Construa um 741 caseiro utilizando transistor

Construa um 741 caseiro utilizando transistor

Construa um 741 caseiro utilizando transistor diy: Amplificador operacional? Um chip que pode amplificar ou atenuar sinais. Vamos explorar seus princípios internos juntos!

1. Introdução ao Projeto

1.1 Fundo de design

Receba nossos artigos gratuitamente no seu Email

O chip é um termo familiar, mas desconhecido. É familiar porque muitas vezes usamos chips integrados no design eletrônico, mas não é familiar porque não sabemos como os chips são projetados, o que geralmente é estudado por alunos que se especializam em circuitos integrados. Com o objetivo de aprimorar o entendimento da estrutura interna dos chips para estudantes e entusiastas da eletrônica, fizemos um amplificador operacional caseiro 741, denominado LC741, com a combinação de alguns materiais disponíveis na internet. O “LC” representa a criação do chip, e neste ambiente que incentiva o design do chip, também usamos este caso para bater na porta do design do chip.

O 741 é um amplificador operacional de uso geral muito clássico, com uma carga ativa internamente, para que possa atingir ganho de alta tensão com apenas dois estágios de amplificação. O circuito adota compensação interna, tem ponto de operação estável e é fácil de usar. É uma escolha ideal para aplicações de seguidores de tensão e pode ser aplicada em vários instrumentos digitais e equipamentos de controle industrial. No estágio de aprendizado, muitas vezes vemos a figura do amplificador operacional 741 nos experimentos de projeto de geração e transformação de formas de onda.

1.2 Características:
– Não há necessidade de compensação
de frequência- Proteção
contra curto-circuito embutida- Proteção contra sobrecarga de saída

1.3 Cenários de aplicação:
– Casos de projeto de circuitos analógicos
– Casos de projeto de circuitos microeletrônicos- Ensino
de design de circuitos esquemáticos e PCB
– Casos de prática de montagem e soldagem eletrônica

2. Funções dos Pinos
O chip possui 8 pinos exportados externamente, e suas funções são as mostradas na tabela abaixo:

Número do pinoNome do pinoDescrição
1、5OFFSETPino nulo de deslocamento usado para eliminar a tensão de deslocamento e equilibrar as tensões de entrada.
2INPUT-Invertendo a entrada do sinal
3INPUT+Entrada de sinal não inversor
4VCC –Tensão de alimentação negativa
6OUTSaída de sinal amplificada
7VCC +Tensão de alimentação positiva
8NCSem conexão, deve ser deixado flutuando
Lm741 Diagrama Esquemático De Chip Integrado
Lm741 Diagrama Esquemático De Chip Integrado

3 – Design do diagrama
3-1 Novo Projeto
Abra EasyEDA, crie um projeto e nomeie-o “[Let’s Make Chips]” caseiro 741 e nomeie o arquivo esquemático: amplificador operacional SCH-caseiro 741. Desenhe o esquema do circuito de acordo com a Figura 4-1.

Esquema Construa um 741 caseiro utilizando transistor

Esquema Construa Um 741 Caseiro Utilizando Transistor
Esquema Construa Um 741 Caseiro Utilizando Transistor

3-2 Seleção de componentes
Na seleção de componentes deste projeto, o NPN tipo 2N3904 e o PNP tipo 2N3906 são usados para os transistores, com os dois transistores emparelhados. Resistores de orifício de passagem de 1/4W podem ser usados e os pinos do chip são conectados a interfaces de plugue banana para fácil instalação e teste. Todos os componentes podem ser pesquisados diretamente na biblioteca de componentes do LCSC EDA. Se você não estiver familiarizado com os componentes, também poderá pesquisar copiando o número do produto na lista de materiais (cada componente tem um número de produto exclusivo na loja LCSC). Se houver escassez de materiais, outros materiais substitutos podem ser selecionados. Através da análise do circuito acima, acredito que você tenha alguma compreensão do papel de cada componente no circuito. Portanto, a substituição de materiais individuais não afetará o desempenho do circuito. Depois de entender as características da operação do circuito, a seleção de componentes se torna mais simples.

Observação: o dispositivo de cabeça de banana pode pesquisar o nome do pacote na biblioteca de contribuições do usuário. O shopping também disponibiliza conectores de outras cores e modelos. Este dispositivo é apenas para decoração e não precisa ser comprado ou soldado.

