antena de tv

Video tutorial como fazer uma antena caseira "diy" para tv digital - The Hoverman UHF antenna

Vídeo tutorial como fazer uma antena caseira UHF “diy” para TV digital

Esse vídeo tutorial ensina como fazer uma antena diy para tv digital “ISDBT”, para que você possa assistir os canais de tv digital com um antena por um preço justo. Isso mesmo se você está próximo das torres de TV, não precisa de pagar uma grande quantia de dinheiro por um antena dessas 3 em 1, só por que fazem propaganda na TV. Para receber o sinal de TV Digital o que precisa é apenas de um antena UHF, é o caso da Gray-Hoverman. A recomendação é seguir a risca os dados de comprimentos de cada componente da antena e assim terá sucesso na sua montagem!
Tudo que vai precisar para fazer você mesmo sua antena UHF é alguns Fios de cobre, parafusos, arruelas, uma peça de madeira e um balun de antena.

Lista de material para montar a antena UHF DIY para Tv digital

  • 3 metros de fio de cobre
  • 6 Arruelas
  • 6 parafusos para madeira
  • Pedaço de madeira de 60 cm a 1 metro
  • Balum para antena
  • Alicate para cortar o fio
  • Furadeira / Chave de fenda
  • Fita métrica ou  trena
  • Caneta marca texto

Como pode ver essa lista de material pode ficar bem barata, a maioria dos itens pode ser encontrado na sua própria casa.

Video tutorial da montagem da antena Diy para UHF/Tv digital

O esquema com as dimensões da antena você baixa aqui

Como pode verificar a Gray Hoverman é uma antena para TV UHF, não importando se digital ou analógico. Quando montada com cuidado ela apresenta um excelente custo benefício… porém vale ressaltar que é adequada para regiões com sinal mais “forte”… Mais pela facilidade da montagem você pode tranquilamente fazer uma experiência.

Foto de um balum para antena de TV VHF/UHF – 300 para 75 Ohms

Foto de um balum para antena de TV VHF/UHF - 300 para 75 Ohms

conector-alicate-compressão-rg-06-fio-antena

Como usar o descascador (cable strip) e crimpar cabos de antena Rg-06 e Rg-59

Bom vídeo de treinamento direcionado ao técnico Via Embratel sobre como preparar corretamente o conector. O técnico ensina como proceder para preparar o cabo utilizando o decapador (descascador ou cable strip) de fios de maneira adequada, no tamanho correto para inserir o conector bem como como utilizar o alicate para comprimir o conector. Ele utilizou um conector F para crimpar ou seja vai ser comprimido com alicate.

Porque utilizar ferramentas só para colocar conectores na ponta dos cabos?

Simples, ao utilizar ferramentas (alicate + descascador + conector compressão), damos mais firmeza a ligação e assim temos menos perdas de sinal, principalmente onde ele já é fraco.

Aqui comprei um kit de alicate de compressão (não é dos melhores) + descascador de cabos + alicate de corte (cortar a ponta do fio interno) + um punhado de conectores e me custou cerca de R$ 45,00. Que valeu a pena!

Tem vários tipo de alicates, desde que servem para conectores para cabo RG-59 e RG-59 mais utilizados em antenas de TV e também outros que além desses servem para conectores BNC, RCA e outros.

Exemplo de conectores e seus respectivos alicates

Telegram

Nosso canal no Telegram te aguarda

Junte se
Fechar