para que todos possam montar e curtir em casa o som com qualidade e claro, com excelente custo/benefício.

O ST100P Rev. 5 é um amplificador de circuito clássico de 3 estágios com ajuste de BIAS à trimpot e sensor de calor atarraxável no dissipador. Conta também com fusíveis de proteção para evitar ‘desastres’ em sua montagem. Uma particularidade herdada desde a primeira versão é seu bootstrap, que proporciona um som agradável e muito cristalino. O amplificador tem distorção harmônica total muito baixa e uma riqueza de detalhes no som que é comparável aos grandes do mercado.

Uma atenção especial aos montadores: CUIDADO COM OS BD139/140. O mercado Brasileiro está inundado de porcarias. E esses transistores em especial não se acha originais por terras tupiniquins. Tem que importar.

Uma substituição válida são MJE340/350 com um leve prejuízo de THD ou os bons e velhos 2SC2690A/2SA1220A. Vou deixar para vossa apreciação o datasheet do mesmo AQUI

Caso queiras, também poderá substituir os TIP41C/42C por esses transistores, mas com uma ressalva: A montagem fica invertida, ou seja, a face metálica do transistor ficará montada ao contrário devido à pinagem do transistor.

A tensão de alimentação é de 42VDC siméticos e explico aqui o motivo: aqui no BR os fabricantes de transformadores não fabricam os mesmos com a qualidade que nós gostaríamos. Com um bom trafo que tenha uma queda de tensão muito, mas muito baixa, daria para fazer 100W com 35VDC simétricos (trafo 25 + 25VAC) com grande facilidade mas… Sabemos que os trafos feitos por aqui tem uma queda de tensão considerável quando há consumo de corrente. Então, por esse motivo, indico trafos 30 + 30VAC, mínimo de 5A/Canal. O ideal é ter 5A+10% mínimo de ‘folga’ de corrente para evitar uma queda acentuada da tensão em máxima potência.

Um cuidado especial deve ser aplicado ao transistor sensor de calor: use isolador no parafuso e mica de boa qualidade. Passe pasta térmica o suficiente para todo o transistor, mas não abuse. Tudo em excesso atrapalha e a pasta térmica em excesso não contribui para a dissipação eficiente de calor.

O único ajuste à ser feito é o de corrente de repouso, ou BIAS, ou corrente quiescente com alguns conhecem. O arquivo ZIP que você fará o download possui um manual com todas as informações do circuito e como fazer o ajuste eficientemente.

BAIXAR ARQUIVOS ST100P REVISÃO 5

Bônus: BAIXAR ARQUIVOS FONTE SUPERSTRONG REVISÃO 2

O que achou deste artigo?

Clique em uma estrela para avaliá-lo!

Classificação média / 5. Total de votos

Sem votos até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Como você achou este post útil...

Compartilhe nas redes sociais!

Lamentamos que este post não foi útil para você!

Ajude-nos a melhorar este post!

Conte-nos como podemos melhorar este post?

Meliuz3 Superstrong Amplificador Amplificador Superstrong Revisão 5.0 Meliuz4 Superstrong Amplificador Amplificador Superstrong Revisão 5.0
Anterior

Amplificador TDA7294 ou TDA7293 com proteção UPC1237

Amplificador HX100

Próximo
Avatar Of Sigmaeletronicatech
Sobre sigmaeletronicatech

Técnico em informática e eletrônica, amante da eletrônica voltada para o áudio. Nos tempos vagos, leio sobre eletrônica e faço meus projetos.

Comente via Facebook

Deixe um comentário