MT3608 módulo regulador de tensão ajustável step-up

Toni Rodrigues

Updated on:

MT3608 módulo regulador de tensão ajustável step up usb

Banner2 Mt3608 Circuitos, Fonte De Alimentação, Fonte De Alimentação Pdf, Fontes, Lm317 Mt3608 Módulo Regulador De Tensão Ajustável Step-Up

Módulo Regulador de Tensão Ajustável MT3608 Step Up, O MT3608 é um conversor step-up de modo de corrente, frequência constante de 6 pinos SOT23, destinado a aplicações pequenas e de baixa potência. O MT3608 opera em 1.2MHz e permite o uso de capacitores e indutores minúsculos e de baixo custo, com altura de 2 mm ou menos. O início suave interno resulta em corrente de entrada reduzida e prolonga a vida útil da bateria. O MT3608 possui a função de mudança automática para o modo de modulação de frequência por pulso em cargas leves. O MT3608 inclui bloqueio por subtensão, limitação de corrente e proteção contra sobrecarga térmica para evitar danos em caso de sobrecarga na saída. O MT3608 está disponível em um encapsulamento pequeno de 6 pinos SOT-23.

Mt3608 Módulo Regulador De Tensão Ajustável Step Up
Mt3608 Módulo Regulador De Tensão Ajustável Step Up

É um conversor boost ajustável step up DC-DC. Ele pode receber tensões de entrada tão baixas quanto 2V e aumentar a saída para até 28V. O MT3608 possui uma função de deslocamento automático para o modo de modulação de frequência de pulso em carga leve. Ele inclui bloqueio de sub-tensão, limitação de corrente e proteção contra sobrecarga térmica. Este módulo possui um trimpot (potenciômetro) de múltiplas voltas que você pode usar para ajustar a tensão de saída. Uma vez que o trimpot possui 25 voltas de ajuste, você pode facilmente ajustar a saída do módulo para exatamente a tensão que você precisa. Os conversores boost são uma ótima maneira de aumentar facilmente uma determinada tensão, mas esse aumento vem com o custo de uma menor corrente de saída em comparação com a corrente de entrada. Como este é um conversor boost, a tensão de saída precisa ser maior do que a tensão de entrada fornecida.

Esquema do Módulo Regulador de Tensão Ajustável MT3608 Step Up.

Esquema Mt3608 Módulo Regulador De Tensão Ajustável Step Up Usb
Esquema Mt3608 Módulo Regulador De Tensão Ajustável Step Up Usb
Esquema Mt3608 Módulo Regulador De Tensão Ajustável Step Up
Esquema Mt3608 Módulo Regulador De Tensão Ajustável Step Up
Receba nossos artigos gratuitamente no seu Email

CARACTERÍSTICAS

  • MOSFET de potência integrado de 80mΩ
  • Tensão de entrada de 2V a 24V
  • Frequência de comutação fixa de 1.2MHz
  •  Limite de corrente de comutação interna de 4A
  • Tensão de saída ajustável
  • Compensação interna
  • Tensão de saída de até 28V
  • Modo de modulação automática de frequência de pulso em cargas leves.
  • Eficiência de até 97%
  •  Disponível em encapsulamento SOT23-6 de 6 pinos

APLICAÇÕES

  •  Equipamentos alimentados por bateria
  •  Fontes de alimentação para caixas de TV LCD
  •  Modems DSL e a cabo
  • Roteadores
  • Placas de rede alimentadas por slots PCI ou PCI Express

O MT3608 utiliza uma arquitetura de regulador de impulso de modo de corrente de pico e frequência fixa para regular a tensão no pino de feedback. A operação do MT3608. No início de cada ciclo do oscilador, o MOSFET é ligado através do circuito de controle. Para evitar oscilações sub-harmônicas em ciclos de trabalho superiores a 50 por cento, uma rampa de estabilização é adicionada à saída do amplificador de sensor de corrente e o resultado é alimentado na entrada negativa do comparador PWM. Quando essa tensão é igual.

A tensão de saída do amplificador de erro do MOSFET de potência é desligada. A tensão na saída do amplificador de erro é uma versão amplificada da diferença entre a tensão de referência de junção 0.6V e a tensão de feedback. Dessa forma, o nível de corrente de pico mantém a saída regulada. Se a tensão de feedback começar a cair, a saída do amplificador de erro aumenta. Isso resulta em mais corrente fluindo pelo MOSFET de potência, aumentando assim a potência entregue à saída. O MT3608 possui inicialização suave interna para limitar a quantidade de corrente de entrada no início e também limitar a quantidade de sobretensão na saída.

Configurando a Tensão de Saída

A referência interna VREF é 0.6V (típico). A tensão de saída é dividida por um divisor de resistores, R1 e R2, para o pino FB. A tensão de saída é dada por:

Mt3608 Modulo Regulador De Tensao Ajustavel Step Up Formula Mt3608 Circuitos, Fonte De Alimentação, Fonte De Alimentação Pdf, Fontes, Lm317 Mt3608 Módulo Regulador De Tensão Ajustável Step-Up

Lista de material

DescriçãoNomeDescriçãoQuantia
Resistores 1/4W
2.2KΩ (222)R108051
100KΩ (104)R23296P — trimpot multivolta1
Capacitores
22uFC1,C212062
Semicondutores
SS34D1SMA(DO-214AC)1
MT3608U1SOT-23-6 – IC1
Diversos
Header-Male-2.54_1x1IN+,IN-,OUT+,OUT-HDR-1×1/2.544
22uHL17×7×4 – inductor1
USB1Micro USBConector USB1

Download files, PCB in Gerber, PDF, PNG

Download

Mirror

Datasheet em PDF MT3608

Fonte: https://oshwlab.com/Little_Arc/MT3608

O que achou deste artigo?

Clique em uma estrela para avaliá-lo!

Classificação média / 5. Total de votos

Sem votos até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Como você achou este post útil...

Compartilhe nas redes sociais!

Lamentamos que este post não foi útil para você!

Ajude-nos a melhorar este post!

Conte-nos como podemos melhorar este post?

Photo of author
Sobre o Autor
Autor do blog Te1.com.br. Técnico em Eletrônica Industrial pela Escola Técnica de Brasília, Tecnólogo em Sistemas para Internet pela Unianhanguera. Interessado em eletrônica, montagens, pesquisas, informática e tecnologia em geral.
Compartilhe:
Comentar via Facebook

Deixe um comentário