Seleacao Dos Componentes 741 Caseiro Amplificador Operacional, Circuitos, Curso, Desenho De Esquemas, Dicas, Teste-E-Medida, Tutoriais Construa Um 741 Caseiro Utilizando Transistor

Use Instrucoes De Selecao Do Numero De Dispositivo 741 Caseiro Amplificador Operacional, Circuitos, Curso, Desenho De Esquemas, Dicas, Teste-E-Medida, Tutoriais Construa Um 741 Caseiro Utilizando Transistor

4. Projeto
de PCB Depois de concluir o projeto esquemático, verifique as conexões de circuito e rede e clique em Design – Esquema para PCB. Isso gerará uma interface de design de PCB. Você pode ignorar temporariamente as configurações da borda pop-up e salvar o arquivo PCB no arquivo do projeto, nomeando-o: PCB-DIY 555 Timer.

4.1 Projeto de borda
Antes de desenhar o PCB, determine a forma e o tamanho da borda com base nas preferências pessoais de design e no espaço ocupado pelos componentes. Se não houver requisitos especiais de gabinete, ele geralmente é projetado como um retângulo, círculo ou quadrado. Para este projeto, seguindo o princípio de ser dimensionado adequadamente e esteticamente agradável, definimos um retângulo arredondado com comprimento de 90 mm, largura de 71 mm e raio de canto de 2 mm nas configurações de borda na barra de ferramentas superior. Também colocamos um semicírculo na posição central esquerda para simular uma lacuna de fichas, tornando-a mais visual. O tamanho real da placa será ajustado durante o layout e o roteamento. Se for muito pequeno, amplie-o adequadamente, se for muito grande, reduza o tamanho da borda. O estilo pode ser jogado livremente, mas tente mantê-lo dentro de 10 cm * 10 cm para que você possa obtê-lo livre de JLCPCB.

Design Da Borda 741 Caseiro Amplificador Operacional, Circuitos, Curso, Desenho De Esquemas, Dicas, Teste-E-Medida, Tutoriais Construa Um 741 Caseiro Utilizando Transistor

4.2 Layout
do PCB Depois de desenhar o contorno da placa, o próximo passo no projeto do PCB é classificar e fazer o layout dos componentes. A classificação refere-se à categorização dos componentes com base nos módulos funcionais do esquema do circuito. Existem muitos transistores e resistores no diagrama, mas qual transistor e resistor estão conectados? Isso requer a função de transferência de layout fornecida pelo EasyEDA. Certifique-se de que o arquivo do projeto PCB esteja salvo em uma pasta do arquivo esquemático, selecione um módulo de circuito no esquema, como o circuito divisor de tensão, e clique em “Ferramentas” na barra de menu superior e, em seguida, clique em “Transferência de layout”. Os componentes correspondentes na página PCB podem ser selecionados e colocados de acordo com o layout esquemático. Use este método para categorizar cada módulo de circuito e colocá-los na borda.

Ao fazer o layout, preste atenção à limpeza e siga o fluxo de sinal e as relações de conexão do dispositivo no esquema. A colocação de interfaces, como cabeçalhos de pinos e interfaces de plugue banana, deve ser organizada de acordo com o layout real do pino do chip nos lados superior e inferior. Consulte o diagrama de layout abaixo.

4.3 Roteamento
de PCB A terceira etapa no projeto de PCB é o roteamento. Uma placa de circuito tem dois lados: superior e inferior. O roteamento de PCB pode ser dividido em roteamento de camada superior (vermelho padrão) e roteamento de camada inferior (azul). O roteamento envolve conectar pontos da mesma rede na placa com fios. Selecione a camada e o elemento a serem roteados e, em seguida, use a ferramenta de arame para conectá-los (tecla de atalho: W). Embora o roteamento possa parecer simples, ele requer paciência e ajustes, pois o posicionamento do componente afeta a dificuldade do roteamento. Ajustes e otimizações adicionais podem ser necessários durante o roteamento. O layout do PCB apresentado anteriormente é como se preparar para o roteamento. Depois que o layout é feito, o roteamento se torna mais suave. Aqui estão algumas sugestões de referência para roteamento neste projeto:

  1. As linhas de energia (VCC+ e VCC-) são definidas para 35mil e as linhas de sinal são definidas para 20mil de largura.
  2. O roteamento é feito principalmente na camada superior, se uma rota estiver bloqueada, ela pode ser alternada para a camada inferior para conexão.
  3. Durante o roteamento, priorize linhas retas e use ângulos ou arcos obtusos para cantos.
  4. Por fim, adicione lágrimas e marcações de serigrafia para indicar o tamanho e as funções de interface da placa PCB.

