Filtro rejeita banda para FM Filtro notch

Filtro rejeita banda para FM Filtro notch no analisador de espectro

Filtro rejeita banda para FM Filtro notch. Geralmente é usado na entrada de receptores de satélite, receptores de rádio de software SDR. Sinais FM fortes podem bloquear o LNA e afetar a qualidade da recepção do sinal desejado, portanto, é necessário um filtro notch de banda FM para filtrar os sinais FM fortes locais.

Esquema Filtro rejeita banda para FM Filtro notch

Esquema Filtro Rejeita Banda Para Fm Filtro Notch

O que é um filtro elíptico?

Um filtro elíptico (filtro elíptico), também conhecido como filtro Cauer, é um tipo de filtro com ondulações tanto na faixa de passagem quanto na faixa de rejeição. Em comparação com outros tipos de filtros, o filtro elíptico tem as menores ondulações na faixa de passagem e na faixa de rejeição sob a mesma ordem. As ondulações na faixa de passagem e na faixa de rejeição são iguais.

Características de vários filtros comuns na mesma ordem:

  1. O filtro Butterworth tem a faixa de passagem mais plana e a descida mais lenta da faixa de rejeição;
  2. O filtro Chebyshev tem ondulações iguais na faixa de passagem e descida mais rápida da faixa de rejeição;
  3. O filtro elíptico tem a descida mais rápida da faixa de rejeição, mantendo ondulações iguais na faixa de passagem;
  4. O filtro Bessel tem ondulações iguais na faixa de passagem e a descida mais lenta da faixa de rejeição, com as piores características de seletividade de frequência. No entanto, o filtro Bessel tem as melhores características de fase linear.

O que é filtro rejeita banda

O filtro rejeita banda é um tipo de filtro utilizado em sistemas de comunicação e eletrônica para eliminar ou atenuar uma faixa específica de frequências. Ao contrário dos filtros passa-banda, que permitem a passagem de um determinado intervalo de frequências, o filtro rejeita banda é projetado para bloquear ou suprimir uma banda de frequências indesejadas. Ele é amplamente utilizado em aplicações como cancelamento de ruído, filtragem de sinais de interferência e separação de sinais em frequências distintas. O filtro rejeita banda é composto por componentes eletrônicos projetados para criar uma resposta de frequência que rejeita uma faixa específica de frequências, proporcionando assim uma filtragem precisa e eficiente.

Simulação o filtro usando software de simulação:

Simulação

Obtendo resultados de simulação:
Pode-se ver que este filtro pode atenuar efetivamente a banda FM em grande medida, alcançando o objetivo de design.

Gráfico

Calculando a impedância e desenhe a PCB: Use o modelo CPWG para cálculos. Portanto, não altere aleatoriamente as configurações do cobre da PCB, largura da linha, espessura da placa (1,2 mm) e posicionamento dos componentes, a menos que você saiba como lidar com a impedância.

Análise Da Pcb

Produzindo a PCB física e soldando:

Conectando o módulo do filtro soldado a um analisador de rede vetorial para testes e avaliação:
Aqui medimos os parâmetros S21 do filtro, conectamos a entrada do filtro à porta 1 da rede, conectamos a saída à porta 2 e iniciamos a medição.

Observando os parâmetros S21, o desempenho deste filtro é bom. Alguns podem perguntar por que há diferença entre a perda de inserção na simulação e nos testes reais, com perda de inserção de alguns dB nos testes reais em vez de 0.x dB na simulação, e uma leve mudança na frequência de rejeição. Obviamente, a simulação e a realidade não podem ser completamente consistentes. A simulação usa modelos idealizados, enquanto a realidade está sujeita a erros nos parâmetros dos componentes, materiais, efeitos da placa, etc., o que é um fenômeno normal. A partir dos parâmetros S21, pode-se ver que o desempenho deste filtro já é ótimo.

Filtro Rejeita Banda Para Fm Filtro Notch No Analisador De Espectro 3

Aqui está um gráfico de teste dos parâmetros S21 para a faixa completa de 9KHz a 4GHz. Quanto maior a frequência, maior a perda de inserção, o que é um fenômeno normal causado pelos próprios componentes.

Filtro Notch No Analisador De Espectro.

Lista de material Filtro rejeita banda para FM Filtro notch

Valor Componente Descrição Quantidade
SMA ANT2,ANT1 RF_SMA_JB 2
Capacitores
10pF C21,C29 0603 — capacitor SMD 2
1.8pF C22,C23,C24,C25,C26,C27,C28 0603 — capacitor SMD 7
Indutores
6.8nH L14,L15,L16,L17,L19,L20 0603 — indutor SMD 7

Download dos arquivos, links, e notas

Pcb 3D

Download PCB em Gerber, PNG, SVG e PDF

Download

Mirror

Fonte: https://oshwhub.com/lingmao/FM_BandStop_Filter

O que achou deste artigo?

Clique em uma estrela para avaliá-lo!

Classificação média 5 / 5. Total de votos 7

Sem votos até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Sobre o Autor
Autor do blog Te1.com.br. Técnico em Eletrônica Industrial pela Escola Técnica de Brasília, Tecnólogo em Sistemas para Internet pela Unianhanguera. Interessado em eletrônica, montagens, pesquisas, informática e tecnologia em geral.
Compartilhe:
Comentar via Facebook

Deixe um comentário

Sair da versão mobile