A referência da fiação é mostrada na figura abaixo, para o projeto inicial, siga a fiação na figura ou projete livremente para criar seu próprio amplificador operacional 741. Nota: Todos os fios no projeto de referência foram abertos para janelas, que serão expostas como almofadas de solda durante a produção real.

Referencia De Layout Pcb 741 Caseiro Amplificador Operacional, Circuitos, Curso, Desenho De Esquemas, Dicas, Teste-E-Medida, Tutoriais Construa Um 741 Caseiro Utilizando Transistor

5. Soldagem e teste
5-1 Solda de hardware
Depois de receber a placa e os componentes, verifique se há materiais ausentes ou omitidos antes de soldar. O princípio da soldagem é de baixo a alto, primeiro solde os resistores na placa, depois solde os transistores, cabeçalhos de pinos e, finalmente, a interface do plugue banana. O método de soldagem para componentes de orifício passante é mostrado na figura abaixo, preste atenção ao alinhamento da posição durante a soldagem, verifique se os valores de resistência estão corretos para evitar afetar o desempenho do circuito e fazer com que o circuito não funcione corretamente.

Diagrama Esquematico De Soldagem Do Pth 741 Caseiro Amplificador Operacional, Circuitos, Curso, Desenho De Esquemas, Dicas, Teste-E-Medida, Tutoriais Construa Um 741 Caseiro Utilizando Transistor

5-2 Teste de hardware
Depois de concluir a primeira etapa da soldagem, não teste-o diretamente ligando-o, mesmo que você esteja animado e tenha soldado os componentes com sucesso, não se apresse. Após a soldagem, use um multímetro para verificar se há curtos entre a energia e o terra, verifique se há curtos ou quebras durante a soldagem e só prossiga para o teste de inicialização se tudo estiver correto. Se não houver aquecimento óbvio dos componentes após ligar, você poderá fazer um circuito de LED piscando usando um chip 741 caseiro

Lista de material construa um 741 caseiro utilizando transistor

PartesValorDescriçãoQuantidade
Q1, Q3, Q4, Q6, Q8, Q10, Q11, Q13, Q14, Q15, Q16, Q18, Q192N3904Transistor NPN13
Q2, Q5, Q7, Q9, Q12, Q17, Q202N3906Transistor PNP7
C133pFCapacitor cerâmico1
TP8, TP6, TP5, TP3, TP2, TP124.247.2Terminal Conector Banana Azul6
TP724.247.1Terminal Conector Banana Vermelho1
TP424.247.2Terminal preto Conector Banana1
R11,R951Verde, marrom, preto, dourado2
R1024Vermelho, amarelo, preto, dourado1
R8,R251 milVerde, marrom, laranja, ouro2
R77,5 milVioleta, verde, vermelho, dourado1
R6,R44,7 milAmarelo, violeta, vermelho, dourado2
R539 milLaranja, branco, laranja, ouro1
R3,R11KMarrom, preto, vermelho, dourado2
J8, J7, J6, J5, J4, J3, J2, J1HDR-M-2.54_1x2Pin header 2,54mm 1×28
D2,D1BAT85Diodo DO-34 Schottky2

Download arquivos, links e notas

Construa Um 741 Caseiro Utilizando Transistor Pcb 3D 741 Caseiro Amplificador Operacional, Circuitos, Curso, Desenho De Esquemas, Dicas, Teste-E-Medida, Tutoriais Construa Um 741 Caseiro Utilizando Transistor

Fonte: https://oshwhub.com/course-examples/ua741-she-ji

O que achou deste artigo?

Clique em uma estrela para avaliá-lo!

Classificação média / 5. Total de votos

Sem votos até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Como você achou este post útil...

Compartilhe nas redes sociais!

Lamentamos que este post não foi útil para você!

Ajude-nos a melhorar este post!

Conte-nos como podemos melhorar este post?

Foto do autor
Sobre o Autor
Autor do blog Te1.com.br. Técnico em Eletrônica Industrial pela Escola Técnica de Brasília, Tecnólogo em Sistemas para Internet pela Unianhanguera. Interessado em eletrônica, montagens, pesquisas, informática e tecnologia em geral.
Compartilhe:
Comentar via Facebook

Deixe um comentário